17 agosto 2022

Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica

Entre os dias 19 e 23 de setembro, acontece a Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, iniciativa do Consulado Geral da França em São Paulo organizada em parceria com o IEA e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP). Serão diversos eventos e atividades realizados no auditório do Conselho Universitário, situado no prédio da Reitoria da USP, e com transmissão online.
No dia 19, a abertura do evento às 9h30 será seguida de duas conferências. Christian Jacob, diretor de investigação do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), falará na mesa “Transmissão e Trocas de Saberes: Um Olhar Histórico e Comparatista”, com mediação de Marisa Midori, às 11h.
A programação completa pode ser acessada aqui, e interessados em participar presencialmente dos dois dias devem preencher este formulário.   Saiba mais.   Fonte: IEA-USP - 17/08/22

1º Workshop de oportunidades profissionais para jovens cientistas

A Comissão de Pesquisa do CENA juntamente com os pesquisadores Pós-Doc de nossa instituição tem o prazer de anunciar a realização do evento  “ Workshop de oportunidades profissionais para jovens cientistas" no próximo dia 17 de novembro. O evento, a ser realizado no Auditório Admar Cervellini, promoverá um ambiente de palestras para discutir sobre a transição de jovens cientistas da academia ao mercado de inovação tecnológica, buscando mostrar oportunidades profissionais fora da tradicional carreira dentro da academia. O evento será presencial e com entrada gratuita. Traremos representantes de startups (ex-aluno do CENA), pesquisadores que atuam no setor de Pesquisa & Desenvolvimento de multinacionais, pesquisadores com experiência em inovação e um representante da FAPESP para falar sobre o PIPE. Reserve essa data para participar do nosso evento. Em breve divulgaremos mais detalhes.   Fonte: Apoio Acadêmico CENA-USP - 17/08/22


Orientações operacionais para o período de indisponibilidade do Aleph/Dedalus

Lamentamos pelos transtornos ocasionados pela indisponibilidade de alguns sistemas. Nossa equipe passou o dia tentando entender o que aconteceu e identificamos que mais alguns de nossos equipamentos entraram em falha, e estamos estudando como restaurar a conectividade para que os dados voltem a ficar acessíveis. Ainda não há uma previsão para o retorno, mas manteremos a todos informados. Diante do grande impacto nas operações decorrentes da indisponibilidade do sistema Aleph, sugerimos as seguintes ações mitigadoras:

a) Consultas de materiais físicos podem ser feitos pelo Portal de Busca Integrada (PBi), usando a aba de busca "Acervo Físico". Como o uso da aba "Localização & Reservas" não será consistente, pode auxiliar o uso da faceta relativa à biblioteca específica em que se deseja buscar. Outra alternativa é colocar a sigla da unidade juntamente com o termo da busca: guidorizzi ICMC ou guidorizzi EP, por exemplo.
b) As consultas também funcionam pelo aplicativo Bibliotecas USP, lembrando que, assim como no PBi, a disponibilidade do material não está consistente, pois não está sendo atualizada pelo Aleph.
c) Para minimizar os impactos, sugerimos o modo offiline do Módulo de Circulação do Aleph para os empréstimos e devoluções, conforme orientado em ocorrências anteriores – https://bit.ly/3QSXZTZ.
Aproveito para lembrar que as reservas e renovações de empréstimo não estarão disponíveis até que consigamos restabelecer o acesso ao sistema Aleph - uma vez que dependem exclusivamente dele.   Fonte: ABCD USP - 17/08/22

Escolha manipulada de avaliadores comprometeu análise de papers sobre pesquisa agrícola

A revista científica PLOS ONE anunciou no dia 3 de agosto a retratação simultânea de 20 artigos em decorrência de violações éticas na análise da qualidade desses trabalhos. Por meio de um conluio entre editores e revisores, estudos da área da agricultura submetidos para publicação foram direcionados a avaliadores que esconderam conflitos de interesse e ligações com autores de manuscritos. Mais de uma centena de papers está sob investigação e a lista de cancelados possivelmente irá aumentar nos próximos meses. “Concluímos que o processo de revisão por pares ficou comprometido e inconformidades com nossa política editorial tornam necessárias as retratações”, anunciou, no blog da revista, a bióloga molecular Renee Hoch, chefe da equipe de ética da editora PLOS, da qual a PLOS ONE é o carro-chefe.   Saiba mais.  Fonte: Pesquisa FAPESP - 16/08/22


