31 janeiro 2023

Web of Science mini vídeos

Saiba mais

USP deverá ter quatro novos centros de estudos sobre Amazônia, agricultura e oncologia

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior anunciou, no último dia 26 de janeiro, a criação de quatro novos centros de estudos na Universidade. São eles o Centro de Estudos Amazônia Sustentável; o Centro de Estudos e Tecnologia para Oncologia de Precisão; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical; e o Centro de Estudos de Agricultura Sustentável. Um dos principais projetos que deverão ser implementados a partir deste ano é a criação de quatro centros de estudos, que foram anunciados pelo reitor no início do encontro.
São eles o Centro de Estudos Amazônia Sustentável, que será coordenado pelo professor do Instituto de Física (IF), Paulo Eduardo Artaxo Netto; o Centro de Estudos e Tecnologia para Oncologia de Precisão, coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina (FM), Roger Chammas; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical, coordenador pelo professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Carlos Eduardo Pellegrino Cerri; e o Centro de Estudos de Agricultura Sustentável, coordenado pelo também professor da ESALQ, Durval Dourado Neto.
De acordo com o reitor, a intenção é que a USP possua em torno de dez centros interdisciplinares até o fim da gestão atual, que se encerra em 2026. Carlotti explicou que “a proposta é que os centros estejam ligados à Reitoria, mas que congreguem pesquisadores de várias unidades e desenvolvam atividades relacionadas à pesquisa, ao ensino e à extensão”. Ainda segundo ele, esse tipo de iniciativa é uma tendência em universidades internacionais.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 30/01/23

ChatGPT: Faculdades brasileiras se preparam para adaptar formato de provas

Com lançamento da inteligência artificial de geração de texto, docentes preveem que avaliações terão de ter maior foco na resolução de problemas, e admitem volta de trabalhos escritos à mão

Lançado no final de novembro do ano passado, o ChatGPT, uma inteligência artificial de geração de texto (GPT-3) em uma interface de uso simples (um chat, como o próprio nome diz), desenvolvida pela empresa OpenAI, se popularizou rapidamente e já dá dor de cabeça para universidades dos Estados Unidos. Por lá, alguns professores estão reestruturando suas disciplinas, realizando mudanças que incluem mais provas orais, trabalho em grupo e trabalhos escritos à mão no lugar dos digitadosNo Brasil, ele chegou quando o semestre se encerrava, mas, agora, professores de instituições como a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Insper, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) já estudam como adaptar planos de ensino e também a forma de avaliar os alunos, principalmente nas disciplinas mais “conteudistas”. No entanto, reconhecem que é impossível prever tudo que pode acontecer com a inserção da nova tecnologia no cenário educacional, vai ser preciso “trocar a roda, com o carro andando”, dizem.   Saiba mais.   Fonte: Estadão – 31/01/23

FAPESP e agência britânica lançam edital para apoiar projetos na área de ciências ambientais

A FAPESP e o Natural Environment Research Council (Nerc) anunciam a edição 2023 da chamada para colaborações bilaterais no âmbito do acordo mantido entre a Fundação e o United Kingdom Research and Innovation (UKRI), do qual o Nerc faz parte. O objetivo da chamada FAPESP-Nerc Global Partnerships Seedcorn Fund é promover novas parcerias entre grupos de pesquisa de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais, por meio de mecanismos de colaboração de curto prazo. Benefícios esperados dos projetos selecionados incluem o estabelecimento de colaborações de longo prazo, autossustentáveis, e a criação de conhecimento de alto impacto. As propostas devem ser direcionadas para as áreas de atuação do Nerc, que incluem ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas e observação da Terra.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 31/01/23


Manual do Calouro orienta novos alunos da USP sobre a vida universitária

Para dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar um pouco a Universidade, a USP lança, a cada ano, uma campanha de recepção aos calouros criada pelos próprios alunos. Em 2023, o tema escolhido foi “Bem-vindos ao inesquecível!”.
Você verá esse material desde a matrícula até a Semana de Recepção aos Calouros, um período em que as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais, todas presenciais. A campanha estará disponível em breve também on-line.   

