08 abril 2022

Corredor Caipira acaba de lançar duas cartilhas educativas

Coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, o projeto Corredor Caipira acaba de lançar duas cartilhas educativas gratuitas e disponíveis para download 
aqui. Voltadas a gestores da paisagem e docentes do ensino fundamental, as publicações relacionam a conservação da biodiversidade com o aumento da disponibilidade de água em cidades do interior paulista, além de propor atividades de educação socioambiental.
Em Restaurando o amanhã: Desafios e propostas para a paisagem, os autores levantam dados preocupantes sobre o grau de preservação da mata nativa em municípios que compõem a área de influência direta do chamado Corredor Caipira. Em Piracicaba, por exemplo, apenas 9% da vegetação natural está preservada. De acordo com o levantamento, o estabelecimento das usinas de açúcar e álcool na região trouxe benefícios financeiros, mas devastou drasticamente áreas naturais, comprometendo a disponibilidade de água para a população.   

Outra cartilha disponibilizada pelo projeto é Árvores Guardiãs: conceitos e atividades para uma educação transformadora. Destinada a docentes do ensino fundamental I e II, a publicação serve como fonte de inspiração e de base para educação socioambiental de crianças. A obra apresenta sete árvores nativas da região da Mata Atlântica e propõe uma reconexão com o território por meio da valorização das florestas e das pessoas. Cada árvore retratada na cartilha segue acompanhada de princípios associados àquela espécie, além de hiperlinks que direcionam para páginas do projeto na internet com mais informações sobre a árvore. 

Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/04/22 

e-Books disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson

                             
             Para acessar os e-Books é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Sociedade brasileira desperta para ciência - Sou Ciência: conectando universidades, sociedade e ciência

Apesar do avanço do negacionismo e dos ataques do presidente aos cientistas, os brasileiros e brasileiras confiam na ciência, em especial a produzida por universidades e institutos públicos. Mais que isso, confiam, defendem e estão interessados em saber mais. É o que mostra levantamento feito pelo Sou_Ciência em parceria com o Instituto Ideia Big Data, a partir de dados atualizados e inéditos, que divulgamos em nosso site. A pesquisa de opinião mostra que estamos diante de um novo ‘sujeito político’ de grande confiança pela população: o “cientista público” é quase um novo herói nacional. Felizmente, um herói não-messiânico e baseado em evidências. Mas ainda há muito a fazer para uma real tradução e ‘alfabetização científica’ no Brasil e ao aprofundamento do debate sobre diferentes áreas, métodos e propósitos do fazer científico – nem sempre consensuais. A atual conjuntura evidencia que o choque entre negacionismo e ciência não ocorre estritamente no campo do conhecimento, mas também no campo da política, onde está em jogo o direito à vida. É neste contexto que a ciência tem se consolidado também como sujeito político e uma das principais forças sociais de oposição. Ou seja, a ciência não está restrita aos laboratórios e a especialistas, e passou a ser reconhecida pela sociedade brasileira como bem público, integrante da cidadania. Veja o texto na íntegra: Blog Sou_Ciência/Folha de S. Paulo.  Fonte: Jornal da Ciência - 08/04/22

Série Projeto para um novo Brasil – Seminário "Pós-graduação"

Matéria  |  Vídeo do Seminário

O SinBiose apresenta o vídeo "Ciência de Síntese"!

O Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - o SinBiose apresenta o vídeo "Ciência de Síntese"! A animação aborda o conceito e dinâmicas das sínteses do conhecimento, a partir de alguns de seus aspectos fundamentais, como a diversidade de pessoas com diferentes conhecimentos e experiências e a integração de conceitos e dados para além dos limites disciplinares. Trata-se de buscar novas ideias que tragam avanços para a ciência ou ainda apoiar a tomada de decisão em políticas públicas. SinBiose: integrando informações para gerar conhecimento novo e relevante para a ciência e a sociedade.   
Fonte: CNPq - 08/04/22

Assista ao vídeo

O SinBiose apresenta o vídeo "Ciência de Síntese"!



