23 maio 2022

Inovação na USP – inovação?

Por Ronaldo de Breyne Salvagni, professor da Escola Politécnica da USP

Uma excelente iniciativa da USP foi a recente ênfase na Inovação, com a criação de uma Pró-Reitoria adjunta focada nessa área, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa. Esta ação mostra uma USP moderna e atuante, comprometida com o desenvolvimento da comunidade. Entretanto, isso está convivendo com uma forte contradição interna, na área do Ensino.Por um lado, na atual situação de saída da pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação permitiu que as aulas voltassem a ser presenciais ou continuassem on-line, de acordo com o critério de cada professor, permitindo a incorporação das inovações alcançada durante a pandemia e de forma coerente com a proposta de Inovação da USP.
Porém, por outro lado, na Graduação, a decisão foi o contrário: foi exigido o retorno imediato de todas as disciplinas ao formato presencial, sendo proibida a realização de quaisquer aulas on-line. Uma das razões mencionadas é a não aceitação de “experimentações” na Graduação. Ora, a experimentação é a base da inovação (e da Ciência), sem a qual não há avanço. E essas “experimentações” já foram feitas durante o período da pandemia, de modo que agora já temos resultados concretos, aqueles positivos prontos para serem aplicados nas aulas. No entanto, isso tudo foi proibido.   Leia o texto na íntegra.   Fonte: Jornal da USP - 23/05/22


Após ensino remoto, universidades precisam dar aula extra para calouros

Os dois anos de aulas preferencialmente remotas no ensino médio, por causa da pandemia da covid-19, levaram a lacunas em conhecimentos básicos, que precisam agora ser preenchidas por universidades com programas e tutorias - para desenvolver sobretudo habilidades como leitura e síntese - além de disciplinas extras de reforço. As iniciativas incluem também alunos que entraram na universidade durante a crise sanitária. "Não podemos fingir que nada aconteceu", diz o pró-reitor adjunto de Graduação da USP, Marcos Neira. "Há habilidades e conhecimentos que não podem ser desenvolvidos em uma sala virtual."
A USP investiu R$ 3 milhões em um programa de tutoria para recuperação de conhecimentos. Neira destaca que o reforço é voltado tanto para os alunos que chegam agora - vindos do ensino médio remoto - quanto para quem já está no curso. "Pela primeira vez, temos, em tese, três turmas de 1º ano." Por isso, as tutorias tratam de temas básicos, como leitura acadêmica, até os mais complexos, de disciplinas já cursadas.
A ação é emergencial, mas há possibilidade de renovação. São 376 projetos, com 498 tutores: estudantes do último ano, da pós e do pós-doutorado. Eles, reforça Neira, não substituem o professor. Dão atendimento mais individualizado e, pela idade próxima, têm vantagem em se conectar com o tutorado, na linguagem e no tipo de relação. Permite ainda a vivência do campus que os alunos não tiveram antes.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 23/05/22

Ranking de Portais de Periódicos do Google Acadêmico 2022

De acordo com o Ranking Webometrics, durante os últimos meses, percebeu-se a indexação de registros de vários repositórios de acesso aberto pelo Google Acadêmico.  A partir da experiência de alguns casos, parece que o GA penaliza o erro nas descrições dos metadados, por isso é importante que os repositórios afetados verifiquem seu nível de indexação e tentem identificar possíveis problemas.

Por favor, considere as seguintes diretrizes de Indexação Google Scholar:

e o seguinte material: Expondo o Conteúdo do Repositório ao Google Acadêmico

Algumas sugestões para melhorar a visibilidade na web do conteúdo do seu repositório Open Access institucional: “Altmetrics of the Open Access Institutional Repositories: A Webometrics Approach”Ainda de acordo com o Webometrics, como serviço para a comunidade Open Access, a equipe está disponibilizando cinco listas de repositórios (todos (institucional+assunto), institucionais, dados, portais de revistas e CRIS) com os números brutos de registros existentes no Google Scholar (ou Google Acadêmico) para seus domínios web ( site:xxx.yyy. zz excluindo citações e patentes) classificados por número decrescente de itens coletados durante a primeira semana de fevereiro de 2022. A lista ainda está incompleta, pois ainda estão sendo adicionados novos repositórios. O Portal de Revistas da Universidade de São Paulo aparece em 36º com 63.000 itens publicados.  Confira: Ranking Webometrics de Portais de Revistas – Feb. 2022.   Fonte: AGUIA - 18/05/22


