23 setembro 2021

USP vai compartilhar boas práticas de gestão ambiental com universidades brasileiras

Classificada como 13ª mais sustentável do mundo pelo UI GreenMetric World University Rankings, USP promove evento no dia 30 de setembro para debater gestão sustentável nas universidades e aprendizados durante a pandemia


Diante do alerta do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em agosto, sobre a possibilidade de um colapso climático que pode resultar em efeitos irreversíveis para o planeta, ações promovidas pelas universidades podem não só mitigar esses efeitos como também servir de exemplo para a sociedade buscar soluções. Daí a importância de eventos como o quinto National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, que será promovido no di30 de setembro, pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, com inscrições neste link. O encontro ocorrerá de forma on-line, gratuita e em português, com o objetivo de compartilhar práticas de gestão sustentável nas universidades, além de discutir os desafios e aprendizados adquiridos durante a pandemia.
“O evento se torna ainda mais importante no momento em que, com o relatório do IPCC, sabemos claramente que a atmosfera está aquecendo, que nós somos os responsáveis, e que devemos motivar ações para diminuir as emissões que contribuem para o aquecimento global. Precisamos ter atitudes mais sustentáveis para beneficiar o meio ambiente e o planeta e, com isso, mostrar para a sociedade que as universidades estão trabalhando e que podem se tornar exemplos de ações sustentáveis para todos”, destacou Tércio Ambrizzi, superintendente de Gestão Ambiental da USP e professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).    Saiba mais Fonte: Jornal da USP - 22/09/21

Cidade Universitária implanta novo sistema cicloviário

Quando estiver completo, o sistema terá 36 km de extensão e será interligado com a malha cicloviária do município de São Paulo

Aos poucos, os frequentadores da Cidade Universitária estão retornando às atividades presenciais e percebem que, durante a quarentena, diversas melhorias foram realizadas no campus. Uma das obras que mais têm chamado a atenção é o novo traçado do sistema cicloviário, especialmente na Avenida Luciano Gualberto, conhecida por ser a avenida em que estão localizadas diversas agências bancárias.
Desde agosto, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) tem trabalhado na implantação do novo sistema cicloviário da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira. O projeto prevê a reforma de 2,6 km da ciclofaixa da Avenida da Universidade e a implantação de mais 33,4 km, totalizando 36 km de ciclofaixas, que estarão interligadas à malha cicloviária do município de São Paulo.
“O projeto do novo sistema cicloviário da Cidade Universitária incorpora princípios de acessibilidade universal, utilizando os mesmos parâmetros adotados em diversos municípios do Brasil e do exterior”, explica o prefeito do Campus USP da Capital, Hermes Fajersztajn.
O investimento total é de R$ 3,4 milhões e o prazo de conclusão é janeiro de 2022.
Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 22/09/21

Luz e inteligência artificial revelam potencial de germinação e vigor de sementes de soja

Técnica desenvolvida em um projeto de pesquisa do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP, em Piracicaba, permite reduzir o tempo de análise de sementes de soja de uma semana para poucos segundos. Um equipamento ilumina as sementes com tipos específicos de luz e produz imagens que são analisadas por algoritmos de inteligência artificial capazes de classificar o potencial de germinação e o vigor das sementes, sem necessidade de destruir as amostras testadas.  
A ideia do projeto é fazer com que empresas apliquem a técnica no desenvolvimento de equipamentos para programas de controle de qualidade de lotes comerciais de sementes de soja, diminuindo o custo da mão de obra necessária para os testes. Os resultados do trabalho são descritos no artigo Autofluorescence-spectral imaging as an innovative method for rapid, non-destructive and reliable assessing of soybean seed quality, publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, no último dia 8 de setembro.
 As sementes são colocadas em um equipamento dotado de LEDs com vários comprimentos de onda, para iluminação as amostras. “Nas sementes, existem substâncias que se excitam com luz visível ou ultravioleta produzida pelos LEDs e emitem luz de comprimento de de onda mais longo por um breve período de tempo, o que é chamado de autofluorescência”, explica ao Jornal da USP a pesquisadora Clíssia Barboza da Silva, do Cena, coordenadora do projeto. “Essa luz emitida pelas sementes é capturada pelo sensor do equipamento, que a transforma em uma  imagem, a qual é analisada por meio de algoritmos de inteligência artificial, que classificam as sements quanto ao vigor, ou seja, a capacidade da semente gerar uma planta jovem normal, tanto em condições favoráveis quanto desfavoráveis.”   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 22/09/21

22 setembro 2021

Boas-vindas aos alunos de Iniciação Científica e Tecnológica

A Pró-Reitoria de Pesquisa realizará o evento on-line "Boas-vindas aos alunos de Iniciação Científica e Tecnológica", destinado aos alunos de Iniciação Científica e Tecnológica, no dia 28 de setembro de 2021 às 17h, com transmissão no Canal USP do YouTube. O evento tem por objetivo recepcionar os novos bolsistas, apresentar o Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP e abordar a questão das boas práticas científicas.

