22 janeiro 2021

 

CAPES cria grupo para equivaler conceitos e notas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou nesta quarta-feira, 20 de janeiro, um grupo para propor uma tabela de equivalência entre conceitos (A, B, C, D e E) e notas (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) para os programas de pós-graduação (PPGs). A formalização se deu em 
publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Os integrantes deverão analisar o modelo de avaliação que prevaleceu até 1998, que utilizava conceito para qualificar os PPGs, e o atual, que passou a adotar notas. Deverão ser examinados os critérios avaliativos em cada ciclo e indicar um método para definir a equivalência entre os dois sistemas. Serão 60 dias para desenvolver um relatório com recomendações.
"O objetivo é informar de maneira ágil e transparente as instituições que solicitarem as tabelas de equivalência, contribuindo também com os estudantes que queiram fazer cursos no exterior e necessitam apresentar essas notas", afirma Sérgio Avellar, coordenador-geral de Normatização e Estudos da Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES.
Ao final das atividades, o grupo deverá apresentar um relatório à presidência da CAPES que ouvirá o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Formado por diretores da CAPES e representantes das áreas de avaliação e de associações de relevância para pós-graduação brasileira, o colegiado analisará e fará recomendações à presidência da CAPES acerca das sugestões elaboradas pelo grupo.    Fonte: CCS/CAPES - 21/01/21

21 janeiro 2021

Museu do Ipiranga lança a campanha digital “São Paulo – Território em Construção”

Em comemoração aos 467 anos da cidade de São Paulo, o Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga, lançará, em 25 de janeiro de 2021, a campanha digital “São Paulo – Território em Construção”.

Por meio da iconografia do acervo e com depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas, o público será convidado a pensar nas transformações que ocorreram na cidade desde sua fundação, passando pelo período colonial até chegar à grande metrópole.

O material será disponibilizado em um site, que reunirá uma linha do tempo, fotos, pinturas e mapas do acervo, áudios explicativos e vídeos que abordam as transformações do espaço urbano de São Paulo. Também será possível saber mais sobre os principais cartões-postais da cidade, como o Pátio do Colégio, a avenida Paulista e a avenida Nove de Julho.

O conteúdo do site terá versões criadas especialmente para as redes sociais, mostrando diferentes etapas da história de São Paulo e como o espaço se modifica e se move dentro da cidade. O endereço do site que será inaugurado é spterritorioemconstrucao.com.br.

A campanha terá ainda três encontros virtuais com convidados que aprofundarão diversos aspectos relacionados à história da cidade. Os encontros acontecerão entre 25 e 27 de janeiro, às 14 horas, com a mediação de Alana Carvalho, autora do livro #MulheresDeSP: mulheres que transformaram São Paulo, fundadora e curadora do projeto Viva Cultura SP. Para assistir, basta acessar a página no Instagram do Museu do Ipiranga ou do Viva Cultura SP. O conteúdo será disponibilizado com recursos de acessibilidade no Facebook.    

Fonte: Agência FAPESP - 21/01/21


20 janeiro 2021

Nanotecnologia brasileira: mais produtividade da agricultura

Marcelo Oliveira Rodrigues é químico, com graduação e mestrado  pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e doutor em Química Inorgânica, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com bolsa da CAPES, cursou parte do seu pós-doutorado na Universidade de Nottingham, na Inglaterra e desde 2011 é professor no curso de graduação de Química, da Universidade de Brasília (UnB). Em 2012 iniciou diversos projetos de pesquisa envolvendo nanoparticulas de carbono, destacando o eixo da inovação como um dos pilares de sua atuação.