16 agosto 2022

Workshop DORA/Métricas - Práticas de avaliação da pesquisa e o contexto brasileiro


Levamos ao seu conhecimento a realização do encontro dedicado às práticas de avaliação da pesquisa e seu aprimoramento na 6a feira 19 de agosto das 14h às 16h via zoom.
Ao longo do primeiro semestre de 2022, conduzimos uma série de iniciativas focadas na avaliação responsável de pesquisa. Iniciativas que respondem a uma chamada internacional da Sociedade Americana de Biologia Celular, a entidade propositora da Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa, DORA.
Neste ciclo de trabalho, foram identificados os desafios para o aprimoramento das práticas de avaliação como aquelas preconizadas pela DORA, que visam aprimorar e dar mais transparência à avaliação de pesquisa, no contexto das universidades brasileiras. O encontro será realizado em forma de seminário, com a apresentação de três temas:
               1.    Conscientização dos públicos envolvidos com avaliação
                      Paulo Nussenzveig, USP
               2.    Treinamento e capacitação para avaliados e avaliadores
                       Marisa Masumi Beppu, Unicamp
               3.    Execução e aprimoramento da avaliação
                      Patrícia Gama, Sociedade Brasileira de Biologia Celular
Para reservar seu lugar na sessão, pedimos que preencha o formulário de inscrição até o dia 18 de agosto.   Fonte: Projeto Métricas/FAPESP - 16/08/22

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CNPq divulga resultado final da Chamada nº 07/2022

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da Chamada nº 07/2022 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado - Ciclo 2022. Essa chamada visa dar seguimento à diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq, por meio de uma transição gradual do sistema de quotas de bolsas para o novo modelo de concessão, via Projetos Institucionais de Pesquisa, atendendo à missão precípua do CNPq de fomentar a pesquisa de excelência. 
Foram concedidas 3.290 bolsas, sendo 1.851 de mestrado e 1.439 de doutorado.   
Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 16/08/22

USP Pensa Brasil vai discutir questões urgentes do País

De 29 de agosto a 2 de setembro, evento gratuito traz intensa programação, que inclui seminários, lançamento de livros, debates e atividades culturais

“Uma forma de a Universidade dialogar como instituição sobre questões brasileiras centrais.” É assim que a vice-reitora da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, define o evento USP Pensa Brasil, que será realizado de 29 de agosto a 2 de setembro na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), na Cidade Universitária, em São Paulo. Durante uma semana, o evento vai reunir professores e pesquisadores da Universidade e de outras instituições para debater questões emergentes do País. 
Idealizado por Maria Arminda do Nascimento Arruda, a programação foi pensada para estimular cada vez mais a participação da Universidade no debate público, discutindo grandes temas nacionais, assim como disseminar o conhecimento produzido na academia.    Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 15/08/22

15 agosto 2022

A Fondation L'Oréal e a Ipsos realizam uma pesquisa internacional sobre igualdade de gênero na comunidade de pesquisa pública e privada do mundo

Esta pesquisa visa examinar as experiências dos cientistas nas suas carreiras, os desafios que enfrentaram, em particular as mulheres, e como superaram e foram afetados pelos mesmos. As suas respostas vão nos ajudar a quantificar e entender os contínuos desafios que as mulheres cientistas enfrentam e a delinear as soluções mais urgentes que devem ser implementadas pelas instituições e por outras entidades.
Ao compartilhar as suas experiências e pontos de vista, irá contribuir para alimentar discussões honestas, fundadas em dados, sobre os desafios que os cientistas enfrentam na ciência, em particular as mulheres, e para produzir soluções tangíveis por parte das universidades e instituições.
Pesquisadores de mais de 50 instituições serão convidados a participar. A sua opinião é extremamente valiosa para ajudar a mudar a comunidade de pesquisa.
O preenchimento desta pesquisa deve demorar cerca de 10 minutos. A pesquisa está disponível em 6 idiomas até 9 de setembro de 2022.
As suas respostas são anónimas e confidenciais. Todos os dados recolhidos serão armazenados em segurança numa base de dados protegida por senha. Esta pesquisa não recolhe quaisquer dados pessoais ou metadados que não sejam essenciais para a investigação. As suas respostas nunca serão compartilhadas com a instituição que você trabalha ou com quaisquer terceiros..
Os dados serão utilizados para produzir um relatório publicamente disponível sobre as mulheres na ciência e para contribuir com as atividades e ações de conscientização da Fondation L'Oréal.
Se concorda em participar desta pesquisa que lhe foi enviada pela Fondation L'Oréal e pela Ipsos, clique no link: https://www.fw.ipsos.com/wix/p24264513.aspx

