28 junho 2024


Mestrandos do GEFEN CENA-USP apresentam pesquisas inovadoras em Conferência Internacional de Espectrometria de Raios X

Os membros do Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA, Higor José Freitas Alves da Silva (mestrando do Programa em Química na Agricultura do CENA-USP) e Vinicius Pires Rezende (mestrando do Programa Energia Nuclear na Agricultura do CENA-USP), se destacaram na European X-ray Spectrometry Conference (EXRS), realizada de 22 a 28 de junho de 2024 em Atenas, Grécia. A EXRS é uma série de conferências bienais iniciada em 1984 em Gotemburgo, que se tornou um evento tradicional para cientistas de todo o mundo que trabalham com Espectrometria de Raios X ou utilizam suas inúmeras aplicações, como fluorescência de raios X, Emissão de Raios X Induzida por Partículas, Microanálise por Sonda Eletrônica, Espectroscopia de Absorção de Raios X, microtomografia computadorizada, entre outras, e suas aplicações interdisciplinares. Os trabalhos apresentados pelo grupo divulgaram as estratégias utilizadas para realizar análises in vivo no diagnóstico do transporte de fertilizantes aplicados nas folhas de café, além de avaliar a resposta da absorção em função da mistura de nutrientes com fungicidas utilizando a técnica de fluorescência de raios X. Os alunos fazem parte do Grupo de Estudos de Fertilizantes Especiais e Nutrição (GEFEN) e são orientados pelo Prof. Associado Hudson Wallace Pereira de Carvalho. O Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA-USP, a Comissão de Pós-Graduação do CENA-USP, assim como a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), forneceram suporte financeiro para a participação dos alunos no evento.

27 junho 2024

USP cria nova política e amplia prazo para adequação de armazenamento de dados

Nos últimos meses, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) tem trabalhado para implantar uma nova política de armazenamento de dados da Universidade, adaptando-se às novas regras do Google Workspace for Education, que limitou o armazenamento de dados nas ferramentas Google Drive e Gmail. A nova política desenvolvida pela STI priorizou o gerenciamento mais adequado e sustentável do uso de dados, sem prejudicar a expansão digital acadêmica e administrativa da Universidade. A primeira medida nesse sentido foi determinar limites para o armazenamento nas contas associadas ao e-mail da USP do Google Workspace, tanto as contas institucionais quanto as contas pessoais de toda a comunidade uspiana. O limite para a conta pessoal de alunos, ex-alunos, pós-doutorandos e funcionários é de 20 GB; o de contas institucionais, de docentes aposentados e temprários é de 100 GB; e o de docentes ativos é de 1 TB. O consumo de dados de todas as contas abrange os arquivos do Google Drive, Gmail e Fotos. Todos os usuários têm até o dia 1º de setembro para adequarem suas contas.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 27/06/24

Portal de Periódicos da Capes ganha novo sistema de busca baseado em IA desenvolvido em parceria com a RNP

No início de junho, o Portal de Periódicos da Capes recebeu uma importante atualização tecnológica, estreando um novo sistema de busca desenvolvido em parceria com a RNP, baseado em inteligência artificial (IA). A solução é neutra, sem fins comerciais, e personalizada para os objetivos do Portal no sentido de disseminar a produção científica brasileira internacionalmente e consolidar a plataforma como fonte primária de pesquisa. O novo serviço de descoberta baseado em índice está armazenado em nuvem e reúne todas as informações recuperadas (artigos, periódicos, livros, pesquisadores, instituições, etc.) com parâmetros de relevância identificados e controlados pela CAPES. Assim, passam a ser consideradas as citações realizadas por pesquisadores brasileiros, ou seja, todos os periódicos com artigos que foram citados por algum autor vinculado a instituição de ensino e pesquisa brasileira. Os resultados são recuperados a partir da coleção principal, ou seja, todos os periódicos com artigos que foram citados por algum autor vinculado a instituição de ensino e pesquisa brasileira. O usuário pode expandir os resultados a partir da lista de filtros, disponível na lateral esquerda.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 27/06/24

Ferramenta checa se há artigos e projetos em comum entre o currículo Lattes dos candidatos e dos avaliadores

O Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional (CSBL) desenvolveu o Conflitulus Lattes, uma ferramenta para checar se há artigos e projetos em comum entre os currículos Lattes dos candidatos e dos avaliadores, evitando conflitos de interesse em bancas de mestrado e doutorado. A plataforma oferece uma triagem inicial de potenciais conflitos de interesse, facilitando a análise de vínculos profissionais e colaborativos entre os participantes. Conflitulus Lattes pode ajudar a economizar bastante tempo dos usuários da Plataforma Lattes. Todos os interessados podem usar a ferramenta de forma gratuita. Para isso, há um sistema de login e aprovação de cadastro. Os usuários podem carregar e analisar múltiplos currículos Lattes de candidatos e avaliadores; identificar rapidamente coautorias e colaborações em comum; e gerir relatórios de potenciais conflitos de interesse.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 27/06/24

26 junho 2024

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Como era estudar na USP em 1959? Vídeo histórico mostra vida universitária no campus de Piracicaba

Um curta-metragem produzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, em 1959, mostra como era a vida universitária no campus a partir do relato de um estudante no dia da sua colação de grau, que contou com a presença do então presidente da república Juscelino Kubitschek como paraninfo. O vídeo original faz parte do Acervo Cinemateca Brasileira, que é gerido pela Sociedade Amigos da Cinemateca, e foi cedido à USP em comemoração aos 90 anos da Universidade, completados em 25 de janeiro de 2024. Lembrando seus primeiros dias na ESALQ, o narrador traz cenas da recepção aos calouros, as disciplinas oferecidas no curso de Engenharia Agronômica, as atividades de pesquisa, entre outas imagens. A voz que narra é de Oswaldo Calfat, considerado um dos melhores locutores brasileiros dos anos 60. Acesse pelo Canal USP no YouTube neste link.   Fonte: Jornal da USP - 26/06/24

FAPESP anuncia reajuste nos valores de bolsas em até 45% a partir de 1º de agosto

A FAPESP, desde a sua criação, tem dedicado especial atenção à formação de recursos humanos qualificados para a ciência e tecnologia. De fato, antes mesmo da criação formal dos cursos de pós-graduação e dos programas de pós-doutorado, bolsas de formação dos mais diversos níveis e formatos representaram sempre um dos pilares de atuação da Fundação. A formação de pessoal qualificado continua sendo vista como uma das missões centrais da FAPESP. O Conselho Superior entende que o momento de incertezas que cercam o futuro da atividade científica no país exige ações eficazes para preservar a continuidade da formação de pesquisadores e assegurar a solidez do sistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado e no país. Para alcançar esse objetivo, diversas iniciativas serão necessárias, entre elas garantir valores de bolsas mais atrativos e competitivos. Além disso, para reforçar esta ação e proporcionar maior segurança, será necessário incluir cobertura previdenciária para os pesquisadores que concluíram o doutorado. Assim, o Conselho Superior deliberou conceder um reajuste do valor das bolsas de doutorado, das diferentes variantes de pós-doutorado, de mestrado e de iniciação científica.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 26/06/24

05 junho 2024

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Brasil: Mestres e Doutores 2024

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ESALQ lança livro "Do mérito à honra"

No último dia 3 de junho, foi realizada a cerimônia de aniversário dos 123 anos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). Entre os atos do cerimonial, um deles apresentou o lançamento do livro “Do Mérito à Honra”. Nas versões impressa e digital, a obra reúne textos veiculados no site da Esalq e encaminhados como sugestões de pauta à imprensa. Tratam-se de prêmios, homenagens e indicações que preservam a história e a excelência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Ao final do evento, os homenageados e o público presente receberam um exemplar desta primeira edição, um recorte de acontecimentos nobres ocorridos no último ano, incluindo destaques acadêmicos, científicos e institucionais.   Saiba mais.   Fonte: ESALQnet – 05/06/24