Fale sobre sua pesquisa.
Minha pesquisa é direcionada ao estudo de nanoparticulas de carbono, com foco no setor de agricultura, principalmente para a área de bioestimulantes, carreadores de nutrientes e carreadores de moléculas para tratar patologias de plantas, como fungos e bactérias. Os meus projetos possuem um forte apelo para a inovação usando nanotecnologias a favor da agricultura. Tal tecnologia teve como inspiração a natureza e a vontade de potencializar propriedades naturais e genéticas de plantas. O resultado foi a criação da arbolina, biofertilizante nanotecnológico atóxico, não bioacumulável e luminescente, capaz de enriquecer alimentos com micro e macro nutrientes e aumentar as produções de diversas culturas.    Veja mais.    
Fonte: CCS/CAPES - 20/01/21

Seleção para doutorado no exterior vai até março

As instituições de ensino superior devem escolher até 12 de março os candidatos para ocupar as 1.400 vagas abertas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Edital 19º/2020, do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). A iniciativa é voltada para programas de pós-graduação (PPGs) com nota igual ou superior a 4 na Avaliação Quadrienal de 2017.
Com orçamento de R$89,8 milhões, o Programa permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
A seleção de pesquisadores pelas instituições é a etapa atual, mas não a última. Os aprovados nessa fase devem acessar o Sistema de Inscrições da CAPES (SiCAPES) de 15 de março a 1º de abril e apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira. A previsão é de que todo o processo seletivo dure até 1º de junho. As atividades no exterior terão início entre julho e setembro.    Fonte: CCS/CAPES - 20/01/21

Brazilian Journal of Agriculture - chamada para submissão de artigos científicos

A Brazilian Journal of Agriculture (BJA), revista científica da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), está recebendo artigos para as edições de 2021. Os autores interessados em submeter trabalhos para publicação devem encaminhá-los para o e-mail bja@fealq.com.br ou submeter diretamente em https://bit.ly/31w6YAp.

A BJA tem registro DOI (identificador internacional de documentos) e os artigos são publicados somente em inglês, mas a submissão pode ser feita em português. As áreas de abrangência e as classificações (Qualis/Capes) do periódico são: Biotecnologia (C), Ciências Agrárias (B4), Ciência de Alimentos (C), Ciências Biológicas I (B5), Interdisciplinar (B3), Zootecnia/Recursos Pesqueiros (B5).
Criada como Revista de Agricultura em 1926, a publicação é uma das pioneiras na divulgação de trabalhos científicos no Brasil e mantém atividades ininterruptas desde sua fundação. A partir de 2017, todos os artigos publicados, desde o primeiro volume, estão disponibilizados na internet. 
O acesso é livre e a periodicidade é quadrimestral. Mais Informações acesse: www.brjournal.agr.br.     Fonte: ESALQNet - 20/01/21

Lista 2020 Altmetric Top 100 acaba de ser lançada!

De Covid-19 à engenharia, os editoriais acadêmicos e de pesquisa mais controversos, importantes e incomuns de 2020 de todas as ciências, artes e humanidades figuram na lista dos 100 melhores Altmetric deste ano.
Altmetrics são métricas e dados qualitativos que complementam as métricas tradicionais baseadas em citações. Elas podem incluir (mas não estão limitadas a) avaliações de pares no Corpo Docente de 1000, citações na Wikipedia e em documentos de políticas públicas, discussões em blogs de pesquisa, cobertura da mídia tradicional, marcadores de referências em gestores como Mendeley e menções em redes sociais como Twitter . Saiba mais: https://www.aguia.usp.br/noticias/lista-2020-altmetric-top-100-acaba-de-ser-lancada/    Fonte: AGUIA - 20/01/21

 

Em tempos de isolamento, mundo virtual permite sociabilidade

A pandemia de coronavírus e a necessidade de isolamento social levaram a uma mudança de comportamento, fazendo com que encontros com amigos e familiares acontecessem somente de forma virtual em vez de presencial. Esse cenário favoreceu contatos por meio de aplicativos de mensagens, videochamadas e jogos on-line, ferramentas que ganharam bastante destaque no ano que passou. A professora Belinda Mandelbaum, do Instituto de Psicologia da USP, lembra que o ser humano é um ser social e que, portanto, está apto a interagir com seus semelhantes, pois não existe fora da sociabilidade. O corte das relações sociais traz ameaças e fragilizações para a estabilidade psíquica do indivíduo.