Data: 28 de setembro de 2021 (terça-feira)

Horário: 17h às 18h45

Transmissão: Canal USP do YouTube |  https://youtu.be/bu6wrBFeb_4

Programação

17h00-17h20 – Abertura e boas-vindasProfa. Carmen Sílvia Favaro-Trindade (Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa), Prof. Sylvio Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa) e Prof. Antonio Carlos Hernandes (Vice-Reitor) 
17h20-17h35 – A Importância da Iniciação Científica e/ou Tecnológica para a InovaçãoProfa. Roseli Lopes (Coordenadora do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP)
17h35-18h00 – Depoimento dos alunos Guilherme Arruda (EESC) e Júlia Rasera (ESALQ) sobre a importância da Iniciação Científica/Tecnológica para sua formação e carreira
18h00-18h40 – Palestra “Boas Práticas em Pesquisa”Profa. Ana Paula Tacconi (Assessora Técnica de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa)
18h40-18h45 – Considerações finais e encerramento.   Fonte: PRPUSP – 22/09/21

USP é uma das universidades com maior número de publicações acadêmicas

A USP é uma das 34 instituições brasileiras avaliadas pelo U-Multirank, ranking elaborado por um consórcio europeu liderado pelo Centro de Estudos de Políticas de Educação Superior da Universidade de Twente (Holanda), pelo Centro de Educação Superior da Alemanha e pelo Centro de Estudos para Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden (Holanda).
Diferente dos rankings universitários tradicionais, que classificam as instituições em posições, o U-Multirank publica um gráfico multidimensional da universidade e permite a identificação de seus pontos fortes e dos aspectos que precisam ser aprimorados.
Nesta oitava edição do ranking, divulgada hoje, dia 21 de setembro, foram avaliadas aproximadamente 2 mil universidades de 96 países. O ranking também divulgou listas com as 25 melhores instituições em indicadores específicos. Nessas listas, a USP aparece como uma das instituições com maior número absoluto de publicações acadêmicas.
 “Há duas décadas, a produção científica da USP tem crescido de forma constante. Mesmo no ano passado, em que tivemos de enfrentar a pandemia da covid-19, esse crescimento se manteve. Hoje, a nossa produção representa 18,5% da produção nacional, ou seja, um em cada cinco artigos científicos publicados no Brasil tem a autoria ou a coautoria de um pesquisador da USP”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.
A adesão ao ranking foi realizada por meio de um convênio assinado pelas três universidades estaduais paulistas, em 2019, no âmbito do projeto de pesquisa Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, liderado pelo ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch, e apoiado pela Fapesp.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 21/09/21

FAPESP lança iniciativa de mentoria para consolidação da carreira em pesquisa

Programação envolve uma série de eventos periódicos on-line divididos em cinco módulos e tem como público-alvo bolsistas de pós-doutorado 

A FAPESP lança nesta quinta-feira (23/09), às 10 horas, a Iniciativa de Mentoria para Consolidação da Carreira em Pesquisa, uma série de eventos periódicos on-line organizada com o objetivo de consolidar a carreira de pesquisadores na academia, na indústria e no governo.
“A FAPESP entende que a solidez de nosso sistema de CT&I depende não apenas do aprofundamento da expertise no fazer da ciência, mas em todas as esferas que se associam a essa atividade”, afirma o diretor científico da Fundação, Luiz Eugênio Mello.
Integram a programação diversas atividades on-line (mentoriapd.fapesp.br), incluindo vídeos, que complementam a formação científica dos bolsistas e estão organizadas em cinco módulos: A FAPESP e o sistema de pesquisa do Estado de São Paulo (módulo 1); Consolidação da carreira científica (módulo 2); Treinamento em ética e integridade da pesquisa (módulo 3); Treinamento como assessor ad hoc em fomentos à pesquisa científica e tecnológica (módulo 4); e Tópicos específicos para subsidiar as atividades relacionadas à carreira de pesquisadores nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (módulo 5).   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 22/09/21

21 setembro 2021

Bolsas do CNPq poderão ter primeiro reajuste em 8 anos


O Conselho Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve definir até dezembro uma nova redistribuição de recursos para bolsas de estudos e fomento à pesquisa no País, com a possibilidade de reajuste dos valores atuais. O assunto foi discutido na última reunião do Conselho, realizada quarta-feira (15).

Um reajuste dos valores surgiu no horizonte como resultado da liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). São mais de R$ 5 bilhões que ficaram presos em reserva de contingência pelo Ministério da Economia e que agora — graças à luta da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e outras entidades científicas e acadêmicas junto ao Congresso Nacional — começaram a ser liberados.

