06 abril 2022

TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. 
O próximo exame online será aplicado no dia 30 de abril de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 20/04/22. A comunidade do Campus Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba terão taxas especiais. https://bit.ly/3LOxUD1.   Fonte: Centro de Estudos Linguísticos ESALQ – 06/04/22

Como se inscrever nos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos oferece diversos treinamentos para o usuário aprimorar a navegação no site e ampliar o conhecimento sobre vários conteúdos disponibilizados no Portal. Os treinamentos acontecem de segunda a sábado nos três turnos: manhã (9h às 12h), tarde (14h às 17h) e noite (19h às 20h50), sendo que aos sábados, eles são das 10h às 12h. Em cada semana destaca-se uma área do conhecimento. Todas as quintas-feiras, das 14h às 15h50, acontecem os treinamentos especiais. É um trabalho do Portal juntamente com os editores com o objetivo de informar e capacitar os usuários sobre os conteúdos assinados disponibilizados no Portal.  
É importante destacar que os treinamentos são on-line, gratuitos e abertos a todos os interessados, e não há necessidade de vinculação acadêmica ou institucional para participar. Todos os participantes, desde que comprovada a participação com a assinatura na lista de presença, tem direito a certificação.  
As inscrições nos treinamentos do Portal de Periódicos podem ser feitas no próprio site do Portal, de acordo com os passos a seguir
1°) Faça a identificação no Portal pela seção "Meu Espaço". Se não for cadastrado, é só clicar em "Registra-se". O cadastro permite usar vários recursos adicionais do Portal de Periódicos; 
2°) Após se identificar, clique no Menu Treinamentos - Calendário. Escolha o mês, dia, turno e área do conhecimento que deseja se inscrever. 
3°) Para solicitar a sua inscrição, basta clicar no botão "Solicitar inscrição". 
4°) Um e-mail de confirmação será encaminhado para seu endereço de e-mail cadastrado no "Meu Espaço". 
Qualquer dúvida ao tentar se inscrever, o usuário poderá enviar um e-mail para treinamento.periodicos@capes.gov.br.


Cientistas apresentam o estado da arte da pesquisa em nanotecnologia no Estado de São Paulo

A nanotecnologia – área que envolve a manipulação de materiais nas escalas molecular e atômica, operando com estruturas da ordem de grandeza de 1 a 100 nanômetros e controlando sistemas quase que átomo a átomo – não é mais uma promessa para o futuro. Possibilitando melhorar as propriedades de materiais de uso corrente ou obter a partir deles propriedades totalmente novas, é um recurso consolidado, com larga aplicação em campos muito variados – de informática a medicina, de agricultura a farmácia, de geração de energia a confecção de roupas.
Com o emprego de nanotecnologia em agricultura, Fraceto afirmou que “grandes avanços foram obtidos com a chamada ‘revolução verde’, nas décadas de 1950-60”. Mas lembrou que esse modelo causou uma série de impactos ambientais, com o uso excessivo de recursos, o desmatamento e a contaminação do solo e da água. E também provocou fortes impactos sobre a saúde humana, com a presença de resíduos de fertilizantes e defensivos agrícolas nos alimentos e na água.
Para promover uma produção que seja, ao mesmo tempo, eficiente, sustentável e resiliente, uma das linhas de pesquisa envolve o emprego de nanotecnologia com o objetivo de diminuir expressivamente as quantidades de fertilizantes e defensivos. “Desenvolvemos um herbicida encapsulado em nanopartículas que possibilita reduzir em 80 vezes a concentração do ingrediente ativo”, informou.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 06/04/22

05 abril 2022

USP sobe quatro posições no ranking do SCImago

A USP subiu quatro posições na classificação internacional SCImago Institutions Rankings (SIR), ranking espanhol anual elaborado pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). A USP passou da 47ª para a 43ª posição, sendo a universidade latino-americana mais bem classificada.
Este ranking, divulgado no dia 4 de abril, avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.
No quesito Pesquisa, os principais critérios estão relacionados ao impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições. Nesse item, a USP é considerada a 16ª universidade do mundo que mais publicou artigos científicos indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 05/04/22

Saiba mais

Diálogo para o conhecimento

Orientação de estudos acadêmicos requer o estabelecimento de metas e um ambiente de trabalho pautado na colaboração


Da iniciação científica ao doutorado, as metodologias de trabalho entre orientador e orientando devem ser adaptadas conforme o perfil dos pesquisadores envolvidos, bem como a natureza do estudo em questão. Mas, a despeito das particularidades de cada caso, alguns elementos são comuns a relações bem-sucedidas. Entre eles estão a determinação de metas de curto, médio e longo prazo, o incentivo à troca de conhecimento com outros estudantes e o apoio na resolução de dificuldades envolvendo metodologias, experimentos em laboratórios e pesquisas de campo.
Em artigo publicado em dezembro de 2021 na revista Nature, alunos de doutorado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, chamam a atenção sobre práticas que facilitam a comunicação efetiva com seus orientadores. Compreender as próprias necessidades constitui o primeiro passo, pois permite identificar se o aluno trabalha melhor com prazos flexíveis ou predeterminados, além de saber se demanda uma orientação mais estrita ou prefere a liberdade de escolher suas próprias questões de pesquisa. Estabelecer o tempo preciso para se preparar para reuniões individuais, definir as prioridades com o orientador, conhecer sua forma de trabalhar e rever constantemente suas metas são outras diretrizes apontadas pelo artigo.   
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - abril 2022

Perfil da retratação de artigos de autores brasileiros

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) levantaram o perfil de artigos científicos de autores brasileiros que sofreram retratação entre 2002 e 2019. Com base em dados da plataforma Retraction Watch, que compila casos de papers considerados inválidos pelos periódicos que os publicaram, o grupo identificou 162 artigos retratados no período, dos quais quase 60% envolveram má conduta – os casos mais comuns foram de imagens duplicadas ou adulteradas (14,2% do total); plágio ou autoplágio (12,2%); ou resultados falsificados ou manipulados (5,4%). Outros 19% foram cancelados por erros ou deslizes cometidos de boa-fé e 14,8% por equívocos dos próprios periódicos. Não foi possível definir a causa da retratação em 6,1% dos casos. O estudo foi publicado em novembro na revista Transinformação.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - abril 2022

Leia a revista Pesquisa FAPESP edição de abril de 2022

Clique aqui

Journal Citation Reports | Guia do usuário


Proceedings of the National Academy of Sciences | Guia prático


Guias práticos da plataforma e conteúdo

            

Animal Health & Production Compendium | Guia do usuário


American Society of Plant Biologists | Guia do usuário


Saiba mais  Inscrições

Programa Eixos Temáticos da USP quer estreitar relacionamento da Universidade com a sociedade

Identificar como a Universidade pode ajudar a resolver grandes problemas sociais com abordagem interdisciplinar, oferecer soluções que possam gerar políticas públicas embasadas no conhecimento produzido e conectar ainda mais a USP à sociedade.  
Esses são os objetivos estratégicos do Programa Eixos Temáticos da USP, lançado oficialmente no dia 4 de abril, em uma reunião realizada na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo.
O programa está dividido em 11 grandes temas, baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): Agronegócio, Desigualdades, Democracia, Cidades, Cultura e Artes, Educação, Economia, Energia, Indústria, Meio Ambiente e Saúde.
“A sociedade tem uma grande expectativa do conhecimento gerado na Universidade. Precisamos utilizar essa expertise para contribuir com os vários segmentos sociais, dando subsídios para a tomada de decisão e interagindo com instâncias governamentais e setores empresariais”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 04/04/22