Consumo de café exige cuidados

Os estudos sobre o café resultam em três recomendações práticas. A primeira: não tomar café logo após as refeições, mas apenas uma ou duas horas depois. A cafeína e os taninos se combinam com minerais e reduzem a absorção de ferro, como mostrado por pesquisadores da Universidade do Kansas, Estados Unidos, em um trabalho publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, em março de 1983. Em um estudo mais recente, publicado na Nutrients, em setembro de 2021, pesquisadores da Universidade Médica de Breslávia, na Polônia, concluíram que, além do ferro, beber café depois de comer também prejudica a absorção de cálcio, zinco, magnésio e fósforo.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2024

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USP é a 92ª melhor universidade do mundo no QS World University Ranking

Na 92ª posição, a USP é a melhor universidade brasileira, de acordo com o QS World University Ranking, um dos principais rankings universitários do mundo, divulgado hoje, dia 4 de junho. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 6 mil universidades, classificando as 1.500 melhores instituições.“Pelo segundo ano consecutivo, a USP ficou no grupo das 100 melhores do mundo, o que mostra a excelência da nossa Universidade. É natural que, ano a ano, a posição das universidades no ranking varie um pouco, o importante é estar sempre no grupo das principais instituições do mundo”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 04/06/24

Crescimento da pós-graduação desde os anos 1990 melhora a distribuição regional dos cursos

O estudo Brasil: Mestres e Doutores 2024, divulgado hoje (4/6) pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), mostra que o sistema brasileiro de pós-graduação, embora tenha sofrido uma desaceleração em sua capacidade de formar profissionais de alto nível desde a pandemia, ostenta um notável crescimento acumulado desde a década de 1990. No período entre 1996 e 2021, ampliou quatro vezes o número de cursos e concedeu 1.001.861 títulos de mestre e 319.211 de doutor. Os dados também apontam uma participação feminina cada vez maior entre os titulados e uma distribuição regional mais equilibrada dos programas de pós-graduação, que antes eram fortemente concentrados na região Sudeste.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2024

Cai interesse por programas de pós-graduação no país

O sistema brasileiro de pós-graduação, que atende atualmente mais de 320 mil alunos em programas de mestrado e de doutorado acadêmicos ou profissionais, vive uma crise complexa marcada por problemas que se sobrepõem. O número de estudantes titulados cresceu sem parar por mais de três décadas, atingindo um pico de 24,4 mil doutores e 70,1 mil mestres em 2019, mas esse fôlego arrefeceu na pandemia, com o fechamento de laboratórios e o adiamento de projetos. Passada a emergência sanitária, a crise permaneceu. Há entraves para retomar o ritmo anterior: em 2022, o contingente de formados ainda estava 13% abaixo do de 2019. Em várias áreas do conhecimento, menos candidatos se dispõem a pleitear as vagas dos programas.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2024

29 maio 2024

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O lado ainda fechado da ciência aberta

A facilidade em acessar e difundir artigos pela internet, por exemplo, tornou quase inútil a assinatura de revistas acadêmicas, ameaçando a principal fonte de renda dos grandes publishers. À onda do acesso aberto, somaram-se os chamados servidores de preprint, plataformas virtuais nas quais é possível depositar um manuscrito sem passar pelos filtros editoriais tão temidos por Darwin. Já os dados das pesquisas estão à mão em repositórios de replicabilidade, uma novidade que promete tornar a pesquisa científica mais escrutinável aos pares. No entanto, tornar mais acessíveis os textos e dados produzidos pela ciência não tem sido sinônimo de torná-los mais abertos à avaliação, ao contrário. O número de artigos depositados em servidores abertos de preprint cresce exponencialmente a cada ano, mas a proporção avaliada por pares permanece ínfima. O mesmo se aplica às bases de dados, cada vez mais replicáveis, mas nem por isso efetivamente replicadas.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 29/05/24

Publicar em revistas científicas impressas está ficando obsoleto

Minhas primeiras publicações remontam aos tempos de iniciação científica, como bolsista da Fapesp. Tínhamos que buscar nosso pagamento na relativamente modesta sede da fundação – numa esquina da Avenida Paulista –, e recebíamos das mãos de uma simpática funcionária que, visivelmente, compartilhava da nossa alegria. As pesquisas resultaram na coautoria de dois artigos publicados na revista Tecnologia de Alimentos & Bebidas, de efêmera duração, como muitas outras iniciativas brasileiras do gênero. O idioma dos artigos foi o português mesmo, pois nós, o bolsista e o orientador, tínhamos em mente o interessado brasileiro. Além disso, vigia a convicção de que um eventual interessado estrangeiro providenciaria a tradução para seu idioma. Já na carreira acadêmica, eu próprio fui algumas vezes solicitado por colegas para traduzir artigos do pouco acessível idioma húngaro, eventos que confirmam a hipótese.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 28/05/26

