26 maio 2022

Edusp começa a publicar títulos do catálogo em e-book

Primeira leva de títulos digitais da editora universitária tem 12 livros, entre eles três do geógrafo Milton Santos e um do historiador e cientista político Boris Fausto

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) decidiu publicar um catálogo de livros em formato eletrônico. A oferta aos leitores começa com 12 títulos ainda neste primeiro semestre. A iniciativa é justificada como mais uma ferramenta para manter o catálogo ativo, mesmo que as edições impressas fiquem esgotadas. A editora justifica que as escolhas dos primeiros títulos no novo formato seguiram critérios como aparecerem em listas de mais vendidos, terem recebido prêmios ou interessarem também a outros públicos além do universitário.
Essa primeira leva tem três obras do geógrafo Milton Santos, um título fundamental do cientista político e historiador Boris Fausto e uma obra do antropólogo argentino Néstor García Canclini, entre outros. Segundo o diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli, os livros eletrônicos chegam a representar até 15% do total de vendas de algumas editoras. "Muitas pessoas querem e-books, mas precisamos ver a aceitação. Vamos testar e, se as vendas forem bem, podemos ampliar”, afirma.   Fonte: PublishNews - 25/05/22

FAPESP celebra seus 60 anos com o anúncio de novos investimentos

Os CPEs constituem um modelo de financiamento à pesquisa que integra o setor empresarial e o acadêmico em um arranjo extremamente eficiente. O estado de Nova York [Estados Unidos] também adota esse modelo e conta hoje com 15 desses centros. A FAPESP, com os três centros anunciados hoje, passa a apoiar 23 CPEs, que no total vão mobilizar mais de R$ 1,5 bilhão em atividades de pesquisa. Assim, os R$ 325 milhões alocados pela FAPESP são praticamente multiplicados por cinco”, destacou Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fundação.
As novidades incluem ainda: um edital para a criação de três novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs); a iniciativa Pesquisadores em Risco, voltada a apoiar cientistas em países conflagrados; o Projeto Geração, para financiar ideias audaciosas de pesquisadores em início de carreira; o Proeduca, programa desenvolvido com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e focado na melhoria do ensino básico; a iniciativa Amazônia +10, uma parceria da FAPESP com as Fundações de Amaro à Pesquisa (FAPs) da Amazônia Legal que visa o desenvolvimento sustentável; e três novos editais de apoio à infraestrutura em pesquisa.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 26/05/22

Novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento buscarão soluções para problemas da sociedade

Apoiar pesquisas orientadas a problemas com impacto social ou econômico é a missão dos 15 Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) anunciados durante a cerimônia de comemoração dos 60 anos da FAPESP nesta quarta-feira (25/05). No total, R$ 89,5 milhões serão investidos nos próximos anos nesses novos centros. Os CCDs têm focos em desafios específicos, de interesse de órgãos públicos e relevantes para o desenvolvimento de São Paulo. Os resultados esperados devem promover o avanço no conhecimento e proporcionar a melhoria das políticas públicas. Os novos CCDs aprovados têm como focos o desenvolvimento de biofármacos, inovação em políticas públicas urbanas, inovação tecnológica para emergências em saúde, soluções para resíduos, segurança hídrica, doenças humanas e animais, emissões de gases do efeito estufa, aprimoramento de vacinas, entre outros.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 26/05/22

25 maio 2022

Global Challenge Lab 2022 – Climate Action (Pós-Graduação)

Estão abertas, até às 12h do dia 10 de junho de 2022, as inscrições ao Edital 1548 / 2022 – Global Challenge Lab 2022 – Climate Action (Pós-Graduação) para seleção de até 35 (trinta e cinco) estudantes de pós-graduação da USP interessados(as) em participar do Global Challenge Lab 2022 – Climate Action, evento virtual promovido pela parceria entre a Imperial College of Science, Technology and Medicine (Inglaterra) e a Tsinghua University (China) e que acontecerá de 6 a 15 de julho de 2022.
Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais > Alunos de Pós-Graduação (não é necessário login no sistema, nem filtro na busca pelo edital), sob o código 1548, até consumada a providência que lhe disser respeito. Para esclarecimentos de eventuais dúvidas acerca de benefícios, requisitos gerais e específicos, o candidato deve consultar o escritório internacional da sua Unidade USP de origem.   Fonte: ESALQNet – 25/05/22

Grupo de pesquisa atualiza base de dados sobre biomas brasileiros

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), disponibilizou em sua base de dados o acervo cartográfico atualizado dos seis grandes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. O trabalho foi desenvolvido pela Equipe de Transferência e Difusão da instituição.
Entre os dados cartografados disponíveis estão a densidade demográfica (habitantes por quilômetro quadrado), a população urbana e rural e a soma do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do bioma. Um dos cuidados tomados pelos pesquisadores foi estabelecer uma metodologia para classificar os municípios que tivessem território em mais de um bioma. Nestes casos, prevaleceu o maior porcentual do território municipal.
Para consultar a base de dados, clique em Download de Dados – Meio Ambiente e selecione Grandes Biomas do Brasil ou Grandes Biomas do Semiárido e Amazônia Legal do Brasil.  
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/05/22

