26 agosto 2021

USP na Comunidade - Unidades móveis

O Memorial da América Latina foi o local escolhido para o lançamento das unidades móveis do projeto “USP na Comunidade”. As duas carretas, nomeadas de “Saúde e Ciência” e “Cultura e Educação”, ficarão estacionadas na Praça da Sombra, ao lado do Prédio da Administração do Memorial da América Latina, de quinta (26) a domingo (29), das 10h às 16h. 
A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) dá início a uma programação futura que deverá ser desenvolvida fora dos campi da USP na capital e no interior. As atividades são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A meta é promover a integração com as comunidades locais e contribuir para melhorias na qualidade de vida, permitindo que docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores da USP, promovam atividades de extensão em suas áreas de especialização.
O reitor da USP, professor Vahan Agopyan, destaca que a proposta segue exemplos no exterior e visa ampliar a interação social. “As universidades do mundo todo têm se debruçado na importante discussão sobre a terceira missão das instituições, que vai além das ações de extensão universitária. Hoje é essencial a contribuição das universidades na criação de conhecimentos que contribuam para elevar o bem-estar humano e a sustentabilidade e, durante a pandemia da covid-19, esses esforços se tornaram mais evidentes”, afirma.   
Veja a programação completa.   Fonte: ESALQNet - 25/08/21

USP é a melhor universidade brasileira no QS Latin America

A USP é a melhor universidade brasileira segundo o QS Latin America Ranking, publicado hoje, dia 25 de agosto, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). Essa 11ª edição do ranking avaliou e classificou 416 instituições da América Latina. A Pontifícia Universidade Católica do Chile lidera a lista.
Do total de 95 universidades brasileiras ranqueadas, sete estão entre as 20 melhores da região. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 7ª colocação; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 9ª; a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 12ª; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 16ª; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na 17ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS), na 19ª.
A USP obteve a média de 98,8 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: quantidade de professores com doutorado, publicações por faculdade, rede de pesquisa internacional e impacto na internet.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 25/08/21


25 agosto 2021

Inscrições

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) tem como objetivo estabelecer estratégias de relacionamento entre a USP, instituições universitárias, órgãos públicos e a sociedade, para suporte à cooperação acadêmica em matéria de ensino, pesquisa, cultura e extensão universitária, nos âmbitos nacional e internacional.
Para alcançar esses fins, a AUCANI conta com três diretorias: relações acadêmicas internacionais, relações acadêmicas nacionais e mobilidade acadêmica.
Em termos gerais, a AUCANI encaminha projetos de cooperação nacional e internacional propostos pela Reitoria ou decorrentes da própria AUCANI, atendendo a interesses gerais da universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve e apoia programas de ensino, pesquisa e extensão, assistindo a comunidade em visita às instituições nacionais e internacionais, além de representantes destas instituições.
Confira os guias para download em inglês.   Fonte: AUCANI - 24/08/21


20 agosto 2021

Site reúne orientações para a comunidade USP sobre retorno presencial com segurança

Com o início do retorno presencial de seus funcionários, programado a partir desta segunda-feira, dia 23 de agosto, a USP tem buscado orientar a comunidade universitária sobre ações que garantam a segurança coletiva no ambiente da Universidade.
Orientações gerais quanto aos protocolos sanitários de segurança para prevenção da covid-19 (veja abaixo) foram enviados por e-mail para todos os servidores, professores e alunos. Também foi lançado o site Retorno Seguro, que reúne todas as informações relacionadas à retomada das atividades presenciais, desde comunicados oficiais até manuais de procedimentos e serviços disponíveis na Universidade.
Entre os comunicados, o site destaca as últimas portarias da reitoria que tratam do retorno e do acompanhamento da situação sanitária nos campi da USP. Na área “Proteja-se”, há vídeos, informações e guias que orientam sobre as formas de transmissão da covid-19 e como usar equipamentos corretos para se proteger. Também é possível saber como a USP está ajudando no combate ao coronavírus com suas pesquisas e desenvolvimento de materiais.
Uma área específica traz textos e depoimentos sobre a importância da vacinação e inclui um game on-line que ajuda a entender de forma didática como a vacina funciona numa população. O site também informa sobre como lidar com o negacionismo científico e como saber identificar as fake news.
Por fim, uma área é dedicada à saúde mental e disponibiliza guias e manuais, como, por exemplo, um material que promove o autocuidado entre os jovens. Também há informações sobre serviços de atendimento disponíveis na Universidade para acolhimento psicológico.
Confira o conteúdo disponível no site https://retornoseguro.usp.br e confira abaixo as orientações gerais para a comunidade USP quanto aos protocolos sanitários de segurança para o retorno às atividades presenciais.    Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 20/08/21