Ela observa que o contexto da pandemia, forçando o isolamento social, mobilizou outras emoções, causando saudades, frustrações e desapontamentos, uma gama de sentimentos mobilizada pelo tipo de interação a que se está sujeito no momento. No entanto, prossegue a psicóloga, cada pessoa reage de um jeito frente a essa realidade. “Cada uma dessas situações implica diferentes formas de sociabilidade e, portanto, em diferentes formas de como a pandemia afetou essa sociabilidade e todas essas emoções mobilizadas.” É nesse momento que as redes sociais podem ser benéficas.

Nesse sentido, estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos da USP (ICMC) desenvolveram uma ferramenta chamada Approxima Bot, que nada mais é do que um robô capaz de identificar estudantes que possuem interesses comuns e apresentá-los uns aos outros. Para Vitor Santana, um dos que estão por trás desse projeto, a internet tem se mostrado uma alternativa benéfica para matar as saudades e manter a mente sã em tempos de pandemia. “Eu acho que a grande sacada é você falar com pessoas por meio de ferramentas que consigam aproximá-las”, diz ele. “Apesar de não ser o ideal, ainda assim é uma coisa que ajuda. Entre você não ter contato nenhum e ter algum contato, é melhor este último.”

A professora Belinda concorda com Santana quando este observa que, apesar de ajudar a superar este momento agudo de crise e de distanciamento social, essa não é a situação ideal, uma vez que os aplicativos, por si sós, não conseguem substituir a experiência presencial de ver e abraçar familiares e outras pessoas queridas. Mas, no momento, é essa a solução possível. Tanto que o Approxima Bot já está disponível para o público depois de ter ajudado a conectar estudantes de diferentes cursos da USP e de ter contribuído até mesmo para criar laços entre veteranos e calouros, estes ainda no ensino a distância e, portanto, incapazes de usufruir uma experiência universitária completa.     Fonte: Jornal da USP - 19/01/21


19 janeiro 2021

Governo lança site Vacina Já para pré-cadastro da imunização contra COVID-19

O Governo de São Paulo lançou neste domingo (17) o site 
www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a campanha de vacinação contra o COVID-19 no estado.
Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.

O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações. O fornecimento das informações é opcional, mas a participação de cada um vai ajudar toda a sociedade.

Quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos seus locais de trabalho.    

Veja também: SP lança 'vacinômetro' online para acompanhar número de vacinados

Fonte: Portal UOL - 19/01/21






Nota do Conselho Superior da FAPESP sobre a campanha #VacinaSim

Estamos diante do maior desafio global da atualidade. Pouco mais de 14 meses depois do início da pandemia de coronavírus, a ciência produziu o único antídoto que pode erradicar o SARS-CoV-2: a vacina.

A FAPESP apoiou um amplo espectro de projetos relacionados com o melhor conhecimento e combate ao vírus e aos efeitos da doença. Também apoiamos ensaios clínicos e exames de sangue dos voluntários que participam dos ensaios.

Nunca antes uma associação entre conhecimentos básicos, testes clínicos e scale-up industrial respondeu com tal eficiência e prontidão a uma demanda mundial.

Felizmente, desde 17 de janeiro, com a autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os brasileiros já podem ter acesso a duas vacinas, e espera-se que esse leque possa se ampliar futuramente.

No entanto, para que produzam seus efeitos de proteção individual e coletivo, as vacinas precisam ser aplicadas rapidamente a grande parcela da população. Iniciamos, por isso, uma campanha de conscientização e mobilização para a imunização.

Na campanha, batizada com o nome de #VacinaSim, veiculada em vídeos nas redes sociais, pesquisadores e formadores de opinião enfatizam a importância da vacinação para erradicar a epidemia de COVID-19 e conclamam todos a confiar na ciência e nas vacinas.

