11 julho 2022

Projeto prevê tornar parque da Esalq um Jardim Botânico de árvores brasileiras

Coordenado por professores do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, com o apoio da Fealq, o Projeto Arboreto Luiz de Queiroz é uma iniciativa que visa tornar o parque da Esalq um jardim botânico de árvores brasileiras, resgatando o projeto original de 1905 e promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas no campus.
O projeto prevê, ainda, a construção de um centro de vivência e visitação, que ampliará experiências educativas e de lazer a céu aberto para a comunidade externa à universidade. O parque da Esalq ocupa uma extensa área com mais de 200 hectares e reúne uma coleção única de árvores, que se integram às atividades de ensino e pesquisa da Instituição. É possível contribuir com o Projeto doando qualquer valor direto pelo site: fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz. Para saber como os recursos arrecadados estão sendo utilizados, acompanhe as notícias no blog da página e nas redes sociais (Instagram e Facebook) digitando Arboreto Luiz de Queiroz.   
Fonte: FEALQ - 11/07/22


USP planeja investir R$ 2 bi, retomar obras e contratar 876 docentes

Maioria das obras deve ser entregue até o fim de 2024; professores serão contratados até 2025, embora o cronograma ainda esteja sendo definido

Oito anos após mergulhar em grave crise financeira, a Universidade de São Paulo (USP) vê alívio nas contas e planeja investir R$ 2 bilhões nos próximos anos em projetos como a retomada de obras paralisadas do Parque dos Museus, a construção de um distrito tecnológico no câmpus do Butantã e a adoção de tecnologias sustentáveis. Além desse pacote, a instituição prevê, com outra fonte de recursos, contratar 876 professores e 400 servidores técnico-administrativos até 2025. Segundo a reitoria, as novas despesas não comprometem o equilíbrio das contas para o futuro. A principal fonte de receita da instituição é uma cota fixa (5,02%) da arrecadação estadual do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Após quase uma década, a USP teve superávit de R$ 1,78 bilhão em 2021, resultado impulsionado pela inflação.  

Leia o texto na íntegra  Fonte: O Estado de S. Paulo – 11/07/22


XII Mostra de Ciência e Tecnologia da ANPG

A Mostra Científica da ANPG já é uma tradição no meio acadêmico. Dessa vez, a mostra que acontece tradicionalmente no Congresso da entidade, será de forma virtual e para divulgação e popularização dos projetos científicos que as (os) pós-graduandas (os) estão produzindo. A mostra que integra o roll de atividades do XXVIII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, que ocorrerá do dia 23 a 25 de julho, de modo presencial e transmitida através plataforma virtual, acontecerá em uma conjuntura delicada para ciência e tecnologia. Entretanto, o Minuto da Ciência, a edição da XII Mostra de Ciência e Tecnologia da entidade, dará palco aos pós-graduandos brasileiros exporem suas pesquisas e a importância para a sociedade brasileira. Para participar, os Pós-graduandos deverão produzir um vídeo de, no máximo, Três minutos, explicando qual o tema de sua pesquisa e as implicações dela para a sociedade. Esses vídeos devem ser submetidos até o dia 20 de julho (20/07/2022) por meio do formulário, que deverá conter algumas outras informações.   Fonte: Jornal da Ciência - 11/07/22

Ferramenta permite avaliar Agenda 2030 em todos os municípios brasileiros

Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), ferramenta que torna o Brasil o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, foi apresentado nesta sexta-feira (8) em São Paulo (SP), durante a abertura da primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O evento conta com o apoio do projeto CITInova, que é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A apresentação pode ser assistida na íntegra neste link. A ferramenta reúne dados e indicadores dos 5.570 municípios brasileiros, e permite identificar as virtudes e as fragilidades de cada um no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Índice oferece uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos objetivos. Apresenta mapa interativo, análise individual dos municípios e um ranking entre cidades, estados, regiões, e até mesmo biomas diferentes, quanto ao nível de desenvolvimento sustentável. Os dados podem ser acessados gratuitamente neste linkA ideia é estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à agenda global de desenvolvimento sustentável. O IDSC-BR também pode ser visto como uma ferramenta para conscientizar a sociedade e orientar a ação política municipal, estadual e federal, contribuindo para uma visão integrada dos desafios da cidade e a identificação de temas prioritários para ações e investimentos.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 11/07/22

Em live promovida pelo ICB-USP, diretor científico fala sobre novas iniciativas da FAPESP