Meritocracia, poder e sociedade vão reunir docentes em debate na USP

O professor Marcílio Alves, organizador do evento, fala sobre o “Encontro de Docentes USP 2021”, que ocorre anualmente, sempre abordando temas de interesse dos acadêmicos

Dia 25 de agosto acontecerá o Encontro de Docentes USP 2021. O encontro ocorre anualmente, abordando temas importantes como a meritocracia, a estrutura de poder e a relação entre universidade e sociedade. Os temas foram escolhidos com o intuito de questionar tópicos que são sensíveis para a sociedade, mas cujo debate é necessário. O evento foi dividido em três mesas, cada uma abordando um dos temas anteriores.
“A gente fez uma organização, pensando em fazer temas realmente polêmicos, porque é importante o professor da USP estar discutindo temas que tanto me dizem respeito, mas que também não são confortáveis, e um deles é o mérito”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição o professor Marcílio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP e organizador do evento. A mesa com o tema de meritocracia contará com a participação de Michael Sandel, professor de Harvard e autor do livro A Tirania do Mérito: o que aconteceu com o bem comum?.
A segunda mesa abordará o tema da estrutura de poder da USP. Com a coordenação dos professores Bruno Caramelli e Renato Janine Ribeiro, a discussão irá girar em torno de um dos problemas que docentes estão encontrando no cotidiano e na sua carreira, que é em como se manifesta a estrutura de poder e como ela se confunde com gestão profissional. O debate buscará entender entre o fazer gestão e a progressão.
A última mesa irá discutir a relação entre a universidade e a sociedade, entender o seu papel no atual contexto do mundo. A mediação dessa mesa será feita pela professora Ana Estela Haddad e pelo professor José Eduardo Krieger. Devido aos vários aspectos que a universidade assume na formação de professores e de pesquisadores, de resolver problemas da sociedade, o painel irá tentar entender o papel da universidade na promoção de soluções para a sociedade, principalmente no contexto da pandemia.   Fonte: Jornal da USP - 20/08/21

Serviço CAFe passará por manutenção

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), responsável pelo acesso remoto ao Portal de Periódicos, poderá sofrer momentos de instabilidade no dia de amanhã. 
Uma manutenção programada será realizada no núcleo do processador do serviço CAFe, no sábado, 21 de agosto, das 15h às 19h. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo serviço, informou que o objetivo é implementar melhorias na infraestrutura e adequar as aplicações às mais recentes atualizações de segurança. A CAFe possibilita o acesso remoto aos conteúdos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e, durante a manutenção, poderá haver instabilidade no acesso ao serviço.    
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 20/08/21

Slides do treinamento da plataforma nature.com

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CAPES já prorrogou 38.835 bolsas por causa da pandemia

A CAPES já prorrogou 38.835 bolsas de mestrado e de doutorado ativas no Brasil por até seis meses, de forma excepcional, por causa da pandemia. Os dados constam em relatório do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) de julho. A decisão foi tomada no início das restrições impostas pela COVID-19. Em 2020, foram publicadas duas portarias com regras para a extensão dos prazos. A primeira, em abril, deu a possibilidade de prorrogação das bolsas por até três meses. A segunda, em agosto, aumentou este período para seis meses.
O direito se estende a qualquer pesquisador com bolsa de mestrado ou doutorado ativa no País, enquanto durar a pandemia. Cabe às instituições indicarem os beneficiários no SCBA. A Fundação recomenda que sejam escolhidos aqueles cujos trabalhos tenham sido afetados pelos impactos decorrentes da doença.
Além da prorrogação, há a manutenção integral. Apesar do ambiente de múltiplas restrições geradas pela pandemia, a CAPES não interrompeu a vigência de nenhum desses auxílios neste ano, tem cumprido com os pagamentos sem atraso e permitido a substituição de bolsistas normalmente. A Fundação continuará a fomentar os estudos dos pós-graduandos tanto nas cotas institucionais, quanto nos programas estratégicos induzidos.  
O orçamento previsto para bolsas no ano recebeu um complemento de R$53 milhões. Também foi encaminhado um crédito de R$43 milhões para a Fundação. Outros R$286,5 milhões, antes contingenciados, foram liberados. As mais de 90 mil bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) no País estão, além de mantidas, pagas em dia. A suplementação orçamentária é resultado dos esforços do Ministério da Educação (MEC) junto ao Ministério da Economia para a liberação dos recursos.
Para os bolsistas que vão para o exterior, a CAPES anunciou a vacinação contra a COVID-19. Eles são graduandos e cientistas brasileiros que receberam bolsas fora do Brasil e, por causa da pandemia, ainda não puderam iniciar seus estudos. Agora, com a possibilidade da vacina em dose única, sua mobilidade poderá ocorrer. A este grupo a Fundação pede que indique, o mais brevemente possível, o município para receber o imunizante.      Fonte: CCS/CAPES - 20/08/21

