A adesão ao ranking foi realizada por meio de um convênio assinado pelas três universidades estaduais paulistas, em 2019, no âmbito do projeto de pesquisa Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, liderado pelo ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch, e apoiado pela Fapesp. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 21/09/21
22 setembro 2021
USP é uma das universidades com maior número de publicações acadêmicas
A adesão ao ranking foi realizada por meio de um convênio assinado pelas três universidades estaduais paulistas, em 2019, no âmbito do projeto de pesquisa Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, liderado pelo ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch, e apoiado pela Fapesp. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 21/09/21
FAPESP lança iniciativa de mentoria para consolidação da carreira em pesquisa
Programação envolve uma série de eventos periódicos on-line divididos em cinco módulos e tem como público-alvo bolsistas de pós-doutorado
“A FAPESP entende que a solidez de nosso sistema de CT&I depende não apenas do aprofundamento da expertise no fazer da ciência, mas em todas as esferas que se associam a essa atividade”, afirma o diretor científico da Fundação, Luiz Eugênio Mello.
Integram a programação diversas atividades on-line (mentoriapd.fapesp.br), incluindo vídeos, que complementam a formação científica dos bolsistas e estão organizadas em cinco módulos: A FAPESP e o sistema de pesquisa do Estado de São Paulo (módulo 1); Consolidação da carreira científica (módulo 2); Treinamento em ética e integridade da pesquisa (módulo 3); Treinamento como assessor ad hoc em fomentos à pesquisa científica e tecnológica (módulo 4); e Tópicos específicos para subsidiar as atividades relacionadas à carreira de pesquisadores nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (módulo 5). Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 22/09/21
21 setembro 2021
Bolsas do CNPq poderão ter primeiro reajuste em 8 anos
O Conselho
Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq) deve definir até dezembro uma nova redistribuição de
recursos para bolsas de estudos e fomento à pesquisa no País, com a
possibilidade de reajuste dos valores atuais. O assunto foi discutido na última
reunião do Conselho, realizada quarta-feira (15).
Um
reajuste dos valores surgiu no horizonte como resultado da liberação dos
recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
São mais de R$ 5 bilhões que ficaram presos em reserva de contingência pelo
Ministério da Economia e que agora — graças à luta da Sociedade Brasileira pelo
Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e outras
entidades científicas e acadêmicas junto ao Congresso Nacional — começaram a
ser liberados.
Um estudo apresentado durante a reunião por Odir Antônio Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), apontou uma defasagem acumulada de 60% desde o último reajuste em 2013. Para recuperar essa perda, calcula Dellagostin, seria necessário aumentar as bolsas de mestrado dos atuais R$ 1.500 mensais para R$ 2.400 e as de doutorado de R$ 2.200 para R$ 3.520. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 21/09/21
Base de dados FSTA - Food Science and Technology Abstracts no Portal da CAPES
O usuário poderá ter acesso ao conteúdo da FSTA ao clicar na opção Buscar base. A FSTA faz parte dos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES. Para acessar o calendário de setembro, basta clicar aqui. Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 21/09/21
Sistema de controle de acesso ao Prédio Principal
Informamos que a partir de 14 de setembro de 2021, as portas do prédio principal estarão com o sistema de controle de acesso ativados. O funcionamento será da seguinte forma:
- Porta de vidro principal, aberta das 6h às 18h de segunda a sexta-feira, das 18h até as 6h do dia seguinte, fechada, só abre com o cartão autorizado cadastrado no sistema.
- Portas laterais, subsolo, térreo e laboratórios, uma vez fechada, só abre com cartão autorizado cadastrado no sistema.
Quem for usuário do prédio principal fora dos horários (depois das 18h), regularize seu cartão junto a seção de informática o mais rápido possível. Importante ressaltar a necessidade de autorização do responsável pelas seções/laboratórios do respectivo prédio.
Em evento on-line, educadores discutem volta às aulas presenciais
“Ao mostrar o potencial de superação de alunos e professores e evidenciar novas possibilidades de aprendizado, as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus suscitaram questionamentos sobre como vinha sendo estruturado e realizado o trabalho nas escolas”, divulgou a cátedra, em nota sobre o evento. “A volta à vivência escolar presencial será abordada do ponto de vista das necessidades práticas e imediatas, mas também sob a ótica do futuro, analisando os desdobramentos das soluções emergenciais adotadas durante a pandemia. Os participantes vão debater e tentar responder uma grande questão: quais perspectivas podem ser visualizadas em relação à organização escolar, bem como às didáticas e práticas para a formação das novas gerações em uma sociedade futura que se delineia em contornos tão diferenciados daquele construído ao longo do século 21?”
