03 fevereiro 2022

Eventos no País: seleção aberta concede R$ 20 milhões

A CAPES divulgou o Edital nº 6/2022, referente ao Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 2, o documento trata da concessão de apoio financeiro a eventos científicos e tecnológicos no Brasil de curta duração, com abrangência internacional ou nacional, que ocorrerão entre 1º de julho 2022 e 28 de fevereiro de 2023.
Com orçamento previsto de R$20 milhões, destinados aos eventos classificados, o PAEP estimula a disseminação da produção científica e tecnológica no Brasil, incentivando a inovação e a geração de conhecimento, parcerias e produtos. Além disso, promove a melhoria da qualidade dessa produção e fortalece a cooperação científico-acadêmica, por meio de encontros destinados à pós-graduação e parceiros internacionais.
A seleção abrange eventos promovidos por instituições de ensino superior, entidades, associações ou sociedades de pesquisa científica ou tecnológica e fóruns de reitores e pró-reitores. Atende ainda a signatários de acordos de cooperação científica e tecnológica, com envolvimento de professores, estudantes e pesquisadores, vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Cronograma
Os interessados podem se candidatar entre os dias 7 de fevereiro e 23 de março, pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). O resultado preliminar será divulgado a partir de 9 de junho e as reconsiderações podem ser feitas até 16. O resultado final será homologado a partir do dia 30 do mesmo mês.   Fonte: CCS/CAPES - 02/02/22

Comunicação científica | Idioma em baixa

Os cientistas brasileiros estão usando cada vez menos o português para comunicar os resultados de suas pesquisas, optando por publicá-las em inglês para tentar aumentar sua visibilidade e alcance internacional. A conclusão resulta de análises de milhares artigos científicos de diversas áreas do conhecimento publicados por autores de 34 países da América Latina e do Caribe em periódicos indexados nas bases Web of Science (WoS) e SciELO entre 2002 e 2020. Divulgado em fins de 2021 pelo Institute for Scientific Information (ISI), serviço de bases bibliométricas da empresa Clarivate Analytics, o relatório constatou que o contingente de artigos em inglês divulgados em revistas indexadas na WoS cresce ininterruptamente desde 2002 – como já era esperado –, ao passo que, no mesmo período, o número de trabalhos escritos em português permaneceu estagnado em patamares baixos. “O sistema de pesquisa no Brasil avançou muito a partir dos anos 2000, com forte apoio governamental e foco em áreas inovadoras”, disse a Pesquisa FAPESP Jonathan Adams, cientista-chefe do ISI. “Hoje, há menos recursos público para a ciência no país, mas muitos pesquisadores continuaram engajados em trabalhos com parceiros do exterior, cujos resultados são, naturalmente, publicados em inglês.”   Saiba mais.  Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022

Publicações | Na ponta do lápis

O custo real médio de publicação de um artigo científico em uma revista de grande prestígio e visibilidade não passa de mil dólares, embora esse tipo de periódico chegue a cobrar dos autores valores entre cinco e 10 vezes maiores do que esse para revisar um paper e disponibilizá-lo em acesso aberto. Esse e outros cálculos sobre as despesas envolvidas no processo de comunicação científica foram divulgados no final de 2021 na plataforma F1000Research, em um trabalho assinado pelo físico Alexander Grossmann, professor de gestão de publicações da Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig, na Alemanha, e ex-diretor da editora Wiley-Blackwell, e pelo neurobiólogo Bjorn Brembs, da Universidade de Regensburg, também na Alemanha.
A dupla estimou uma série de custos diretos e indiretos que recaem sobre as editoras de periódicos científicos quando elas recebem, avaliam, selecionam, publicam e oferecem on-line um artigo padrão com 18 mil palavras e 10 imagens. Vinte e duas etapas do fluxo de processamento de papers foram consideradas, desde as horas de trabalho que o pessoal técnico dedica a cada manuscrito submetido até os custos com a preparação e formatação de trabalhos, verificação de plágio e distribuição para bases de dados que indexam revistas científicas. Os valores de referência vieram de editoras ou resultaram de cotações em serviços especializados.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022


Editoras usam inteligência artificial para detectar imagens alteradas em artigos científicos