III Conferência Mundial de Educação Superior: reflexões e perspectivas

Artigo de Rui Oppermann, professor da UFRGS e membro ENLACES e KAIRÓS, e Jorge Audy, professor da PUCRS e também membro KAIRÓS, para o Jornal da Ciência

Ocorreu em Barcelona neste mês de maio de 2022 a III Conferência Mundial de Educação Superior (CMES) da UNESCO. Estas conferências, que ocorrem a cada dez anos, visam definir os rumos da Educação Superior dos países membros da Unesco para o decênio seguinte. A primeira CMES ocorreu em 1998 e a segunda em 2009, ambas na sede da UNESCO em Paris, França. Na segunda Conferência o tema central foi o papel da Educação Superior (ES) no desenvolvimento dos países, a partir da constatação de que nunca na história a ES tinha sido tão determinante do desenvolvimento social e econômico das nações. Comentou-se muito a proposta de países do hemisfério norte de caracterizar a ES como um serviço, remetendo as discussões para o âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Após muitas reflexões, prevaleceu a visão da educação como um bem público.
Nesta terceira CMES, em Barcelona, Espanha, o foco central foi a questão da sustentabilidade ambiental e o futuro do planeta, bem como o papel da Universidade neste contexto. Para além desta responsabilidade de ser um locus privilegiado das reflexões críticas e de encaminhamento de soluções para a questão ambiental global, diversos outros aspectos emergiram na Conferência. Um ponto de convergência foi o papel dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) como uma referência para a atuação das Universidades, seja na primeira missão (ensino), segunda (pesquisa) ou terceira (extensão e inovação).   Saiba mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 25/05/22


Fonte: Pesquisa FAPESP - maio 2022

24 maio 2022

Panorama 2021 da produção científica no Brasil e no mundo será apresentado nesta 4.ª feira

O cenário da pandemia da Covid-19 influenciou a produção científica no Brasil e no mundo no ano passado? Quais foram as instituições brasileiras que mais contribuíram com a comunidade científica? Que áreas exercem protagonismo nesse campo?

Essas e outras questões serão discutidas nesta quarta-feira,  25 de maio, às 10h30, durante o webinar de lançamento do “Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi)”. Promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o evento é aberto ao público e contará com a participação de representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Boletim OCTI apresenta a atualização dos monitoramentos temáticos da ciência brasileira e mundial e em indicadores de CT&I. A programação será realizada pelo canal do CGEE no Youtube. Se inscreva neste link.   Fonte: CGEE - 24/05/22


Webinar: Lançamento do Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação 

Data: 25/05/2022  |  quarta-feira  |  Hora: 10h30 (horário de Brasília)



                        Webinar Análise de Redes Sociais aplicada ao estudo do Twitter
                        Data: 25 de maio
                        Horário: 11 horas
                        Informes e inscrições: seminariomente@gmail.com
                        Transmissão FBLive: UAMLerma


Diversidade na Ciência: qual a importância de equipes diversas para a inovação científica e tecnológica? 
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove um debate virtual sobre o “Guia de Formação de equipes extraordinárias” que aborda a necessidade da diversidade na Ciência quanto à raça, etnia, gênero e regionalidade.
A pesquisadora e coordenadora de Tecnologia Química do INT, Andréa Farias, juntamente com os pesquisadores da UFMG, UFBA, PUC- Rio/ FAPERJ e WTT conversam sobre a importância de equipes diversas para a inovação científica e tecnológica.
A transmissão do evento será no YouTube, na próxima quarta-feira, 25 de maio, às 15 horas.
Fonte: CNPq - 24/05/22

CONFAP lança editais de 2022 do Prêmio de CT&I e do Prêmio de Boas Práticas em Fomento à CT&I

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP lançou, o Edital nº 01/2022 – Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira” e o Edital nº 02/2022 – Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. Em suas segundas edições, as duas premiações nacionais do CONFAP irão agraciar pesquisadores(as), profissionais de comunicação da CT&I e cases de boas práticas em fomento à CT&I realizadas por Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). Em 2021, ano de lançamento dos prêmios, o Conselho Nacional das FAPs agraciou 18 pesquisadores(as) de diferentes áreas do conhecimento, com relevantes contribuições à CT&I nacional e 10 iniciativas de fomento à CT&I implementadas pelas FAPs em seus respectivos estados. (Veja os agraciados da 1ª edição no link).   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 24/05/22

Inscrições e Programa

O Grupo de pesquisa BRIET estuda o conceito de dados de pesquisa e os processos que envolvem sua transformação em informação e conhecimento científico. Estuda os cenários que dão origem à geração, uso e compartilhamento intensivos de dados: eScience, Ciência Aberta, simulação, big data científico versus cauda longa da ciência e que possibilitam o seu reuso para fins de geração de novos conhecimentos, Estuda ainda tecnologias e ferramentas que possibilitam a gestão, a organização, a recuperação e a disseminação de informações técnico-científicas.   Fonte: CIN/CNEN - 23/05/22


