07 janeiro 2022

A avaliação científica deve ter uma perspectiva de gênero

Viés implícito da métrica utilizada atualmente limita reconhecimento e avanço dos cientistas

Se o gênero não for considerado um fator importante na avaliação e classificação de acadêmicos, as disparidades de gênero na ciência se aprofundarão ainda mais. Isso é o que conclui um estudo que questionou a validade das métricas utilizadas em um ranking recente que classificou os 100.000 cientistas mais influentes do mundo, com base apenas em critérios de citação.
A classificação considerou fatores como o número total de citações e o número de citações de um artigo de autoria única, do primeiro e do último autor. “A citação é uma métrica extremamente tendenciosa e discutir essas classificações é essencial para evitar o aumento da lacuna de gênero na ciência”, afirmou Fernanda Staniscuaski, professora do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a Scidev.Net Brasil. Ela é uma das autoras do artigo, publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que analisou a importância do gênero como fator de avaliação.
Embora as mulheres ainda sejam uma minoria entre os pesquisadores do mundo, no relatório da Unesco de 2019, a América Latina e o Caribe aparecem com uma taxa de participação feminina de 45%. No Brasil, quase 50% dos pesquisadores com doutorado cadastrados no banco de dados do Conselho Nacional de Pesquisa (Plataforma Lattes/CNPq) são mulheres. 
Apesar disso, os resultados do ranking revelam uma grande sub-representação dos pesquisadores brasileiros: dos 254 (ou seja, 0,25% de 100 mil) cientistas brasileiros que aparecem na lista, considerando seu desempenho ao longo da carreira, apenas 11% são mulheres. Se considerado o desempenho em um único ano (2019), dos 352 pesquisadores brasileiros presentes (0,35% da lista), 15,1% são mulheres.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 07/01/22

Pesquisadores reúnem conhecimento científico sobre queijos artesanais brasileiros na internet

Considerado um tesouro gastronômico nacional, o queijo artesanal brasileiro vem conquistando o mercado internacional, incluindo reconhecimento na bienal Mondial du Fromage de 2021, concurso mundial de queijos na França. Foram 57 medalhas que colocaram os brasileiros em destaque, na maior premiação alcançada na competição.
Buscando orientar o produtor brasileiro, promover a troca de conhecimento e fomentar parcerias para abrir novas frentes de pesquisa, a Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros (Repequab) passou a reunir na internet artigos científicos, com título, indicação de autores e link para a publicação. Os 200 artigos cadastrados foram selecionados em revistas indexadas, de circulação nacional e internacional, abrangendo o período de 2000 a 2021, todos abordando a caracterização dos queijos artesanais brasileiros.
O levantamento foi feito por buscas com palavras-chave relativas a queijos artesanais brasileiros no Web of Science, Scopus e Google Scholar. O título e o resumo dos trabalhos foram avaliados por uma comissão científica da Repequab antes de serem incluídos na seleção.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 06/01/22

06 janeiro 2022

MCTI e Finep lançam prêmio SiBBr de Biodiversidade com R$ 50 mil em premiações

Acaba de ser lançada a primeira edição do Prêmio SiBBr de Biodiversidade, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEFAE/MCTI), a ser executada pela Finep Inovação e Pesquisa. Ao todo, serão disponibilizados R$ 50 mil para a premiação dos três primeiros colocados em duas categorias: Produção Acadêmica e Desenvolvimento Tecnológico & Inovação. 
O evento de lançamento, em formato virtual, aconteceu hoje (21/12), e contou com a presença do secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales e o presidente da Finep/MCTI, Waldemar Barroso. As inscrições estarão abertas a partir de amanhã (22/12) e vão até 4 de março de 2022.
O Prêmio tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, assim como promover a inovação na temática de biodiversidade, de modo a apoiar seu uso sustentável. A iniciativa conta, ainda, com a colaboração institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Estão aptos a concorrer na categoria Produção Acadêmica graduados, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores que apresentem produção acadêmica, como tese, monografia, dissertação e artigo, com potencial de gerar exploração econômica sustentável da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.   Saiba mais.   Fonte: FINEP

Conheça o novo portal da Plataforma Lattes


A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
Fonte: CNPq - 05/01/22

Guia do 5G: quando a tecnologia chegará ao Brasil?