Brasil tem 21 universidades em ranking de mil melhores do mundo

Lista é divulgada anualmente; USP consta como a mais bem avaliada da América Latina


Ao todo, 21 universidades brasileiras aparecem na lista do Ranking de Xangai, divulgado nesta segunda-feira, que elenca as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A lista é encabeçada pela Universidade de São Paulo, que aparece como a melhor da América Latina.
Ao todo, 2.500 universidades foram avaliadas na edição deste ano do ranking. A partir do número 100, quando as instituições brasileiras começam a aparecer, o ranking deixa de definir uma posição específica para as universidades e passa a apontar apenas o bloco no qual elas se encaixam.
A USP, por exemplo, consta entre as 101 e 150 melhores universidades. Em seguida, vem a Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS, Unesp, UFPR, UFSCar, Unifesp, Universidade Federal de Viçosa, UFSC, UFF, UNB, UFC, UFPE, UFSM, UFPel, UFBA, UFG, UFRN e UFMS.
O ranking é realizado desde 2013 por uma instituição independente, a Shanghai Ranking Consultancy. A avaliação é feita a partir de seis critérios, como o número de prêmios Nobels e Fields entre os graduados e professores das instituições. Outro critério utilizado é o número de artigos publicados em periódicos de ponta, como a revista Science e a Nature.   
Fonte: BBC News Brasil - 15/08/22

Por que falar de futuro olhando para o ano de 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Acordo de Paris consideram década atual decisiva para enfrentar desafios, da redução da pobreza à crise do clima. E avanços mundiais dependem do Brasil
O ano de 2030 figura como prazo no horizonte de grandes mobilizações globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assinados pelos países-membros das Nações Unidas, e metas de cortes de emissões estabelecidas no Acordo de Paris, a fim de frear as mudanças climáticas em curso.
A pandemia de covid-19, que a partir de março de 2020 desencadeou uma série de outras crises, impôs uma situação ainda mais desafiadora, uma realidade que faz da década atual um momento-chave para se pensar o futuro do Brasil e do mundo. É por isso que a Ponto Futuro, nova editoria do Nexo voltada a pensar em soluções a partir de cinco temas – Amazônia, ciência, clima, gestão pública e infância –, coloca o ano de 2030 como norte.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 15/08/22

Pesquisa vai traçar perfil dos cientistas brasileiros em início e meio de carreira

Uma pesquisa que visa mapear o perfil dos jovens cientistas brasileiros está em curso e conta com a colaboração de pesquisadores de todo o Brasil. Elaborado por grupo de 87 pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entidade responsável pelo projeto, o estudo Perfil dos pesquisadores brasileiros em início e meio de carreira é feito em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com o projeto Parent in Science, e tem apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além de traçar o perfil do pesquisador brasileiro em início e meio de carreira, a pesquisa deverá prover suporte para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a valorização da carreira e a garantia de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional. A participação é on-line, por meio do site Perfil do Cientista Brasileiro, e o tempo de resposta é de cerca de 15 minutos. É necessário que o participante tenha defendido seu doutorado há, no máximo, 15 anos. O prazo de coleta de dados segue até 31 de agosto.
Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 15/08/22


Projetos com a França devem ser apresentados até quarta

Termina às 17h de quarta-feira, 17 de agosto, o prazo de inscrições para o Programa CAPES/Cofecub. Os projetos devem ser apresentados pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) e precisam ser conjuntos entre grupos de cientistas brasileiros e franceses.
A divulgação do resultado está prevista para 31 de dezembro deste ano. O início das atividades é estimado para fevereiro de 2023. Já as bolsas devem ser concedidas a partir de março. Serão financiados até 35 projetos, com um valor global de até R$57,5 milhões.
Sobre o Programa
Programa CAPES/Cofecub incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos do Brasil e da França. Trata-se do acordo mais antigo da Fundação ainda vigente: a parceria data de 1978. Pela iniciativa, são ofertadas bolsas de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior.   Fonte: CCS/CAPES - 15/08/22


2ª Semana de Diálogos Interdisciplinares PPGI-EA 2022


Programação e Inscrições



FAPESP apoiará projetos que ajudem a acelerar a transição energética no Estado de São Paulo