Indicações para o Prêmio Fundação Bunge podem ser feitas até segunda-feira

As inscrições para a 66ª edição do Prêmio Fundação Bunge terminam na próxima segunda-feira (30/05). A iniciativa visa incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento e já homenageou os escritores Jorge Amado, Ruth Rocha e Daniel Munduruku, o arquiteto Oscar Niemeyer, o médico e pesquisador Carlos Chagas Filho, o cientista político Fernando Abrucio e o engenheiro agrônomo Eurípedes Malavolta, entre outros.
Neste ano, serão homenageados quatro profissionais com trabalhos relacionados aos temas “crédito de carbono e agricultura regenerativa”, na área de ciências agrárias, e “inteligência artificial e o uso das águas e do solo”, em ciências exatas e tecnológicas. Dois pelo conjunto de seus trabalhos, na categoria “Vida e Obra”, e outros dois jovens talentos (até 35 anos) serão escolhidos pelo destaque em seus campos de atuação, na categoria “Juventude”.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 24/05/22


23 maio 2022

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O mundo está cada vez mais próximo de uma catástrofe climática, adverte ONU

Relatório divulgado esta semana pela ONU mostra que indicadores de mudanças climáticas bateram recordes em 2021. O estudo, desenvolvido pela Organização Meteorológica Mundial, destaca piora em quatro deles: aumento das concentrações de gases do efeito estufa, da acidificação dos oceanos, além da elevação do nível do mar e das temperaturas. Com uma média global de quase 1,1 grau acima do nível pré-industrial, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que estamos cada vez mais próximos de uma catástrofe climática.
Para explicar essa situação, o Jornal da USP No Ar 1ª Edição conversou com o professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Ambiente e Energia (IEE) da USP, que alerta para o fato de as mudanças climáticas deixarem de ser uma possibilidade para o futuro, e sim uma realidade que se impõe cada vez mais. Para ele, exemplos não faltam para ilustrar a situação atual do planeta: “Os exemplos se mostram cada vez mais abundantes e cada vez com maior intensidade. A intensidade com a qual as mudanças climáticas vêm se impondo tem assustado”.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 23/05/22


Inovação na USP – inovação?

Por Ronaldo de Breyne Salvagni, professor da Escola Politécnica da USP

Uma excelente iniciativa da USP foi a recente ênfase na Inovação, com a criação de uma Pró-Reitoria adjunta focada nessa área, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa. Esta ação mostra uma USP moderna e atuante, comprometida com o desenvolvimento da comunidade. Entretanto, isso está convivendo com uma forte contradição interna, na área do Ensino.Por um lado, na atual situação de saída da pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação permitiu que as aulas voltassem a ser presenciais ou continuassem on-line, de acordo com o critério de cada professor, permitindo a incorporação das inovações alcançada durante a pandemia e de forma coerente com a proposta de Inovação da USP.
Porém, por outro lado, na Graduação, a decisão foi o contrário: foi exigido o retorno imediato de todas as disciplinas ao formato presencial, sendo proibida a realização de quaisquer aulas on-line. Uma das razões mencionadas é a não aceitação de “experimentações” na Graduação. Ora, a experimentação é a base da inovação (e da Ciência), sem a qual não há avanço. E essas “experimentações” já foram feitas durante o período da pandemia, de modo que agora já temos resultados concretos, aqueles positivos prontos para serem aplicados nas aulas. No entanto, isso tudo foi proibido.   Leia o texto na íntegra.   Fonte: Jornal da USP - 23/05/22


Após ensino remoto, universidades precisam dar aula extra para calouros

Os dois anos de aulas preferencialmente remotas no ensino médio, por causa da pandemia da covid-19, levaram a lacunas em conhecimentos básicos, que precisam agora ser preenchidas por universidades com programas e tutorias - para desenvolver sobretudo habilidades como leitura e síntese - além de disciplinas extras de reforço. As iniciativas incluem também alunos que entraram na universidade durante a crise sanitária. "Não podemos fingir que nada aconteceu", diz o pró-reitor adjunto de Graduação da USP, Marcos Neira. "Há habilidades e conhecimentos que não podem ser desenvolvidos em uma sala virtual."
A USP investiu R$ 3 milhões em um programa de tutoria para recuperação de conhecimentos. Neira destaca que o reforço é voltado tanto para os alunos que chegam agora - vindos do ensino médio remoto - quanto para quem já está no curso. "Pela primeira vez, temos, em tese, três turmas de 1º ano." Por isso, as tutorias tratam de temas básicos, como leitura acadêmica, até os mais complexos, de disciplinas já cursadas.
A ação é emergencial, mas há possibilidade de renovação. São 376 projetos, com 498 tutores: estudantes do último ano, da pós e do pós-doutorado. Eles, reforça Neira, não substituem o professor. Dão atendimento mais individualizado e, pela idade próxima, têm vantagem em se conectar com o tutorado, na linguagem e no tipo de relação. Permite ainda a vivência do campus que os alunos não tiveram antes.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 23/05/22