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Relógio biológico das plantas beneficia a agricultura

Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2022

05 janeiro 2022

Pró-Reitoria lança edital para apoiar projetos de cultura e extensão

Estão abertas as inscrições para o 7º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária, que oferece apoio financeiro a projetos de extensão de unidades, museus, institutos especializados e órgãos da USP. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e o Banco Santander.
O objetivo é apoiar projetos que demonstrem seu vínculo com a extensão universitária por meio de aplicação, difusão de conhecimentos ou iniciativas culturais, com ações voltadas para a interação com a sociedade de modo geral, priorizando o alcance de um público amplo.
O edital aprovará propostas no valor máximo de R$ 10 mil cada, até o limite disponível de recursos destinados para esse fim. Poderão ser financiados materiais de divulgação, produção de material educativo, material de consumo e serviços de terceiros (pessoa jurídica).
Para inscrever o projeto, o docente responsável deve fazer o cadastro, pelo Sistema Apolo, até o dia 17 de fevereiro. A lista de aprovados será divulgada a partir de 13 de abril e os trabalhos selecionados deverão ser executados de 2 de maio a 12 de setembro de 2022.
Serão priorizados projetos de extensão com impacto, relevância e abrangência que não tenham outras possibilidades de financiamento ou parceiros potencialmente financiadores.
O edital completo pode ser acessado na página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.   Fonte: PRCEU USP – 05/01/22


Exposição virtual apresenta expedição científica pelo Brasil do século XIX

Durante três anos, os naturalistas Carl Friedrich Philipp Von Martius (1794-1868) e Johann Baptist Ritter von Spix (1871-1826) se dedicaram a uma expedição pelo Brasil, viajando do Rio de Janeiro até a Amazônia em uma época em que a locomoção apresentava muitos desafios. Durante a viagem, eles coletaram milhares de exemplares de plantas, animais, artefatos e registraram, em textos e ilustrações produzidas a mão, as paisagens, a flora, a fauna e os povos encontrados. O que encontraram é tema da exposição virtual Spix e Martius, uma viagem pelo Brasil, 1817 – 1820, que está disponível para o público desde 30 de dezembro. Ela faz parte das comemorações dos 20 anos de criação da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ).
A exposição é organizada em oito salas virtuais, em que a história da expedição é contada e contextualizada, apresentando o trabalho científico dos dois naturalistas. O conteúdo é apresentado em pequenos vídeos, em formato de documentário, e imagens de raras ilustrações feitas por Matius são apresentadas de forma detalhada – são mais de cem espécies de plantas e animais encontradas em mais de 30 paisagens dos biomas brasileiros, disponíveis para apreciação. Todas as páginas apresentam legendas explicativas, disponíveis em português, inglês ou espanhol. O material foi produzido por um time de pesquisadores de cinco instituições, sob a curadoria do professor e ilustrador botânico Paulo Ormindo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da ENBT.
A realização é da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB), com direção de arte e design da artista Mary Paz e patrocínio da Bahia Holding. As pesquisas e textos são de autoria de Alda Heizer, Maria da Penha F. Ferreira, Patrícia da Rosa, Rafaela Campostrini Forzza e Rosana Simões Medeiros (JBRJ), José Augusto Pádua (UFRJ), Marco Antonio Palomares Accado Filho (Herbário/Fiocruz), Lorelai Kury e Kaori Kodama (COC/Fiocruz), Paulo Ormindo (UFRRJ e ENBT/JBRJ) e Renato de Mello-Silva (USP) (in memorian).
Para acessar a exposição, clique aqui.   Fonte: Jornal da Ciência - 05/01/22