A FAPESP anuncia a chamada de propostas “Aceleração da Transição Energética no Estado de São Paulo e no Brasil”, lançada no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).
A chamada selecionará projetos de pesquisas transversais a diversas disciplinas e de caráter estratégico, com o propósito de organizar ações e investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área energética que estejam relacionados com a transição para uma economia de baixo carbono e de neutralização de emissões para o Estado de São Paulo.
A chamada tem como foco o apoio a projetos de pesquisa que contribuam primordialmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 7 - Energia limpa e acessível e 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima.
A FAPESP destinará até R$ 10 milhões para apoiar as propostas selecionadas na chamada. Propostas serão recebidas até 27 de janeiro de 2023.
A chamad de propostas está publicada em: fapesp.br/15605.  Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 15/08/22

12 agosto 2022

Metaverso pode se beneficiar das redes sociais, com adaptação fácil pelos brasileiros

A tecnologia que utiliza realidade virtual e aumentada pode mudar a dinâmica do trabalho e do mercado no futuro, com novas possibilidades para trabalhadores, empresas e consumidores


O termo metaverso ganhou destaque na mídia após Mark Zuckerberg mudar o nome da empresa Facebook para Meta, em outubro do ano passado. Com a popularização do termo e a curiosidade da população sobre o assunto, as empresas começaram a investir na tecnologia e utilizar a extensão virtual do mundo físico para ampliar seus negócios.
Impacto nas relações de trabalho
O especialista conta que, além de alterar a dinâmica entre empresa e consumidor, a tecnologia pode trazer mudanças nas relações de trabalho. No mesmo caminho das transformações ocorridas durante a pandemia da covid-19, como o maior uso do trabalho remoto, o metaverso pode ajudar nas barreiras do mundo físico.
“O metaverso vai ser uma extensão das relações que já existem hoje. Poder trabalhar em ambientes distantes, trabalhar em outro país, sem necessariamente ter que mudar para aquele país”, explica o professor. E ainda ressalta a possibilidade de trabalhar com avatares diferentes, em ambientes diferentes dentro do metaverso.
O professor chama a atenção também para outra importante alteração, que diz respeito às questões legais relacionadas ao trabalho por meios tecnológicos. “Como as pessoas vão ter horas computadas, vão ter o trabalho avaliado, enfim, como elas podem atuar formalmente dentro de um trabalho virtual no metaverso é um ponto que precisa ser analisado com cautela.
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 12/08/22

O jovem cientista brasileiro e os desafios para o País

Os desafios e perspectivas de jovens cientistas brasileiros foi tema de uma das mesas da 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada em 29/7/22.
Na abertura, a pesquisadora Sofia Aranha apresentou um histórico da trajetória dos pós-graduados brasileiros, com dados de uma pesquisa que está em sua quarta edição e associa a dinâmica de formação e o emprego de mestres e doutores no Brasil. Conforme mostrou, antes da pandemia, o país registrou aumento importante na formação de mestres e doutores, mas, em 2020, houve um represamento das titulações desse grupo. “Esperamos que seja por conta das interrupções das aulas, mas sabemos que há outras dificuldades, como bolsa, financiamento e investimento, que também podem vir a afetar a formação”, pontuou. A pesquisadora trouxe, ainda, um comparativo entre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o emprego formal de mestres e doutores, entre 2010 e 2017. Segundo ela, esse grupo sofreu menos demissões que a média nacional durante a crise, entretanto, há uma “tendência de queda” nas remunerações e nas contratações, “sobretudo, de doutores recém-formados”.   Saiba mais.   Assista à íntegra do debate.
Acesse e participe da pesquisa O mapeamento do jovem cientista brasileiro.
Fonte: Jornal da Ciência - 12/08/22

CINESalq: filme-Geração Z

O Serviço de Cultura e Extensão da ESALQ, gostaria de convidar a todos para a primeira sessão do cinema ECOFALANTE na Universidade. A iniciativa faz parte um Acordo de Cooperação Técnico-Educacional com a Ecofalante, via SGA-USP (Superintendência de Gestão Ambiental) e no interesse da PRCEU-USP (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária). O primeiro filme é um documentário que conta como a tecnologia influenciou em toda uma geração e conta com a opinião de especialistas da área, pós filme será ministrada uma roda de debates para discutir sobre os aspectos do filme e suas particularidades, todos podem contribuir nessa discussão. 
             
                                             Data: 16 de agosto às 19h
                                             Local: Central de Aulas - Sala 7
                                             Evento aberto à comunidade 

Solicitamos a inscrição dos interessados no link abaixo, para que possamos preparar a sala para recebê-los: https://bit.ly/3SO2GjI