O ingressante deverá apresentar a comprovação de vacinação contra a covid-19 (esquema vacinal completo) com as doses de reforço até a segunda etapa virtual de confirmação da matrícula da sua respectiva chamada. O comprovante será obrigatório em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade. Os dados irão constar no aplicativo e-Card USP. Para a comprovação, valem o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; o certificado nacional de vacinação de covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; ou o certificado disponível no aplicativo Poupatempo Digital.  

Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 30/01/23


30 janeiro 2023

Concurso Professor Doutor CENA/USP "Isótopos estáveis de elementos leves (C, N) em pesquisas agronômicas e ambientais"

Informamos que terá início no dia 6 de fevereiro de 2023, às 8 horas, no Anfiteatro “Prof. Admar Cervellini”, localizado no Prédio Principal do CENA/USP, o concurso público de títulos e provas para o provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3 em RDIDP, na área de conhecimento “Isótopos estáveis de elementos leves (C, N) em pesquisas agronômicas e ambientais”, tendo 15 candidatos inscritos (relação disponível para consulta acessando o link http://www.cena.usp.br/concurso/doe_edital_convocacao_provas.pdf.
 
A Comissão Julgadora está assim constituída:
Prof. Dr. Antonio Vargas de Oliveira Figueira - CENA/USP (Presidente)
Profa. Dra. Ana Dolores Santiago de Freitas - UFRPE
Prof. Dr. Carlos Eduardo Pellegrino Cerri - ESALQ/USP
Profa. Dra. Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger - UFPR
Prof. Dr. Murilo Quintans Ribeiro Bastos - Museu Nacional/UFRJ

Fonte: Divisão Acadêmica - CENA-USP - 30/01/23


ChatGPT não ameaça educação, mas nos desafia a repensar como aprendemos e ensinamos

Educadores estão em polvorosa, diante de uma nova plataforma de inteligência artificial. Apesar de ter sido liberada há apenas dois meses, o ChatGPT vem provocando discussões éticas, tecnológicas e profissionais sobre se o digital poderá substituir seres humanos em tarefas intelectuais em que ainda nos sentíamos "seguros". Nas escolas, esse temor chegou quando estudantes começaram a apresentar trabalhos que haviam sido escritos pela máquina. Diante da qualidade dos argumentos e da fluência da escrita naquelas tarefas, professores passaram a se perguntar se perderiam a capacidade de identificar "plágios" de seus alunos. Outros, mais fatalistas, já se questionam se a própria profissão poderia desaparecer, sendo substituídos pelas máquinas. Essas perguntas estão erradas! E a escola, mais que ensinar boas respostas aos alunos, deve ensiná-los a fazer as perguntas certas na vida. Entendo que professores estejam preocupados. Esse desafio não pode ser ignorado, mas ele não pode servir como motivo para bloquearem a entrada da inteligência artificial nas aulas. Isso, sim, seria uma ameaça à manutenção de seu ofício.   
Saiba mais.   Fonte: Estadão - 30/01/23

Treinamentos de verão continuam em fevereiro

O mês de fevereiro está próximo e os treinamentos sobre a interface do Portal de Periódicos continuam. Os treinamentos de verão têm o objetivo de aperfeiçoar a navegação no site apresentando os operadores booleanos e diversas estratégias de busca. Para saber as datas e os horários que melhor atendem à sua rotina, acesse Treinamentos – Calendário.

Como se inscrever:

  • Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
  • Entrar na área de Treinamentos – Calendário;
  • Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
  • Clicar em “Solicitar inscrição”;
  • Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES

Degradação provocada por humanos afeta 38% da Amazônia, aponta estudo

Além do aumento das taxas de desmatamento registrado na Amazônia desde 2018, a maior e mais biodiversa floresta tropical do mundo enfrenta outros processos de degradação provocados por humanos que ameaçam seu futuro. Estudo publicado na edição de sexta-feira (27/01) da Science mostra que aproximadamente 38% da atual área da Amazônia sofre com algum tipo de degradação causada por quatro fatores. São eles: fogo, extração seletiva de madeira (em sua maioria ilegal), efeitos de borda (que são mudanças em regiões de floresta ao lado de zonas desmatadas) e secas extremas, cada vez mais frequentes em decorrência das mudanças climáticas. Juntamente com outra revisão analítica, o artigo The drivers and impacts of Amazon forest degradation compõe o tema de destaque da capa desta edição da revista científica com o título Amazônia perdida - Degradação e destruição florestal (em tradução livre).  Saiba mais.  

