09 agosto 2021

Informe CNPq 10 - Atualização sobre o restabelecimento do acesso aos sistemas


1. Informamos que está restabelecido o acesso à Plataforma Lattes.
2. Esse restabelecimento inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários.
3. Como informado neste sábado pela manhã, foi restaurado, também, o serviço de extração do Lattes, que permite, a mais de 300 instituições de ensino e pesquisa, a extração dos currículos de seus pesquisadores, docentes e discentes.
Lembramos que os contatos do CNPq são: a Central de Atendimento, pelo telefone 61 3211 4000, ou o e-mail cnpq@mctic.gov.br.   Fonte: CNPq - 08/08/21

06 agosto 2021

Assista ao vídeo

Link para o seminário no YouTube

Inscrições para o 29º SIICUSP

Informamos as inscrições para o 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP estarão abertas entre 9 de agosto e 8 de setembro em https://uspdigital.usp.br/siicusp.
Serão pré-inscritos os projetos cadastrados no sistema Atena do ano de 2020 que estiverem com situação ativo, concluído ou aprovado. Os alunos devem inserir os resumos no sistema e finalizar o envio da inscrição ao orientador. As orientações para uso do sistema estão disponíveis no manual.
O evento no CENA será realizado dia 21 de outubro de 2021, com apresentação e arguição oral em plataforma online.
Estudantes contemplados nos Programas de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI da USP, Edital 2021-2022, têm o compromisso de apresentar os resultados de suas pesquisas no SIICUSP.  Segue Edital do 29º SIICUSP.   Fonte: CENA-USP - 06/08/21

Alice é o quarto maior repositório institucional brasileiro de acesso aberto


O repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) é o quarto maior repositório institucional brasileiro, conforme a 11a edição do ranking Web of Repositories, publicada em maio de 2021. Com 104 mil itens de acesso aberto e gratuito, o Alice registra 24,7 milhões de downloads e 22 milhões de consultas, desde a sua criação, em 2011. 
O conteúdo do repositório abrange informações científicas produzidas por profissionais da Empresa e editadas em livros e capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e em anais de congressos, teses, dissertações e notas técnicas, entre outros tipos de publicações. A maior parte do seu acervo está disponível em português, mas há conteúdo em outros idiomas, como inglês e espanhol.
Cerca de 42% dos downloads são realizados por usuários dos Estados Unidos - 10,3 milhões de itens já baixados do Alice. Em seguida, vêm os downloads feitos no Brasil - mais de 7,5 milhões, o que corresponde a 30,5% do total. Usuários da Alemanha, China, Rússia e França também estão entre os que mais baixam as publicações.Downloads no Reino Unido e em outros países da Europa também são registrados. O público é basicamente acadêmico e ligado à ciência.  Saiba mais.   Fonte: Embrapa - 27/07/21




05 agosto 2021

Informe CNPq 9 – Atualização sobre o restabelecimento dos sistemas


Em relação à indisponibilidade dos acessos aos sistemas do CNPq e o trabalho de restauração em curso, informamos:
1. Foi concluído o processo de envio para realização dos pagamentos. O valor das bolsas será creditado dentro do prazo tradicionalmente estabelecido: quinto dia útil de cada mês.
2. Foram reforçadas ações de segurança da informação, intensificando a cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP para reativar o site de contingência do banco de dados e a parceria com o SERPRO para uso do serviço de nuvem para todas as plataformas.
3. Está em andamento a migração dos sistemas, visando à utilização de uma infraestrutura mais segura, com o equipamento novo, já adquirido.
4. Novos acessos aos sistemas estão sendo providenciados, com prioridade para o restabelecimento completo da Plataforma Lattes. Lembramos que o acesso aos currículos já está disponível pelo site buscatextual.cnpq.br/buscatextual ou pelo endereço direto do currículo lattes.cnpq.br/[ID Lattes]
5. A busca de currículos ficará indisponível por duas horas, a partir das 23h desta quinta-feira, para preparar o ambiente para novas liberações de acesso, como permitir a atualização dos currículos e a extração de dados do Lattes.
6. Os demais sistemas – tais como a Plataforma Carlos Chagas e Diretório de Grupos de Pesquisa - estão integrados à Plataforma Lattes e, portanto, dependem desse restabelecimento pleno para serem disponibilizados.
Novamente, pedimos desculpas à comunidade e reforçamos que seguimos empenhados, diuturnamente, em solucionar a questão. Os esforços envolvem todos os técnicos da área de TI do CNPq, além da DELL, empresa fabricante do equipamento, com técnicos internacionais atuando de forma remota.
Reforçamos que todos os comunicados são feitos exclusivamente em nossos canais oficiais de comunicação: site – www.gov.br/cnpq - e redes sociais.   Fonte: CNPq - 05/08/21