Inscrições

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FAPESP completa hoje 60 anos

Em 23 de maio de 1962, há exatos 60 anos, o então governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto assinou o decreto 40.132, que aprovou os Estatutos da FAPESP e possibilitou seu imediato funcionamento. “A criação de uma agência paulista de amparo à pesquisa foi resultado da ação coordenada de cientistas, acadêmicos, políticos, intelectuais e jornalistas, que teve como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo”, sublinha Marco Antonio Zago, presidente da Fundação.
Os 60 anos da FAPESP serão comemorados nesta quarta-feira (25/05), em solenidade que contará com a presença do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva; da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; de reitores, pró-reitores, dirigentes de instituições de pesquisa e de empresas e pesquisadores, entre outros. A cerimônia será transmitida pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 23/05/22


22 maio 2022

Trial de Revistas da University of Chicago Press vai até 17 de julho

A
University of Chicago Press ativou o trial da USP da sua coleção de periódicos. Usuários da USP poderão acessar a coleção em https://bit.ly/3MFN4vt até 17 de julho gratuitamente, mediante acesso a computador IP autorizado USP ou acesso remoto VPN.O trial simula uma assinatura. Logo, o acesso é ao conteúdo completo da coleção. As revistas da Chicago Press atendem a diferentes áreas de conhecimento, a saber:
    • Ciências Biológicas
    • Letras e Artes
    • Economia
    • Política e Ciências Sociais
    • Humanas, História e Educação
Saiba mais.   Fonte:  AGUIA - 21/05/22

50.000 livros de acesso aberto em DOAB

Ao mesmo tempo, as editoras tradicionais estão implementando novas abordagens, que evitam o uso de taxas de processamento de livros, possibilitando a publicação de seus livros em acesso aberto. Editoras como a MIT Press, que introduziu um novo modelo denominado Direct to Open (D2O) em 2021, resultando no lançamento de toda a sua lista de monografias da Primavera de 2022 e coleções editadas em acesso aberto; a University of Michigan Press com seu programa Fund to Mission e a Central European University Press e a Liverpool University Press usando o modelo Opening the Future, desenvolvido pelo projeto COPIM.
O DOAB se tornou uma plataforma essencial para novas e menores editoras de acesso aberto para aumentar a visibilidade de seus livros e garantir que eles apareçam em catálogos de bibliotecas, ajudando assim editoras como a Open Book Publishers e nossos colegas do consórcio ScholarLed a crescer e se tornar mais estabelecidas no cenário editorial acadêmico. Da mesma forma, apoiou as editoras mais tradicionais à medida que dão seus primeiros passos na publicação de livros de acesso aberto com novos modelos de financiamento, como Opening the Future.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 21/05/22


21 maio 2022

Acesse o Portal de Periódicos por meio da CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada - CAFe - permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, o acesso remoto ao conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos. De acordo com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, hoje, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem a comunidade. 
É importante destacar que o acesso remoto é um serviço diferente do Meu Espaço, ou seja, realizar o login no Meu Espaço não possibilita o acesso remoto ao conteúdo disponível para sua instituição.
O cadastro no “Meu espaço” existe para oferecer serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; acesso ao certificado de participação após os treinamentos; recebimento de informativos enviados aos usuários; registro de artigos, alertas de pesquisas realizadas no acervo e criação de lista de bases de dados favoritas. O guia do Portal de Periódicos abrange todas as particularidades dessa seção.
Já o serviço CAFe é voltado apenas para o acesso remoto do conteúdo do Portal. Todas as informações relevantes sobre o serviço podem ser encontradas neste link. É essencial que o usuário saiba que o serviço de acesso remoto é de responsabilidade das instituições. Para uma instituição ter acesso ao conteúdo pago do Portal de Periódicos pela CAFe, NÃO BASTA, apenas, participar da CAFe; é preciso que a instituição tenha adquirido direito de acesso ao Portal, ou seja, atender a um dos cinco critérios estabelecidos pela Portaria CAPES n.º 74, 05 de abril de 2017.   Fonte: Portal de Periódicos da CAPES – 21/05/22

