28 junho 2024
Mestrandos do GEFEN CENA-USP apresentam pesquisas inovadoras em Conferência Internacional de Espectrometria de Raios X
Os membros do Laboratório de
Instrumentação Nuclear do CENA, Higor José Freitas Alves da Silva (mestrando do
Programa em Química na Agricultura do CENA-USP) e Vinicius Pires Rezende
(mestrando do Programa Energia Nuclear na Agricultura do CENA-USP), se
destacaram na European X-ray Spectrometry Conference (EXRS), realizada de 22 a
28 de junho de 2024 em Atenas, Grécia. A EXRS é uma série de conferências
bienais iniciada em 1984 em Gotemburgo, que se tornou um evento tradicional
para cientistas de todo o mundo que trabalham com Espectrometria de Raios X ou
utilizam suas inúmeras aplicações, como fluorescência de raios X, Emissão de
Raios X Induzida por Partículas, Microanálise por Sonda Eletrônica,
Espectroscopia de Absorção de Raios X, microtomografia computadorizada, entre
outras, e suas aplicações interdisciplinares. Os trabalhos apresentados pelo
grupo divulgaram as estratégias utilizadas para realizar análises in vivo no
diagnóstico do transporte de fertilizantes aplicados nas folhas de café, além
de avaliar a resposta da absorção em função da mistura de nutrientes com
fungicidas utilizando a técnica de fluorescência de raios X. Os alunos fazem
parte do Grupo de Estudos de Fertilizantes Especiais e Nutrição (GEFEN) e são
orientados pelo Prof. Associado Hudson Wallace Pereira de Carvalho. O
Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA-USP, a Comissão de Pós-Graduação
do CENA-USP, assim como a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA),
forneceram suporte financeiro para a participação dos alunos no evento.
27 junho 2024
USP cria nova política e amplia prazo para adequação de armazenamento de dados
Nos últimos meses, a
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) tem trabalhado para
implantar uma nova política de armazenamento de dados da Universidade,
adaptando-se às novas regras do Google Workspace for Education, que limitou o
armazenamento de dados nas ferramentas Google Drive e Gmail. A nova política desenvolvida pela STI priorizou
o gerenciamento mais adequado e sustentável do uso de dados, sem prejudicar a
expansão digital acadêmica e administrativa da Universidade. A primeira medida
nesse sentido foi determinar limites para o armazenamento nas contas associadas
ao e-mail da USP do Google Workspace,
tanto as contas institucionais quanto as contas pessoais de toda a comunidade
uspiana. O limite para a conta pessoal de alunos, ex-alunos, pós-doutorandos e
funcionários é de 20 GB; o de contas institucionais, de docentes aposentados e
temprários é de 100 GB; e o de docentes ativos é de 1 TB. O consumo de dados de
todas as contas abrange os arquivos do Google Drive, Gmail e Fotos. Todos os
usuários têm até o dia 1º de setembro para adequarem suas contas. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 27/06/24
Portal de Periódicos da Capes ganha novo sistema de busca baseado em IA desenvolvido em parceria com a RNP
No início de junho, o Portal de Periódicos da Capes recebeu
uma importante atualização tecnológica, estreando um novo sistema de busca
desenvolvido em parceria com a RNP, baseado em inteligência artificial (IA). A
solução é neutra, sem fins comerciais, e personalizada para os objetivos do
Portal no sentido de disseminar a produção científica brasileira
internacionalmente e consolidar a plataforma como fonte primária de pesquisa. O novo serviço de descoberta baseado em índice está armazenado em nuvem
e reúne todas as informações recuperadas (artigos, periódicos, livros,
pesquisadores, instituições, etc.) com parâmetros de relevância identificados e
controlados pela CAPES. Assim, passam a ser consideradas as citações realizadas
por pesquisadores brasileiros, ou seja, todos os periódicos com artigos que
foram citados por algum autor vinculado a instituição de ensino e pesquisa
brasileira. Os resultados são recuperados a partir da coleção principal, ou
seja, todos os periódicos com artigos que foram citados por algum autor
vinculado a instituição de ensino e pesquisa brasileira. O usuário pode
expandir os resultados a partir da lista de filtros, disponível na lateral
esquerda. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 27/06/24