 

Saiba mais Inscrições

Prêmio CAPES recebe Teses até 22 de abril

Termina em 22 de abril o prazo para inscrição no Prêmio CAPES de Tese 2022. A 17ª edição da premiação vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2021. Esse ano, serão entregues prêmios adicionais pela Fundação Carlos Chagas e  Dimensions Sciences, parceiras da Coordenação no evento.
Na primeira etapa, serão selecionados 49 trabalhos, uma por área do conhecimento reconhecida pela CAPES. Desses, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese relacionado a cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
Os programas de pós-graduação (PPG) farão uma pré-seleção das teses que os representarão no concurso. Os trabalhos devem estar registrados na Plataforma Sucupira da CAPES e ter sido defendidos no Brasil, em 2021, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. As inscrições devem ser feitas pelo site https://pct.capes.gov.br. O resultado do Prêmio tem divulgação prevista para agosto. Os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 08/04/22


07 abril 2022

Treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES

Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados. Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Meu espaço para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.


Implementar a Agenda 2030 da ONU é essencial para um futuro melhor

Segundo Nuno Coelho, professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, é importante que cada cidadão conheça cada uma das 17 iniciativas propostas para garantir a aplicação das metas e um futuro com mais qualidade de vida


O podcast
Em Dia com o Direito desta semana fala sobre quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, conhecidos como Agenda 2030, e como a implementação dessas metas depende da colaboração de cada pessoa e de cada instituição presente no planeta.
Quem fala sobre os objetivos é o professor Nuno Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, que reforça cada meta e explica quais são os objetivos buscados por cada implementação, que atingem parâmetros ambientais, sociais, ecológicos e de sustentabilidade.
Nuno cita cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a importância da aplicação desses propósitos, que passam por garantir direitos humanos básicos, como o fim da pobreza e da fome, preservação do meio ambiente, com atitudes para combater as mudanças climáticas e assegurar a perpetuação dos ecos e biossistemas e combater desigualdades sociais. A implementação desses objetivos visa garantir um futuro melhor e mais sustentável para as próximas gerações.
O podcast é produzido pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, com coordenação do próprio professor Nuno Coelho. Ouça aqui o podcast
Fonte: Jornal da Ciência - 07/04/22

Mostra virtual expõe as possibilidades de uso da arte na ciência

Confira a mostra

Ler a publicação



Plataforma Dimensions Analytics está disponível na Universidade de São Paulo (USP)

Acesse aqui

O desenvolvimento científico global e a competitividade entre as universidades estão demandando estratégias cada vez mais complexas de gestão, com foco na produção científica sustentável e incremento da colaboração internacional.
O sucesso de uma instituição depende de formar bons profissionais mas também depende de manter pesquisadores de primeira linha, obter o financiamento necessário, além de garantir uma estrutura apropriada para obter resultados de pesquisa de impacto, revelando seu real desempenho acadêmico e científico para seu país e para o mundo. A plataforma Dimensions foi desenvolvida para apoiar diferentes grupos dentro de uma organização de pesquisa, desde os próprios pesquisadores, coordenadores de pesquisa, bibliotecários, editores de revistas e livros, até estudantes, para o alcance de tais objetivos de qualidade.
Plataforma Dimensions contempla conteúdos bem mais amplos e distintos que outras plataformas analíticas de publicações científicas como SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate Analytics), uma vez que se baseia em Identificadores de Objetos Digitais (DOIs) atribuídos a documentos digitais publicados em geral tais como artigos, e-books, conjuntos de dados científicos, menções online, testes clínicos, patentes, documentos de políticas, financiamentos, independente de indexação nas bases de dados mencionadas, fornecendo links para os websites onde os conteúdos digitais efetivamente podem ser consultados, bem como dados de impacto nas redes sociais podem ser imediatamente visualizados.   Saiba mais.   
Fonte: AGUIA - 07/04/22

