Um dos dos avanços mais notáveis que vem ocorrendo na comunicação da pesquisa do Brasil é a adoção crescente do inglês pelos periódicos do Brasil indexados internacionalmente. Entre vários países que não têm o inglês como língua nativa e publicam periódicos indexados internacionalmente, o Brasil se destaca no aumento progressivo da publicação em inglês, não obstante, permanece como o país com maior proporção de artigos em língua estrangeira entre os países de maior produção científica, inclusive nas ciências sociais e humanas que tradicionalmente fazem maior uso dos idiomas nativos. Leia mais: http://migre.me/tKMVn
13 maio 2016
12 maio 2016
Mudança no Acesso aos Periódicos da Capes
A partir de 6 de maio o acesso aos conteúdos assinados/adquiridos pela CAPES somente estarão acessíveis utilizando o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br).
Por determinação da CAPES (Ofício nº 30/2016-CGPP/DPB/CAPES – Leia na íntegra) o acesso aos conteúdos por ela adquiridos/assinados, a partir do dia 06 de maio, somente poderá ser efetivado acessando o Portal de Periódicos.O conteúdo assinado/adquirido pelo SIBiUSP (bases de dados, revistas e e-books) continuará tendo seu acesso da mesma forma pelo Portal de Busca Integrada.Os serviços de A-Z (Revistas e Livros Eletrônicos, e Bases de Dados) que possuem os conteúdos tanto assinados/adquiridos pelo SIBiUSP e CAPES estão sendo corrigidos e em breve estarão novamente em pleno funcionamento.A CAPES colocou a disposição da comunidade o e-mail acessoperiodicos@capes.gov.br para esclarecimento de dúvidas. Recomendamos que em caso de dificuldade procure a Biblioteca da sua Unidade.
09 maio 2016
SciELO nos principais serviços de pesquisa bibliográfica
Todos os artigos de periódicos e eBooks SciELO são agora cobertos pelos principais Serviços de Pesquisa internacionais que servem para localizar e fornecer acesso à informação científica, além de oferecer às bibliotecas acadêmicas as ferramentas necessárias para suas comunidades acadêmicas, de pesquisa e de estudantes. Os Serviços de Pesquisa tem um foco específico em materiais identificados como relevantes para as comunidades acadêmicas, de pesquisa, de educação e aprendizagem. Este avanço irá contribuir para aumentar a visibilidade e a interoperabilidade dos conteúdos indexados do SciELO. A visibilidade e interoperabilidade da pesquisa ocupam um papel central nos esforços que o SciELO empreende para melhorar o desempenho dos periódicos e livros que indexa e publica. A partir de 2016, além da presença do SciELO no Google Scholar e seletivamente nos principais índices bibliográficos de periódicos, todas os periódicos e eBooks SciELO estão indexados e detectáveis através dos principais Serviços de Pesquisa do mundo – EBSCO Discovery Service, Ex-Libris Primo Central, e o WorldCat Discovery Service. Leia mais: http://migre.me/tHQ0W
06 maio 2016
Esclarecimentos sobre o acesso ao Portal de Periódicos da Capes
1 - A partir de 06/05/16 o acesso aos conteúdos assinados pela CAPES somente estará acessível utilizando o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br); ou seja o acesso aos conteúdos feitos diretamente no site do editor/fornecedor não será mais possível.
2 - O conteúdo assinado pelo SIBiUSP (bases de dados, revistas e e-books) continuará tendo seu acesso da mesma forma (www.buscaintegrada.usp.br) e seus links nas listas A-Z do Portal de Busca Integrada continuarão funcionando normalmente.
3 – Observamos que títulos da CAPES disponíveis nas listas A-Z, integrados ao Portal de Busca Integrada, sofrerão problemas com seus links, uma vez que fornecem acesso direto ao site do editor/fornecedor. A busca pelo Portal de Busca Integrada, nesse caso, também será afetada uma vez que não conseguirá buscar nas bases de dados assinadas pela CAPES. Todavia, já abrimos um chamado técnico junto à Ex Libris, empresa responsável pela manutenção dos sistemas de busca e links do Portal de Busca Integrada da USP e do Portal de Periódicos CAPES, bem como por sua integração, para resolução dos problemas de busca e acesso a esse conteúdo. Tão logo tenhamos uma resposta da empresa, informaremos prontamente.