Ferramenta checa se há artigos e projetos em comum entre o currículo Lattes dos candidatos e dos avaliadores
O Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional (CSBL)
desenvolveu o Conflitulus
Lattes, uma ferramenta para checar se há artigos e
projetos em comum entre os currículos Lattes dos candidatos e dos avaliadores,
evitando conflitos de interesse em bancas de mestrado e doutorado. A
plataforma oferece uma triagem inicial de potenciais conflitos de interesse,
facilitando a análise de vínculos profissionais e colaborativos entre os
participantes. Conflitulus Lattes pode ajudar a economizar
bastante tempo dos usuários da Plataforma Lattes. Todos os interessados podem usar a
ferramenta de forma gratuita. Para isso, há um sistema de login e aprovação de
cadastro. Os usuários podem carregar e analisar múltiplos currículos Lattes de
candidatos e avaliadores; identificar rapidamente coautorias e colaborações em
comum; e gerir relatórios de potenciais conflitos de interesse. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP – 27/06/24
26 junho 2024
Como era estudar na USP em 1959? Vídeo histórico mostra vida universitária no campus de Piracicaba
Um curta-metragem produzido pela
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba,
em 1959, mostra como era a vida universitária no campus a partir do relato de
um estudante no dia da sua colação de grau, que contou com a presença do então
presidente da república Juscelino Kubitschek como paraninfo. O vídeo original
faz parte do Acervo Cinemateca Brasileira, que é gerido pela Sociedade Amigos
da Cinemateca, e foi cedido à USP em comemoração aos 90 anos da Universidade,
completados em 25 de janeiro de 2024. Lembrando seus primeiros dias na ESALQ, o
narrador traz cenas da recepção aos calouros, as disciplinas oferecidas no
curso de Engenharia Agronômica, as atividades de pesquisa, entre outas imagens.
A voz que narra é de Oswaldo Calfat, considerado um dos melhores locutores
brasileiros dos anos 60. Acesse pelo Canal USP no YouTube neste link. Fonte: Jornal da USP - 26/06/24
FAPESP anuncia reajuste nos valores de bolsas em até 45% a partir de 1º de agosto
A FAPESP, desde a sua criação, tem dedicado especial atenção à
formação de recursos humanos qualificados para a ciência e tecnologia. De fato,
antes mesmo da criação formal dos cursos de pós-graduação e dos programas de
pós-doutorado, bolsas de formação dos mais diversos níveis e formatos
representaram sempre um dos pilares de atuação da Fundação. A formação de
pessoal qualificado continua sendo vista como uma das missões centrais da
FAPESP. O Conselho Superior entende que o momento de incertezas que cercam o
futuro da atividade científica no país exige ações eficazes para preservar a
continuidade da formação de pesquisadores e assegurar a solidez do sistema de
ciência, tecnologia e inovação no Estado e no país. Para alcançar esse objetivo, diversas iniciativas serão
necessárias, entre elas garantir valores de bolsas mais atrativos e
competitivos. Além disso, para reforçar esta ação e proporcionar maior
segurança, será necessário incluir cobertura previdenciária para os
pesquisadores que concluíram o doutorado. Assim, o Conselho Superior deliberou
conceder um reajuste do valor das bolsas de doutorado, das diferentes variantes
de pós-doutorado, de mestrado e de iniciação científica. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP – 26/06/24
25 junho 2024
24 junho 2024
12 junho 2024
11 junho 2024
10 junho 2024
07 junho 2024
06 junho 2024
05 junho 2024
ESALQ lança livro "Do mérito à honra"
No
último dia 3 de junho, foi realizada a cerimônia de aniversário dos 123 anos da
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e 90 anos da
Universidade de São Paulo (USP). Entre os atos do cerimonial, um deles
apresentou o lançamento do livro “Do Mérito à Honra”. Nas versões impressa e
digital, a obra reúne textos veiculados no site da Esalq e encaminhados como
sugestões de pauta à imprensa. Tratam-se de prêmios, homenagens e indicações
que preservam a história e a excelência da Escola Superior de Agricultura Luiz
de Queiroz. Ao final do evento, os homenageados e o público presente receberam
um exemplar desta primeira edição, um recorte de acontecimentos nobres
ocorridos no último ano, incluindo destaques acadêmicos, científicos e
institucionais. Saiba mais.