Desde janeiro de 2021, os manuscritos aceitos para publicação nas 10 revistas editadas pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR) são submetidos ao escrutínio de um software de inteligência artificial (IA) capaz de identificar, em minutos, imagens duplicadas ou adulteradas, com partes giradas, invertidas e esticadas. A expectativa é que a tecnologia – chamada Proofing e desenvolvida pela empresa israelense Rehovot – reduza a incidência desse tipo de problema após a publicação dos trabalhos.
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados até agora”, disse à revista Nature Daniel Evanko, diretor de operações da AACR. A adoção desse tipo de tecnologia é considerada uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos. Em julho de 2021, a Sociedade Americana para Pesquisa Clínica passou a usar o mesmo programa em manuscritos aceitos para publicação no Journal of Clinical Investigation e JCI Insight. Também a editora Sage adotou esse software em outubro de 2021 em cinco de seus periódicos na área de ciências da vida.
Já a editora Frontiers foi por outro caminho. Desenvolveu seu próprio software de verificação de imagens, em uso desde agosto de 2020. A Springer Nature, por sua vez, diz que está avaliando algumas ferramentas, enquanto coleta dados para seu próprio software, o qual combinará elementos complementares de IA e humanos para identificar imagens problemáticas. Recentemente, editoras científicas criaram um manual para identificar artigos com imagens adulteradas ou duplicadas e combater esse tipo de má conduta (ver Pesquisa FAPESP nº 309).  Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022

02 fevereiro 2022

Mata atlântica ganha sistema de alertas de desmatamento


Boletins de alerta serão gerados para estimular fiscalização e combater desmatamento ilegal do bioma, considerado o mais ameaçado do Brasil. SOS Mata Atlântica, Arcplan e MapBiomas são responsáveis pelo novo serviço
A mata atlântica, o primeiro bioma brasileiro amplamente ocupado e destruído, será monitorada mais de perto a partir desta terça-feira (1º). É quando passa a funcionar o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) específico para esta vegetação, capaz de detectar áreas afetadas a partir de 0,3 hectare.
“Neste momento em que o país vive a disparada do desmatamento, é preciso colocar uma lupa sobre esse bioma, que ainda é o mais ameaçado, o que menos sobrou e onde se concentra a maior parte da população”, diz Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica.   Veja o texto na íntegra.   Fonte: DW-Brasil

Nova parceria entre Instituto Serrapilheira e Confap prevê apoio conjunto a jovens cientistas


O Instituto Serrapilheira e o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) anunciam uma nova parceria para apoio conjunto a projetos de ciência. Duas pesquisas de Santa Catarina já foram selecionadas pelo acordo de cooperação e receberão um financiamento total de R$ 1,3 milhões da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A parceria entre o Confap, que congrega todas as FAPs do Brasil, e o Serrapilheira, o primeiro instituto privado de fomento à ciência do país, se dá de duas formas. Uma é o cofinanciamento, em que cada uma das instituições concede uma parcela dos recursos aos projetos. Na outra, as fundações aproveitam os processos de seleção das chamadas públicas do Serrapilheira para financiar cientistas que foram muito bem avaliados, mas que não puderam ser contemplados pela limitação de recursos do instituto.   Saiba mais.   Fonte: Instituto Serrapilheira - 02/02/2022

SBPC lança novos cursos online

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abre as inscrições e matrículas do 2º ciclo de webminicursos em sua plataforma de cursos online (https://cursos.sbpcnet.org.br/). A cada trimestre são ofertados webminicursos de todas as áreas do conhecimento e temas contemporâneos, ministrados por professores de renomadas instituições do País.
Os webminicursos têm duração de seis horas e aulas previamente gravadas. Diante disso, o inscrito poderá assisti-los quantas vezes quiser dentro de sua disponibilidade de tempo. A forma virtual também permite que os interessados, em qualquer lugar do País ou até mesmo no exterior, possam frequentá-los. Ao final do prazo, o inscrito que assistir às seis horas do webminicurso poderá emitir seu certificado. Sócios quites e novos sócios da SBPC têm desconto na taxa de matrícula. Os valores para cada webminicurso são R$ 30,00 para sócio quite da SBPC e R$ 50,00 para não sócio. É permitido fazer a matrícula em vários webminicursos simultaneamente ou escolher apenas um. 
Veja a relação de alguns webminicursos oferecidos neste segundo ciclo:

WMC-05 – Recursos e estratégias para o ensino online e ativo de química (SBQ)
WMC-13 – Artigo científico: redação, ética, avaliação e divulgação (ABEC)
WMC-19 – Metodologia e divulgação científica (SBF)
WMC-32 – Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos (UFJF)

Prazo para propostas de cursos novos está aberto

Submissões podem ser feitas até 29 de abril de 2022. Todo o procedimento é realizado por meio da Plataforma Sucupira

