05 agosto 2021

Informe CNPq 9 – Atualização sobre o restabelecimento dos sistemas


Em relação à indisponibilidade dos acessos aos sistemas do CNPq e o trabalho de restauração em curso, informamos:
1. Foi concluído o processo de envio para realização dos pagamentos. O valor das bolsas será creditado dentro do prazo tradicionalmente estabelecido: quinto dia útil de cada mês.
2. Foram reforçadas ações de segurança da informação, intensificando a cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP para reativar o site de contingência do banco de dados e a parceria com o SERPRO para uso do serviço de nuvem para todas as plataformas.
3. Está em andamento a migração dos sistemas, visando à utilização de uma infraestrutura mais segura, com o equipamento novo, já adquirido.
4. Novos acessos aos sistemas estão sendo providenciados, com prioridade para o restabelecimento completo da Plataforma Lattes. Lembramos que o acesso aos currículos já está disponível pelo site buscatextual.cnpq.br/buscatextual ou pelo endereço direto do currículo lattes.cnpq.br/[ID Lattes]
5. A busca de currículos ficará indisponível por duas horas, a partir das 23h desta quinta-feira, para preparar o ambiente para novas liberações de acesso, como permitir a atualização dos currículos e a extração de dados do Lattes.
6. Os demais sistemas – tais como a Plataforma Carlos Chagas e Diretório de Grupos de Pesquisa - estão integrados à Plataforma Lattes e, portanto, dependem desse restabelecimento pleno para serem disponibilizados.
Novamente, pedimos desculpas à comunidade e reforçamos que seguimos empenhados, diuturnamente, em solucionar a questão. Os esforços envolvem todos os técnicos da área de TI do CNPq, além da DELL, empresa fabricante do equipamento, com técnicos internacionais atuando de forma remota.
Reforçamos que todos os comunicados são feitos exclusivamente em nossos canais oficiais de comunicação: site – www.gov.br/cnpq - e redes sociais.   Fonte: CNPq - 05/08/21