Mais que uma iniciativa de proteção individual, vacinar-se é uma ação de cidadania em prol de toda a sociedade. Os vídeos da campanha podem ser acessados nas páginas da Agência FAPESP no FacebookTwitter e Instagram.     Fonte: Agência FAPESP - 19/01/21


COVID-19: Teste usa inteligência artificial para detectar vírus

O exame é feito a partir de amostra de saliva e apresenta o resultado em menos de dois minutos

Bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da (CAPES), alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolveram um teste rápido para a COVID-19 que usa a inteligência artificial para fazer o diagnóstico, a partir de uma pequena amostra de saliva e sem a necessidade de reagentes. O resultado sai em menos de dois minutos.
Paula de Souza Santos, pós-doutoranda do Programa em Genética e Bioquímica da UFU explica que o equipamento, chamado ATR-FTIR, usa raios infravermelhos para detectar a presença de traços virais do Sars-Cov-2 na saliva: “A gente coleta a saliva do paciente e seca a amostragem em equipamento com alta temperatura. Forma-se um filme e então o equipamento faz a leitura. Esse perfil vai depois, por inteligência artificial construída a partir de um algoritmo, definir se esse paciente é positivo ou negativo”.
A tecnologia foi submetida à avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que em breve o teste possa ser comercializado.  Fonte: CCS/CAPES - 18/01/21

18 janeiro 2021

“Vacinar-se não é somente um ato de cuidado com a própria saúde, mas um dever sanitário”, afirmam reitores

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), tendo em vista a aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan) e ChAdOx1 (AztraZeneca/Fiocruz), vem a público exaltar a vitória da ciência na proteção da vida. Os resultados disponíveis atestam que ambas as vacinas determinam proteção relevante contra formas moderadas a graves da covid-19 e imunogenicidade suficiente para desacelerar a transmissão e assim conter o avanço da pandemia.
Além disso, as vacinas se mostraram seguras, sendo os efeitos colaterais raros e sem gravidade. Por fim, a viabilidade de sua manutenção em temperaturas de 2ºC a 8ºC favorece a logística de distribuição, permitindo a vacinação de populações nas mais remotas áreas do Brasil. A pesquisa, realizada por centenas de cientistas no interior das universidades e institutos de pesquisa públicos, apresentou caminho sólido como resposta à pior emergência em saúde pública relatada em mais de um século.
A disponibilidade de vacinas é, entretanto, apenas o primeiro passo. Há ainda um grande caminho a percorrer. Além das questões fundamentais relacionadas à própria disponibilidade da vacina e de seringas, da logística de distribuição e da organização dos grupos prioritários, é necessária grande adesão à vacinação, de forma a obter uma imunização populacional. Somente com um número considerável de pessoas vacinadas a circulação do novo coronavírus poderá ser interrompida, assegurando proteção à população como um todo.
Vacinar-se não é somente um ato de cuidado com a própria saúde, mas um dever sanitário para com todos.    Veja mais.     Fonte: Jornal da USP - 18/01/21

 


Guia explica internacionalização institucional da CAPES

Evoluir da simples mobilidade acadêmica para o desenvolvimento de projetos cooperativos com outros países. Esse é um dos objetivos da internacionalização institucional, conforme explica um Guia preparado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O documento, pensado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES e divulgado em dezembro de 2020, mostra o que caracteriza a internacionalização institucional, no século XXI. Incorporar padrões internacionais de excelência em educação, pesquisa e extensão às rotinas das instituições de ensino superior (IES) é o aspecto mais importante desse cenário.
Heloisa Hollnagel, diretora da DRI, explica que para elaborar um bom projeto nesse assunto, é preciso trabalhar por etapas, “identificando os recursos e a estrutura da instituição, disponíveis para planejar as ações e metas de curto, médio e longo prazo”. Ela orienta o desenvolvimento de uma “política linguística efetiva, que aumente a competência de colaboradores, professores e alunos em se comunicar em outro idioma”. Oferecer disciplinas de temas globais “em língua estrangeira, que possam ser cursadas em programas de dupla titulação por alunos internacionais”, também é fundamental.
A diretora destaca que concentrar esforços para aumentar a visibilidade dos grupos de pesquisa por meio de acordos de cooperação, apoio a publicações em coautoria e participação em eventos, são aspectos essenciais neste contexto. Por fim, ela sugere “ampliar para a graduação esse ambiente de Universidade de Classe Mundial”, dentro de um planejamento estratégico institucional.
Ao incluir a IES no cenário global, crescem as possibilidades de envolvimento e financiamento de pesquisas e publicações. Esse processo permite o avanço de conhecimento diplomático e intercultural, além de acesso ou aquisição de bases tecnológicas mais sofisticadas, encurtando o caminho para o progresso econômico do País.
O documento é voltado para os gestores que participam ou desejam integrar um futuro edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Suas orientações indicam caminhos para que as instituições incorporem padrões internacionais de excelência em educação, pesquisa e extensão, fatores de inserção no cenário mundial.      Fonte: CCS/CAPES - 18/01/21