Inscrições


Aplicativo reúne dados atualizados sobre a COVID-19

Clique aqui   |   Fonte: Agência FAPESP - 05/08/21

04 agosto 2021

Seminários "Ciência em CENA"


Sua mais nova opção para ficar bem informado sobre as novidades da tecnologia, inovação e ciência na Produção Agropecuária e Meio Ambiente. O ciclo de seminários "Ciência em CENA" do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo traz para você o que há de mais moderno na pesquisa nestas áreas.  As transmissões dos seminários acontecem no canal YouTube do CENA-USP  Confira!    Fonte: CENA-USP - 04/08/21

CENA Multi - Centrais de Equipamentos Multiusuários


Sistema com Plataforma para Microdissecção por Captura a Laser Aplicada em Estudos de Biologia Celular e Molecular

Fonte: CENA-USP - 04/08/21

Comissão de Relações Internacionais do CENA-USP

A internacionalização é uma das diretrizes da USP. A Universidade entende que é de extrema relevância o estabelecimento de parcerias com entidades de diversos países, para a criação de novos laços de integração e também da manutenção e fortalecimento dos já existentes. A mobilidade de estudantes e professores, bem como a participação em redes e consórcios como o Programa Erasmus Mundus, a University Global Partnership Network (UGPN), a World Cities World Class (WC2), a Alianza Acadêmica Latino-Americana UBA-UNAM-USP, a Rede Magalhães, entre outros, são a tradução dessa meta. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) é o órgão responsável pela oficialização dessas parcerias no âmbito geral da universidade e, cada Unidade, por meio de seu escritório internacional, responsável no âmbito local.   
Contato: crint@cena.usp.br.   Fonte: CENA-USP - 04/08/21


Sage Research Methods trial disponível na USP até 30 de setembro


Até dia 30 de setembro encontra-se disponível a toda a comunidade da USP a plataforma de recursos metodológicos Sage Research Methods.
O SAGE Research Methods  apoia a pesquisa em todos os níveis, fornecendo material para orientar os usuários em todas as etapas do processo de pesquisa. Quase todos em uma universidade estão envolvidos em pesquisas, desde alunos aprendendo a conduzir pesquisas a professores que conduzem pesquisas para publicação ou bibliotecários que oferecem treinamento em habilidades de pesquisa. SAGE Research Methods  tem a resposta para cada um desses grupos de usuários, a partir de uma definição rápida de dicionário, um exemplo de estudo de caso de um pesquisador da área, um conjunto de dados de ensino para download, um título de texto completo da série  Quantitative Applications in the Social Sciences, ou um vídeo tutorial mostrando a pesquisa em ação.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 04/08/21

Informe CNPq 8 – Atualização sobre o retorno do acesso aos sistemas


O CNPq informa que está disponível o acesso aos currículos da Plataforma Lattes nas seguintes condições:
1. Por meio do acesso direto ao currículo a partir do ID Lattes, escrevendo, no campo de endereço do seu navegador: lattes.cnpq.br/[número do ID]
2. Por meio de busca textual pelo endereço: buscatextual.cnpq.br/buscatextual
3. A base de dados conta com atualizações feitas até às 18h do dia 23 de julho, dia de início da indisponibilidade dos sistemas.
4. Não será possível, neste momento, fazer atualizações dos currículos, mas está disponível a opção de impressão e download.
5. O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações.
Lembramos que, devido ao elevado número de acessos que a base provavelmente terá, o sistema pode apresentar alguma lentidão.
Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, entrem em contato com o CNPq por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br.
Fonte: CNPq - 04/08/21

03 agosto 2021

Qual a diferença entre o Portal de Teses da Capes e as BDTDs do IBICT?