FAPESP lança o segundo fascículo do livro comemorativo de seus 60 anos

O segundo fascículo da série de dez que compõem o livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento já está disponível no site da Fundação. O primeiro fascículo, Seis décadas de realizações, foi lançado em julho deste ano.
Com o título DNA da ciência paulista, o segundo fascículo reúne artigos de José de Souza Martins, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), e de Vanderlan Bolzani, professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – ambos membros do Conselho Superior da FAPESP –, e três reportagens que inscrevem a constituição da FAPESP na gênese da cultura científica do Estado de São Paulo e sua repercussão em todo o país.
No artigo A FAPESP e as Ciências Sociais, Martins sublinha a importância do “diálogo interdisciplinar” e do intercâmbio ativo entre as diferentes áreas do conhecimento. Em Um Modelo de Inspiração para as FAPs, Bolzani ressalta o papel da FAPESP na criação das 26 fundações estaduais de amparo à pesquisa e o impacto das parcerias entre as agências de fomento para o avanço da ciência nacional.
A primeira reportagem, Um percurso singular, trata da constituição e consolidação do sistema paulista de ciência, tecnologia e inovação e traz entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República; Erney Plessmann de Camargo, professor emérito da USP; Marco Aurélio Nogueira, da Unesp; Alcir Pécora, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Glauco Arbix, da USP, e Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).  Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 20/08/21

19 agosto 2021

Transmissão para o canal do Youtube da PRPG 

Cultura Wiki ajuda no acesso à produção das universidades

Eventos e iniciativas na USP promovem atividades para ampliar participação em plataformas Wiki; testes de abertura de dados sobre a produção intelectual docente estão previstas para este semestre

No Brasil, desde 2016, mais de 200 atividades universitárias foram realizadas em projetos dentro das plataformas Wiki. A USP, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade Cásper Líbero e a Universidade Estadual de Santa Cruz, destaca-se nessa produção. É um esforço da comunidade universitária em ampliar o acesso a tudo que se faz no mundo acadêmico.
“Para dar uma dimensão, principalmente dessas quatro universidades, vieram 4.679 editores da wiki desde 2016, que adicionaram 120 milhões de palavras dentro dos projetos Wikimedia e essas palavras têm, desde 2019, 85,2 milhões de visualizações. E é nesse contexto que surgem, por exemplo, conteúdos sobre ecologia, matemática, arquitetura, enfim, cinema, que hoje estão dentro da Wikipedia”, explica João Alexandre Peschanski, coordenador do Wiki Movimento Brasil, afiliado à Fundação Wikimedia. 
Glam é a sigla em inglês para galerias, bibliotecas, arquivos e museus e que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia. O grupo da USP pretende utilizar o conteúdo dos acervos dessas unidades da USP para estruturar e melhorar a qualidade das informações educacionais e bibliográficas disponíveis das plataformas Wikimedia, principalmente nos projetos em português na Wikipédia, Wikimedia Commons e Wikidata.
“A partir do segundo semestre, vai começar o planejamento para fazer os primeiros testes de abertura de dados sobre a produção intelectual docente dessas três unidades que estão envolvidas no momento”, conta a bibliotecária da FAU. O IME e a ECA já cadastraram o perfil de todos os seus docentes ativos. A FAU já tem essas informações preparadas para fazer a inserção na base.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 19/08/21