Saiba mais da nova plataforma da Web of Science

Saiba mais sobre as últimas atualizações de conteúdo, ferramentas e funcionalidades disponíveis conforme continuamos com o desenvolvimento da nova Web of ScienceTM.


Novidades lançadas em dezembro de 2020

  • DCI: Data Citation Index - O Data Citation Index fornece acesso a dados de pesquisa de repositórios globais de diversas disciplinas, esses dados são vinculados aos documentos da Web of Science.e. *O acesso à essa base não está incluído na assinatura do Portal de Periódicos da CAPES.

  • Links para textos completos de acesso aberto - A Web of Science agora oferece suporte à rotulagem clara e completa de todas as versões de acesso aberto dos artigos. É possível ver a identificação do tipo de acesso aberto para que você possa acessar a versão mais próxima do artigo.

  • Utilize as categorias da Web of Science como um campo de pesquisa - Agora você pode pesquisar por categorias da Web of Science na Pesquisa avançada, selecionando esta nova opção no menu suspenso de campos.

Obtenha suporte quando e de onde você precisar com a nova Web of Science
Pela primeira vez, podemos fornecer suporte ao usuário dentro da própria Web of Science. Ao explorar a nova Web of Science, você encontrará guias de orientação para se acostumar com o novo layout. Esses guias, e muito mais, também podem ser acessados ​​na seção de Visitas Guiadas na Central de recursos, que apresentará orientações específicas para a página que você está visualizando.
Se você sentir dificuldade e precisa de ajuda, este é o primeiro lugar que você pode procurar. Verifique regularmente o Centro de Recursos para novas instruções à medida que adicionamos recursos e funcionalidades na nova Web of Science!
Saiba mais sobre a visita guiada, feedback e avaliação da plataforma
Fonte: Clarivate Analytics - 18/01/21

17 janeiro 2021

Estudo identifica as principais vozes da ciência no Twitter em 2020

O Science Pulse e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) acabam de divulgar os resultados de estudo que analisou rede de interações no Twitter para indicar os principais influenciadores dentro da comunidade científica sobre a pandemia de covid-19, incluindo cientistas, instituições e comunicadores de ciência.
Em segundo lugar no grupo de influenciadores brasileiros está a jornalista Luiza Caires (@luizacaires3), editora de Ciências do Jornal da USP. Em primeiro lugar está o biólogo Atila Iamarino (@oatila), ex-pesquisador da USP, e entre a terceira e quinta posições estão o médico epidemiologista Otavio Ranzani (@otavio_ranzani), também pesquisador do Instituto Global de Saúde e da USP; a biomédica Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland), pesquisadora na UFRGS; e o cardiologista e pesquisador da USP Marcio Bittencourt (@MBittencourtMD). Entre instituições, o perfil da USP (@usponline) ocupa primeiro lugar nas métricas de articulação e segundo em popularidade.
Para a análise, foi utilizada a base de dados do Science Pulse, ferramenta de “social listening” (monitoramento de redes sociais) focada na comunidade científica. Foram analisadas 213.469 publicações de 1.200 cientistas, especialistas e organizações científicas sobre a covid-19 feitas no Twitter entre os meses de junho e outubro de 2020. A análise das interações e mapeamento dos principais influenciadores foi feita pelo IBPAD, utilizando as métricas de autoridade, articulação e popularidade.    Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 14/012/21