No Brasil, existem dois repositórios importantes de teses e dissertações:

1) Portal de Teses da CAPES (http://capesdw.capes.gov.br/), que é o sistema online oficial do governo brasileiro para depósito de teses e dissertações brasileiras, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

2) Banco de Teses do IBICT (http://bdtd.ibict.br/pt), que é um mecanismo de busca que integra todos as Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações (BDTD) das universidades brasileiras que utilizam o sistema BDTD do IBICT.

O que há em comum entre os dois portais é que ambos possibilitam a pesquisa de teses e dissertações de diversas universidades ao mesmo tempo. A vantagem do Portal de Teses da CAPES é que contém todas, sem exceção, as teses e dissertações brasileiras, por ser o local para deposito obrigatório, o que não ocorre no Banco de Teses do IBICT. Por outro lado, o Banco de Teses do IBICT tem a vantagem de remeter diretamente ao texto completo da tese ou dissertação por meio de link para o arquivo no repositório da universidade onde o trabalho foi defendido, o que não ocorre no Portal de Teses da CAPES.

No Portal de Teses da CAPES não é possível o acesso ao texto completo da tese ou dissertação pois o repositório só contém o resumo da mesma e eventualmente o link para o site onde se encontra o texto completo, quase sempre, o site da própria universidade onde a tese ou dissertação foi defendida.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 03/08/21


Inscrição

FAPESP atualiza normas para Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior

A FAPESP realizou a revisão das normas para a apresentação de solicitações de Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), que passaram a vigorar no último domingo (01/08). Também houve a reformulação e atualização da FAQ da modalidade.
As normas da BEPE contêm as diretrizes do apoio da FAPESP para que bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Doutorado e Pós-Doutorado realizem estágios de curta ou média duração como parte integrante da bolsa no país, viabilizando o intercâmbio de pesquisadores em formação com grupos de pesquisa no exterior.
A atualização das normas da BEPE incluiu o detalhamento do processo de análise, que reúne a definição dos critérios de análise e uma listagem com as deficiências mais frequentemente observadas nas solicitações.
Foi alterado o processo de análise das BEPEs: as solicitações passarão a ser submetidas a análises colegiadas periódicas, favorecendo a aplicação homogênea dos referenciais de excelência estabelecidos pela FAPESP com base na experiência de análise de grande quantidade de solicitações.
A FAPESP também passa a recomendar que as propostas de BEPE sejam submetidas, sempre que possível, com antecedência de seis meses em relação à data prevista para início do estágio, considerando o tempo necessário para análise da solicitação. Tal recomendação é importante para que, caso a bolsa seja aprovada, o bolsista possa tomar as providências necessárias para a viagem, como obtenção de visto ou compra de passagens, em tempo hábil e sem a necessidade de alteração de vigência.
As novas normas incluem alteração no período mínimo de reativação da bolsa no país exigido no retorno do bolsista ao Brasil, de modo a viabilizar a aplicação e o repasse dos conhecimentos e resultados obtidos no estágio no exterior para o projeto de pesquisa desenvolvido no Estado de São Paulo.   Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 03/08/21

02 agosto 2021

Folheie a edição de agosto de 2021

Mobilidade acadêmica - Horizonte limitado

Cientistas que passam toda a carreira em uma mesma instituição tendem a ter agendas de pesquisa menos ambiciosas e produção de baixo impacto, diz estudo