Prorrogados os prazos de projetos internacionais prejudicados pela pandemia

A CAPES prorrogou o prazo para a execução dos projetos de pesquisa de cooperação internacional, com término de vigência originalmente previsto para 2021 e 2022. A decisão, apresentada na Portaria nº 223/2021, foi tomada considerando os impactos que a pandemia de COVID-19 causou nas políticas de fronteiras e nos calendários acadêmicos das universidades em diversos países.
A Fundação considera que a paralisação das atividades nas instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras demandam ajustes na execução de programas conjuntos. Assim, os projetos com término programado para 2021, poderão ser executados até 31/12/2022. Logo, os trabalhos que se encerrariam em 2022, têm até 31/12/2023 para concluírem suas atividades. Os coordenadores poderão, ainda, solicitar remanejamento dos recursos não utilizados nos anos anteriores do projeto. Para isso, devem enviar o plano de trabalho com detalhamento das verbas remanescentes.
Pedido de prorrogação
A extensão do prazo poderá ser solicitada pelo coordenador do projeto, até 30 dias após a comunicação da equipe técnica, pelo Sistema Linha Direta. O pedido deve ser enviado junto com o relatório de atividades, conforme modelo anexo à comunicação, e plano de trabalho que demonstre a viabilidade e alcance dos objetivos programados.
Além disso, o coordenador deverá indicar o prazo final para a conclusão do trabalho. A prorrogação permitirá o uso dos valores remanescentes do Termo de Concessão de Apoio Financeiro a Projeto (Auxpe), bem como a implementação das cotas restantes de bolsas dentro do calendário de 2022 e 2023.   Fonte: CCS/CAPES - 05/01/22

O Portal de Periódicos apresenta o Meu espaço e suas funcionalidades

A nova interface do Portal de Periódicos da CAPES tem em suas funcionalidades o Meu espaço. Um ambiente virtual para gestão de conteúdo que oferece serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo.
O Meu espaço disponibiliza ferramentas que permitem salvar artigos e pesquisas, criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal, utilizar gerenciadores de referência bibliográfica, exportar metadados, enviar para e-mail, criar pastas para organizar os itens salvos no ambiente virtual.
Quando o usuário faz o cadastro ou login no Meu espaço, ele tem acesso à Minha conta, Favoritos e aos Treinamentos cursados. A opção Minha conta possibilita editar seu perfil atualizando os seus dados; o menu Favoritos apresenta a lista de registros salvos, buscas salvas e histórico de buscas. Em Registros salvos há um detalhamento com a possibilidade de organizá-los por etiquetas; em buscas salvas, a opção de RSS está disponível (é necessário instalação do plug-in em seu navegador) e há também a opção de criar uma notificação e desmarcar a busca; e em histórico de buscas é apresentado em formato de lista as buscas realizadas na sessão, tendo opção de salvar a busca ou remover. Em Treinamentos cursados, é possível verificar todos os cursos realizados pelo usuário no Portal, avaliar os treinamentos e acessar o certificado de participação.  
Para mais informações sobre o Meu espaço e outras funcionalidades do Portal, acesse o Guia para utilização do Portal de Periódicos da CAPES, localizado em "Destaques" na página inicial do Portal.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 06/01/22

Busca única otimiza os resultados das pesquisas no Portal de Periódicos

A nova interface do Portal de Periódicos trouxe diversas funcionalidades, dentre elas, a Busca única. Considerada uma das mais importantes mudanças do novo Portal, a nova ferramenta oferece ao usuário objetividade à sua pesquisa.

Na caixa de pesquisa única, localizada no centro da página inicial, pode-se inserir um assunto ou termo de interesse, nome do autor, título do artigo, código DOI ou PMID e ainda acessar a busca avançada, na qual é possível selecionar opções de filtros e utilizar os operadores booleanos para a combinação de palavras. A pesquisa pode ser realizada em qualquer idioma e os termos desejados devem ser inseridos por meio de digitação ou voz.

Na Busca única há opções que otimizam o resultado, como: ferramentas de gerenciamento de conteúdo, QR Code e Meus favoritos. O usuário tem acesso à “Trilha de citação”, que apresenta um levantamento das referências citadas no artigo; leitura relacionada, original de um sistema de recomendação, apresenta outros documentos que possui relação com a pesquisa realizada; modelos de referência bibliográfica dos padrões, como APA, Chicago/Tubarian, MLA e Harvard 1; dentre outras funcionalidades. 