As instituições de ensino superior e pesquisa que pretendem criar cursos de pós-graduação stricto sensu podem apresentar seus projetos. O prazo vai até 29 de abril. As regras e o calendário para a elaboração das Propostas de Cursos Novos (APCN) constam das Portarias 195 e 196 /2021.
Poderão ser apresentadas propostas para a criação de cursos de mestrado ou doutorado, nas modalidades presencial ou a distância, acadêmicos ou profissionais, de acordo com a legislação específica. É essencial que sejam observados os parâmetros e orientações da área de avalição a partir dos Documentos de Área e Documentos Orientadores de APCN.
Após o prazo de apresentação haverá a verificação técnica dos documentos, no período de 2 de maio a 30 de junho. Já a análise de mérito será realizada a partir de de julho. Esta etapa é feita pelos consultores das áreas de avaliação. Ela embasará a decisão do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que emitirá o parecer final.
Todo o procedimento de submissão de propostas é feito dentro da Plataforma Sucupira. Pela ferramenta, a instituição acompanha o andamento dos processos e ainda encontra um manual completo sobre a APCN, que ajuda a cumprir cada passo da proposta.   Saiba mais.  
Fonte: CCS/CAPES - 01/02/22

Reitoria cria nova comissão assessora para assuntos relacionados à covid-19

Foi publicada hoje, dia 1º de fevereiro, no Diário Oficial do Estado, uma portaria designando os membros da nova comissão assessora criada pela Reitoria para assuntos relacionados à covid-19.
De acordo com o comunicado divulgado à comunidade universitária pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, a comissão é “composta de docentes com expertise no assunto e outros membros da comunidade USP, que se encarregará de manter a comunidade informada sobre a pandemia no Estado de São Paulo e de orientar as medidas necessárias a serem tomadas pelos gestores da nossa Universidade”.
Ainda segundo o comunicado, serão divulgados boletins informativos periódicos com dados atualizados acerca da situação pandêmica, com especial atenção para as cidades onde a USP possui campus, e serão disponibilizados, no Canal USP do YouTube, entrevistas com membros da nova Comissão Assessora e outros convidados.
No texto divulgado pelos dirigentes também são elencadas outras medidas adotadas pela gestão para “permitir a preservação da saúde da comunidade USP”, como a funcionalidade para inserção de informações do próprio status vacinal nos sistemas corporativos Júpiter, Janus e Marte  e a simplificação da concessão de afastamento do trabalho presencial de docentes e servidores técnico-administrativos, no caso de teste positivo para covid-19 ou na ocorrência de síndrome gripal (clique aqui e acesse a íntegra do comunicado).   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP - 01/02/22

Ferramenta de projeção climática da USP estreia em programa da TV Cultura

Sistema TempoCampo, criado na USP em Piracicaba, oferece indicador de produtividade para apoiar decisões no campo a partir dos efeitos do clima; informações serão veiculadas no programa “AgroCultura”, no último domingo do mês

No último domingo, dia 30 de janeiro, o programa AgroCultura, veiculado na TV Cultura de São Paulo, passou a contar com um boletim de projeções agrometeorológicas realizadas por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Chamado Boletim TempoCampo, o espaço terá informações no programa sempre na última edição do mês. 
Os dados do boletim são obtidos a partir do Sistema TempoCampo, ferramenta que é produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da Esalq. 
Essa ferramenta tem como objetivo quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor que pode consultar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção.
A ferramenta está disponível para computador e também por aplicativo para apoiar a tomada de decisão no campo, oferecendo projeções futuras de produtividade em culturas como cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.
O quadro conta com apresentação do jornalista Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba, e do professor Fábio Marin, coordenador do projeto TempoCampo. O programa AgroCultura vai ao ar todos os domingos, das 10h às 10h30, com reprises às quintas-feiras, às 20h. Clique e confira o primeiro boletim veiculado na TV Cultura.  Fonte: Jornal da USP - 01/01/22

01 fevereiro 2022

Confies realizará em fevereiro encontro sobre Plataforma +Brasil


O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) realizará em 2 de fevereiro, às 15 horas, um encontro sobre a implementação da Plataforma+Brasil, o novo sistema eletrônico de gestão de convênios para recursos federais. O encontro será online e gratuito. As inscrições já estão abertas aqui.
Um dos objetivos é entender sobre como funciona a nova ferramenta principalmente para as fundações de apoio da atividade de pesquisa – conduzida pelas universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa, filiadas ao Confies.   