Mais informações sobre o colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro estão disponíveis no site do evento. Fonte: Jornal da USP - 20/09/21
Destituição de conselho da Capes pode prejudicar programas de pós-graduação
Para coordenadores de áreas de pós-graduação, além de ocasionar um transtorno para o sistema de avaliação que já estava em curso, decisão causa situação de insegurança jurídica ao colocar em questão decisões tomadas pelo conselho
“Vimos assim, tornar pública nossa
preocupação com este processo de desconstrução do modelo de avaliação
construído e aperfeiçoado pelos pares, ao longo de décadas, pondo em risco a
credibilidade de uma agência de Estado reconhecida nacional e
internacionalmente”.
A Capes está modificando a composição do CTC, que é responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação. Os membros do grupo anterior foram destituídos pela presidente do órgão. A justificativa para a medida é que a equipe anterior estava irregular, com 20 pessoas, sendo que o permitido são 18. O processo de substituição dos membros está em andamento. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 20/09/21
Museus da USP promovem eventos on-line na 15ª edição da Primavera dos Museus
20 setembro 2021
IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"
Tragam seus trabalhos artísticos em todos os segmentos (artes plásticas, literatura, artesanato e outros). Assim divulgaremos criatividade e Arte apresentando os talentos dos servidores da nossa Unidade. As obras deverão ser entregues à Sra. Silvana Maziero. Fonte: CENA-USP - 20/09/21
Padronização da filiação à Universidade de São Paulo
À medida que os
sistemas de informação se tornam mais abrangentes, complexos, digitais e
globalizados torna-se necessário consolidar sistemas inequívocos de
identificação digital não só para autores quanto para organizações
Identificar Organizações é essencial, mas não é tarefa fácil. Elas mudam de nome, de local, fundem-se a outras, separam-se, mantêm vínculos diversos com organizações maiores, menores ou associam-se em consórcios. Podem estar escritas por extenso, abreviadas, na forma de siglas. Segundo o Relatório da OCLC intitulado Addressing the Challenges with Organizational Identifiers and ISNI de 2016, estabelecer uma identificação única e persistente para as Organizações é fundamental para:
- Atribuir corretamente a produção científica e acadêmica à organização, instituição de pesquisa, universidade e seus pesquisadores;
- Desambiguar o nome de organização em relação a outra com nome igual ou semelhante;
- Permitir análises bibliométricas mais consistentes;
- Nortear padrões de afiliação, identificação e denominação organizacional – controle de autoridade.
Crossref adota o Registro de Organização de Pesquisa
Temos trabalhado no Registro de Organização de Pesquisa (ROR) como
uma iniciativa da comunidade nos últimos anos. Junto com a Biblioteca
Digital da Califórnia e o DataCite, nossa equipe esteve envolvida na definição
da estratégia, planejamento de governança e sustentabilidade, desenvolvimento
de infraestrutura técnica, contratação / empréstimo de equipe e envolvimento
com as pessoas pessoalmente e online. Em nossa opinião, é o melhor modelo
atual de uma iniciativa colaborativa entre organizações de infraestrutura acadêmica aberta (OSI) com
ideias semelhantes.
A inclusão de ROR nos metadados Crossref ajudará todos no ecossistema acadêmico a fazer conexões críticas com mais facilidade. Por exemplo, as instituições de pesquisa precisam monitorar e medir sua produção pelos artigos e outros recursos produzidos por seus pesquisadores. Os periódicos precisam saber com quais instituições os autores são afiliados para determinar a elegibilidade para acordos de publicação patrocinados institucionalmente. Os financiadores precisam ser capazes de descobrir e rastrear as pesquisas e pesquisadores que apoiaram. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 17/09/21
17 setembro 2021
Wikipédia não é fonte científica
A Wikipédia é uma ótima fonte de pesquisa inicial sobre um determinado assunto. Há artigos muito bons, porém... lembre-se: ela é uma plataforma colaborativa e sem cunho científico. Inclusive o próprio site não recomenda seu uso dessa forma. O site diz "Aconselhamos cuidado especial ao usar a Wikipedia como fonte para projetos de pesquisa. O uso acadêmico normal da Wikipedia e de outras enciclopédias é para obter os fatos gerais de um problema e reunir palavras-chave, referências e indicações bibliográficas, mas não como uma fonte em si. Lembre-se de que a Wikipedia é um wiki. Qualquer pessoa no mundo pode editar um artigo, excluindo informações precisas ou adicionando informações falsas, que o leitor pode não reconhecer. Portanto, você provavelmente não deveria estar citando a Wikipedia." Fonte: Academique - 17/09/21
Acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb
Tal iniciativa atende, especialmente, uma demanda dessa documentação técnica por parte da graduação da Universidade. O serviço é aberto a toda comunidade USP.
Caso o usuário deseje acessar o conteúdo fora da Universidade há duas formas:
1. Usando a Senha Única da USP | https://uspdigital.usp.br | Após a autenticação, o link aparecerá no final da página.
Aviso - O acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb são restritos à comunidade USP, ficando proibida sua distribuição por quaisquer meios. Fonte: SEF-USP - set. 2021