A Diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Conselho Curador do
Prêmio Jabuti Acadêmico indicaram o livro “Multifuncionalidade da Agricultura Familiar:
a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares”, organizado por Fábio
Marchetti e Paulo Eduardo Moruzzi Marques e publicado pela Edusp, entre os
cinco finalistas da categoria “ciências agrárias e ambientais” para concorrer à
segunda edição do referido prêmio. Trata-se de reconhecimento da relevância
deste trabalho enquanto contribuição das mais importantes para a produção
acadêmica nacional. O livro é fruto de esforços no âmbito do Grupo de Pesquisa
em Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal) do Programa de
Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA/USP) para disseminar
uma ampla gama de resultados de pesquisas que permitem evidenciar as múltiplas
funções da agricultura familiar enquanto meios de contribuir com o alcance dos
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Constitui, portanto, fomento ao
debate de temas relevantes no campo agroalimentar, tais como o problema da fome
no Brasil, os padrões de sustentabilidade da produção agrícola brasileira, a
segurança com soberania alimentar, o manejo da agrobiodiversidade, os
assentamentos implantados graças a medidas de reforma agrária, a agricultura
urbana agroecológica e os mercados alimentares alternativos. A Cerimônia de
Entrega do Prêmio Jabuti Acadêmico será realizada no dia 5 de agosto de 2025,
às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso. Fonte: PPGI-EA - 29/07/25
29 julho 2025
28 julho 2025
Acordos Transformativos CAPES: publicando em acesso aberto gratuitamente
Os acordos transformativos são uma
inovação nos modelos de contratação entre instituições e editoras científicas,
projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de
acesso aberto (Open Access). Esses acordos são estratégicos para superar
barreiras financeiras e estruturais, buscando integrar os custos de assinatura
e publicação. Assim, promovem um sistema mais acessível para a disseminação de
pesquisas. A CAPES publicou em 30 de abril de 2024, a Portaria n° 120/2024, que
define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article
Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações em acesso aberto. Saiba mais.
Fonte: ABCD-USP – 28/07/25
Acordo CAPES – Royal Society: publicação em acesso aberto sem custos
A CAPES firmou um acordo com a Royal Society, por meio do modelo Leitura
e Publicação, que permite a pesquisadores de instituições participantes
publicar artigos em acesso aberto sem custos em periódicos da Royal Society,
além de garantir acesso completo ao conteúdo dessas publicações.
- Publicação em acesso aberto sem cobrança de APC (Article Processing Charge).
- Acesso ao texto completo de todos os periódicos científicos da Royal
Society.
- Aplicável a autores correspondentes afiliados as instituições brasileiras, incluindo a USP, que fazem parte do contrato CAPES – Royal Society. Saiba mais. Fonte: ABCD-USP - 28/07/25
- Aplicável a autores correspondentes afiliados as instituições brasileiras, incluindo a USP, que fazem parte do contrato CAPES – Royal Society. Saiba mais. Fonte: ABCD-USP - 28/07/25
Vinte periódicos perderam seu fator de impacto em 2025 por suspeita de inflar o número de citações
Duas dezenas de revistas científicas – três a mais do que no ano
passado – foram excluídas da edição 2025 do Journal Citation Reports (JCR), plataforma da
empresa Clarivate Analytics que determina o fator de impacto (FI) de 22.249
periódicos de 111 países e é usada como uma referência de prestígio das
publicações. O Fator de impacto é uma métrica que computa o número de citações recebidas pelo
conjunto de artigos de uma revista em determinado período e dá uma medida de
sua influência na comunidade científica. Dezesseis revistas foram excluídas por
abuso em autocitações. Seus papers citaram de forma exagerada outros
trabalhos publicados por ela mesma, o que é considerado um truque para inflar o
FI.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP – jul. 2025 Qualis-periódicos será substituído por classificação com foco nos artigos
O Qualis-periódicos, sistema de classificação de revistas
