26 outubro 2020

Colaborações Científicas - Mais difíceis, até para cientistas

Está cada vez mais penoso ler e compreender os artigos científicos, instrumento por excelência de compartilhamento de ideias e resultados entre pesquisadores. E o aumento da dificuldade não se deve apenas à maior produção e especialização das áreas da ciência. Os textos estão mais herméticos por causa do uso excessivo de siglas e jargão acadêmico, segundo estudos recentes. A ecóloga Zoe Doubleday, da Universidade do Sul da Austrália, e o estatístico Adrian Barnett, da Universidade de Tecnologia de Queensland, ambas na Austrália, analisaram 24 milhões de títulos e 18 milhões de resumos de artigos publicados entre 1950 e 2019. No período, o uso de acrônimos cresceu 10 vezes nos abstracts (de 0,4 a cada 100 palavras para 4 a cada 100) e 3,4 vezes nos títulos. Foram identificados 1.112.345 acrônimos diferentes no material analisado, mas apenas 2 mil (0,2% do total) eram usados regularmente. A maioria (79%) apareceu menos de 10 vezes em sete décadas (eLife, 23 de julho). Em um estudo anterior, o grupo de William Thompson, do Instituto Karolinska, na Suécia, avaliou 709 mil resumos de trabalhos publicados entre 1881 e 2015 e identificou um aumento no uso desnecessário de jargão científico. Uma análise recente de 21 mil artigos de espeleologia publicados nos últimos 30 anos indica que usar mais jargão reduz o número de vezes que o trabalho é mencionado por outros artigos (biorXiv, 21 de agosto).   Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2020

Cruesp divulga comunicado em defesa da manutenção dos recursos para a Fapesp

Projeto de Lei nº 627, que estabelece o orçamento do Estado para 2021, prevê redução de 30% no valor que deverá ser repassado à Fapesp no próximo ano

Um dos principais diferenciais da Constituição Estadual de São Paulo, que tem contribuído para o desenvolvimento do Estado, é o seu artigo 271, que destina o mínimo de 1% da receita tributária estadual à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp, para “aplicação em desenvolvimento científico e tecnológico”. Em vigor desde 1989, este artigo foi determinante para o protagonismo do Estado de São Paulo na ciência e tecnologia produzida no país.
É com base nesse dispositivo legal que a Fapesp conseguiu, ao longo das últimas décadas, amparar nossos cientistas com centenas de milhares de auxílios e bolsas para pesquisa e manter investimentos de porte que contribuíram de forma decisiva para a estruturação das nossas universidades, em especial das instituições públicas paulistas, estaduais e federais, reconhecidas no cenário nacional por sua excelência como universidades de ensino e de pesquisa.   Leia na íntegra.   Leia também: Manifesto da ABC e Aciesp em defesa da Fapesp.
Fonte: Jornal da USP - 26/10/20

Instituições brasileiras são as que mais fazem divulgação da ciência em todo o mundo

Pesquisa avaliou ações de comunicação científica em oito países; Brasil é o campeão, enquanto Japão teve índices mais baixos de divulgação

O Brasil é o país que mais divulga ciência em suas instituições públicas de ensino, como universidades e centros de pesquisa, e também o que mais utiliza as redes sociais como meio de divulgação científica.
A frequência de ações de comunicação da ciência no país — incluindo mídia tradicional, eventos públicos e redes sociais— é quase três vezes a do Japão, e acima da média global. Os países europeus “empataram” neste sentido — houve pouca ou nenhuma diferença.
Os dados são fruto de um estudo publicado na revista científica PlosONE por pesquisadores de diversos países, incluindo uma brasileira, Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia da Fiocruz.
O estudo avaliou 2.030 instituições no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Reino Unido, Holanda, Portugal e Japão. A inclusão destes países seguiu as diretrizes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para pesquisas e estatísticas globais, garantindo assim validade metodológica ao estudo. Os dados foram coletados entre junho de 2017 e maio de 2018.   Leia na íntegra.    
Fonte: Folha de S. Paulo - 26/10/20

Especialistas discutirão C&T e os rumos da pesquisa agropecuária no desenvolvimento sustentável do país

A transmissão on-line acontecerá na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, a partir das 10h, em www.facebook.com.br/SINPAFDiretoriaNacional

Neste mês, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação e o aniversário de 75 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 16 de outubro, diversas instituições de Ciência e Tecnologia (C&T), pesquisa e desenvolvimento agropecuário pautaram a situação da soberania e da segurança alimentar mundial e do Brasil.
Em um cenário de recorrentes cortes orçamentários que ameaçam a sobrevivência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisadores e especialistas intensificam os debatessobre a importância da empresa e da C&T na construção de um país menos desigual e mais democrático para a preservação da soberania e segurança alimentar.
A iniciativa faz parte de uma série de cinco conferências regionais e uma nacional, todas online, que estão sendo realizadas para mobilizar a sociedade em Defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva, organizadas pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), com coordenação da Diretoria de C&T.     
Fonte: Jornal da Ciência - 26/10/20

Eventos acontecem de 26 e 27 de outubro

Inscrições
                                                             
                                                      


23 outubro 2020

CNPq muda sistema de senhas de suas plataformas

O sistema de senhas da Plataforma Lattes e da Plataforma Integrada Carlos Chagas, do CNPq, está em processo de mudança, com novo layout de acesso e a unificação de login, incluindo a permissão de autenticação utilizando o acesso do Gov.br e da Rede CAFe (da RNP).