Fonte: Agência FAPESP - 30/01/23

Da física à biologia, luz síncrotron ajuda cientistas a elucidar a estrutura das moléculas

Saiba mais

27 janeiro 2023

Palestra - "Informational Therapies: Ancient Mechanisms, New Medicines"


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação convida toda a comunidade USP para o evento USP Nobel Lecture -  "Informational Therapies: Ancient Mechanisms, New Medicines", com o Prof. Craig Mello, da University of Massachusetts, a ser realizado no dia 2 de fevereiro de 2023, às 10h, no anfiteatro Rosa, localizado no ICB IV (Av. Prof. Lineu Prestes, 1730).
O Dr. Mello recebeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 2006, pela descoberta do mecanismo de RNA de interferência. Em seguida, às 14h, no mesmo local, haverá uma sessão aberta de conversa com o Dr. Mello. Ele gostaria de interagir com pesquisadores da USP, em especial pós-graduandos e pós-docs.
O evento será transmitido via YouTube, pelo link: https://youtu.be/dECJWLEtdAc.
Também será possível acessar o evento pelo canal YouTube ICBPara os que participarem presencialmente, haverá emissão de certificado.

Diretor do CENA, Prof. Ernani Pinto Junior, recebeu a visita de representantes da BASF


A BASF é uma indústria alemã global e de destaque mundial nos segmentos que envolvem química, materiais, nutrição, insumos agrícolas e farma, soluções industriais e tecnológicas.
As representes da empresa BASF, Natalia Furakawa (Gerente Sênior de Regulatórios Agro – Brasil), Fernanda Furlan (Gerente Sênior Qualidade, Assuntos Regulatórios & Inovação, Nutrição e Saúde – América do Sul e Juliana de Carvalho (Gerente de Inovação e Marketing Digital | Nutrição e Saúde – América do Sul) visitaram o CENA-USP em busca de parcerias e possibilidades para projetos futuros em pesquisa, tecnologia, sustentabilidade e economia circular.   Fonte: CENA - 26/01/23


Programa Finep InovaDoc destina até 50 milhões para pesquisadores inovarem

A Finep está com edital aberto para o Programa Finep InovaDoc, que busca fomentar projetos de inovação provenientes de pesquisas científicas avançadas, para introdução dessas soluções no mercado e comercialização de novos produtos, processos e serviços. O Finep InovaDoc irá aportar até 50 milhões de reais em projetos que se enquadrem em quatro áreas temáticas: biotech, nanotech, healthtech e agritech.
Para cada linha serão alocados até 12,5 milhões de reais. A chamada vai receber propostas diretamente de pessoas físicas “com elevada qualificação profissional e conhecimento científico”, diz o edital. A oportunidade está aberta para doutores, doutorandos e pessoas em estágio de pós-doutorado.   Fonte: Jornal da Ciência - 27/01/23


Mostra imersiva sobre Michelangelo e Capela Sistina é aberta em SP

O MIS Experience, espaço voltado para experiências interativas em São Paulo, abriu ao público nesta quarta-feira (25) a maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos do artista italiano Michelangelo (1475-1564). A inauguração da mostra "Michelangelo: Capela Sistina", inédita no país, foi antecipada devido à comemoração do aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo. Hoje, inclusive, os visitantes poderão conferir a exposição com entrada gratuita a partir das 18h20 e todas as terças-feiras. Em todo dia 15 de fevereiro, março e abril, às quartas-feiras, as entradas também serão gratuitas, um patrocínio da B3, a bolsa do Brasil. Os ingressos estão disponíveis no site oficial e nas bilheterias do MIS Experience. A atração ficará em cartaz até 30 de abril.   Saiba mais.   Fonte: Portal Terra

