27 fevereiro 2023


Os mistérios do ChatGPT

Um dos assuntos mais comentados do momento é a nova tecnologia de inteligência artificial, o ChatGPT, que gera respostas em texto sobre os mais diversos assuntos, mas não sem cometer erros. Para a professora Giselle Beiguelman, que retoma sua coluna para a Rádio USP, “muitos dos erros do ChatGPT vêm do universo de dados que foi utilizado para fazer o seu treinamento, um treinamento muito arrojado, muito inovador, isso não se pode desprezar, que é um modelo baseado aí no que os cientistas da inteligência artificial chamam de linguagem natural, que é capaz de prever o encadeamento das palavras das frases e das ideias. E isso tudo teve por base 8 milhões de textos dos mais variados estilos e formatos, todos em inglês, que foram utilizados nesse treinamento”.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 27/02/23

RDA e Oracle for Research: acelerando a descoberta de dados de pesquisa

Este contrato histórico, assinado em janeiro de 2023, será executado por 12 meses e apoiará a missão da RDA de construir pontes sociais e técnicas para permitir o compartilhamento aberto e a reutilização de dados de pesquisa. Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções voltadas para a comunidade em todas as tecnologias, disciplinas e países. Facilitar e promover a pesquisa aberta e a ciência aberta são objetivos comuns das duas organizações. O envolvimento do setor privado é uma prioridade estratégica para a RDA, e o suporte da Oracle for Research facilitará as atividades que ocorrem nos grupos de trabalho da RDA. Esses grupos dirigidos por voluntários concentram-se no desenvolvimento de padrões de dados e estratégias para publicação de dados, ao mesmo tempo em que abordam os desafios de acesso e compartilhamento. Os resultados de suas atividades são então disponibilizados ao público.  Saiba mais.   Fonte: ABCD - 27/02/23

FAPESP lança nova chamada para Escolas São Paulo de Ciência Avançada

A FAPESP anuncia uma nova chamada de propostas no âmbito do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização, no Estado de São Paulo, de cursos sobre pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento. Serão selecionadas até cinco escolas, com início a partir de março de 2024. A modalidade de Auxílio à Organização de Reunião Científica: Escola São Paulo de Ciência Avançada se destina a apoiar total ou parcialmente a realização de cursos de curta duração sobre temas na fronteira da ciência e da tecnologia que sejam desenvolvidos no Estado de São Paulo e representem objetos de pesquisa internacionalmente competitiva. Este é o 17º edital da modalidade, que tem periodicidade anual.   Saiba mais.  Fonte: Agência FAPESP - 27/02/23

24 fevereiro 2023

Aleph/Dedalus em novo equipamento


Nos últimos anos realizamos diversas atualizações e migrações da plataforma ALEPH/DEDALUS que é alicerce de boa parte da operação das bibliotecas. Em 2020, após vários anos sem grande aprimoramento da infraestrutura dessa plataforma, o Aleph foi atualizado da versão 20 para a 23 e migrado do ambiente Solaris/SPARC para o ambiente Linux/x86. Esse mês concluímos a migração para um novo ambiente que segue uma tendência denominada “hiperconvergência” em que servidores de virtualização e armazenamento coexistem nos mesmos equipamentos.
Configuramos os novos equipamentos de maneira a buscar o máximo de desempenho, com um foco especial na segurança da informação, por meio de um sistema de espelhamento múltiplo, síncrono e assíncrono, o que reduz drasticamente os riscos de perda massiva de dados. Por se tratar de uma solução nova, com uma configuração bastante diversa daquela usualmente adotada em nossos ambientes, manteremos um monitoramento mais rigoroso nessas primeiras semanas, buscando detectar quaisquer incongruências e aprimorar o funcionamento do sistema tanto quanto possível ainda antes do início das aulas do primeiro semestre de 2023.Esperamos com essas ações dar maior agilidade e segurança nas operações do ALEPH/DEDALUS.  
Fonte: ABCD - 24/02/23

