10 março 2023

CAPES promove debate sobre ciência, pós-graduação e gênero

A participação das mulheres na pós-graduação e na ciência e a violência de gênero nas universidades pautaram o seminário ‘Educação: palavra feminina’, realizado pela CAPES nesta quarta-feira, 8 de março. Houve duas apresentações e uma reflexão sobre o papel de agências de fomento na redução das desigualdades entre mulheres e homens. Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, lembrou que a equidade de gênero é o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Em sua fala a gestora apontou um dado relevante: “na pós-graduação, temos mais bolsistas mulheres e mais formandas. A dificuldade é incrementar os números nas etapas mais altas da carreira. E a CAPES tem um papel importante como indutora, como agência de fomento”. A informação tem como base dados da CAPES relacionados ao ano de 2021. Eles apontam que 54% dos estudantes da pós-graduação stricto sensu são mulheres. Isso significa 221 mil alunas de um universo de 405 mil nos cursos de mestrado e doutorado. Entre professores, porém, o cenário se inverte: 57% são homens.   Saiba mais.   Fonte: CGCOM/CAPES - 09/03/23

ChatGPT pode ser aliado no processo de ensino-aprendizagem, avalia especialista

Desde que surgiu, no final de 2022, o ChatGPT tem gerado preocupação entre os educadores. Isso porque a ferramenta de inteligência artificial capaz de dialogar, escrever textos em diferentes estilos, fazer cálculos e responder perguntas de modo natural pode ser usada indevidamente por estudantes para elaborar redações e realizar lições e trabalhos escolares, por exemplo, burlando o processo de aprendizagem. Porém, em vez de ser usado meramente como um oráculo ou vidente, o robô virtual (chatbot) pode ser empregado de outras maneiras mais inteligentes e se tornar um aliado no ensino, avalia Seiji Isotani, professor do Instituto de Computação e de Ciências Matemáticas da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos, e professor visitante da Faculdade de Educação da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 10/03/23

USP e Universidade de Salamanca acertam novos convênios

A Universidade de São Paulo mantém cerca de 3 mil convênios com instituições do Brasil e do Exterior, que possibilitam a mobilidade estudantil e docente e uma maior cooperação nas áreas acadêmicas e na pesquisa de ponta. Entre as várias universidades com as quais a USP tem parceria, a Universidade de Salamanca (Usal)– a quarta mais antiga da Europa, fundada em 1218 – é uma das parceiras preferenciais. O Brasil, por sinal, é o quinto país estrangeiro com mais estudantes na universidade espanhola: são 307 alunos brasileiros, à frente, por exemplo, de Portugal, com 199 estudantes, e Argentina, com 151. A Universidade de Salamanca – que é pública – oferece 68 cursos de graduação, 76 de mestrado e 41 programas de doutorado, além de 26 programas de graduação dupla. No total, a instituição de Castela-León tem mais de 25 mil alunos matriculados.
   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 09/03/23

09 março 2023

O plágio encoberto em textos do ChatGPT

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State), nos Estados Unidos, investigaram até que ponto modelos de linguagem natural como o ChatGPT, que usam inteligência artificial para formular uma prosa realista e articulada em resposta a perguntas de usuários, conseguem gerar conteúdo que não se caracterize como plágio. Isso porque esses sistemas processam, memorizam e reproduzem informações preexistentes, baseadas em gigantescos volumes de dados disponíveis na internet, tais como livros, artigos científicos, páginas da Wikipédia e notícias. O grupo analisou 210 mil textos gerados pelo programa GPT-2, da startup OpenAI, criadora do ChatGPT, em busca de indícios de três diferentes tipos de plágio: a transcrição literal, obtida copiando e colando trechos; a paráfrase, que troca palavras por sinônimos a fim de obter resultados ligeiramente diferentes; e o uso de uma ideia elaborada por outra pessoa sem mencionar sua autoria, mesmo que formulada de maneira diferente.  Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2023

Saiba mais

Capacitação virtual da Plataforma SpringerLink

Se você produz pesquisa acadêmica, é docente, estudante ou atua em bibliotecas, temos o prazer de convidar você a participar dessa sessão de treinamento sobre a plataforma 
SpringerLink, que disponibiliza milhares de artigos científicos publicados em revistas de alto impacto, abrangendo todas as áreas do conhecimento, além de eBooks acadêmicos da Springer Nature, uma das mais prestigiosas editoras acadêmicas internacionais.
21 de março de 2023  |  15:00 às 16:30  |  Inscrição

Já está disponível o Informe de Rendimentos de 2022

A CAPES liberou a partir desta terça-feira, 7 de março, o acesso às informações de rendimentos para a declaração no Imposto de Renda (IRPF) de 2022. Os dados podem ser encontrados em https://informerendimentos.capes.gov.br/

Bolsistas no País e no exterior, pesquisadores que ganharam Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe), consultores que tiveram Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) e quem recebeu diárias e ajudas de custo da Fundação devem acessar a declaração.