científicas criado nos anos 2000 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES), não será mais usado para avaliar a produção de
estudantes e de docentes dos programas de pós-graduação do Brasil no quadriênio
de 2025 a 2028, a ser concluída em 2029. “É uma mudança conceitual. A avaliação
passa a se concentrar na qualidade e na classificação do artigo e não somente
no desempenho bibliométrico da revista científica em que ele foi publicado”,
explica o diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho. A
proposta, aprovada no início de outubro pelo Conselho Técnico-Científico da
Educação Superior da instituição, prevê três novos procedimentos de classificação
de artigos, que poderão ser combinados, a depender do que definirem os
representantes de cada área do conhecimento da CAPES. No primeiro, ainda serão
levados em conta os indicadores bibliométricos da revista em que o artigo é
publicado, como suas citações. Segundo ele, a principal mudança nesse
procedimento é que a classificação recairá sobre os artigos e não mais sobre as
revistas, mas eles ainda receberão uma avaliação com base no desempenho do
periódico em que foram publicados.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2024
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2024
24 julho 2025
23 julho 2025
Prêmio Jovem Cientista: inscrições abertas até 31 de julho
As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios da
atualidade. O aumento das temperaturas, a elevação do nível do mar e a
intensificação de eventos climáticos extremos afetam diretamente a vida das
pessoas e o equilíbrio dos ecossistemas. Eventos recentes como secas que
esvaziaram rios, as enchentes devastadoras no Sul, além das chuvas extremas na
Bahia e em São Paulo, evidenciam os efeitos da crise climática no Brasil e nos
levam a pensar sobre o impacto dessas mudanças no aumento das desigualdades
sociais no país. E é nesse contexto que estão abertas as inscrições para
o 31º Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Resposta às Mudanças Climática:
Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”. O prêmio é uma iniciativa do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em
parceria com a Fundação Roberto Marinho e conta com patrocínio master da Shell
e apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 23/07/25
CBL divulga os finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta terça-feira,
22 de julho, os cinco finalistas de cada uma das categorias da 2ª edição do
Prêmio Jabuti Acadêmico. A lista completa está disponível no site oficial da premiação. A cerimônia
de entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio
Cardoso, em São Paulo, reunindo autores, editores, pesquisadores e
representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país. Os
autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico, além de um prêmio
no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também receberão uma
estatueta. Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico tem como objetivo
reconhecer a excelência da produção científica, técnica e profissional
nacional, além de dar visibilidade às contribuições desses campos para o
desenvolvimento do Brasil. As categorias estão organizadas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. O Jabuti Acadêmico representa uma
importante forma de reconhecimento das obras acadêmicas que tanto nos orgulham.
A cada nova edição, reforçamos o valor da produção científica e técnica no
país”, destaca Sevani Matos, presidente da CBL. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 23/07/25
22 julho 2025
Em tempos de inteligência artificial, bibliotecas se tornam ainda mais necessárias
Atualmente as inteligências artificiais dominam o
debate público e científico. Os professores de escolas de ensino fundamental,
médio e mesmo universitários desenvolvem estratégias cada vez mais elaboradas a
fim de driblar o uso imponderado da IA nas atividades propostas em sala. A
ideia basicamente é evitar que os alunos realizem suas tarefas por meio da IA
generativa e passem a refletir nas atividades ao invés de apenas usar um prompt de comando e copiar e colar a resposta
obtida. Quero lembrar uma frase que