A necessidade do login único para o CNPq surgiu para que haja melhoria no processo de governabilidade e segurança O objetivo dessas mudanças busca aplicar políticas de geração/atualização de senhas; melhorar significativamente a segurança dos usuários autenticados; e melhorar a conveniência ao usuário, com menos necessidade de suporte.
Essa integração não exigirá a troca de senha para todos os usuários, sendo obrigatória apenas para os usuários vindos do Currículo Lattes. Para solicitar a alteração da senha de acesso, basta clicar em "Esqueceu sua senha?" e incluir o e-mail que foi cadastrado no Currículo Lattes. Será encaminhado um link para a conta de e-mail do usuário em questão, com um token com tempo definido para uso. Após expiração desse tempo será necessária nova solicitação. Esse procedimento fará com que, automaticamente, os logins fiquem unificados para os usuários vindos do Currículo Lattes.
Para esclarecer esse processo e orientar os usuários das Plataformas sobre quais procedimentos devem ser feitos, o CNPq preparou um conjunto de Perguntas e Respostas que pode ser acessado em: https://bit.ly/2FMKSF8.     Fonte: CNPq - 22/10/20      

EduCAPES dá acesso a 130 mil objetos educacionais

Principal finalidade do app é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios e imagens

O aplicativo eduCAPES oferece aos professores a possibilidade de encontrar, aproximadamente, 130 mil objetos de aprendizagem por dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Este é um dos seis apps criados pela CAPES para facilitar a vida de seus usuários com a oferta de um variado material para estudo a distância.
Sua principal finalidade é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados para acesso aberto. A versão móvel facilitou o acesso à plataforma eduCAPES.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, destaca a evolução da plataforma nos últimos anos. “O portal eduCAPES foi lançado em setembro de 2016 com a oferta de materiais de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O escopo aumentou e variamos as fontes”, explica.
A CAPES mantém parceria com várias instituições, o que torna o acervo múltiplo. Pelo eduCAPES, um professor pode, por exemplo, apresentar a seus alunos a vida de Stephen Hawking, físico britânico autor da Teoria de Tudo — que busca explicar todos os fenômenos físicos em um único tratado teórico matemático. Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso para um tablet.
O aplicativo aumentou ainda mais o acesso a esses conteúdos. “O eduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.
loja do governo federal (Gov.Br) abriga o aplicativo tanto na App Store, para iOS, quanto na Play Store, para Android. O acesso é totalmente gratuito.       Fonte: CCS/CAPES – 22/10/20

Kopernio logo se tornará EndNote Click

Os últimos 2 anos foram incríveis para Kopernio e não teríamos chegado até aqui sem o seu apoio. Você faz parte de uma comunidade de mais de 900.000 pesquisadores que baixam 11 PDFs por mês, em média, e estamos ansiosos para apresentar melhorias que o ajudarão a economizar tempo em pesquisas nos próximos anos.
No ano passado, trabalhamos na integração de sua biblioteca com o EndNote para ajudá-lo a passar mais facilmente da pesquisa on-line para a redação de artigos, e é hora de dar o próximo passo.
Temos o prazer de informar que em breve o Kopernio se tornará o EndNote ™ Click.
A extensão do seu navegador continuará a ser desenvolvida pela mesma grande equipe e continuaremos oferecendo suporte à exportação para outros gerentes de referência. Se você atualmente usa Zotero, Mendeley ou outras ferramentas semelhantes, pode continuar a exportar para eles a partir do EndNote Click, normalmente. Como parte dessa mudança, nosso novo site será https://click.endnote.com.    Fonte: Kopernio - 22/10/20

A Festa Virtual do Livro na USP acontece em novembro

Festa do Livro da USP tem reunido milhares de pessoas, todos os anos, em torno do prazer pela leitura. É um momento de busca, de descoberta, de reencontro – e também de aproveitar os descontos incríveis que marcam o evento desde a sua criação em 1999.