USP investirá R$ 41 milhões em bolsas para o aprimoramento acadêmico dos alunos de graduação

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB) oferecerá quase 5 mil bolsas para estudantes de graduação desenvolverem projetos de ensino, pesquisa, cultura e extensão, e inclusão e pertencimento. A bolsa é oferecida a todos os alunos de graduação, não apenas aos inscritos no programa de permanência estudantil. O valor mensal da bolsa é de R$ 700, com duração de 12 meses, a partir do dia 1º de setembro, sem renovação automática. As bolsas serão financiadas com recursos orçamentários da própria Universidade, que investirá R$ 41,4 milhões no programa. O principal objetivo do programa é promover o engajamento dos estudantes nas atividades-fim da Universidade e contribuir para a formação cidadã e acadêmica dos futuros profissionais.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 28/05/24

28 maio 2024

Novo sistema de busca do Portal de Periódicos CAPES

A partir de 4 de junho, o Portal de Periódicos da CAPES receberá uma importante atualização tecnológica, estreando um novo sistema de busca desenvolvido pela CAPES em parceria com a RNP. O novo sistema de busca é baseado nos metadados do OpenAlex, com parâmetros de relevância identificados e controlados pela CAPES, buscando a neutralidade. Nessa atualização, haverá um período de transição no qual os artigos salvos em "Favoritos” serão migrados e poderão ficar indisponíveis por um período. Assim, solicitamos aos usuários que baixem seus artigos ou salvem em ferramentas que possibilitem a leitura. Aproveitamos a oportunidade para convidar os usuários a conhecer os treinamentos oferecidos pelo Portal de Periódicos. Os treinamentos são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Realize pesquisas no acervo científico, conheça melhor os serviços disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e participe de treinamentos especiais sobre diversos temas. A equipe do Portal de Periódicos está trabalhando para oferecer o melhor da pesquisa para a comunidade acadêmica. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail periodicos@capes.gov.br.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 28/05/24

PodCAPES de maio entrevista presidente da Fundação

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Livro reúne experiências de educação ambiental em Unidades de Conservação

Lançado recentemente pela Diagrama Editorial, o livro Educação Ambiental em Unidades de Conservação: fundamentos e práticas reúne experiências e resultados de um projeto apoiado pela FAPESP que investigou planos e práticas de educação ambiental em quatro Unidades de Conservação (UCs) do Estado de São Paulo. Um dos aspectos mais relevantes do trabalho foi sua abordagem, que colocou a participação social e o diálogo no centro das atividades realizadas, envolvendo diferentes atores sociais – comunidade local, pesquisadores e gestores dos territórios estudados – que atuaram conjuntamente na construção e investigação de propostas educativas voltadas à biodiversidade e sociodiversidade nas UCs.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 28/05/24

27 maio 2024


USP inaugura espaço dedicado a Quebéc no Centro Intercultural Internacional

Um espaço dedicado à província canadense de Québec é o mais novo corner do Centro Intercultural Internacional (CII) da USP. A inauguração do Espaço Québec contou com a presença da ministra de Relações Internacionais e da Francofonia de Québec, Martine Biron. Em breve discurso, a ministra se mostrou emocionada diante da iniciativa e ressaltou a importância de espaços internacionais. “É um orgulho inaugurar o Espaço Québec em um centro de conhecimento como a USP, em que os jovens querem aprender, querem se abrir às culturas do mundo inteiro. Agora as fronteiras não existem mais e isso é o mais importante. Agradeço profundamente à Universidade de São Paulo por esse projeto magnífico e caloroso”, afirmou Martine. O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, comemorou a integração da USP e Quebéc – a segunda província mais populosa do Canadá e a única a ter uma população predominantemente francófona –  e evidenciou o papel singular da USP. “Não é comum uma universidade ter tantos espaços internacionais como temos aqui, neste Centro. Em um mundo dividido, termos essa experiência no Brasil, na USP, é um exemplo de convivência, paz e qualidade acadêmica para todo o mundo”, destacou.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/05/24