Pesquisadores que constroem sua carreira na mesma instituição em que obtiveram o doutorado tendem a se dedicar a estudos de caráter incremental, de baixo impacto e focados na confirmação de ideias estabelecidas. Já os cientistas que diversificam sua experiência profissional e migram para instituições diferentes daquelas em que se doutoraram se engajam mais em trabalhos colaborativos, multidisciplinares e orientados à produção de conhecimento novo e disruptivo, mesmo em um cenário de escassez de financiamento. A distinção entre esses perfis marca as conclusões de um estudo publicado na revista Higher Education Quarterly que analisou a relação entre mobilidade acadêmica e agenda de pesquisa de cientistas em mais de 140 países.
O trabalho se baseou em dados de 7.158 pesquisadores de diferentes áreas do saber que publicaram pelo menos um artigo em periódicos internacionais entre 2010 e 2016. Eles preencheram um questionário sobre sua trajetória acadêmica, no qual informaram as instituições em que obtiveram o doutorado e trabalharam, suas linhas de pesquisa e principais publicações nos últimos anos. Os autores então cruzaram essas informações com dados sobre a produção científica dos participantes armazenados na base Scopus, da editora Elsevier. “Isso nos permitiu determinar o grau de mobilidade de cada um deles e categorizá-los de acordo com diferentes agendas científicas”, informa o sociólogo português Hugo Horta, da Faculdade de Educação da Universidade de Hong Kong, um dos autores do trabalho.   Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2021

Patentes - A conclusão de um ciclo

Encerramento de programa de proteção à propriedade intelectual da FAPESP indica evolução na capacidade de transferir conhecimento científico para a sociedade

Após 21 anos de atividade, terminou em junho o Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (Papi) criado pela FAPESP em 2000 para incentivar a comunidade científica paulista a proteger resultados originais de pesquisa com potencial de exploração comercial. A Fundação decidiu encerrar o programa ao concluir que ele havia cumprido seu objetivo principal, de criar uma cultura de proteção da propriedade intelectual em universidades e instituições científicas de forma a permitir a transferência de conhecimento à sociedade e ao setor produtivo. “O Papi teve um importante papel indutor”, explica a advogada Patricia Tedeschi, gerente de Pesquisa para Inovação da Diretoria Científica da FAPESP. “Em 2000, quando poucos pesquisadores estavam atentos a aplicações comerciais de seus trabalhos, a Fundação mostrou que isso era importante e passou a custear solicitações de patentes vinculadas a projetos que havia financiado.”
O cenário se transformou nessas duas décadas. Com o advento da Lei de Inovação, em 2004, e de aperfeiçoamentos na legislação de ciência e tecnologia aprovados em 2016, universidades e centros de pesquisa assumiram o protagonismo da proteção à propriedade intelectual por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), instâncias encarregadas de promover o patenteamento de invenções e licenciá-las para exploração econômica. Em 2019, 270 instituições públicas e privadas do país gerenciavam suas políticas de inovação por meio desses núcleos, vários deles com formato de agência, de acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).   Saiba mais.    Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2021


COVID-19 Proteção cruzada

Estudos preliminares sugerem que combinar duas vacinas diferentes pode ser útil para combater a pandemia

Os resultados iniciais de pequenos testes feitos em países como Reino Unido e Espanha sinalizam que a adoção da chamada vacinação heteróloga contra a Covid-19 parece segura e eficaz. Em certos casos, há indícios de que a mistura de vacinas produz uma melhor resposta imunológica do que duas doses de um único imunizante. Nesse esquema alternativo, a primeira dose do imunizante é diferente da segunda. A possibilidade de combinar produtos distintos ganhou força diante da falta de doses de um mesmo imunizante para completar o esquema vacinal tradicional em certas partes do mundo. Com exceção da vacina da Janssen, que necessita de apenas uma aplicação para conferir proteção, todos os imunizantes aprovados para uso requerem duas doses.
Outro fator que impulsiona esse tipo de pesquisa é o relato de raríssimos efeitos colaterais graves, como tromboses, em pessoas, especialmente mulheres, que receberam a primeira dose da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com o laboratório farmacêutico AstraZeneca. Para indivíduos com risco maior de apresentar efeitos colaterais que já receberam uma dose da vacina da AstraZeneca, alterar o tipo de imunizante a ser administrado na segunda aplicação poderia ser uma alternativa mais recomendável. Em vários países, como Reino Unido, Espanha, Suécia, França e Itália e Canadá, pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca estão sendo autorizadas a receber a segunda aplicação de outro imunizante, geralmente o da Pfizer/BioNTech, feito a partir da tecnologia de RNA mensageiro. No Brasil, o Ministério da Saúde não autorizou oficialmente esse procedimento, mas a prefeitura do Rio de Janeiro está aplicando o imunizante da Pfizer como a segunda dose em grávidas e puérperas que receberam inicialmente a vacina da AstraZeneca.  Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2021