Saiba o que é a Lista vermelha dos objetos culturais brasileiros em risco

Artefatos e objetos culturais brasileiros são constantemente alvos de comercialização ilegal no mercado internacional. Bens culturais protegidos pela legislação brasileira, como arte sacra, fósseis, peças arqueológicas e etnográficas, livros e mapas estão entre os bens mais suscetíveis ao tráfico ilícito. Com o intuito de prevenir a circulação internacional ilegal desses bens, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lançou a Lista Vermelha (Red List) dos objetos culturais brasileiros em risco. O documento foi elaborado com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de outras instituições brasileiras, e lançada no dia 14 de fevereiro, em cerimônia realizada no Museu no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP). As Red Lists não são listas de bens procurados, mas de tipologias de objetos protegidos por legislação federal e sob risco de tráfico ilícito, descritas e ilustradas com fotografias, para ajudar agentes fiscalizadores a terem repertório visual para identificar possíveis movimentações ilegais.   Saiba mais.   
Fonte: ABCD - 24/02/23


Ranking Scimago 2022: quanto evoluímos enquanto universidade de pesquisa?

SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web. Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer classificação personalizada a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Adicionalmente, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores. No Ranking 2022, 4.364 instituições foram classificadas no mundo inteiro. As instituições podem ser agrupadas por setores (Universidades, Saúde, Governo, etc.). Para fins comparativos, o valor do indicador composto foi definido em uma escala de 0 a 100. No entanto, os gráficos de linha e os gráficos de barra sempre representam classificações (menor é melhor, portanto os valores mais altos são os piores).   Saiba mais.   Fonte: ABCD - 23/02/23

23 fevereiro 2023

Base de dados Access Engineering já disponível na USP

Acesse aqui

Descrição: É uma base de dados de referência em Engenharia utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes. Seu conteúdo cobre as seguintes áreas: Bioengenharia, Habilidades em Negócios, Engenharias Química, Civil, de Comunicações, Elétrica e Eletrônica, de Energia e Petróleo, Ambiental e Sustentável, de Produção, Mecânica e Gestão de Operações. Disponibiliza mais de 700 e-books incluindo edições atuais de referências oficiais de engenharia, incluindo Marks 'Standard Handbook for Mechanical Engineers, Perry's Chemical Engineers' Handbook e o Standard Handbook for Electrical Engineers. Também possui recursos online dinâmicos, mais de 690 vídeos instrucionais, calculadoras e mais de 3.900 gráficos.   Fonte: ABCD - 23/02/23

CNPq lança 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa. Nesta edição, o Prêmio conta com uma nova categoria, o de Bolsista de Iniciação Científica Júnior e um aumento no valor da premiação das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, passando de R$ 7 mil para R$ 10 mil. Para cada uma das categorias – Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Bolsista de Iniciação Científica Júnior, serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento – Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 23/02/23

Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa e capaz de reter jovens talentos, defendem cientistas

Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que dobrado o número de doutores formados nos últimos 20 anos e subido dez posições no ranking de publicação de artigos entre 2007 e 2011, os repetidos cortes orçamentários desde 2015 prejudicaram imensamente o sistema de ciência e tecnologia do país, argumentam os autores (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/bases-para-reconstruir-a-capacidade-cientifica-do-brasil/). Como resultado, eles destacam, muitos dos cerca de 100 mil cientistas em início de carreira estão desempregados ou em trabalhos que não demandam a formação acadêmica de cientista. É uma mão de obra altamente qualificada, formada com investimento público, inclusive por meio do programa Ciência sem Fronteiras.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 23/02/23