Fonte: ESALQnet – 05/06/24
Consumo de café exige cuidados
Os estudos sobre o café resultam em três recomendações
práticas. A primeira: não tomar café logo após as refeições, mas apenas uma ou
duas horas depois. A cafeína e os taninos se combinam com minerais e reduzem a
absorção de ferro, como mostrado por pesquisadores da Universidade do Kansas,
Estados Unidos, em um trabalho publicado na revista American Journal of Clinical
Nutrition, em março de 1983. Em um estudo mais recente,
publicado na Nutrients, em setembro de 2021, pesquisadores da Universidade Médica
de Breslávia, na Polônia, concluíram que, além do ferro, beber café depois de
comer também prejudica a absorção de cálcio, zinco, magnésio e fósforo. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2024
USP é a 92ª melhor universidade do mundo no QS World University Ranking
Na 92ª
posição, a USP é a melhor universidade brasileira, de acordo com o QS World
University Ranking, um dos principais rankings universitários do mundo,
divulgado hoje, dia 4 de junho. Elaborado anualmente pela consultoria britânica
especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou
mais de 6 mil universidades, classificando as 1.500 melhores instituições.“Pelo segundo ano consecutivo, a USP ficou no grupo das 100
melhores do mundo, o que mostra a excelência da nossa Universidade. É natural
que, ano a ano, a posição das universidades no ranking varie um pouco, o
importante é estar sempre no grupo das principais instituições do mundo”,
afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 04/06/24
Crescimento da pós-graduação desde os anos 1990 melhora a distribuição regional dos cursos
O estudo Brasil: Mestres e Doutores 2024, divulgado hoje (4/6) pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), mostra que o sistema brasileiro de pós-graduação, embora
tenha sofrido uma desaceleração em sua capacidade de formar profissionais de
alto nível desde a pandemia, ostenta um notável crescimento acumulado desde a
década de 1990. No período entre 1996 e 2021, ampliou quatro vezes o número de
cursos e concedeu 1.001.861 títulos de mestre e 319.211 de doutor. Os dados
também apontam uma participação feminina cada vez maior entre os titulados e
uma distribuição regional mais equilibrada dos programas de pós-graduação, que
antes eram fortemente concentrados na região Sudeste. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2024
Cai interesse por programas de pós-graduação no país
O sistema brasileiro de pós-graduação, que atende
atualmente mais de 320 mil alunos em programas de mestrado e de doutorado
acadêmicos ou profissionais, vive uma crise complexa marcada por problemas que
se sobrepõem. O número de estudantes titulados cresceu sem parar por mais de
três décadas, atingindo um pico de 24,4 mil doutores e 70,1 mil mestres em
2019, mas esse fôlego arrefeceu na pandemia, com o fechamento de laboratórios e
o adiamento de projetos. Passada a emergência sanitária, a crise permaneceu. Há
entraves para retomar o ritmo anterior: em 2022, o contingente de formados
ainda estava 13% abaixo do de 2019. Em várias áreas do conhecimento, menos
candidatos se dispõem a pleitear as vagas dos programas. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2024
Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2024
03 junho 2024
29 maio 2024
O lado ainda fechado da ciência aberta
A facilidade em acessar e difundir artigos pela
internet, por exemplo, tornou quase inútil a assinatura de revistas acadêmicas,
ameaçando a principal fonte de renda dos grandes publishers. À onda do acesso
aberto, somaram-se os chamados servidores de preprint, plataformas virtuais nas
quais é possível depositar um manuscrito sem passar pelos filtros editoriais
tão temidos por Darwin. Já os dados das pesquisas estão à mão em repositórios
de replicabilidade, uma novidade que promete tornar a pesquisa científica mais
escrutinável aos pares. No entanto, tornar mais acessíveis os textos e dados produzidos
pela ciência não tem sido sinônimo de torná-los mais abertos à avaliação, ao
contrário. O número de artigos depositados em servidores abertos de preprint
cresce exponencialmente a cada ano, mas a proporção avaliada por pares
permanece ínfima. O mesmo se aplica às bases de dados, cada vez mais
replicáveis, mas nem por isso efetivamente replicadas. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 29/05/24
Publicar em revistas científicas impressas está ficando obsoleto
Minhas primeiras publicações remontam aos tempos de iniciação
científica, como bolsista da Fapesp. Tínhamos que buscar nosso pagamento na
relativamente modesta sede da fundação – numa esquina da Avenida Paulista –, e
recebíamos das mãos de uma simpática funcionária que, visivelmente,
compartilhava da nossa alegria. As pesquisas resultaram na coautoria de dois
