03 janeiro 2022

Carlos Carlotti Junior é o novo reitor da USP

O médico Carlos Carlotti Junior será o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Sua nomeação foi anunciada em cerimônia promovida na última quarta-feira (8/12) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Carlotti comandará a instituição pelos próximos quatro anos ao lado da socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora do Departamento de Sociologia e diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), nomeada vice-reitora. Os dois integravam a chapa vencedora da consulta realizada na universidade em fins de novembro e encabeçavam a lista encaminhada ao governador João Doria (PSDB-SP).
Carlotti se formou em medicina na FMRP em 1983, especializando-se em neurocirurgia. Fez o mestrado e o doutorado na mesma instituição, onde se tornou professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia em 2014. Exerceu importantes cargos de gestão ao longo da carreira. Foi diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto. Desde 2016 ocupava o cargo de pró-reitor de Pós-graduação da USP.
Como reitor, terá de enfrentar importantes desafios, como as desigualdades de ensino desencadeadas pela pandemia. Ele e Arruda tomarão posse dia 25 de janeiro de 2022.
“Trabalharemos pela universidade buscando a excelência acadêmica no ensino, na pesquisa e na extensão, associada à diversidade, com apoio à permanência estudantil e aos jovens docentes”, disse o novo reitor ao Jornal da USP. “Estamos propondo um novo pacto com a sociedade, aumentando nossa colaboração com o setor público e privado, resultando no maior impacto de nossas ações para a melhoria das condições de vida dos brasileiros.”  
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2022