Trechos copiados da Wikipedia

A editora Elsevier retirou de circulação um livro ilustrado sobre elementos químicos e mineralogia, publicado no ano passado, ao descobrir que vários trechos haviam sido plagiados de verbetes da biblioteca on-line Wikipedia. A obra, Tabela periódica, blocos de construção da natureza: Uma introdução aos elementos de ocorrência natural, suas origens e seus usos, tinha como autor principal Theo Kloprogge. Professor da Universidade de Queensland, Austrália, e da Universidade das Filipinas, Visayas, Kloprogge é um prolífico pesquisador da área de química, autor de 387 artigos científicos. O geólogo norte-americano Tom Loomis e a pesquisadora filipina Concepcion Ponce também assinavam a obra. Procurado pelo site Retraction Watch, Kloprogge admitiu o plágio, mas não quis comentar o caso. “É muito doloroso falar sobre o que aconteceu. Concordamos com a retirada nesse momento, embora possamos publicar uma versão atualizada no futuro”, respondeu.
A Elsevier foi alertada pelo químico Thomas Rauchfuss, pesquisador da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, que, por sua vez, soube do caso ao conversar com um editor da Wikipedia baseado na Finlândia. Constatada a má conduta, a editora enviou uma mensagem de agradecimento a Rauchfuss: “Gostaríamos de informar que investigamos a alegação de plágio e descobrimos que muitas seções do livro foram retiradas da Wikipedia ou de fontes semelhantes, conforme você indicou. Vamos tornar o livro indisponível em todas as nossas plataformas e retirá-lo de todos os nossos revendedores”.  Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2021

Covid-19: recomendações para salvaguarda de acervos em Bibliotecas

O VÍRUS EM SUPERFÍCIES

  • É improvável que alguém possa infectar-se ao manusear, por exemplo, um livro de biblioteca. No entanto, como essas gotículas e, portanto, o vírus, se deposita em superfícies, espera-se que as dos itens em acervos podem ser depósito do vírus, e por isso, transmissores. Dessa maneira, é cauteloso proceder como se confirmadamente tais itens fossem transmissores.
  • Estudos realizados até o momento mostram que o vírus da COVID-19 pode ficar em superfícies por vários dias. Para metal, vidro e plástico, estima-se até 9 dias; para papel estima-se de 4 a 5 dias; e para madeira até 4 dias. Foi verificado que, no geral, o vírus permanece em superfícies de 4 a 9 dias.
LIMPEZA
  • Todos os especialistas e conservadores ouvidos nos artigos consultados são absolutamente contra a limpeza do acervo utilizando produtos como desinfetantes, cloros e álcool, seja em aerossol ou líquidos.
  • O motivo da não recomendação de limpeza é simples: tais produtos têm grande potencial para danificar livros e outras peças de valor, por vezes de maneira irreversível. Podem causar oxidação, dissolução de tintas, de anotações, desbotamento da cor, etc. É preferível isolar o acervo, a coleção, e os itens por um período de tempo em que o vírus não sobreviva mais.
  • Utilizar raios UV também não é recomendado: podem causar forte oxidação e, no geral, não é possível o alcance em todos os “cantos” do item.
  • Para livros que possam ter estado em contato com o vírus, o desinfetante mais eficiente seria justamente não fazer nada – esperar e manter os livros em quarentena por pelo menos 14 dias. Evita-se duas coisas: a transmissão, e danificá-los com a aplicação de materiais de limpeza.   Saiba mais.   Fonte: CRB-8 - 02/08/21   