artigos publicados na revista Tecnologia
de Alimentos & Bebidas, de efêmera duração, como muitas outras
iniciativas brasileiras do gênero. O idioma dos artigos foi o português mesmo,
pois nós, o bolsista e o orientador, tínhamos em mente o interessado
brasileiro. Além disso, vigia a convicção de que um eventual interessado
estrangeiro providenciaria a tradução para seu idioma. Já na carreira
acadêmica, eu próprio fui algumas vezes solicitado por colegas para traduzir
artigos do pouco acessível idioma húngaro, eventos que confirmam a hipótese. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 28/05/26
USP investirá R$ 41 milhões em bolsas para o aprimoramento acadêmico dos alunos de graduação
O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à
Formação de Estudantes de Graduação (PUB) oferecerá quase 5 mil bolsas para
estudantes de graduação desenvolverem projetos de ensino, pesquisa, cultura e
extensão, e inclusão e pertencimento. A bolsa é oferecida a todos os alunos de
graduação, não apenas aos inscritos no programa de permanência estudantil. O
valor mensal da bolsa é de R$ 700, com duração de 12 meses, a partir do dia 1º
de setembro, sem renovação automática. As bolsas serão financiadas com recursos
orçamentários da própria Universidade, que investirá R$ 41,4 milhões no
programa. O principal objetivo do programa é promover o engajamento dos
estudantes nas atividades-fim da Universidade e contribuir para a formação
cidadã e acadêmica dos futuros profissionais.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 28/05/24
28 maio 2024
Novo sistema de busca do Portal de Periódicos CAPES
A partir de 4 de junho, o Portal de Periódicos da CAPES receberá uma importante atualização tecnológica, estreando um novo sistema de busca desenvolvido pela CAPES em parceria com a RNP. O novo sistema de busca é baseado nos metadados do OpenAlex, com parâmetros de relevância identificados e controlados pela CAPES, buscando a neutralidade. Nessa atualização, haverá um período de transição no qual os artigos salvos em "Favoritos” serão migrados e poderão ficar indisponíveis por um período. Assim, solicitamos aos usuários que baixem seus artigos ou salvem em ferramentas que possibilitem a leitura. Aproveitamos a oportunidade para convidar os usuários a conhecer os treinamentos oferecidos pelo Portal de Periódicos. Os treinamentos são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Realize pesquisas no acervo científico, conheça melhor os serviços disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e participe de treinamentos especiais sobre diversos temas. A equipe do Portal de Periódicos está trabalhando para oferecer o melhor da pesquisa para a comunidade acadêmica. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail periodicos@capes.gov.br. Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 28/05/24
Livro reúne experiências de educação ambiental em Unidades de Conservação
Lançado
recentemente pela Diagrama Editorial, o livro Educação Ambiental em Unidades de
Conservação: fundamentos e práticas reúne experiências e
resultados de um projeto apoiado pela
FAPESP que investigou planos e práticas de educação ambiental em quatro Unidades
de Conservação (UCs) do Estado de São Paulo. Um dos aspectos mais relevantes do
trabalho foi sua abordagem, que colocou a participação social e o diálogo no
centro das atividades realizadas, envolvendo diferentes atores sociais –
comunidade local, pesquisadores e gestores dos territórios estudados – que
atuaram conjuntamente na construção e investigação de propostas educativas
voltadas à biodiversidade e sociodiversidade nas UCs. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP – 28/05/24
27 maio 2024
USP inaugura espaço dedicado a Quebéc no Centro Intercultural Internacional
Um espaço dedicado à província
canadense de Québec é o mais novo corner do Centro Intercultural Internacional
(CII) da USP. A inauguração do Espaço
Québec contou com a presença da ministra de Relações Internacionais e da
Francofonia de Québec, Martine Biron. Em breve discurso, a ministra se
mostrou emocionada diante da iniciativa e ressaltou a importância de espaços
internacionais. “É um orgulho inaugurar o Espaço Québec em um centro de
conhecimento como a USP, em que os jovens querem aprender, querem se abrir às
culturas do mundo inteiro. Agora as fronteiras não existem mais e isso é o mais
importante. Agradeço profundamente à Universidade de São Paulo por esse projeto
magnífico e caloroso”, afirmou Martine. O reitor da USP, Carlos Gilberto
Carlotti Junior, comemorou a integração da USP e Quebéc – a segunda província
mais populosa do Canadá e a única a ter uma população predominantemente
francófona – e evidenciou o papel singular da USP. “Não é comum uma
universidade ter tantos espaços internacionais como temos aqui, neste Centro.