Lista de nº ORCiDs vinculados aos nº USP

Encaminhamos em anexo lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD por Unidade atualizada em 16/03/2022. Solicitamos ampla divulgação entre Diretores das Unidades, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, bem como funcionários, em que conste também as seguintes informações e orientações a seguir, bem como reforçando a necessidade de adicionar informações ao registro ORCiD: Biografia, Emprego, Formação, Trabalhos, etc.  É necessário esclarecer que há quatro instâncias do ORCiD na USP, que convivem e que podem causar confusão. O nº ORCiD é um só, mas o vínculo Nº USP com Nº ORCiD só acontece na instância 3.

1) Registro ORCiD mundial - gratuito e aberto a qualquer pesquisador, sem estabelecer vínculo institucional. http://www.orcid.org.

2) Informação do ORCiD no DataUSP - weR_USP - Sistemas USP - STI - o docente informa o nº ORCiD, mas nenhuma autenticação ou vínculo com a USP e a ORCID é estabelecido. https://uspdigital.usp.br/datausp.

3) Registro do nº USP vinculado ao nº ORCiD - o vínculo da comunidade USP de docentes, discentes e funcionários é estabelecido mediante o uso da autenticação do nº USP e senha única USP e a Organização ORCID. http://www.usp.br/orcid.

4) Informação do ORCiD no Janus - Pós-Graduação - o aluno informa o nº ORCiD, mas nenhum vínculo é estabelecido entre seu nº USP e o nº ORCiD. https://uspdigital.usp.br/janus. Segue lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD, com dados atualizados até 16/03/2022 às 17h20. Segue também o Tutorial de vinculação do nº USP ao nº ORCiD atualizado out. 2020, que auxilia na compreensão do processo de vinculação. Link de acesso para criar e/ou vincular seu nº USP ao registro ORCiD.  Entre em contato com a equipe da Biblioteca na sua Unidade para outras informações.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 07/04/22

06 abril 2022

TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. 
O próximo exame online será aplicado no dia 30 de abril de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 20/04/22. A comunidade do Campus Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba terão taxas especiais. https://bit.ly/3LOxUD1.   Fonte: Centro de Estudos Linguísticos ESALQ – 06/04/22

Como se inscrever nos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos oferece diversos treinamentos para o usuário aprimorar a navegação no site e ampliar o conhecimento sobre vários conteúdos disponibilizados no Portal. Os treinamentos acontecem de segunda a sábado nos três turnos: manhã (9h às 12h), tarde (14h às 17h) e noite (19h às 20h50), sendo que aos sábados, eles são das 10h às 12h. Em cada semana destaca-se uma área do conhecimento. Todas as quintas-feiras, das 14h às 15h50, acontecem os treinamentos especiais. É um trabalho do Portal juntamente com os editores com o objetivo de informar e capacitar os usuários sobre os conteúdos assinados disponibilizados no Portal.  
É importante destacar que os treinamentos são on-line, gratuitos e abertos a todos os interessados, e não há necessidade de vinculação acadêmica ou institucional para participar. Todos os participantes, desde que comprovada a participação com a assinatura na lista de presença, tem direito a certificação.  
As inscrições nos treinamentos do Portal de Periódicos podem ser feitas no próprio site do Portal, de acordo com os passos a seguir
1°) Faça a identificação no Portal pela seção "Meu Espaço". Se não for cadastrado, é só clicar em "Registra-se". O cadastro permite usar vários recursos adicionais do Portal de Periódicos; 
2°) Após se identificar, clique no Menu Treinamentos - Calendário. Escolha o mês, dia, turno e área do conhecimento que deseja se inscrever. 
3°) Para solicitar a sua inscrição, basta clicar no botão "Solicitar inscrição". 
4°) Um e-mail de confirmação será encaminhado para seu endereço de e-mail cadastrado no "Meu Espaço". 
Qualquer dúvida ao tentar se inscrever, o usuário poderá enviar um e-mail para treinamento.periodicos@capes.gov.br.