4 – Adiantamos que, caso não consigamos ter as listas A-Z (conteúdos CAPES e SIBi) funcionando a contento, o DT/SIBi providenciará uma solução paliativa.
2 - O conteúdo assinado pelo SIBiUSP (bases de dados, revistas e e-books) continuará tendo seu acesso da mesma forma (www.buscaintegrada.usp.br) e seus links nas listas A-Z do Portal de Busca Integrada continuarão funcionando normalmente.
3 – Observamos que títulos da CAPES disponíveis nas listas A-Z, integrados ao Portal de Busca Integrada, sofrerão problemas com seus links, uma vez que fornecem acesso direto ao site do editor/fornecedor. A busca pelo Portal de Busca Integrada, nesse caso, também será afetada uma vez que não conseguirá buscar nas bases de dados assinadas pela CAPES. Todavia, já abrimos um chamado técnico junto à Ex Libris, empresa responsável pela manutenção dos sistemas de busca e links do Portal de Busca Integrada da USP e do Portal de Periódicos CAPES, bem como por sua integração, para resolução dos problemas de busca e acesso a esse conteúdo. Tão logo tenhamos uma resposta da empresa, informaremos prontamente.
4 – Adiantamos que, caso não consigamos ter as listas A-Z (conteúdos CAPES e SIBi) funcionando a contento, o DT/SIBi providenciará uma solução paliativa.
05 maio 2016
1ª Semana da Escrita Científica
Transmitição ao vivo pela IPTV USP
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) promoverá, no período de 17 a 19 de maio de 2016, a 1ª Semana da Escrita Científica. O evento tem como objetivo demonstrar aos alunos de pós-graduação a importância de escrever artigos científicos de alto impacto, do ponto de vista da estrutura, linguagem e editoração.
Durante os três dias, serão disponibilizadas 6 palestras e 3 oficinas, tendo como ministrantes, docentes da ESALQ e profissionais de instituições externas ao campus, que tratarão temas sobre pesquisa bibliográfica, produção e revisão de artigos de qualidade, métricas, ética, plágio, fraudes, mudanças de rotinas nos processos de revisão e editoração.
As atividades deste evento, que são coordenadas pela Divisão de Biblioteca (DIBD) e pela Associação de Pós-graduandos da ESALQ (APG), serão realizadas no Salão Nobre da ESALQ, Auditório do Pavilhão de Engenharia e Pavilhão de Química, estando abertas também para a comunidade externa do campus. Os interessados podem se inscrever, até 16 de maio, pelo site www.esalq.usp.br/biblioteca. A programação completa também pode ser consultada clicando aqui.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) promoverá, no período de 17 a 19 de maio de 2016, a 1ª Semana da Escrita Científica. O evento tem como objetivo demonstrar aos alunos de pós-graduação a importância de escrever artigos científicos de alto impacto, do ponto de vista da estrutura, linguagem e editoração.
Durante os três dias, serão disponibilizadas 6 palestras e 3 oficinas, tendo como ministrantes, docentes da ESALQ e profissionais de instituições externas ao campus, que tratarão temas sobre pesquisa bibliográfica, produção e revisão de artigos de qualidade, métricas, ética, plágio, fraudes, mudanças de rotinas nos processos de revisão e editoração.
As atividades deste evento, que são coordenadas pela Divisão de Biblioteca (DIBD) e pela Associação de Pós-graduandos da ESALQ (APG), serão realizadas no Salão Nobre da ESALQ, Auditório do Pavilhão de Engenharia e Pavilhão de Química, estando abertas também para a comunidade externa do campus. Os interessados podem se inscrever, até 16 de maio, pelo site www.esalq.usp.br/biblioteca. A programação completa também pode ser consultada clicando aqui.