Quer aprender a pesquisar no Portal de Periódicos da CAPES? Veja o calendário de fevereiro


Participe dos treinamentos e otimize a sua busca. As inscrições são gratuitas e as turmas oferecidas por área do conhecimento, para um melhor aproveitamento dos conteúdos.
Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados.
Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Meu espaço para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 01/02/22

Periódicos potencialmente predatórios no QUALIS-Capes

Este é o sítio de um levantamento iniciado em novembro de 2017 para:
1) Identificar periódicos potencialmente fraudulentos listados pelo Sistema QUALIS-CAPES;
2)  Estimar a proporção destes periódicos na base QUALIS;
3) Estimar a chance destes periódicos serem detectados pelo sistema QUALIS.  

A lista de títulos potencialmente predatórios que compilamos não é uma palavra final e está em constante revisão, devendo ser usada como subsídio para avaliações caso a caso e a critério dos autores e instituições.

  • Reiteramos que apresentamos estes resultados na intenção de contribuir para o aperfeiçoamento dos critérios de avaliação dos programas de pós-gradução e do sistema QUALIS.
  • O fato de um artigo ser publicado em uma revista potencialmente predatória não significa que este artigo seja de má qualidade. Um dos prejuízos causados pelos periódicos predatórios é justamente potencialmente afetar a credibilidade de tais artigos.
  • Caso verifique qualquer problema ou tenha sugestões sobre trabalho entre em contato com os autores.  Acesse o site aqui.
Saiba mais

Gerenciando o crédito de pesquisa em um mundo colaborativo

Com a colaboração internacional na pesquisa em ascensão, está ficando mais difícil interpretar a alocação de crédito para publicações de pesquisa. Em seu último Relatório Global de Pesquisa, especialistas do Institute for Scientific Information™ propõem uma nova métrica para garantir uma tomada de decisão equilibrada por gerentes de pesquisa e formuladores de políticas.  Neste relatório, o Institute for Scientific Information™:
1. Examina como o aumento da colaboração e autoria em pesquisa internacional está dificultando a compreensão e a interpretação da alocação de crédito,
2. Propõe uma nova métrica – o Collaborative CNCI (Collab-CNCI) – uma inovação vital para um período em que a colaboração internacional está se tornando uma característica dominante da pesquisa global, e
3. Convida usuários e gestores de pesquisa a comentar os benefícios relativos do Collab-CNCI em comparação e como complemento a outros métodos para possibilitar decisões equilibradas e oportunas nos níveis individual, institucional e nacional.   Download do relatório
Fonte: Clarivate - 01/02/22

31 janeiro 2022

Coleção de livros “Espécies Arbóreas Brasileiras” está disponível para download gratuito!

A Embrapa Florestas acaba de disponibilizar, para download gratuito, os cinco volumes dos livros “Espécies Arbóreas Brasileiras”, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador que hoje está aposentado e dedicou boa parte de sua trajetória profissional à redação e edição destes livros. Os cinco volumes trazem 340 espécies arbóreas nativas do Brasil, com informações detalhadas tais como taxonomia, descrição, reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética, crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos, pragas e doenças e espécies afins; complementadas com mapas, tabelas e fotografias.
Segundo Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, “nossa intenção é tornar a informação sobre nossas espécies nativas cada vez mais acessível. Temos desafios de restauração florestal e também compromissos assumidos com as novas metas climáticas (NDCs) e o conhecimento embarcado nestes livros pode ajudar no planejamento de uso e conservação das nossas espécies nativas”.
Os livros estão disponíveis na base de dados da Embrapa e podem ser baixados por volume. “A intenção é, em breve, disponibilizar novas formas de acesso a estas informações, mas este já é um primeiro passo”, informa SchaitzaFaça o download gratuito.  Fonte: Embrapa - 31/01/22