Bolsas da CAPES atendem 160 mil estudantes e pesquisadores

A CAPES tem atualmente mais de 160 mil bolsistas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e nos programas de formação de professores. As bolsas atendem 100 mil pesquisadores no Brasil e 61 mil estudantes de cursos de licenciatura. Os benefícios da CAPES também alcançam 5.300 cientistas brasileiros no exterior. Ao todo, são 48 acordos de cooperação internacional. Além disso, o Portal de Periódicos, que é o maior acervo científico digital do mundo, tem 6 milhões de usuários de 432 instituições de ensino e pesquisa. Os dados, de 2021, compõem o folder “CAPES: a Fundação em números” que acaba de ser lançado para mostrar a relevância da Agência de Fomento para a ciência brasileira. O Brasil tem atualmente 4.600 programas de pós-graduação.  A avaliação realizada pela CAPES a cada quatro anos abrange 7 mil cursos de mestrado e doutorado, onde estão matriculados mais de 325 mil alunos. Em 2021, se formaram 59 mil mestres e 20 mil doutores. Nos programas de formação de professores da CAPES, como a Universidade Aberta do Brasil, estão matriculados 122 mil alunos de graduação e pós-graduação. As ações são realizadas em parceria com 139 instituições de ensino superior.   Saiba mais.   
Fonte: CGCOM/CAPES - 22/02/23

Evento tem objetivo de discutir relevância da informação científica no contexto da pesquisa acadêmica

American Chemical Society (ACS) apresenta a segunda série da “ACS na sua Região” com cinco encontros voltados para as comunidades das regiões do País: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. O objetivo é discutir a relevância da informação científica no contexto da pesquisa acadêmica. Além de criar um maior engajamento e integração em cada região brasileira, o evento apresentará análises métricas, dados, informações e temas pautados em interesses regionais, buscando sinergia e alinhamento local, sempre a favor da ciência e do avanço da pesquisa científica no Brasil. O evento é gratuito e será transmitido por meio da plataforma Zoom. Todos os participantes receberão certificado de participação enviado a partir de uma semana após o evento.   Saiba maisInscreva-se.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 22/02/23

17 fevereiro 2023

Iniciação científica é estratégica para o País

Kelly, Ingrid, Maressa, Karina, Amanda, Ana Carolina, Rafaela e Vitoria. Oito jovens mulheres que têm algo em comum. Elas foram as vencedoras, em suas categorias, da 22ª edição do Conic, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, organizado pelo Semesp, ocorrido em novembro passado. A representatividade masculina foi garantida por Ricardo Henrique Freire Vieira, do Centro Universitário Eniac, em Guarulhos, com o Prêmio especial – Incentivo à preservação ambiental (veja quadro). Suas pesquisas foram escolhidas entre os 1.401 projetos inscritos. Destes, 1.251 foram aprovados e apresentados ao longo do congresso. O evento virtual reuniu 2.240 alunos e 922 docentes. Com mais de duas décadas, o Conic é um congresso pioneiro no setor do ensino superior particular. Os congressos de iniciação científica são momentos de alta tensão positiva para os estudantes da graduação. São a oportunidade de encarar, pela primeira vez, uma banca de professores, antes mesmo da conclusão do curso e da apresentação do TCC. As pesquisas têm o prazo de um ano para sua realização, período em que o estudante pode descobrir suas aptidões acadêmicas, seus focos de interesse relativos ao conhecimento, dentro do escopo de sua área, e à própria carreira.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 17/02/23

Série em vídeo explica como funciona a pós-graduação na USP

Videoaulas produzidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação estão disponíveis no Youtube e explicam a estrutura, as práticas e temas essenciais que ingressantes e interessados numa pós-graduação na USP devem saber

A colaboração da USP para a pós-graduação brasileira é significativa. É reconhecidamente a maior formadora de pós-graduandos no País: são mais de 50 mil doutores titulados e mais de 75 mil mestres. Atualmente, a USP possui 265 programas de pós-graduação e cerca de 30 mil alunos que possuem no horizonte manter uma excelência acadêmica neste nível de formação. Para ajudar os alunos que ingressam na pós-graduação da USP, ou mesmo para aqueles que têm interesse de saber como ela funciona, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade elaborou um curso aberto ao público, on-line e gratuito, com 17 videoaulas, disponível no Canal do Youtube da PRPG, neste link.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 17/02/23

Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa e capaz de reter jovens talentos

Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que dobrado o número de doutores formados nos últimos 20 anos e subido dez posições no ranking de publicação de artigos entre 2007 e 2011, os repetidos cortes orçamentários desde 2015 prejudicaram imensamente o sistema de ciência e tecnologia do país, argumentam os autores (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/bases-para-reconstruir-a-capacidade-cientifica-do-brasil/). 
Como resultado, eles destacam, muitos dos cerca de 100 mil cientistas em início de carreira estão desempregados ou em trabalhos que não demandam a formação acadêmica de cientista. É uma mão de obra altamente qualificada, formada com investimento público, inclusive por meio do programa Ciência sem Fronteiras.   Saiba maisFonte: Agência FAPESP - 17/02/23

16 fevereiro 2023

Governo divulga reajuste em bolsas de pesquisa

O governo federal anunciou reajuste de 40% nas bolsas de pós-graduação. Os valores , e o aumento foi prometido após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Veja os novos valores mais abaixo. O percentual de 40% vale para as bolsas de mestrado e doutorado da Capes e do CNPq. Para outros níveis de ensino, também há reajustes em dimensões distintas.   Saiba mais.   Fonte: CNPq – 16/02/23

Veja abaixo os novos valores e o percentual do reajuste nas bolsas da Capes e do CNPq:

  • Mestrado: de R$ 1.500 para R$ 2.100 (alta de 40%)
  • Doutorado: de R$ 2.200 para R$ 3.100 (40%)
  • Pós-doutorado: de R$ 4.100 para R$ 5.200 (25%)
Leia também: CAPES e CNPq aumentam bolsas de pós-graduação em 40%

Nota do CNPq sobre as bolsas de Produtividade em Pesquisa

"A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023”, informa o presidente do órgão, Ricardo Galvão, em nota encaminha ao Jornal da Ciência

O CNPq não está considerando modificação no atual sistema de Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, imprescindíveis para estimular a produção científica de pesquisadores, desde os em início de carreira aos com carreira consolidada, que lideram grupos de pesquisas e coordenam projetos de grande relevância para o país. Esses bolsistas são, também, parceiros do CNPq no trabalho dos Comitês Assessores, que analisam as propostas apresentadas nas chamadas. A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023.  Fonte: CNPq - 16/02/23

Boas práticas para garantir a visibilidade e posicionamento institucional na Web

Na atualidade, um dos maiores desafios é manter e promover a presença e a popularidade das organizações na Web. Desde um design atrativo até conteúdos de qualidade chamam a audiência mas nem sempre a mantém. É necessário adotar práticas e técnicas que otimizem a descoberta e forneçam acesso efetivo e persistente, confiabilidade e segurança. Esta é uma tradução livre do texto publicado no website da Webometrics. Ranking Web of Repositories e intitulado Decalogue of good practices in institutional web positioning. Confira as dicas e verifique se sua instituição ou empresa segue tais recomendações. Leia com atenção pois as dicas são muito pertinentes para os gestores de websites, blogs e repositórios.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23

Guia para inclusão de conteúdos no Google Acadêmico

Google Acadêmico – https://scholar.google.com , também chamado de Google Scholar, fornece uma maneira simples de pesquisar amplamente a literatura acadêmica. De um só lugar, você pode pesquisar em várias disciplinas e fontes: artigos, teses, livros, resumos e pareceres de tribunais, de editoras acadêmicas, sociedades profissionais, repositórios on-line, universidades e outros sites. O Google Acadêmico ajuda você a encontrar trabalhos relevantes no mundo da pesquisa acadêmica. O Google Scholar visa classificar os documentos da mesma forma que os pesquisadores, avaliando o texto completo de cada documento, onde foi publicado, por quem foi escrito, bem como com que frequência e quão recentemente foi citado em outra literatura acadêmica. Este é um verdadeiro desafio para quem quer alcançar altos níveis de popularidade e boa classificação de seus websites, perfis, blogs e repositórios no Google Acadêmico.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23