Em um mundo dividido, termos essa experiência no Brasil, na USP, é um exemplo
de convivência, paz e qualidade acadêmica para todo o mundo”, destacou.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 24/05/24
24 maio 2024
Cartilhas auxiliam professores e pesquisadores na gestão de bolsas e financiamentos para pesquisa
Quando um professor ou
pesquisador recebe um auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São
Paulo (FAPESP), é necessário que cumpra uma série de burocracias para
acioná-lo. Para facilitar, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
(FFLCH) da USP está disponibilizando cartilhas para orientar os pesquisadores e
professores com esses auxílios, bolsas e outros procedimentos administrativos. O
Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) da FFLCH elaborou três
cartilhas, uma para auxílio à pesquisa regular e outras duas de orientação para
prestação de contas no Sistema de Informação de Projetos (GIP). Segundo Nelson
Alves Caetano, responsável pelo EAIP, após a criação do Escritório a procura de
bolsas da Fapesp aumentaram 60%. Uma outra mudança significativa na pesquisa
regular é a possibilidade de adicionar mestrandos e doutorandos na pesquisa
individual do professor, gerando impactos positivos. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 24/05/24
23 maio 2024
Queda acentuada nas matrículas de pós-graduação no Brasil sinaliza declínio no interesse em carreiras científicas
O
número total de ingressantes em programas de mestrado e doutorado caiu 12%
entre 2019 e 2022, atingindo o nível mais baixo em quase uma década
Um relatório preliminar divulgado no mês
passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes), agência federal brasileira de apoio e avaliação da Pós-Graduação,
constatou que o interesse dos estudantes de graduação do país em seguir uma
carreira acadêmica está em baixa. Após um crescimento constante entre 2015 e
2019, o número total de pessoas inscritas em programas de mestrado e doutorado
começou a cair. Entre 2019 e 2022, mais de 14.000 vagas de pós-graduação foram
perdidas, e 2022 teve o menor número de matrículas em pós-graduação em quase
uma década. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 23/05/24
22 maio 2024
Livros: como limpar o pó e evitar páginas amareladas
Quem tem
sua coleção de livros em casa sabe o quão complicado pode ser mantê-los em bom
estado. Vez ou outra acontece de os volumes amassarem, da capa descolar ou
serem acometidos por alguma infestação de fungos ou insetos. No
entanto, o maior vilão da saúde das obras é a poeira. Se deixar ela acumular, pode acabar
manchando a capa ou as páginas para sempre. Mas você sabia que limpar o livro
de forma imprópria pode ser ainda pior? Usar um espanador é ineficaz, já que só
levanta o pó no ambiente, e passar pano molhado ou com produtos químicos vai
danificar o papel, que é frágil. A forma mais indicada de limpar
o livro é passar um pincel achatado de pintar paredes – conhecido como trincha
– por todo o volume, tanto na parte externa como interna. A parte
externa do livro é dividida entre capas e cortes, que são as partes das páginas
que ficam expostas – há o corte superior, inferior e lateral. “Tem que passar a trincha especialmente no corte superior,
que é mais suscetível à sujeira”, explica Dione Seripierri, bibliotecária do
Museu de Zoologia da USP e especialista em conservação de documentos. Saiba mais.
Fonte: Portal G1 - 22/05/24
USP terá centro internacional para incrementar ações de colaboração com a China
O Conselho Universitário
aprovou, em reunião realizada no dia 21 de maio, a criação do Centro USP-China,
que será vinculado diretamente à Reitoria e centralizará as ações de
colaboração entre a Universidade e as diferentes instituições chinesas. “Este
novo centro se insere no contexto das ações de internacionalização in house da USP, com a
criação de diversos centros internacionais em diferentes campi da Universidade,
dentre os quais o Instituto Pasteur, o Centro internacional para Engenharia
Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês), o Centro Nacional de
Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e o Centro Internacional de
Saúde Planetária com o Instituto Max-Planck. Com a criação do Centro USP-China
e outros centros internacionais de pesquisa, a USP se consolida como o eixo de
referência em pesquisa científica e inovação na América Latina”, destacou o
reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. A criação do Centro USP-China é
resultado da primeira visita de um reitor da USP à China, que ocorreu em
novembro de 2023 e representou um marco importante nas relações acadêmicas
entre os dois países, que celebram 50 anos de colaboração diplomática em 2024. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 21/05/24
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