Há ainda o “Meu espaço”, que é um ambiente virtual gratuito para gestão de conteúdo. A ferramenta oferece serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo. Todas as informações detalhadas sobre as ferramentas de Busca do Portal são encontradas no Guia para utilização do Portal de Periódicos da CAPES.    Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 05/01/22


Pesquisas no Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos mudou e agora o usuário encontra os conteúdos por meio da busca única e do menu Acervo. Em Acervo há quatro possibilidades de busca: Buscar assunto; Lista de bases; Lista de Livros e Lista de periódicos.
Em Buscar assunto, o usuário digita o tema desejado em “Pesquise aqui” ou clica em Buscar por voz. Na opção Lista de bases, há diversos­ tipos de conteúdo científico, como artigos, resumos, referências, estatísticas, teses, dissertações, material audiovisual, dentre outros. A pesquisa por bases permite a consulta de três formas: por título, por área do conhecimento ou avançada, na qual é possível combinar algumas informações. Na primeira opção, busca por título, é possível localizar uma base de dados pelo nome, letra inicial ou verificar a lista completa. Caso a consulta seja feita por área do conhecimento, são relacionadas as subáreas e a quantidade de bases disponíveis em cada uma. A busca avançada permite associar campos como editor responsável, tipo de conteúdo, bases nacionais ou de acesso gratuito.
Na opção Lista de livros, a pesquisa permite localizar exemplares completos, capítulos, anais de congresso, relatórios, entre outros tipos de publicações não seriadas. É possível fazer várias combinações para um resultado mais apurado, inserindo o título ou ISBN da publicação, o sobrenome e nome do autor, além da alternativa de selecionar o editor. O ISBN, International Standart Book Number (Padrão Internacional de Numeração de Livro em português), é um padrão numérico de 13 dígitos criado para identificar livros pelo título, autor, país, editora e número de edição.   Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 04/01/22

Empregabilidade dos egressos da USP

Elaborado pela consultoria Emerging e publicado pela Times Higher Education, empresa britânica especializada em avaliações internacionais dos níveis de qualidade das universidades, a 11.ª edição do Global Employability University Ranking and Survey (Geurs) apontou a Universidade de São Paulo (USP) como a 90ª melhor instituição de ensino superior em matéria de empregabilidade.
Elaborado anualmente, esse é o segundo ranking mais utilizado por empresas de todo o mundo na contratação de funcionários qualificados. O levantamento é feito com base numa avaliação dos empregadores, a partir de um conjunto de vários indicativos de desempenho e empregabilidade. Ele leva em conta excelência acadêmica, nível de especialização, habilidades obtidas na graduação, desempenho digital e grau de internacionalidade dos formandos.
Na lista das 250 principais universidades do Geurs em matéria de empregabilidade, a USP foi a única instituição brasileira classificada – e num honroso lugar. Isso se deve, basicamente, ao fato de vir seguindo há anos a mesma estratégia de crescimento das universidades de ponta. Foi isso que a levou a conceber um programa de acordos bilaterais para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre professores e cientistas brasileiros e estrangeiros e apoiar atividades de intercâmbio internacional de seus estudantes.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 04/01/22

04 janeiro 2022

Portal de Periódicos disponibiliza calendário de treinamentos especiais de férias


Uma nova interface do Portal de Periódicos da CAPES foi apresentada ao usuário dia 11 de novembro. Para ajudar os usuários a navegarem de forma mais eficaz no novo Portal, um calendário de treinamentos especiais de férias foi liberado e as inscrições já podem ser efetuadas. A nova interface traz mudanças significativas que têm o intuito de otimizar a busca pelo conteúdo científico disponibilizado no Portal. E os treinamentos de férias serão voltados exclusivamente para aperfeiçoar essa navegação. O objetivo é detalhar todas as mudanças que ocorreram na nova interface. É importante ressaltar que os treinamentos são on-line, gratuitos, interativo e em tempo real. 
Como se inscrever: 
  • Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
  • Entrar na área de Treinamentos – Calendário; 
  • Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
  • Clicar em “Solicitar inscrição”;
  • Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso. O e-mail de confirmação é enviado em até 48 horas antes da data da aula. 