Para visitar a página o interessado pode usar seu nome de usuário e senha do gov.br, do ID Orcid ou da CAPES. Quem ainda não estiver cadastrado em nenhuma dessas plataformas, deve clicar na opção ‘Solicitar Cadastro’, posicionada no rodapé da página ‘Informe de Rendimentos’.  Fonte: CGCOM/CAPES - 07/03/23


Seleção interna do PDSE entra em sua última semana

Falta uma semana para o fim da etapa de seleção interna do Edital nº 44/2022, do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior. As instituições têm até a próxima segunda-feira, 13 de março, para concluir a escolha dos pesquisadores, candidatos a estudar fora do País. A CAPES concederá até 2.035 bolsas, num investimento que pode chegar a R$113,6 milhões.
De 15 de março a 3 abril, os doutorandos selecionados pelas instituições deverão apresentar a candidatura no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), preencher o formulário e anexar a documentação solicitada. As Pró-Reitorias de Pós-Graduação – ou seus equivalentes – terão de 10 a 17 de abril para homologar as inscrições, em outra seção do Sicapes. O início das atividades no exterior se dará entre setembro e novembro. O cronograma completo está disponível no edital.   Saiba mais.   
Fonte: CGCOM/CAPES - 07/03/23


08 março 2023

Indicações para a 6° edição do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química vão até 26 de março

A American Chemical Society (ACS) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) têm o prazer de anunciar o Prêmio Mulheres Brasileiras em Química (Brazilian Women in Chemistry Award) 2023, patrocinado pelo CAS (Chemical Abstracts Service) e pela ACS Publications, divisões da ACS. Em sua 6°edição, a ACS e a SBQ visam a promoção da igualdade entre os gêneros, com foco na Química Brasileira e a mobilização para uma perspectiva de compreensão do impacto da diversidade em pesquisas científicas na área da Química. O prêmio busca o reconhecimento às mulheres cientistas que possuem contribuições relevantes e pesquisas de destaque no âmbito da Química e Ciências, relacionadas em três categorias: Líder Emergente na Química; Líder na Indústria e Líder na Academia. As Indicações e as auto indicações vão até 26 de março.   Saiba mais.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 08/03/23

Estágio/Iniciação Científica em Biologia no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)


Estão abertas as inscrições para estágio/Iniciação Científica em Biologia no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), para atuar em projeto de estudo do metabolismo celular de microalgas.

Requisitos:

  • estudantes de Ciências Biológicas ou Gestão Ambiental;
  • conhecimento de preparação de soluções e química geral;
  • experiência com manipulação de microrganismos;
  • habilidades de pensamento criativo;
  • motivado para aprender novas habilidades e conhecimentos.

Os interessados devem enviar currículo e histórico escolar para Flavia Vischi Winck pelo e-mail winck@cena.usp.br


Leia a edição de março da Pesquisa FAPESP 

Evento debate participação da mulher na ciência

A CAPES realiza no Dia Internacional da Mulher o evento “Educação: palavra feminina”. A atividade começa às 16 horas da próxima quarta-feira, 8 de março, e poderá ser acompanhada pelo canal da Fundação no YouTube. A abertura será feita por Mercedes Bustamante, presidente da Agência, e terá a participação das professoras Tânia Mara de Almeida, da Universidade de Brasília (UnB), e Letícia de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento vai debater o papel da mulher no ambiente acadêmico e seus desafios. Tânia Mara fará um panorama da violência contra as mulheres nas universidades brasileiras e Letícia de Oliveira falará sobre a participação feminina na pós-graduação e na ciência.   Saiba mais.  Fonte: CAPES - 06/03/23


Assessores externos participam do processo de avaliação institucional da USP

O processo de avaliação institucional da USP entrou em uma nova fase. Após a conclusão do Relatório de Autoavaliação, em dezembro passado, teve início, no dia 18 de janeiro, o trabalho de uma comissão com 11 assessores seniores – externos à USP – que está avaliando as atividades da Universidade divididas em cinco eixos: gestão universitária, graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão universitária.
A proposta é que essa comissão desenvolva uma análise prospectiva que deverá subsidiar o planejamento estratégico da USP e a elaboração de diretrizes para os próximos ciclos avaliativos. O documento final deverá ser entregue até o dia 31 de março.
A base desse trabalho é o Relatório de Autoavaliação, que abrange as atividades da Universidade desenvolvidas no período de 2018 a 2022, referente ao quinto ciclo de Avaliação Institucional, e visitas técnicas realizadas pelos assessores, presencialmente ou no formato on-line, com os responsáveis pelas áreas na USP.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 07/03/23