Restaurantes universitários agora podem ser pagos com PIX-USP

Saiba mais

26 janeiro 2023

Após recorde de fuga de cérebros, Brasil precisa voltar a atrair profissionais

Sonho de muitos brasileiros, conquistar um diploma universitário costumava significar a entrada em posições privilegiadas no mercado de trabalho. No entanto, nos últimos anos, a valiosa graduação deixou de ser sinônimo de emprego garantido no País. Considerando isso, em dezembro de 2022, a Fragomen, uma das maiores empresas de imigração do mundo, divulgou que o total de pedidos de vistos de emprego e residência em outro país superou o registrado em 2020, antes da pandemia do novo coronavírus. A busca por oportunidades em países da Europa ou nos Estados Unidos levou jovens formados a aderirem ao fenômeno que especialistas classificam como “fuga de cérebros” ou “brain drain”, termo em inglês. Em linhas gerais, o fenômeno é mundial e consiste na saída de profissionais qualificados de países menos desenvolvidos em busca de melhores condições de emprego e renda. Os motivos por trás do movimento de migração variam de tempos em tempos.   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP – 26/01/23

APG 2023 - Apresentação da gestão

Venho por meio deste apresentar a nova diretoria da APG, gestão 2023.
Para quem não conhece, a APG é a Associação dos Pós-graduandos do CENA criada para representar os discentes.
Estamos com muitas expectativas para contribuirmos com o crescimento da APG, assim como fortalecer a representatividade dos discentes. Para tal, contamos e esperamos com o engajamento de vocês nas atividades que planejamos para este ano. 


Como funcionam os robôs que criam imagens

O robô ChatGPT ganhou fama por sua capacidade de "escrever" sobre quase tudo, desde redações e listas até tabelas e códigos de programação. A OpenAI, responsável pelo robô, tem outra invenção do tipo: o DALL-E 2 também usa inteligência artificial, mas para criar ilustrações. Como os robôs funcionam? Os modelos são criados ao treinar redes neurais, método que ensina máquinas a "pensarem" e a fazerem ligações entre diferentes termos de uma forma parecida com a do cérebro humano. Eles aprendem a identificar objetos a partir de um conjunto de dados com fotos e suas respectivas descrições. A ideia é fazer os robôs conseguirem relacionar itens que, em um primeiro momento, não tenham ligação entre si, como um "coala andando de moto", exemplo usado pela OpenAI. Depois de receberem uma instrução, os robôs fazem um processo chamado de "difusão", em que começam com um padrão de pontos aleatórios. Esse padrão é alterado aos poucos até chegar em uma imagem que pode ser reconhecida.   Saiba mais.   Fonte: Portal G1 - 26/01/23

Murais de São Paulo por Eduardo Kobra

Da periferia de São Paulo para o mundo. Nascido em 1975 no Jardim Martinica, bairro pobre da zona sul paulistana, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em 5 continentes. Desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ele detém o recorde de maior mural grafitado do mundo – primeiro com ‘Etnias’, pintado para celebrar o evento, com 2,5 mil metros quadrados; marca superada por ele mesmo em 2017, com uma obra em homenagem ao chocolate que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo. Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York – apagada quatro anos mais tarde. Trata-se de uma releitura cheia de cores da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995) em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.   Saiba mais.

Experimento inédito revela detalhes sobre a interação entre lignina e celulose na parede celular vegetal

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) fizeram um experimento inédito que aprofunda o conhecimento sobre a interação entre a celulose e a lignina – dois importantes componentes da parede celular da cana-de-açúcar e de outros vegetais. A adesão entre essas duas biomacromoléculas dificulta a desconstrução da biomassa em processos industriais que visam o refino e a obtenção de bioprodutos. “A interação entre a lignina e a celulose confere à biomassa o que chamamos de recalcitrância, o que torna as fibras bastante coesas. Os processos usados para fracionar a biomassa e separar os biopolímeros de interesse demandam altas temperaturas, pressão, quantidade bem elevada de produtos químicos”, explicou a pesquisadora Juliana Bernardes à Assessoria de Comunicação do CNPEM.  Saiba mais