Conheça os aplicativos CAPES

Confira aqui

CNPq recebe R$ 100 milhões do FNDCT para Chamada Universal


O CNPq/MCTI recebeu na última sexta-feira, 31/12/21, o total de R$ 100 milhões previstos pela Lei Nº 14.283, de 29 de Dezembro de 2021, que destinou crédito suplementar ao MCTI para repassar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (FNDCT). Esses valores serão destinados aos projetos aprovados pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Universal. Outros R$ 100 milhões do FNDCT estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 e, somados aos R$ 50 milhões do orçamento do CNPq, totalizam os R$ 250 milhões para apoiar cerca de 2.300 projetos.
A Chamada Universal recebeu quase 9 mil propostas e o resultado preliminar dos primeiros R$100 milhões do FNDCT mais custeio e bolsas do CNPq foi divulgado no dia 6 de dezembro.  Fonte: CNPq - 03/01/22

03 janeiro 2022

Carlos Carlotti Junior é o novo reitor da USP

O médico Carlos Carlotti Junior será o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Sua nomeação foi anunciada em cerimônia promovida na última quarta-feira (8/12) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Carlotti comandará a instituição pelos próximos quatro anos ao lado da socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora do Departamento de Sociologia e diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), nomeada vice-reitora. Os dois integravam a chapa vencedora da consulta realizada na universidade em fins de novembro e encabeçavam a lista encaminhada ao governador João Doria (PSDB-SP).
Carlotti se formou em medicina na FMRP em 1983, especializando-se em neurocirurgia. Fez o mestrado e o doutorado na mesma instituição, onde se tornou professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia em 2014. Exerceu importantes cargos de gestão ao longo da carreira. Foi diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto. Desde 2016 ocupava o cargo de pró-reitor de Pós-graduação da USP.
Como reitor, terá de enfrentar importantes desafios, como as desigualdades de ensino desencadeadas pela pandemia. Ele e Arruda tomarão posse dia 25 de janeiro de 2022.
“Trabalharemos pela universidade buscando a excelência acadêmica no ensino, na pesquisa e na extensão, associada à diversidade, com apoio à permanência estudantil e aos jovens docentes”, disse o novo reitor ao Jornal da USP. “Estamos propondo um novo pacto com a sociedade, aumentando nossa colaboração com o setor público e privado, resultando no maior impacto de nossas ações para a melhoria das condições de vida dos brasileiros.”  
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2022

André Tortato Rauen: Pesquisa orientada a missões

Economista do Ipea propõe que o investimento em ciência seja mais ousado e contemple, além da ciência básica, também a solução de grandes desafios da sociedade


Um estudo publicado em junho por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimou um crescimento em 2021 de mais de 200% nos recursos que estariam disponíveis no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal instrumento federal de financiamento da ciência, depois da aprovação de uma lei que vedou o expediente de usar o dinheiro do fundo para compor o superávit primário. Esse aumento acabou adiado por uma manobra do governo, que só promulgou a derrubada de vetos à nova lei dois dias após a aprovação do orçamento de 2021, mas é esperado para 2022.
Um dos autores do estudo, o economista André Tortato Rauen, vem se debruçando sobre o projeto de lei orçamentária em discussão no Congresso e constatou que os recursos integrais do FNDCT estão mesmo previstos para 2022 – da ordem de R$ 8,6 bilhões. Mas ele enxerga entraves que podem atrapalhar a execução do dinheiro. Um desafio está relacionado ao calendário de desembolso – se o governo só liberar os recursos no final do ano, isso pode inviabilizar uma aplicação eficiente. Rauen também avalia que faltam projetos ousados para absorver o crescimento de recursos. Na entrevista a seguir, ele fala sobre as perspectivas de financiamento à ciência e defende que o investimento seja menos pulverizado e contemple, além da pesquisa básica, a solução de grandes problemas da sociedade.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2022