A pandemia de coronavírus e a
necessidade de isolamento social levaram a uma mudança de comportamento,
fazendo com que encontros com amigos e familiares acontecessem somente de forma
virtual em vez de presencial. Esse cenário favoreceu contatos por meio de
aplicativos de mensagens, videochamadas e jogos on-line, ferramentas que
ganharam bastante destaque no ano que passou. A professora Belinda Mandelbaum,
do Instituto de Psicologia da USP, lembra que o ser humano é um ser social e
que, portanto, está apto a interagir com seus semelhantes, pois não existe fora
da sociabilidade. O corte das relações sociais traz ameaças e fragilizações
para a estabilidade psíquica do indivíduo.
Ela observa que o contexto da pandemia,
forçando o isolamento social, mobilizou outras emoções, causando saudades,
frustrações e desapontamentos, uma gama de sentimentos mobilizada pelo tipo de
interação a que se está sujeito no momento. No entanto, prossegue a psicóloga,
cada pessoa reage de um jeito frente a essa realidade. “Cada uma dessas
situações implica diferentes formas de sociabilidade e, portanto, em diferentes
formas de como a pandemia afetou essa sociabilidade e todas essas emoções
mobilizadas.” É nesse momento que as redes sociais podem ser benéficas.
Nesse sentido, estudantes do Instituto de
Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos da USP (ICMC) desenvolveram
uma ferramenta chamada Approxima Bot, que nada mais é do que um robô capaz de
identificar estudantes que possuem interesses comuns e apresentá-los uns aos outros.
Para Vitor Santana, um dos que estão por trás desse projeto, a internet tem se
mostrado uma alternativa benéfica para matar as saudades e manter a mente sã em
tempos de pandemia. “Eu acho que a grande sacada é você falar com pessoas por
meio de ferramentas que consigam aproximá-las”, diz ele. “Apesar de não ser o
ideal, ainda assim é uma coisa que ajuda. Entre você não ter contato nenhum e
ter algum contato, é melhor este último.”
A professora Belinda concorda com Santana
quando este observa que, apesar de ajudar a superar este momento agudo de crise
e de distanciamento social, essa não é a situação ideal, uma vez que os
aplicativos, por si sós, não conseguem substituir a experiência presencial de
ver e abraçar familiares e outras pessoas queridas. Mas, no momento, é essa a
solução possível. Tanto que o Approxima Bot já está disponível para o público
depois de ter ajudado a conectar estudantes de diferentes cursos da USP e de
ter contribuído até mesmo para criar laços entre veteranos e calouros, estes ainda
no ensino a distância e, portanto, incapazes de usufruir uma experiência
universitária completa. Fonte: Jornal da USP - 19/01/21