16 janeiro 2021

O que está acontecendo com o clima? Livro e podcast ajudam a entender

Para ajudar as pessoas a entenderem as condições atmosféricas que causam mudanças de temperatura ao longo do tempo existe um ramo da ciência chamado Climatologia. Área que muita gente já ouviu falar em algum momento da vida estudantil, nas disciplinas de Ciências, Física ou Geografia, e que faz parte de alguns cursos universitários. Pensando em divulgar essa área de estudo para um público mais amplo, 
pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP produziram um livro digital e um podcast que buscam sintetizar conceitos da ciência climática em linguagem fácil e formato dinâmico.
O podcast Estudos Climáticos é resultado da disciplina de pós-graduação “Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalidades e Especificidades”, ministrada pelo professor Gustavo Zen de Figueiredo Neves, da EESC. Com a proposta de produzir um material em áudio, mestrandos e doutorandos abordam temas como a influência do clima na agricultura, a dinâmica das chuvas no Brasil, clima urbano e variabilidade do clima no planeta e suas escalas de interferência, todos de maneira mais acessível e menos acadêmica. 
Assim como o podcast, o livro também é fruto de colaboração entre docentes e estudantes da pós-graduação para democratização do saber. Intitulado Climatologia Dinâmica: conceitos, técnicas e aplicações, a obra é uma reflexão sobre o estudo do clima nas últimas décadas no Brasil.    Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 15/01/21

“Janelas da Arte” mostra a crise da pandemia e propõe a valorização da vida

A mostra apresentada em sites da USP reúne pesquisadores, artistas, professores e alunos de diversas áreas integrando arte e ciência


Artistas, pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas e universidades se reúnem na exposição on-line Janelas da Arte. Um espaço multidisciplinar aberto nos sites do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes e do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (Citi), ambos da Universidade de São Paulo. Através de pesquisas que integram ciência e arte, mostram o cotidiano da população neste “novo normal” que a pandemia vem impondo.
“Nesse contexto do território livre da arte, plataformas tecnológicas possibilitam comunicações, atividades docentes e laboratoriais”, observa Elza Ajzenberg, curadora e coordenadora geral da mostra. “Com seus trabalhos, metáforas e registros conectados ao território livre da arte, os participantes promovem a pesquisa científica, a educação e a preservação do meio ambiente.”
A exposição on-line Janelas da Arte será inaugurada nesta terça-feira, dia 22, às 18 horas, e ficará disponível por prazo indeterminado nos sites do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (Citi) da USP. Acesso pelos sites: https://sites.usp.br/cms/ e http://www.lsi.usp.br/citi/.  Veja mais.  Fonte: Jornal da USP - 15/01/21

15 janeiro 2021

Infecção por Covid-19 garante imunidade por 5 meses, mas vírus ainda pode ser transmitido, diz estudo

Agência de saúde britânica acompanhou 20 mil profissionais da área. Os especialistas reforçam que, mesmo com a nova descoberta, as pessoas precisam continuar com as medidas de proteção

Um estudo feito pelo PHE (sigla em inglês para Saúde Pública da Inglaterra) com mais de 20 mil profissionais de saúde britânicos sugere que pessoas infectadas por Covid-19 têm alta probabilidade de possuir imunidade (83%) por pelo menos até cinco meses. Entretanto, há evidências de que aqueles que têm anticorpos ainda podem ser capazes de transmitir o vírus. A análise é preliminar (pré-print) e não foi revisada por outros pesquisadores.
A pesquisa foi feita entre junho e novembro e detectou 44 reinfecções em potencial entre 6.614 participantes com teste positivo para anticorpos contra o SARS-CoV-2. Com isso, os dados indicam que a imunidade adquirida de forma natural forneceu uma proteção de 83% contra a reinfeção, em comparação com os trabalhadores que não foram expostos ao vírus.    
Fonte: Portal G1 - 14/01/21
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