já se tornou popular na internet: “a IA não é inimiga, nem amiga, é uma
ferramenta”. Dito isso, este texto não se propõe a demonizar as ferramentas de
inteligência artificial, mas sim lembrar de uma estratégia bastante antiga (mas
que muitos se esquecem em tempos de imediatismo) e que pode ajudar professores
e estudantes a driblar essas ferramentas: a biblioteca. Ir até a biblioteca,
consultar um bom livro e se apropriar do conhecimento ali escrito não tem
preço, a assinatura da IA sim. Longe de estarem ultrapassadas, as bibliotecas
ganham um papel ainda mais crucial na era da inteligência artificial, pois
podem ser aliadas da integridade acadêmica.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 21/07/25
21 julho 2025
Nova avaliação da pós-graduação busca mais impacto, inclusão e diálogo com a sociedade
A pós-graduação no Brasil está passando por uma transformação
profunda. Para o ciclo avaliativo de 2025 a 2028, a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) implementa um novo modelo
de avaliação dos programas de mestrado e doutorado, com foco em impacto social,
inovação, equidade e fortalecimento institucional. Entre as mudanças mais
significativas está o fim do Qualis Periódicos como
critério central de avaliação da produção científica, substituído por uma nova
sistemática que considera diretamente o impacto e a relevância dos artigos
publicados. A nova metodologia também amplia a valorização da interação dos
programas com a sociedade, contempla indicadores de inclusão, como o tempo de
licença maternidade, e estabelece novos critérios de excelência para notas 6 e
7. O objetivo é tornar o processo mais justo, transparente e sintonizado com os
desafios do desenvolvimento nacional. Antônio Gomes de Souza Filho explicou que
a nova metodologia de avaliação será aplicada já a partir de 2025 e se baseia
em três frentes principais: Classificação por indicadores
bibliométricos dos artigos, não mais dos periódicos; Análise
quantitativa, considerando citações e indexações; Avaliação
qualitativa, levando em conta a pertinência do tema, a
originalidade e a contribuição científica de cada estudo. “Os artigos podem e devem ser
avaliados de forma diferenciada, porque não são todos iguais”, reforçou Antônio Souza Filho. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 21/07/25
18 julho 2025
BV Pearson: Leia, leia muito, leia sempre. Na USP você pode!
A Universidade de São Paulo, por meio da Agência de Bibliotecas
e Coleções Digitais, coloca à disposição de seus professores, alunos e demais
integrantes de sua comunidade, mais de 15 mil e-books em português da Biblioteca Virtual Pearson. A Biblioteca Virtual Pearson é um
acervo pioneiro que está há 18 anos no mercado, com mais de 15 mil
livros digitais, que abrange mais de 40 áreas de conhecimento e parceria com
mais de 35 editoras renomadas. Este grande número de títulos está organizado,
atualizado e gerenciado de forma simples para leitura online com recursos de
acessibilidade incorporados. Todo o acervo pode ser acessado por meio de
qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. As obras atendem a todas as áreas do conhecimento.
Portanto, a Biblioteca Virtual Pearson é multidisciplinar. Abrange todas as
áreas de conhecimento: de romances a obras científicas e técnicas, o acervo é
composto por e-books das áreas de Administração, Agricultura, Alimentos,
Arqueologia, Arquitetura, Astronomia, Ciências Biológicas, Ciências da
Natureza, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Ciências Exatas, Meio Ambiente, e outras áreas.
17 julho 2025
Trabalhos de estudantes de Nutrição viram conteúdo educativo em canal do YouTube
Conteúdos educativos criados a
partir da temática nutrição e saúde mental estão disponíveis no canal do YouTube da professora Elizabeth
Aparecida Ferraz da Silva Torres, do Departamento de Nutrição da Faculdade de
Saúde Pública (FSP) da USP. A iniciativa trata das propriedades e funcionalidades dos alimentos, objeto de
estudo da professora e de alunos que estão matriculados em disciplinas de
graduação da FSP. São videocasts postados que representam o resultado dos
trabalhos finais de curso e que estão disponíveis para o público neste link.