Mês de agosto com treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES


A comunidade acadêmica tem a oportunidade de se inscrever nos treinamentos que serão realizados no mês de agosto pelo Portal de Periódicos da CAPES. Com o início do segundo semestre acadêmico, os interessados em aprimorar a navegação e entender sobre os conteúdos disponíveis contam com treinamentos diários durante todo o mês.

Como se inscrever:
- Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.

Fique atento! O usuário inscrito só recebe o e-mail de confirmação uma semana antes da data da aula. Os treinamentos são gratuitos e os participantes têm direito ao certificado digital com informações da capacitação, acessível pelo Meu Espaço, no menu “Suporte”, seção “Meus certificados”. Os certificados são autenticados e contêm a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. O modelo visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade. Acesse aqui o cronograma completo do mês de agosto.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 02/08/21

Comunicamos que as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 30 de agosto de 2021.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail ou telefone com as Bibliotecas, caso tenham dúvidas.
Lembramos que as Bibliotecas oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. Consulte o website http://www.aguia.usp.br e explore as opções em acesso aberto ou por meio de acesso remoto VPN USP.   Fonte: AGUIA - 28/07/21

Sistema GIP - GRS e novos procedimentos

Encaminhamos, anexo, a Portaria PRP 824/2021, que institui o Grupo Responsável pelo Sistema de Gestão da Informação de Projetos da Universidade de São Paulo (GRS-GIP USP), e o Ofício Circular 004/2021/PRP/STI, que dispõe sobre procedimentos e responsabilidades de diferentes instâncias na operação e atendimento aos usuários do GIP USP.
Diante do exposto acima, informamos que os Srs. Cosme Chagas (ramal 478750) e Alexandre Quintela (ramal 294629), Seção de Convênios, serão os responsáveis pelo Sistema GIP no CENA. Dúvidas referentes à prestação de contas de bolsas e auxílio à pesquisa FAPESP,  entrar em contato pelo e-mail (gip@cena.usp.br).    Fonte: CENA-USP - 02/08/21

Melhorando a reprodutibilidade em pesquisas científicas

Como a redução do viés e o aumento da reprodutibilidade e replicabilidade podem melhorar a qualidade da pesquisa? Como os incentivos moldam a ciência e o futuro da reprodutibilidade na pesquisa?
A reprodutibilidade é um princípio importante do método científico. Isso significa que um resultado obtido por um experimento ou estudo observacional deve ser alcançado novamente com alto grau de concordância quando o estudo é replicado com a mesma metodologia por diferentes pesquisadores. Somente depois de uma ou várias dessas replicações bem-sucedidas, o resultado deve ser reconhecido como conhecimento científico. Nas últimas décadas, tem havido uma preocupação crescente de que muitos resultados científicos publicados falhem no teste de reprodutibilidade, evocando uma crise de reprodutibilidade ou replicabilidade.
Para quem ainda não está familiarizado com a Rede de Reprodutibilidade do Reino Unido, você poderia descrever algum do trabalho que a organização faz para garantir que o Reino Unido continue sendo um centro de pesquisa de alta qualidade?
“Acho que nosso papel principal é apoiar e ajudar a coordenar as atividades que já estão acontecendo. Por exemplo, há um grande número de iniciativas lideradas pela comunidade (e muitas vezes lideradas por pesquisadores em início de carreira) – ReproducibiliTea , RIOT Science Club e assim por diante – que estamos ansiosos para apoiar e promover em parceria. Também temos redes locais – grupos auto-organizados de pesquisadores interessados ​​em desenvolver e promover práticas de pesquisa eficazes. Nosso objetivo é incentivar e apoiar essas redes com atividades como a adoção das iniciativas que mencionei".    Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 02/08/21