Durante a live, Luiz Eugênio Mello falou sobre a expansão de projetos e as novas modalidades de fomento recentemente criadas pela Fundação. “A FAPESP está abrindo várias frentes. No último mês, foi lançado um edital de infraestrutura com R$ 450 milhões em recursos para o que chamamos de Equipamentos Multiusuários. Temos em curso, sendo julgado, um novo ciclo de CEPIDs [Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão] que serão financiados. São 18 novos centros e os recursos somam R$ 720 milhões. Temos ainda o programa de Centro de Ciência para o Desenvolvimento [CCD], em parceria com as secretarias e que tem por objetivo incentivar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências”, disse.
Há ainda duas novas modalidades de apoio direcionadas a jovens pesquisadores. Uma delas, denominada Projeto Inicial (PI) , se destina a cientistas que mantêm vínculo formal com alguma instituição de C&T do Estado de São Paulo há não mais que oito anos. A outra chama-se Projeto Geração e é voltada para pessoas que concluíram o doutorado há não mais que cinco anos e não têm ainda vínculo formal com uma instituição do Estado.
“Elas podem pedir recursos que podem chegar a R$ 1,6 milhão. E aqui é para fazer pesquisa de fato ‘fora da caixa’. Pesquisas que tenham o potencial de transformação muito grande e que permitam uma trajetória de independência dessas pessoas. Queremos que elas alcem voo”, contou. O evento pode ser assistido na íntegra em: https://bit.ly/3PqdJNF.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP – 11/07/22


Jornal da USP e suas redes sociais são um dos maiores veículos de divulgação científica do Brasil

São 159,9 milhões de acessos, entre junho de 2021 e maio de 2022, dos quais quase 40 milhões dirigidos para o tema Ciências

Este é o expressivo número de acessos que atesta a visitação recebida pelo Jornal da USP e seus subprodutos nas mídias sociais em 12 meses, de junho de 2021 a maio de 2022. É o resultado da soma das visitas aos textos, vídeos, imagens e áudios expostos no jornal e repostados e multiplicados nas redes sociais da internet. Os textos visitados na editoria de Ciências do Jornal da USP e replicados na internet são responsáveis por ¼ dessas visitas, quase 40 milhões delas no período. Um número que aponta que o Jornal da USP e seus subprodutos nas mídias sociais são os veículos universitários que mais divulgam Ciência no País. As demais visitas se espalham pelas reportagens das outras editorias do jornal, também replicadas pela internet afora, como Universidade, Cultura, Tecnologia, Educação, que direta ou indiretamente também são questões de ciências pesquisadas na USP. Saiba maisFonte: Jornal da USP - 08/07/2022

08 julho 2022

Vídeos premiados sobre pesquisas da USP estarão na programação da TV Cultura

A TV Cultura de São Paulo, que faz parte da Fundação Padre Anchieta e do Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, começa a veicular hoje, no intervalo da programação, vídeos de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação da USP. As produções foram selecionadas na edição de 2021 do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, iniciativa promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP.
O objetivo do prêmio é estimular a habilidade de comunicação dos estudantes e permitir que a sociedade seja informada dos estudos importantes que estão sendo realizados na Universidade. Os vídeos selecionados se destacam em dez grande áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Ciências Sociais Aplicadas. Eles receberam prêmios em dinheiro de R$ 5 mil e o orientador do aluno premiado recebeu recursos de até R$ 1 mil. 
Além da TV Cultura, os vídeos também podem ser acompanhados no Canal da PRPG no Youtube. A lista completa de vencedores e missão honrosa estão neste linkOs dez vídeos também estão disponíveis.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/07/2022

CNPq anuncia resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anuncia o resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Foram selecionadas 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para participar da iniciativa que visa à permanência de jovens doutores no país. Serão oferecidas bolsas para todas as áreas do conhecimento para financiamento no prazo de 24 meses. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anuncia o resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Foram selecionadas 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para participar da iniciativa que visa à permanência de jovens doutores no país. Serão oferecidas bolsas para todas as áreas do conhecimento para financiamento no prazo de 24 meses.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 08/07/22

6 erros de vírgula desnecessários para evitar em seu trabalho de pesquisa

A vírgula (,) é uma das formas mais úteis de pontuação no idioma inglês, pois separa efetivamente vários elementos dentro de uma frase conforme a necessidade do escritor. Funcionando como um intervalo entre as ideias de uma frase, as vírgulas facilitam a leitura de um texto e ajudam a transmitir com precisão o significado de uma frase - se forem usadas adequadamente.
Várias regras regem o uso de uma vírgula. Por exemplo, as vírgulas são usadas para separar três ou mais palavras, frases ou orações apresentadas em série ou como uma lista (por exemplo, eu comi ovos, bacon e torradas). Eles também são usados no meio da frase para apresentar informações adicionais que não são essenciais para o significado de uma frase, sem interromper indevidamente o fluxo da frase (por exemplo, eu estava conversando com a Sra. Norris, nossa vizinha, quando os primeiros tiros foram disparados).   Saiba mais.  
Fonte: Editage Insights - julho 2022



Entidades científicas e acadêmicas celebram Dia Nacional da Ciência nesta sexta-feira

            Painel: “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”

            Data: 08/07/2022

            Horário: 10h

            Local: Canal da SBPC no YouTube

            Programação: http://portal.sbpcnet.org.br/dia-nacional-ciencia/


O livro ou artigo de periódico está em outra unidade da USP?