Ao longo de sua trajetória, Elizabeth vem estudando a propriedade dos alimentos
e idealizou o canal como um meio de comunicação para divulgar os resultados das
pesquisas. O canal traz uma variedade de assuntos abordados nas disciplinas,
incluindo glicemia, estresse, ômega-3 e mais. A ideia é unir o melhor da
ciência dos alimentos e das substâncias bioativas. Saiba mais. Fonte:
Jornal da USP – 17/07/25
Projeto Semear Digital lança boletim que aproxima ciência, tecnologia e pequenos agricultores
O Centro de Ciência para o Desenvolvimento em
Agricultura Digital (CCD-AD/Semear
Digital), que tem participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de
Queiroz (ESALQ) da USP, lançou o boletim de notícias Conexão Semear Digital.
A nova publicação tem como objetivo ampliar o diálogo com diferentes públicos —
incluindo agricultores, extensionistas, gestores públicos, pesquisadores e
estudantes — sobre as ações, avanços e oportunidades relacionados ao uso de
tecnologias digitais no campo, especialmente voltadas a pequenas e médias
propriedades rurais. O conteúdo é elaborado com linguagem acessível, buscando
apresentar os avanços científicos e suas relações com o cotidiano rural para
pequenas e médias propriedades rurais. Para receber o boletim é necessário se
inscrever neste link. De
periodicidade mensal e formato digital, o boletim reúne informações sobre
atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia
realizadas nas dez localidades do País onde está sendo desenvolvido o projeto,
os chamados Distritos Agrotecnológicos (DATs).
Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 17/07/25
16 julho 2025
Ranking de universidades utiliza indicadores ligados à má conduta científica para classificar as instituições
Um inusitado ranking de universidades apresentou uma lista de
1.500 instituições classificadas não por sua excelência do ensino e da produção
acadêmica, mas pelo desempenho em indicadores que são impulsionados por desvios
éticos. O Índice de Risco de Integridade em Pesquisa, descrito em um trabalho
ainda não revisado por pares divulgado no repositório de preprints ArXiv, pondera dois parâmetros negativos da
produção dos pesquisadores de uma universidade: a proporção de artigos
científicos que sofreram retratação, ou seja, que foram cancelados por conterem
erros ou indícios de má conduta, e a parcela de papers publicados
em revistas que foram excluídas das bases de dados Scopus e Web of Science por
adotarem práticas de publicação anômalas ou cometerem violações éticas em seus
processos editoriais. “As universidades querem ser vistas como estrelas em
ascensão, mas nem sempre fica claro se elas estão prosperando em terreno sólido
ou em areia movediça estatística”, explicou o
criador do índice, o cientista da informação Lokman Meho, bibliotecário-chefe
da Universidade Americana de Beirute. Ele ressalta que sua classificação,
embora utilize dados objetivos, não serve para estimar a extensão dos desvios
éticos cometidos nas universidades, mas pode ser útil para revelar as
instituições com vulnerabilidades estruturais não captadas por rankings
tradicionais, como as que pressionam os próprios pesquisadores a inflar de modo
artificial suas métricas de desempenho e as que são lenientes com práticas de
publicação questionáveis. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP – jul.
2025
15 julho 2025
Aplicativo da 77ª Reunião Anual da SBPC está disponível gratuitamente
Participantes da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para
o Progresso da Ciência (SBPC) podem acessar toda a programação do evento,
informações sobre palestrantes, mapa do campus e muito mais por meio do
aplicativo oficial do evento, disponível gratuitamente para Android e iOS. A
ferramenta facilita a navegação dos visitantes durante a semana de atividades
da Reunião, que acontece esta semana, até sábado, 19 de julho, no campus da
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. Por meio do app,
os usuários podem consultar a programação atualizada, buscar sessões por tema,
dia ou horário, ler as biografias dos convidados e marcar suas atividades de
interesse. Uma funcionalidade útil é o sistema de alertas: ao selecionar uma
atividade, o aplicativo envia uma notificação no celular pouco antes do início
da sessão, ajudando a manter a organização pessoal e a aproveitar ao máximo o
evento.O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store — basta buscar por
“SBPC” (by Galoá). Fonte: Jornal da Ciência - 15/07/25
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