Fonte: Agência FAPESP - 26/01/23

25 janeiro 2023

CAPES debate mitigação de alterações climáticas

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, falará na quinta-feira, 26 de janeiro, sobre mitigação de alterações climáticas, na 5ª Conferência Internacional para o Equilíbrio Mundial “Com Todos e Para Todos” – Diálogo de Civilizações. O encontro teve início na terça-feira, 24, e segue até sábado, 28, em Havana, Cuba. A agenda da conferência é ampla e envolve temas como o ecossistema e sua defesa, diversidade cultural, jornalismo, educação, direitos humanos, fome e segurança alimentar, entre outros. “A ciência conecta o mundo. São temas que envolvem o presente e o futuro da humanidade e precisam ser debatidos, e a mitigação das mudanças climáticas é parte disso”, diz Bustamante.
Referência internacional no tema, a presidente da CAPES é autora do capítulo sobre agricultura, silvicultura e outros usos da terra, do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês) de 2019 a 2022. O IPCC foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1988, para discutir as implicações e os riscos das mudanças do clima, propondo ações para mitigá-las. O Brasil é um dos 195 países-membros do Painel.   Saiba mais.   Fonte: CAPES - 25/01/23


Coleção de periódicos da Taylor & Francis disponível no Portal de Periódicos da CAPES

Fundada em 1852, Taylor & Francis Group é uma empresa inglesa que publica livros e periódicos acadêmicos e científicos. Os periódicos abrangem todas as áreas dos setores de Humanidades, Ciências Sociais, Ciências Comportamentais, Ciência, Tecnologia e Medicina. Atualmente, o Portal de Periódicos da CAPES disponibiliza títulos de periódicos publicados desde 1997. Acesse o Portal e explore todo o conteúdo da editora Taylor & Francis disponível no site.

Taylor & Francis no Portal de Periódicos da CAPES

O conteúdo da editora faz parte do acervo científico do Portal de Periódicos da CAPES. São mais de 1.000 periódicos disponibilizados no Portal. Para visualizar as coleções disponíveis, é necessário recorrer à opção Acervo - Lista de periódicos e selecionar a opção Editor/Fornecedor.   Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 25/01/23


Vídeo sobre o novo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil - PAPFE 2023

Saiba mais

O efeito ChatGPT baseado em Inteligência Artificial e o ensino nas Universidades

Esta matéria é uma tradução e uma compilação de informações baseadas no artigo intitulado “O efeito ChatGPT: universidades mudam seus métodos de ensino”, escrita em espanhol e inglês sobre como ferramentas baseadas em IA estão mudando ou irão mudar o modo como a redação e a escrita são ensinadas e utilizadas nas escolas e universidades.

Na matéria publicada no The New York Times, o relato de um professor esclarece a surpresa que teve ao deparar-se com um trabalho de ótima qualidade: “enquanto corrigia redações para seu curso de religiões mundiais, Antony Aumann, professor de filosofia na Universidade do Norte de Michigan, leu uma que ele disse ser “a melhor redação da classe”. Instantaneamente, um alarme disparou em sua cabeça. Aumann confrontou seu aluno para descobrir se ele havia escrito a redação. O aluno confessou ter utilizado o ChatGPT, um bot conversacional que fornece informação, explica conceitos e gera ideias em frases simples… e, neste caso, tinha escrito o paper.”   ChatGPT é um desses exemplos de modelos baseados em IA que interage de forma conversacional e esse formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas. O ChatGPT é um modelo irmão do InstructGPT , que é treinado para seguir uma instrução em um prompt e fornecer uma resposta detalhada.  O Google criou o LaMDA , um chatbot rival, e a Microsoft está considerando um investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI. Outras empresas do Vale do Silício , como Stability AI e Character.AI , também estão trabalhando em ferramentas generativas de inteligência artificial.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP – 25/01/23