Conselho Universitário aprova criação de quatro novos centros de estudos na USP

O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada no dia 7 de março, a criação de quatro novos centros de estudos na USP: Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão; Centro de Estudos Amazônia Sustentável; Centro de Agricultura Tropical Sustentável; e o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical. A criação dos novos centros, que serão vinculados à Reitoria, já havia sido anunciada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, em uma reunião realizada com a equipe de dirigentes da Administração Central da Universidade, no final de janeiro, como um dos principais projetos da gestão para o segundo ano de seu mandato.

A principal característica dos centros será a atuação multidisciplinar no ensino, na pesquisa e na extensão, com a possibilidade de atuação de pesquisadores e professores de diversas áreas, externos ou não à USP, do Brasil ou do exterior. Em sua estruturação, os centros contarão com comitês gestores, conselhos consultivos e comissões temáticas.   Saiba mais.   

Fonte: Jornal da USP - 07/03/23


07 março 2023

Na educação, o ChatGPT não estimula o pensamento crítico

Um chatbot pode ser resumido em sua tradução – “robô de bate-papo”. Porém, atualmente, o ChatGPT, um tipo de chatbot, tem chamado atenção pela sua capacidade de manter a coesão e a coerência: “Ele funciona como um modelo de linguagem e consegue, digamos assim, fazer uma redação com conteúdo e uma produção de sentido que é possível enganar as pessoas, de modo que a gente não saiba se aquele texto foi produzido por humano ou por um robô”, explica o professor Rogério de Almeida da Faculdade de Educação da USP. O professor brinca e pergunta para o chatbot como ele vê a questão da principal preocupação dos acadêmicos com o chat. O próprio ChatGPT pontua cinco questões: a primeira seria a existência de um viés, mediado pelos algoritmos, que pode reproduzir preconceitos; a segunda, ética, do ponto de vista de como o chat seria utilizado; a terceira, sobre a privacidade, já que ele funciona com o uso de diversos dados; a quarta, seria a do controle, pois ele é imprevisível e se deve prezar pelo bem-estar das pessoas; quinto, a transparência de como essa ferramenta funciona.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 07/03/23

É fundamental que o CNPq se mantenha como a ‘Casa do Cientista’

É sempre instrutivo retornar às origens da criação de uma agência de fomento para modelar o seu futuro. Quando alguns pesquisadores brasileiros ligados à Academia Brasileira de Ciências (criada em 1921), liderados pelo Almirante Álvaro Alberto, trabalharam pela criação do então Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq, criado em 1951), tinham duas preocupações fundamentais. Primeira, organizar um sistema que permitisse o apoio financeiro aos poucos grupos de pesquisa existentes no país. Daí, a origem dos “auxílios à pesquisa”, que mais tarde deu origem ao “Edital Universal do CNPq”, existente até hoje. Segunda, criar condições para a sobrevivência dos poucos pesquisadores existentes e que não eram bem remunerados pelo serviço público. 
Em uma época em que ainda não havia o regime de tempo integral e dedicação exclusiva, os poucos pesquisadores tinham que trabalhar em vários lugares para se sustentarem. É neste contexto que surge um programa de apoio financeiro de pequena monta, mas considerado vital para que muitos pudessem se dedicar integralmente à atividade de pesquisa e ensino. Essa ação foi, em seguida, implementada com a concessão de bolsas a partir de 1956 e, posteriormente, estruturada no Programa de “Bolsa de Produtividade em Pesquisa” que vem funcionando de forma organizada desde 1976.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência – 07/03/23


USP e CNRS pretendem criar centro conjunto de pesquisa com sede em São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, pretendem lançar conjuntamente no início de 2024 um Centro Internacional de Pesquisas (IRC, na sigla em inglês). Esta será a quinta unidade do tipo criada pelo CNRS, que já constituiu parcerias semelhantes com as universidades do Arizona e de Chicago (ambas nos Estados Unidos), com o Imperial College London (Reino Unido) e com a Universidade de Tóquio (Japão). “A ideia é desenvolver a cooperação científica entre os países, seja levando estudantes e pesquisadores brasileiros para a França, seja enviando ao Brasil estudantes e pesquisadores franceses. Não há uma área específica de interesse. O centro deverá atuar como um ‘guarda-chuva’, sob o qual desenvolveremos atividades diversas que vão evoluir ao longo dos anos.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 07/03/23