04 maio 2016
Atalho para chegar ao paper
-- Ferramenta ajuda a encontrar artigos em acesso aberto ou cópias gratuitas de manuscritos publicados em revistas comerciais --
acesso aberto ou cópias gratuitas de papers publicados em periódicos comerciais. O DOAI (sigla em inglês para Identificador Digital de Acesso Aberto), disponível no endereço doai.io, é um serviço capaz de rastrear a existência de versões disponíveis na internet de trabalhos científicos. É preciso fornecer o código identificador do artigo desejado, no padrão conhecido como DOI, para que a ferramenta mostre, quando existirem, versões armazenadas em coleções de universidades ou perfis de seus autores. O banco de dados que alimenta o DOAI é o Base, da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, que indexa quase 90 milhões de registros de 4 mil repositórios acadêmicos e outras fontes de acesso aberto no mundo inteiro. Leia mais: http://migre.me/tG1aJ
03 maio 2016
Fórum de eBooks Elsevier acontece dia 18 de maio
FÓRUM DE EBOOKS ELSEVIER
O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e a Elsevier têm o prazer de convidá-lo(a) para o Fórum de eBooks Elsevier. A proposta deste fórum é promover e analisar as melhores práticas no que se refere aos eBooks dentro do ambiente acadêmico, e apresentar algumas das tendências e estratégias de mercado sobre o assunto.
Data: 18 de maio de 2016
Hora: 9h às 12h30min
Local: USP – Auditório do Departamento Técnico da SIBIUSP (Rua da Biblioteca, s/n – Complexo Brasiliana – Cidade Universitária – São Paulo/SP)
Google Maps: https://goo.gl/maps/qL4uMhYxN4u Para realizar sua inscrição, por favor, clique aqui.
02 maio 2016
Acesso ao Portal de Periódicos da Capes
A partir de 6 de maio o acesso aos conteúdos assinados pela CAPES somente estará acessível utilizando o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br); ou seja o acesso aos conteúdos feitos diretamente no site do editor/fornecedor não será mais possível.
27 abril 2016
Avaliação e métricas de pesquisa – InCites nas Bibliotecas da USP
SIBiUSP 2016 – Por Elisabeth Dudziak
O InCites foi adquirido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade e está disponível para consulta, acessível também por IP de computador cadastrado. Link: https://incites.thomsonreuters.com/
InCites (Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam qualificar os resultados de pesquisa.
Um atributo complexo que leva em conta vários fatores, a qualidade da pesquisa envolve importância, originalidade, rigor e impacto. Como não há uma formulação matemática capaz de quantificar a “qualidade”, um conjunto de diferentes indicadores baseados em citações é utilizado para qualificar os outputs de pesquisa na forma de publicações e citações. Este é o campo dos estudos bibliométricos [1] que, ano a ano, conquista mais adeptos entre profissionais da informação, acadêmicos e decisores.
O impacto de pesquisa é a medida em que a publicação, o trabalho de um pesquisador ou o trabalho de um grupo de pesquisa atinge, influencia e ajuda a construir novas pesquisas e resultados científicos. Identificar pesquisa de impacto pode ajudar pesquisadores e instituições a realizar investimentos mais qualificados e relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Como resultado, torna-se possível analisar o impacto de um artigo, de um autor, de uma revista, de uma instituição/organização, até mesmo o impacto científico de um país. Ainda que o impacto de uma pesquisa possa ser medido de várias maneiras, incluindo métodos qualitativos como a revisão por pares e especialistas; e os métodos de análise quantitativa como a publicação e rastreamento de citações, todos os métodos de cálculo têm limitações e os resultados gerados por esses métodos devem ser interpretados com precauções.
Leia mais: http://migre.me/tDp8u
25 abril 2016
Workshop de Publicação Científica
Como um pesquisador pode aumentar suas chances de publicar seu artigo e ser altamente citado? De início é necessário ter uma profunda compreensão do processo de estruturação, formatação e publicação de artigos científicos. Para fornecer essas informações e construir esses conhecimentos, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), em conjunto com a American Journal Experts (AJE), está promovendo o Workshop de Publicação Científica – AJE na USP, em duas edições: 19 ou 20 de maio de 2016. (Obs. Os workshops são gratuitos e abertos).
Público-alvo: docentes, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos de universidades, institutos e centros.
