Para auxiliar professores, pesquisadores e estudantes da USP, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) fez a assinatura da plataforma JoVE, que possui mais de 19.000 vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos em diversas áreas do conhecimento. Para acessar, basta entrar no site da plataforma neste link a partir de um computador autorizado nos campi da USP ou por meio de acesso remoto por VPN. Criada em 2006, a plataforma oferece conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa. Há vídeos em disciplinas das áreas de Ciências da Saúde, Química, Biologia, Farmacologia e Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular, além de Medicina e Engenharia. Saiba mais.
26 maio 2023
Videoaulas com experimentos e técnicas de laboratório auxiliam o aprendizado nos cursos da USP
Para auxiliar professores, pesquisadores e estudantes da USP, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) fez a assinatura da plataforma JoVE, que possui mais de 19.000 vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos em diversas áreas do conhecimento. Para acessar, basta entrar no site da plataforma neste link a partir de um computador autorizado nos campi da USP ou por meio de acesso remoto por VPN. Criada em 2006, a plataforma oferece conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa. Há vídeos em disciplinas das áreas de Ciências da Saúde, Química, Biologia, Farmacologia e Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular, além de Medicina e Engenharia. Saiba mais.
25 maio 2023
Coleções de e-books Oxford Scholarship Online e Oxford Handbooks Online estão disponíveis para comunidade USP
24 maio 2023
Polpa do tomate responde, em média, por apenas um quarto da composição do ketchup
Pesquisa inglesa mostra que redução da jornada de trabalho não afeta produtividade
AmazonFACE é o principal projeto de cooperação científica entre Brasil e Reino Unido
23 maio 2023
Indicações para o 67º Prêmio Fundação Bunge podem ser feitas até terça-feira, dia 30
Pós-graduandos: a resposta para um Brasil do século 21
Os avanços cada vez mais rápidos da ciência e tecnologia impactam todos os setores e produzem novas formas de trabalho, relacionamento e de organização da sociedade. Os países mais avançados do mundo travam um novo tipo de disputa geopolítica, baseada na inovação permanente em busca das fronteiras do conhecimento. Nesse contexto, termos como inteligência artificial, nanotecnologia e indústria 4.0 passam a ser cada vez mais frequentes no cotidiano. A necessidade das nações de maximizar a produtividade e competitividade de suas indústrias na economia global exige altos investimentos em ciência e tecnologia. Esse desafio de financiamento, ontem, hoje e sempre, tem no Estado nacional seu grande artífice. E também pudera: trata-se de questão central para o desenvolvimento e a soberania de qualquer País. Saiba mais. Fonte: Nexo – 22/05/23
22 maio 2023
Festival Pint of Science
Saiba mais |
Cinco mudanças da inteligência artificial na pesquisa científica
'Puro creme do milho': fita cassete guarda gravação original das famosas pamonhas de Piracicaba
Autores preferem documentos em seus próprios idiomas
CAPES debate Acesso Aberto e Acordos Transformativos
A CAPES realizou, nesta quarta-feira, 17 de maio, o Workshop Colaborativo sobre Acesso Aberto e Acordos Transformativos. O debate tratou da melhoria do acesso e da disseminação de publicações científicas no Brasil, por meio de assinaturas de periódicos que possibilitem o Acesso Aberto. O evento teve como objetivo ouvir a comunidade acadêmica e começar a construir o entendimento sobre a posição brasileira. Durante a abertura, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, defendeu o protagonismo da Fundação para que o Brasil tenha força e poder de negociação junto às editoras. Para ela, a Ciência Aberta tem valor enorme, mas a forma como vai ser implementada ou conduzida, o que inclui o acesso aberto, “pode colocar uma barreira a mais de desigualdade entre Países”. Por outro lado, Denise Pires de Carvalho, secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), lembrou que a produção científica brasileira é avançada, mesmo com a falta de políticas estruturantes. Saiba mais. Fonte: CGCOM/CAPES – 19/05/23. Saiba mais. Fonte: CGCOM/CAPES – 19/05/23
Algoritmo brasileiro busca projetar futuro da floresta amazônica e prever mudança de captação de CO2
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um algoritmo capaz de projetar o futuro da vegetação amazônica, apresentando cenários com transformações da floresta provocadas pelas mudanças climáticas. Um dos resultados mostra que um clima mais seco na região, com redução de 50% na precipitação, poderia aumentar a diversidade, porém com menores índices de estocagem de carbono. Isso porque haveria um aumento de armazenagem de dióxido de carbono (CO2) nas raízes da vegetação em detrimento da absorção por meio de folhas e troncos, que têm maior capacidade de acúmulo. Levando em consideração diferentes situações, os cientistas calcularam que a absorção poderia ser entre 57,48% e 57,75% menor em comparação a condições climáticas regulares. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP – 22/05/23
19 maio 2023
Melhores títulos no Top 50 da Amazon em promoção na Book Friday
Fonte: Estadão - 19/05/23
CAPES e ANPG discutem melhorias na pós-graduação
Conteúdo on-line ajuda a comunidade acadêmica a desenvolver competências digitais
Pensando nesse grupo, o Laboratório de Aprendizagem de Ensino (LAE) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP desenvolveu o site Literacias Digitais. Baseado no Digital Essentials da Universidade de Queensland, na Austrália, o site foi adaptado ao contexto educacional e cultural do Brasil e disponibiliza conteúdos relacionados ao mundo digital e à tecnologia, oferecendo desde informações básicas sobre internet e redes sociais, segurança on-line, direitos autorais, acessibilidade e pesquisa, até outros mais específicos, relacionados à área acadêmica. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 18/05/23
18 maio 2023
Com orçamento de R$ 5,5 bi, Capes retoma patamar de investimento de dez anos atrás
De acordo com dados obtidos pelo Portal Terra, o pico de investimento dos dez últimos anos de orçamento da agência do Ministério da Educação aconteceu em 2015, no governo Dilma Rousseff. Naquele ano, a Capes recebeu dotação de R$ 7,41 bi, conforme indicado na Lei Orçamentária Anual (LOA). Saiba mais. Fonte: Portal Terra - 18/05/23
Fapesp e Sebrae vão fomentar inovação no agronegócio com foco em sustentabilidade
Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 18/05/23