24 janeiro 2023


Conheça São Paulo com podcast que traz pesquisas da USP sobre a cidade

São Paulo, que comemora seu aniversário de fundação no dia 25 de janeiro, é a maior cidade da América do Sul e uma das cinco mais populosas no mundo, segundo o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). Assim como outras megacidades, a capital sofre com os problemas típicos das maiores aglomerações urbanas da atualidade, que incluem poluição sonora e visual, poluição atmosférica, crescimento da violência urbana, proliferação de doenças respiratórias e alérgicas, entre outros. Ao mesmo tempo, é celeiro de grandes expressões artísticas, culturais e esportivas, espaço para experiências gastronômicas e outras vivências que só a diversidade de povos e costumes de uma grande cidade pode proporcionar. Perto de completar 80 episódios, o podcast Momento Cidade aborda estas e outras questões relacionadas à metrópole por meio de entrevistas quinzenais com especialistas que respondem perguntas e sugerem soluções para a cidade a partir de estudos que desenvolvem na USP. A produção em áudio está disponível na área de podcasts do Jornal da USP e nas plataformas Spotify, Castbox e Apple Podcasts.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 24/01/23

Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta ganha versão em português

Saiba mais

Saiba o que o ChatGPT pode fazer - talvez melhor do que você

Em poucos segundos, polêmico robô conversador tira dúvidas, compartilha receitas culinárias, cria respostas para e-mails, resume textos, planeja viagens, faz redação... Mas tem suas limitações.

A esta altura você provavelmente já ouviu falar do tal ChatGPT. Desde o fim do ano passado, o robô conversador vem ganhando holofotes por ser capaz um sem-número de tarefas em poucos segundos e, às vezes, tão bem ou melhor do que um humano. O ChatGPT pode ser testado em um site, de graça: mais de 1 milhão de pessoas já fizeram isso. Mas, no futuro, ele deverá ser uma ferramenta que vai fazer parte de aplicativos que a gente já usa no dia a dia. A Microsoft, parceira que tem investido bilhões no desenvolvimento do robô, já estaria planejando introduzir o ChatGPT no Word, Outlook e PowerPoint.   Saiba mais.   
Fonte: Portal G1 - 24/01/23

23 janeiro 2023

CAPES publica metodologia do Qualis

Documentação traz histórico de construção do modelo; objetivo é aumentar o conhecimento dos procedimentos junto à comunidade acadêmica

A CAPES publicou na sexta-feira, 20, a documentação com o histórico da construção do modelo do Qualis Referência e o detalhamento da metodologia adotada. O objetivo é ampliar junto à comunidade acadêmica o conhecimento dos procedimentos adotados na elaboração da classificação dos periódicos usada na avaliação do Quadriênio 2017-2020. O Qualis é um dos instrumentos utilizados para avaliar a produção intelectual de professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado. A Capes também preparou uma publicação que explica a metodologia utilizada e a lista das ‘áreas-mãe’ dos periódicos classificados. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail:  dav@capes.gov.br. 
O Qualis é um sistema de classificação que avalia exclusivamente, as publicações informadas na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação. A lista preliminar divulgada no final de 2022 foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 23/01/23

Quais os desafios para as novas presidências da CAPES e do CNPq

Mercedes Bustamante e Ricardo Galvão assumem agências de fomento de pesquisa após anos de desmonte e redução de verba. Discurso é de defesa da ciência e reconstrução gradual do orçamento

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva apontou novos comandos para as duas principais agências federais de pesquisa do país, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Desde 6 de janeiro de 2023, a Capes é presidida pela bióloga Mercedes Bustamante. Já o físico Ricardo Galvão assumiu a chefia do CNPq na terça-feira (17). Ambos os cientistas têm pela frente o desafio de administrar órgãos de ciência e pesquisa após anos de desmonte e redução de verba. Neste texto, o Nexo explica quem são Bustamante e Galvão e o que eles indicam para suas gestões. Mostra também o histórico da Capes e do CNPq nos últimos governos.  Fonte: Nexo - 23/01/23