Programa Fonte: ACIESP - 27/05/22 |
30 maio 2022
Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do estado de São Paulo
Chamada para
Equipamentos Multiusuários para Centros Depositários de Informações, Acervos
Documentais e/ou Coleções Historiográficas e Biológicas – 2022
Esta Chamada para apoio à infraestrutura de
pesquisa tem por finalidade elevar a qualidade da pesquisa científica,
tecnológica e da inovação, provendo aos grupos de pesquisa um ambiente dotado
de uma infraestrutura moderna de alta capacidade tecnológica e de fácil acesso.
A Chamada apoia a aquisição de Equipamentos para Pesquisa de valor elevado que
não podem, ordinariamente, ser adquiridos em Auxílios das modalidades regulares
concedidas pela FAPESP, como Auxílio à Pesquisa Regular, Temático, Jovem Pesquisador,
Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE), Centro de Pesquisa Avançada (CPA),
Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e outros.
Os custos de manutenção dos equipamentos
deverão ser cobertos por outras fontes que devem ser viabilizadas pelo consórcio
de pesquisadores, usuários dos equipamentos e pela Instituição Sede que
abrigará o equipamento. A contrapartida oferecida pela Instituição e pelo grupo
de pesquisadores proponentes é um dos critérios de análise. Excepcionalmente, a
FAPESP poderá autorizar o uso de recursos da Reserva Técnica dos processos
associados ou da Instituição onde estiverem instalados para esta finalidade,
observadas as Normas para Uso dos Recursos de Reserva Técnica e
as Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de
Auxílios e Bolsas. Saiba mais. Fonte: FAPESP – 27/05/22
27 maio 2022
Saiba qual a revista científica mais
importante e como está a inovação na sua área
Ferramenta: Journal Citation Reports™ e Derwent
Innovations Index™
Data: 30 de maio de 2022
Horário: 10h às 11h
Inscrições: https://bit.ly/3wrf2UL
Descomplicando a gestão da sua produção científica
Data: 31 de maio de 2022
Horário: 9h30 às 11h
Inscrições: https://bit.ly/38BDcUO
FAPESP destina R$ 990,1 milhões a novas iniciativas de apoio à pesquisa
Prêmio CAPES de Tese recebe 1.266 trabalhos
26 maio 2022
Biblioteca da ESALQ-USP oferece atividades de apoio acadêmico
A Divisão de Biblioteca da ESALQ-USP oferece atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores, por meio dos Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico.
CoNTEÚDOS:
- Portais
de Pesquisa Abertos e Restritos |
Busca integrada nos acervos impressos e eletrônicos das Bibliotecas da
USP, estratégias e operadores booleanos para pesquisa avançada em bases
de dados nacionais e internacionais, outros serviços de descoberta e
indicadores bibliométricos;
- Estrutura
do Trabalho Científico e Turnitin |
Apresentação do trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses da
ESALQ/USP, dicas de escrita científica, templates para formatação e
depósito, Sistema de Submissão de Teses, Estação de Autochecagem para
detecção de similaridade ou plágio, direitos autorais, dicas de
apresentação oral;
- EndNote
X Mendeley |
Ferramentas para gerenciamento e normalização automática de Citações e
Referências em milhares de estilos bibliográficos nacionais e
internacionais (normas ABNT inclusive) e outras plataformas de apoio como
Mecanismo Online de Referências - MORE e EndNote Click;
- Identificadores
Digitais de Autor (ORCID) |
Atualização e integração com Lattes ID, Scopus Author ID, Researcher ID,
GoogleID, etc.
Webinários ABC/CNPq: a contribuição dos INCTs para a sociedade
Ao longo das próximas terças-feiras, dias 31/5, 7/6, 14/6 e 21/6, sempre das 16h às 18h, representantes de alguns INCTs vão apresentar temas amplos, transversais à atuação dos mais de 100 institutos. No dia 31 de maio, estão confirmados na cerimônia de abertura o ministro de CT&I e os presidentes da ABC, CNPq e Confap. A seguir, o vice-presidente da ABC fará uma apresentação. Veja a programação. Fonte: Jornal da Ciência - 26/05/22
CNPq lança a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma política pública criada e implementada pelo CNPq desde o final dos anos 80, e que completará 34 anos de existência em 2022. Anualmente, são mais de 35 mil estudantes beneficiários dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do CNPq, sendo o PIBIC o mais antigo deles.
A submissão de propostas deve ser feita, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC) e as instituições a serem selecionadas devem desenvolver pesquisa científica e manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica, nas diferentes áreas do conhecimento.
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2023.
As chamadas dos programas PIBITI, PIBIC-Af e PIBIC-EM, todas para o período 2022/2024, serão publicadas em breve. Leia aqui o texto da Chamada PIBIC nº 21/2022.
Fonte: CNPq - 26/05/22
SBPC lança página com orçamentos governamentais dedicados à ciência
Objetivo
da iniciativa é auxiliar coberturas jornalísticas que abordem desenvolvimento
científico no País e o universo político
Edusp começa a publicar títulos do catálogo em e-book
Primeira leva de títulos digitais da editora universitária tem 12 livros, entre eles três do geógrafo Milton Santos e um do historiador e cientista político Boris Fausto
FAPESP celebra seus 60 anos com o anúncio de novos investimentos
Novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento buscarão soluções para problemas da sociedade
25 maio 2022
Global Challenge Lab 2022 – Climate Action (Pós-Graduação)
Grupo de pesquisa atualiza base de dados sobre biomas brasileiros
Para consultar a base de dados, clique em Download de Dados – Meio Ambiente e selecione Grandes Biomas do Brasil ou Grandes Biomas do Semiárido e Amazônia Legal do Brasil.
III Conferência Mundial de Educação Superior: reflexões e perspectivas
Artigo de Rui Oppermann, professor da UFRGS e membro ENLACES
e KAIRÓS, e Jorge Audy, professor da PUCRS e também membro KAIRÓS, para o
Jornal da Ciência