24 maio 2024

Cartilhas auxiliam professores e pesquisadores na gestão de bolsas e financiamentos para pesquisa

Quando um professor ou pesquisador recebe um auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), é necessário que cumpra uma série de burocracias para acioná-lo. Para facilitar, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está disponibilizando cartilhas para orientar os pesquisadores e professores com esses auxílios, bolsas e outros procedimentos administrativos. O Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) da FFLCH elaborou três cartilhas, uma para auxílio à pesquisa regular e outras duas de orientação para prestação de contas no Sistema de Informação de Projetos (GIP). Segundo Nelson Alves Caetano, responsável pelo EAIP, após a criação do Escritório a procura de bolsas da Fapesp aumentaram 60%. Uma outra mudança significativa na pesquisa regular é a possibilidade de adicionar mestrandos e doutorandos na pesquisa individual do professor, gerando impactos positivos.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/05/24

23 maio 2024

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Queda acentuada nas matrículas de pós-graduação no Brasil sinaliza declínio no interesse em carreiras científicas

O número total de ingressantes em programas de mestrado e doutorado caiu 12% entre 2019 e 2022, atingindo o nível mais baixo em quase uma década

Um relatório preliminar divulgado no mês passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência federal brasileira de apoio e avaliação da Pós-Graduação, constatou que o interesse dos estudantes de graduação do país em seguir uma carreira acadêmica está em baixa. Após um crescimento constante entre 2015 e 2019, o número total de pessoas inscritas em programas de mestrado e doutorado começou a cair. Entre 2019 e 2022, mais de 14.000 vagas de pós-graduação foram perdidas, e 2022 teve o menor número de matrículas em pós-graduação em quase uma década.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência – 23/05/24

22 maio 2024

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Livros: como limpar o pó e evitar páginas amareladas

Quem tem sua coleção de livros em casa sabe o quão complicado pode ser mantê-los em bom estado. Vez ou outra acontece de os volumes amassarem, da capa descolar ou serem acometidos por alguma infestação de fungos ou insetos. No entanto, o maior vilão da saúde das obras é a poeira. Se deixar ela acumular, pode acabar manchando a capa ou as páginas para sempre. Mas você sabia que limpar o livro de forma imprópria pode ser ainda pior? Usar um espanador é ineficaz, já que só levanta o pó no ambiente, e passar pano molhado ou com produtos químicos vai danificar o papel, que é frágil. A forma mais indicada de limpar o livro é passar um pincel achatado de pintar paredes – conhecido como trincha – por todo o volume, tanto na parte externa como interna. A parte externa do livro é dividida entre capas e cortes, que são as partes das páginas que ficam expostas – há o corte superior, inferior e lateral. “Tem que passar a trincha especialmente no corte superior, que é mais suscetível à sujeira”, explica Dione Seripierri, bibliotecária do Museu de Zoologia da USP e especialista em conservação de documentos.   Saiba mais.   Fonte: Portal G1 - 22/05/24

USP terá centro internacional para incrementar ações de colaboração com a China

O Conselho Universitário aprovou, em reunião realizada no dia 21 de maio, a criação do Centro USP-China, que será vinculado diretamente à Reitoria e centralizará as ações de colaboração entre a Universidade e as diferentes instituições chinesas. “Este novo centro se insere no contexto das ações de internacionalização in house da USP, com a criação de diversos centros internacionais em diferentes campi da Universidade, dentre os quais o Instituto Pasteur, o Centro internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês), o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e o Centro Internacional de Saúde Planetária com o Instituto Max-Planck. Com a criação do Centro USP-China e outros centros internacionais de pesquisa, a USP se consolida como o eixo de referência em pesquisa científica e inovação na América Latina”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. A criação do Centro USP-China é resultado da primeira visita de um reitor da USP à China, que ocorreu em novembro de 2023 e representou um marco importante nas relações acadêmicas entre os dois países, que celebram 50 anos de colaboração diplomática em 2024.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 21/05/24