Um estudo apresentado durante a reunião por Odir Antônio Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), apontou uma defasagem acumulada de 60% desde o último reajuste em 2013. Para recuperar essa perda, calcula Dellagostin, seria necessário aumentar as bolsas de mestrado dos atuais R$ 1.500 mensais para R$ 2.400 e as de doutorado de R$ 2.200 para R$ 3.520.   Saiba mais.   

Fonte: Jornal da Ciência - 21/09/21


Base de dados FSTA - Food Science and Technology Abstracts no Portal da CAPES

O Portal de Periódicos possui em seu acervo a base de dados FSTA - Food Science and Technology Abstracts - que é especializada em ciência de alimentos, tecnologia e nutrição, cobrindo aspectos de pesquisa pura e aplicada nessas e em outras áreas relacionadas a alimentos. É um conteúdo multidisciplinar focado em alimentos e em áreas relacionadas, como microbiologia, nutrição, medicina veterinária, agricultura e muitas outras.
Os conteúdos indexados na FSTA abrangem o ciclo completo de fabricação de alimentos, desde a pesquisa inicial de mercado até a embalagem final. Os assuntos abordados incluem todas as principais commodities na indústria de alimentos e bebidas, ciências aplicadas e puras relacionadas, alimentos para animais, biotecnologia, microbiologia, segurança alimentar, aditivos, nutrição, psicologia alimentar, economia alimentar, embalagem entre outros tópicos.
O usuário poderá ter acesso ao conteúdo da FSTA ao clicar na opção Buscar base. A FSTA faz parte dos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES. Para acessar o calendário de setembro, basta clicar aqui.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 21/09/21

Sistema de controle de acesso ao Prédio Principal


Informamos que a partir de 14 de setembro de 2021, as portas do prédio principal estarão com o sistema de controle de acesso ativados. O funcionamento será da seguinte forma: 
     - Porta de vidro principal, aberta das 6h às 18h de segunda a sexta-feira, das 18h até as 6h do dia seguinte, fechada, só abre com o cartão autorizado cadastrado no sistema.
   - Portas laterais, subsolo, térreo e laboratórios, uma vez fechada, só abre com cartão autorizado cadastrado no sistema.
Quem for usuário do prédio principal fora dos horários (depois das 18h), regularize seu cartão junto a seção de informática o mais rápido possível. Importante ressaltar a necessidade de autorização do responsável pelas seções/laboratórios do respectivo prédio.

II Webinar Científico dos Pós-Graduandos do CENA


Webinars acontecem na semana de 20 a 24 de setembro

Inscrição

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Em evento on-line, educadores discutem volta às aulas presenciais

A volta às aulas presenciais – depois de mais de um ano de pandemia – será tema do colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nesta terça-feira, dia 21, às 16 horas. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da cátedra no Youtube. Não é preciso fazer inscrição.
O encontro será coordenado pela professora Bernardete Gatti, uma das maiores referências do Brasil em formação e qualificação de professores da educação básica. Quatro educadores participarão do debate: Daniel Puig, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Iuri Rubim, jornalista e mestre em Educação, Naomy de Oliveira Ramos, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc), e Silene Kuin, também da Seduc. A abertura será feita pelo professor Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.
“Ao mostrar o potencial de superação de alunos e professores e evidenciar novas possibilidades de aprendizado, as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus suscitaram questionamentos sobre como vinha sendo estruturado e realizado o trabalho nas escolas”, divulgou a cátedra, em nota sobre o evento. “A volta à vivência escolar presencial será abordada do ponto de vista das necessidades práticas e imediatas, mas também sob a ótica do futuro, analisando os desdobramentos das soluções emergenciais adotadas durante a pandemia. Os participantes vão debater e tentar responder uma grande questão: quais perspectivas podem ser visualizadas em relação à organização escolar, bem como às didáticas e práticas para a formação das novas gerações em uma sociedade futura que se delineia em contornos tão diferenciados daquele construído ao longo do século 21?”
Mais informações sobre o colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro estão disponíveis no site do evento   Fonte: Jornal da USP - 20/09/21

Destituição de conselho da Capes pode prejudicar programas de pós-graduação

Para coordenadores de áreas de pós-graduação, além de ocasionar um transtorno para o sistema de avaliação que já estava em curso, decisão causa situação de insegurança jurídica ao colocar em questão decisões tomadas pelo conselho

“Vimos assim, tornar pública nossa preocupação com este processo de desconstrução do modelo de avaliação construído e aperfeiçoado pelos pares, ao longo de décadas, pondo em risco a credibilidade de uma agência de Estado reconhecida nacional e internacionalmente”.