Nós o traremos, sem demora, para você.

A Seção de Biblioteca do CENA oferece duas modalidades de serviço para materiais que não constam em nosso acervo:


  • Empréstimo entre Bibliotecas: serviço que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas;
  • Comutação Bibliográfica: serviço que permite o acesso à informação entre as bibliotecas, através do fornecimento de cópias de documentos que não constam em seus acervos, respeitando a Lei de Direitos Autorais.

E-books disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson para a comunidade USP

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP:  https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente.     


                     

Capacitação em Mendeley

O Mendeley também funciona como rede social acadêmica para descobrir tendências de investigação e para conectar-se a outros pesquisadores na área de interesse.


A Divisão de Biblioteca da ESALQ promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários.
Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.   Inscrições


Capacitação em EndNote

A Divisão de Biblioteca da ESALQ promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários.
EndNote é o software da Clarivate que facilita a formatação e o gerenciamento de citações e referências.
EndNote Click é uma extensão para capturar arquivos em .pdf que otimiza o tempo durante a pesquisa e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).
Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso aberto e restrito e auxiliam o usuário a:
• Redigir citações e referências em textos acadêmico-científicos;
• Formatar referências no momento da pesquisa;
• Construir bibliografias em mais de 7.000 estilos ou normas, inclusive ABNT;
• Inserir citações no texto com o recurso Cite While You Write no Microsoft® Word;
• Eliminar as duplicações de referências;
• Efetuar revisões bibliográficas em grande escala com ferramentas de análise;
• Compartilhar grupos de referências com usuários do mundo todo. Inscrições

Repositório da Produção USP - ReP

Os itens da produção USP são atualizados diariamente, à medida que os bibliotecários cadastram novos documentos. Todos os registros podem ser localizados também pelo Google 


O Repositório de Acesso Aberto da Produção da USP é a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI), inaugurada em 22 de outubro de 2012. É o Repositório institucional e oficial da Universidade de São Paulo que concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais.

Tem como objetivos:

  • Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional;
  •  Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção de pesquisa da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
  •  Contribuir para a preservação do conhecimento produzido na universidade, seu uso e impacto científico, acadêmico e social, integrando-se a outras iniciativas nacionais e internacionais

07 julho 2022

CNPq lança a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança  a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024 para a concessão de cerca de 26 mil bolsas de Iniciação Científica (IC), modalidade de bolsa tradicional e histórica do Conselho. Universidades e centros de pesquisa, públicos e privados, poderão concorrer por meio da submissão de propostas institucionais até o dia 11/07/2022.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma política pública criada e implementada pelo CNPq desde o final dos anos 80, e que completará 34 anos de existência em 2022. Anualmente, são mais de 35 mil estudantes beneficiários dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do CNPq, sendo o PIBIC o mais antigo deles. 
A submissão de propostas deve ser feita, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC) e as instituições a serem selecionadas devem desenvolver pesquisa científica e manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica, nas diferentes áreas do conhecimento. As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2023. As chamadas dos programas PIBITIPIBIC-Af e PIBIC-EM, todas para o período 2022/2024, serão publicadas em breve. Leia aqui o texto da Chamada PIBIC nº 21/20.  Fonte: CNPq - 07/07/22

Concurso Falling Walls Lab Brazil 2022 está com inscrições abertas

O concurso Falling Walls Lab (FWL) Brazil recebe inscrições de todas as regiões do país até o dia 25 de julho. A iniciativa é promovida pela Falling Walls Foundation, sendo que a etapa brasileira é organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH).
Pesquisadores de qualquer área que tenham uma ideia inovadora podem participar. Serão premiados pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio que apresentem soluções criativas e inovadoras na ciência e na tecnologia.
O júri avaliará as propostas e indicará um vencedor, que será premiado com uma viagem à Alemanha para a etapa global do concurso, prevista para ocorrer em 7 de novembro, em Berlim. Na oportunidade, uma banca de notáveis escolherá um projeto campeão dentre os vitoriosos de todo o mundo. Tanto na edição brasileira quanto na mundial, o público também elege sua proposta preferida.
Para participar, o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior ou ter concluído sua formação há no máximo cinco anos para doutores, sete para mestres e dez para graduados.As inscrições devem ser feitas pelo site.   
Mais informações: https://bit.ly/3OXBzA9.   Fonte: Agência FAPESP - 07/07/22