Em 2020, a Festa precisa ser diferente: sem aglomeração, sem o calor de dentro das tendas, sem as chuvas de verão, sem o peso das sacolas cheias de livros…
Uma festa virtual e, ainda assim, uma festa!
Festa Virtual do Livro na USP acontecerá de forma ininterrupta, do dia 9/11/20 (segunda), às 9h, até o dia 15/11/20 (domingo), às 23h59. Como sempre, a participação do público é gratuita e o desconto mínimo é de 50% sobre o preço de capa.
Como vai funcionar? Tornamos o formato o mais simples possível, permitindo que todas as editoras participassem sem qualquer custo. Aqui no site, cada editora terá uma página para se apresentar, exibir a relação dos títulos com desconto e direcionar os visitantes para suas respectivas lojas virtuais. Todas as etapas seguintes, necessárias para a compra, acontecerão na loja da editora, que definirá as próprias condições comerciais, como forma de pagamento, tipo e o valor do frete, prazo de entrega etc. Participe também do evento no Facebook e compartilhe usando as hashtags #festadolivrodausp e #festavirtualdolivro.   
Fonte: EDUSP - 22/10/20

Sustainable on the Go Conference


Até 15 de novembro de 2020, a York University está com inscrições abertas para receber propostas para a conferência virtual “Sustainable on the Go”, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2021.
Com apoio da York International, da UNESCO Chair in Reorienting Education Towards Sustainability e de parceiros internacionais, a conferência tem como objetivo discutir a evolução da situação da mobilidade internacional no ensino superior, refletir criticamente sobre onde estamos agora e construir coletivamente uma visão futura da mobilidade internacional que seja inclusiva, inovadora e responsiva aos desafios de sustentabilidade global de nossos tempos. Mais informações e link para inscrição: yorkinternational.yorku.ca/sustainable-on-the-go-conference.    Fonte: AUCANI - 22/10/20

22 outubro 2020

CNPq muda sistema de senhas de suas plataformas

Acesso das Plataformas Lattes e Carlos Chagas será unificado e poderá ser feito por meio do login no Gov.br e da Rede CAFe. A mudança de senha será obrigatória para usuários vindos do Currículo Lattes

O sistema de senhas da Plataforma Lattes e da Plataforma Integrada Carlos Chagas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está em processo de mudança, com novo layout de acesso e a unificação de login, incluindo a permissão de autenticação utilizando o acesso do Gov.br e da
Rede CAFe (da RNP).
A necessidade do login único para o CNPq surgiu para que haja melhoria no processo de governabilidade e segurança O objetivo dessas mudanças busca aplicar políticas de geração/atualização de senhas; melhorar significativamente a segurança dos usuários autenticados; e melhorar a conveniência ao usuário, com menos necessidade de suporte.
Essa integração não exigirá a troca de senha para todos os usuários, sendo obrigatória apenas para os usuários vindos do Currículo Lattes. Para solicitar a alteração da senha de acesso, basta clicar em “Esqueceu sua senha?” e incluir o e-mail que foi cadastrado no Currículo Lattes. Será encaminhado um link para a conta de e-mail do usuário em questão, com um token com tempo definido para uso. Após expiração desse tempo será necessária nova solicitação. Esse procedimento fará com que, automaticamente, os logins fiquem unificados para os usuários vindos do Currículo Lattes.
Para esclarecer esse processo e orientar os usuários das Plataformas sobre quais procedimentos devem ser feitos, o CNPq preparou um conjunto de Perguntas e Respostas, reproduzido a seguir.    Fonte: CNPq - 22/10/20


Interações virtuais profissionais

Disseminados a partir da pandemia de Covid-19, encontros científicos on-line delineiam nova maneira de compartilhar conhecimento

Cientes de que os riscos de contaminação pelo vírus Sars-CoV-2 tornaram inviável a realização de reuniões acadêmicas presenciais pelo menos até o final de 2020, comissões organizadoras de congressos e conferências de distintas áreas do saber têm buscado, no mundo digital, uma nova maneira de dar continuidade à troca de conhecimento entre integrantes da comunidade científica. “Para evitar o cancelamento dos encontros, passamos a enxergar a necessidade de planejar eventos on-line durante o período de isolamento social”, explica Bianca Amaro, coordenadora-geral de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e integrante da comissão organizadora da 11ª Conferência Luso-brasileira de Ciência Aberta, evento internacional voltado para a discussão sobre acesso, troca e difusão do conhecimento científico cuja realização acontece alternadamente em cidades do Brasil e de Portugal.
Se as conferências on-line oferecem vantagens como a diminuição de custos, por outro lado apresentam o desafio de administrar a presença de um público em alguns casos muitas vezes mais amplo. Estruturado para receber cerca de 300 participantes, a edição deste ano do Congresso de Anestesiologia da Universidade de São Paulo (USP) – promovido desde 2014 pela disciplina de anestesiologia da Faculdade de Medicina (FM-USP) – extrapolou qualquer expectativa dos organizadores, com mais de 7,5 mil inscritos. “Foi um grande desafio porque, além de não termos experiência prévia em eventos desse tipo, o imenso número de interessados trouxe grande responsabilidade para a equipe técnica”, explica uma das responsáveis pelo congresso, a professora da FM-USP Claudia Marquez Simões.    Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2020