20 maio 2022


Código de Práticas de Transferência de periódicos acadêmicos


O Código de Prática de Transferência responde às necessidades expressas da comunidade de periódicos acadêmicos por diretrizes consistentes para ajudar os editores a garantir que o conteúdo do periódico permaneça facilmente acessível por bibliotecários e usuários quando houver uma transferência entre as partes e para garantir que o processo de transferência ocorra com o mínimo de mazelas. O Código contém diretrizes de práticas recomendadas para o Editor de Transferência e o Editor de Recebimento. Os editores são solicitados a endossar o Código e a cumprir seus princípios sempre que for comercialmente razoável fazê-lo. A transferência teve origem no United Kingdom Serials Group (UKSG) e passou para os auspícios do NISO em 2014. O Código é regido por um grupo de bibliotecários, editores e outros especialistas (o Comitê Permanente de Transferência), e suas principais atividades se dividem em três áreas:    

1. O Código de Conduta de Transferência. A versão atual é o Código de Prática de Transferência, versão 4.0.

2. O Serviço de Alerta de Transferência. Este serviço foi projetado para facilitar a comunicação de transferências de periódico.

3. Atividades educativas e de apoio à transferência.                    Fonte: Latindex - 20/05/22

 

Saiba mais


Novo centro une academia, sociedade civil e gestores públicos na busca de soluções baseadas na natureza

O BIOTA Síntese – Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza reunirá nos próximos cinco anos cientistas, gestores públicos e organizações da sociedade civil com o objetivo de criar soluções baseadas na natureza para problemas socioambientais, como enchentes, polinizadores para a agricultura e doenças infecciosas transmitidas entre animais e humanos. Sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) da FAPESP foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (18/05), em evento on-line. “Essa é uma oportunidade de aliar boa pesquisa com o retorno para a sociedade, uma vez que estamos lidando com problemas de impacto socioambiental, ou seja, de interesse social direto”, disse Jean Paul Metzger, professor do Instituto de Biociências (IB-USP) e diretor do novo centro. Formado por 27 instituições, entre universidades, secretarias estaduais e organizações não governamentais, o BIOTA Síntese pretende dar respostas a desafios da agricultura sustentável, segurança hídrica e controle de zoonoses.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 20/05/22


19 maio 2022

Aplicativos úteis disponíveis para o seu celular

                                      
                            
                Bibliotecas                         E-Card                            Guia USP

O papel da ciência para alcançar os ODS no Brasil


Na 45ª RASBQ, o Comitê JP-SBQ realizará uma sessão temática com a presença de Katyna Argueta, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil – PNUD), do químico Adriano Andricopulo, IFSC-USP, ex-presidente da SBQ, e do físico Paulo Artaxo (IF-USP). O tema é o papel da ciência para que o Brasil avance no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As integrantes do JP-SBQ Marília Valli (pós-doc IFSC-USP) e Eduarda Moreira (doutoranda na FCFRP-USP) falam sobre a sessão temática, as outras iniciativas do JP-SBQ na RASBQ e também sobre como suas linhas de pesquisa se relacionam aos ODS. Ouça o SBQast.   Fonte: SBQ - 20/05/22

Escrevi o meu artigo, e agora em que revista publico?

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Normas técnicas ABNT (GedWeb) disponível na USP

A Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP, com o apoio da Reitoria, assinou o serviço GedWeb para acesso a mais de 16 mil normas ABNT e mais de 600 normas do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como INMETRO, ANEEL, ANVISA, dentre outros. Tal iniciativa atende, especialmente, uma demanda dessa documentação técnica por parte da graduação da Universidade. O serviço é aberto a toda comunidade USP.

AVISO: O acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb são restritos à comunidade USP, ficando proibida sua distribuição por quaisquer meios

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Material biodegradável potencializa aplicação de fertilizantes em mudas

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um material biodegradável que libera nutrientes de forma lenta e prolongada, favorecendo a produção e o crescimento de plantas. A tecnologia otimiza trabalho e tempo, gerando economia e reduzindo a liberação de resíduos.
Feito a partir da fibra de celulose extraída do bagaço da cana-de-açúcar, o invento tem a aparência de um papel e carrega três macronutrientes essenciais para o desenvolvimento de qualquer tipo de planta: nitrogênio, fósforo e potássio. É biodegradável por sofrer decomposição natural ao entrar em contato com o ambiente.
O método foi registrado como patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o apoio da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar, e é inédito para esse tipo de uso. 
A espessura do papel varia de 0,12 a 0,21 milímetro, sendo possível usá-lo como embalagem, na produção e no transporte de mudas, descartando o uso de plásticos ou potes, e também de forma fragmentada, em pequenos pedaços, para promover o crescimento e a nutrição de plantas já em solo.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 19/05/22