Capes diz que avaliação de mestrados e doutorados sai até o final do ano

A avaliação quadrienal dos cursos de mestrado e doutorado do Brasil pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao MEC (Ministério da Educação) vai sair até dezembro. É o que garante a entidade.
Em 2021, ano em que deveria ter sido feito, o processo foi suspenso Justiça e uma suposta inércia da própria Capes quanto a isso causou renúncias no órgão.
A previsão é que o trabalho acabe em dezembro. A divulgação dos resultados, porém, continua proibida por decisão judicial. A entidade diz que "segue, junto com a AGU (Advocacia-Geral da União) atuando na Justiça para permitir essa etapa do processo".
No ano passado, as atividades foram suspensas após o Ministério Público apontar problemas no processo. Em 22 de setembro, a Justiça Federal determinou, via liminar, a suspensão da avaliação. A decisão foi revertida em 2 de dezembro.
A avaliação quadrienal da Capes atribui notas de 1 a 7 às pós-graduações do país. Para poder funcionar com mestrado, o programa deve receber no mínimo a nota 3. O doutorado tem 4 como nota de corte. As notas 1 e 2 levam ao descredenciamento do curso, e os programas que obtêm 6 ou 7 são considerados de excelência.
Neste ano, será medida a qualidade de 4.559 programas de mestrado e doutorado em 473 instituições de ensino. O período a ser avaliado é entre 2017 e 2020.   
Fonte: Folha de S. Paulo - 31/01/22

Avaliação segue plano de trabalho de internacionalização

O Plano de Trabalho de Internacionalização (PTI) orientou esta semana os especialistas responsáveis pela avaliação intermediária do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Trata-se de um sistema no qual as 36 instituições participantes do programa informaram os dados do período já executado de seus projetos.
Guiados pelo PTI, os membros do comitê  fizeram a análise em três módulos. No primeiro, Compromisso Institucional, avaliaram se as ações incentivaram a construção, execução e consolidação de planos estratégicos de internacionalização. No segundo, Parcerias e Redes de Pesquisa, julgaram se houve formação, de fato, de parcerias de pesquisas internacionais. Já no terceiro, Sumário Executivo, interpretaram relatório consolidado dos cinco aspectos mais relevantes de cada tema, além dos objetivos listados nos dois módulos anteriores.  
Os quatro dias de atividades servirão para subsidiar, se for o caso, a renovação dos projetos. O resultado preliminar deve ser divulgado a partir de 8 de fevereiro.
PrInt foi lançado em 2017 e tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. A execução das propostas aprovadas teve início em novembro de 2018, com um prazo de cinco anos. Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais, planejados com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros.   Fonte: CCS/CAPES - 31/01/22

Inovação e Empreendedorismo são tema do 7º fascículo do livro comemorativo dos 60 anos da FAPESP

O Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) já aportou cerca de R$ 700 milhões em projetos inovadores de mais de 1.770 empresas em todo o Estado. O retorno sobre o investimento tem sido “substantivo”: cerca de R$ 6 para cada R$ 1 investido, diz Sérgio Salles-Filho, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Salles-Filho assina o artigo Ligando Pesquisa com a Inovação, que abre o fascículo Inovação e Empreendedorismo, o sétimo dos dez que comporão o livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento.
O sétimo fascículo do livro tem foco nos esforços da FAPESP para promover a inovação e o empreendedorismo. O primeiro capítulo, A inovação em valorizar a inovação, descreve o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da FAPESP, em 1989, que deu suporte a iniciativas de apoio à inovação tecnológica e à articulação de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.
Os seis primeiros fascículos do livro – Seis décadas de realizaçõesDNA da Ciência PaulistaPioneirismo DigitalGrandes projetos, grandes resultadosPolíticas públicas baseadas em evidências e Contribuição social, cultural e artística – estão disponíveis em: 60anos.fapesp.br/livro/.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 31/01/22

29 janeiro 2022

Orçamento da CAPES tem aumento de 27% em relação à 2021

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 assegurou um aumento de 27% no orçamento da CAPES em relação ao de 2021. O total de recursos passou de R$ 3,01 bilhões para R$3,8 bilhões. O acréscimo garante a continuidade de todas as ações da CAPES. “Com o aumento do orçamento de 2022, zeramos o déficit e o pagamento de bolsas de pós-graduação no País e o da educação básica está assegurado”, ressalta Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES.
A CAPES exerce um papel fundamental ao financiar pesquisas no Brasil e no exterior bem como a formação de cientistas e professores da educação básica. O investimento da Fundação envolve 99,6 mil bolsas de pós-graduação, sendo 96,5 mil no Brasil e 3,1 mil no exterior, além de mais 60 mil bolsas voltadas ao aperfeiçoamento de profissionais da educação básica.
Em sintonia com a presidência da CAPES e com amplo apoio de parlamentares, o Ministério da Educação (MEC) trabalhou fortemente para este adicional de R$ 800 milhões no orçamento. “É uma conquista maravilhosa no início de 2022 para a educação brasileira. Os bolsistas podem ficar tranquilos pois o pagamento de todas as bolsas ao longo do ano está assegurado”, comemorou Cláudia Queda de Toledo.   Fonte: CCS/CAPES - 28/01/22