Evento discute ameaça de corte nos recursos da Fapesp

Projeto de lei orçamentária do governo do Estado para 2021 prevê redução de 30% no valor repassado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Representantes de seis universidades estaduais e federais estarão reunidos virtualmente nesta sexta-feira, 23 de outubro, às 13 horas, para um evento de repúdio ao corte de recursos para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), previsto no Projeto de Lei 627, do governo estadual paulista.
O projeto, que estabelece o orçamento do Estado para 2021, prevê uma redução de 30% no valor que deverá ser repassado à Fapesp no próximo ano. Na prática, isso significará um corte de R$ 454 milhões nos recursos disponíveis para pesquisa científica e tecnológica no Estado de São Paulo — tanto nas universidades quanto no setor privado. A Fapesp gasta menos de 5% de seu orçamento com sua própria administração e investe mais de 95% dos recursos que recebe diretamente em bolsas e projetos de pesquisa, que fazem do Estado de São Paulo o principal motor do desenvolvimento científico no País.
O orçamento da Fapesp é estipulado e protegido pelo Artigo 271 da Constituição Estadual de 1989, que determina que “O Estado destinará o mínimo de um por cento de sua receita tributária à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, como renda de sua privativa administração, para aplicação em desenvolvimento científico e tecnológico”. Essa vinculação constitucional de 1% nunca foi desrespeitada.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 21/10/20

1ª etapa do 28º SIICUSP começa amanhã, 22 de outubro

Transmissão ao vivo

Eventos acontecem dias 22 e 23 de outubro

                                                                                                                                                                        

Transmissão pela PRPG USP no YouTube

                                   



FAPESP lança edital para financiamento à pesquisa com Fundação Nacional de Ciência da Suíça

A FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF) anunciaram uma chamada de propostas para as modalidades Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático, que serão elaboradas em conjunto entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Suíça.
Aberta a todas as áreas de conhecimento, as propostas devem ser submetidas simultaneamente pelo pesquisador suíço junto à SNSF e pelo pesquisador do Estado de São Paulo junto à FAPESP.
As propostas poderão ser apoiadas por um período de até 48 meses, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 100 mil por ano. Além disso, as propostas poderão incluir uma cota de bolsa de pós-doutorado. O orçamento total já deve contemplar os custos de bolsas, reservas técnicas e benefícios complementares.
A chamada é fruto de acordo assinado no último mês de setembro, com objetivo de fortalecer cooperações bilaterais entre a Suíça e o Estado de São Paulo. A FAPESP e a SNSF apoiarão, cada uma, as equipes sob liderança do pesquisador responsável baseado em seu respectivo país ou estado.
Válido por cinco anos, o acordo ainda prevê que os envolvidos se revezem anualmente na posição de agência líder, à qual caberá conduzir o procedimento de avaliação das propostas de acordo com os respectivos padrões de seus instrumentos de apoio, confirmando posteriormente a decisão com a organização parceira.
A proposta conjunta deverá ser submetida até 1º de abril de 2021 pelo pesquisador do Estado de São Paulo, pelo sistema SAGe da FAPESP. O pesquisador parceiro submeterá sua proposta pelo mySNF, obedecendo suas normas e cronogramas de análise, mas também deverá criar um usuário no SAGe.
O proponente da Suíça também deverá criar um usuário com cadastro completo no SAGe. Isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe por meio da opção “Not Registered?”.  Mais informações em: https://fapesp.br/14553/.    Fonte: Agência FAPESP - 22/10/20

Cinco acervos on-line da USP com acesso gratuito

Você sabia que a USP disponibiliza uma série de acervos on-line que estão abertos para todos? De e-books, revistas e obras raras até dissertações, teses de doutorado e aulas completas, uma seleção de conteúdos pode ser consultada em uma diversa gama de assuntos

Parte da responsabilidade pela manutenção e disponibilização desses acervos é da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), organização que nasceu em 2019 e incorporou as atividades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade.
Para Elisabeth Dudziak, chefe da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação da AGUIA, é essencial que instituições públicas como a USP forneçam acesso aberto e gratuito à informação para o maior número de pessoas possível.
De acordo com a especialista, esse acesso é importante não somente pela sua qualidade, “mas também para dar visibilidade ao que a própria Universidade faz”, já que, em suas palavras, um dos objetivos da USP é “tornar a ciência acessível”. Confira os cinco acervos que podem ser consultados gratuitamente pela internet.    Fonte: Jornal da USP  21/10/20