Termina nesses termos a Carta Aberta enviada a Cláudia Queda de Toledo, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e ao Conselho Superior da Capes, pelos coordenadores de área que compõem Conselho Técnico-Científico (CTC) do Ensino Superior da instituição.
A Capes está modificando a composição do CTC, que é responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação. Os membros do grupo anterior foram destituídos pela presidente do órgão. A justificativa para a medida é que a equipe anterior estava irregular, com 20 pessoas, sendo que o permitido são 18. O processo de substituição dos membros está em andamento.  Saiba maisFonte: Jornal da USP - 20/09/21


Museus da USP promovem eventos on-line na 15ª edição da Primavera dos Museus

Evento do Instituto Brasileiro de Museus começa hoje e inclui atividades remotas de museus da USP de três cidades

Começa hoje a Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece desde 2007 e conta com museus da USP em sua programação. Boa opção para quem sente saudades destes centros culturais, o objetivo do evento é divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando seu público visitante e intensificando sua relação com a sociedade. 
Por conta da pandemia, o tema da 15ª edição do evento é “Museus: perdas e recomeços”, com discussões e reflexões sobre a atuação dos museus neste momento de crises. São mais de 680 centros culturais, museus e instituições de memória inscritos, e 1.700 atividades distribuídas por todo o Brasil. A programação completa, com todos os seminários, exposições, apresentações artísticas e debates, está disponível aqui e se estenderá até domingo, dia 26. Confira o que os museus da USP preparam para o evento.    Fonte: Jornal da USP - 20/09/21

20 setembro 2021

IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"

IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 
Data: 22 a 30 de setembro de 2021  |  9h às 11h  | 14h às 16h  |

Convidamos os docentes e funcionários para participarem da nossa IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"
Tragam seus trabalhos artísticos em todos os segmentos (artes plásticas, literatura, artesanato e outros). Assim divulgaremos criatividade e Arte apresentando os talentos dos servidores da nossa Unidade.  As obras deverão ser entregues à Sra. Silvana Maziero.  Fonte: CENA-USP - 20/09/21

Padronização da filiação à Universidade de São Paulo

À medida que os sistemas de informação se tornam mais abrangentes, complexos, digitais e globalizados torna-se necessário consolidar sistemas inequívocos de identificação digital não só para autores quanto para organizações


É responsabilidade dos dirigentes, gestores e pesquisadores adotar padrões de afiliação, identificação e denominação organizacional compatíveis com diretrizes internacionais e órgãos de identificação mundialmente reconhecidos.
Identificar Organizações é essencial, mas não é tarefa fácil. Elas mudam de nome, de local, fundem-se a outras, separam-se, mantêm vínculos diversos com organizações maiores, menores ou associam-se em consórcios. Podem estar escritas por extenso, abreviadas, na forma de siglas. Segundo o Relatório da OCLC intitulado Addressing the Challenges with Organizational Identifiers and ISNI de 2016, estabelecer uma identificação única e persistente para as Organizações é fundamental para:

  • Atribuir corretamente a produção científica e acadêmica à organização, instituição de pesquisa, universidade e seus pesquisadores;
  • Desambiguar o nome de organização em relação a outra com nome igual ou semelhante;
  • Permitir análises bibliométricas mais consistentes;
  • Nortear padrões de afiliação, identificação e denominação organizacional – controle de autoridade.
Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 20/09/21

Crossref adota o Registro de Organização de Pesquisa

Temos trabalhado no Registro de Organização de Pesquisa (ROR) como uma iniciativa da comunidade nos últimos anos. Junto com a Biblioteca Digital da Califórnia e o DataCite, nossa equipe esteve envolvida na definição da estratégia, planejamento de governança e sustentabilidade, desenvolvimento de infraestrutura técnica, contratação / empréstimo de equipe e envolvimento com as pessoas pessoalmente e online. Em nossa opinião, é o melhor modelo atual de uma iniciativa colaborativa entre organizações de infraestrutura acadêmica aberta (OSI) com ideias semelhantes.

No ano passado, a gerente de projeto Maria Gould descreveu o caso de editores que adotam o ROR e o ROR foi classificado como a prioridade número um em nossa última reunião anual presencial. Agora é a hora de os próprios serviços da Crossref assumirem a responsabilidade para atender à crescente demanda.
A inclusão de ROR nos metadados Crossref ajudará todos no ecossistema acadêmico a fazer conexões críticas com mais facilidade. Por exemplo, as instituições de pesquisa precisam monitorar e medir sua produção pelos artigos e outros recursos produzidos por seus pesquisadores. Os periódicos precisam saber com quais instituições os autores são afiliados para determinar a elegibilidade para acordos de publicação patrocinados institucionalmente. Os financiadores precisam ser capazes de descobrir e rastrear as pesquisas e pesquisadores que apoiaram.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 17/09/21



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