Objetivo: O objetivo do Workshop de Publicação Científica – AJE na USP é apresentar aos participantes informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápido, eficiente e eficaz.
Local: Auditório Safra da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA/USP) – 05508-010, Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária (USP), São Paulo, São Paulo
Inscrições: Faça a sua opção:
TURMA 1: 19 de maio de 2016 - Quinta-feira (9h – 17h) ou
12 abril 2016
Workshop Scopus - ScienceDirect - Mendeley na USP
O SIBiUSP, por meio da organização de suas Bibliotecas, em parceria com a Empresa Elsevier, promove o Workshop das Bases Scopus, ScienceDirect & Mendeley, em maio de 2016.
O treinamento é gratuito e tem como objetivo propiciar aos docentes, pesquisadores, alunos de graduação, alunos de pós-graduação e equipes bibliotecárias a oportunidade de conhecerem os conteúdos e recursos disponíveis nas fontes de informação descritas a seguir.
Scopus: Base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com cerca de 21.000 títulos de 5.000 editoras internacionais.
ScienceDirect: Coleção eletrônica com 2.500 periódicos, 30.000 livros e mais 12 milhões de artigos em texto completo.
Mendeley: Gerenciador de referências e rede social científica.
Workshop Scopus – ScienceDirect – Mendeley – Piracicaba
Data: 02/05/2016Horário: 9h – 12h
Local: Anfiteatro Epaminondas Ferraz.
Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP
Av. Centenário, 303 – Piracicaba – SP
Ministrante: Sergio Vidal (Elsevier)
Link para inscrições: http://bit.ly/Scopus_CENA_2016
11 abril 2016
Sabe das últimas tendências em publicação científica?
Springer Nature Webinars é uma série de conferências transmitidas em tempo real pela internet que abordam diversos aspectos da publicação de artigos científicos e que são de interesse do público acadêmico, do aluno de iniciação científica ao pesquisador sênior. O objetivo é ser uma fonte de atualização profissional tanto para autores e revisores de artigos acadêmicos como para editores de periódicos.
Ao longo de 2016, especialistas discutirão temas como técnicas de escrita acadêmica, a utilidade do identificador digital ORCID, plágio e outros tipos de má-conduta. As apresentações têm 1h de duração, seguida de 30 minutos para perguntas da plateia. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Confira a programação e inscreva-se.
Fique por dentro dos próximos webinars. Confira a programação em nosso website! |
06 abril 2016
Russian Science Citation Index na Web of Science
A Thomson Reuters fez parceria com a Russia’s Scientific Electronic Library para criar uma nova base de dados das publicações científicas da Rússia, introduzindo o Russian Science Citation Index (RSCI) que já se encontra disponível para pesquisa diretamente
na Web of Science.
Acesso: http://migre.me/trNvk
na Web of Science.
Acesso: http://migre.me/trNvk
01 abril 2016
Estudo mostra que colaborações científicas no Brasil ainda são influenciadas pela proximidade entre pesquisadores
Ocrescimento da colaboração entre pesquisadores brasileiros ainda é bastante influenciado pela proximidade geográfica dos parceiros. O achado, obtido a partir da análise dos dados de mais de 1 milhão de currículos acadêmicos da Plataforma Lattes, sugere que os avan- ços em tecnologias de comunicação não foram fortes o bastante para derrubar os efeitos da distância na hora de semear parcerias em artigos científicos. O peso da proximidade continua muito importante, indica artigo publicado em janeiro por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC no Journal of the Association for Information Science and Technology. Segundo o estudo, uma distância de 100 quilômetros (km) entre dois pesquisadores brasileiros reduz a probabilidade de colaboração em 16,3% em média. Mas o efeito não é linear. Um aumento de 300 km na distância diminui a probabilidade de cooperação em 41,3%. Observou-se, ainda, que o fenômeno atinge de modo peculiar as colaborações em diferentes áreas do conhecimento (ver gráfico). Por exemplo: uma distância de 400 km entre dois pesquisadores reduz em 40% as chances de publicar um trabalho em colaboração se eles forem das áreas de linguística, letras e artes, enquanto o impacto chega a 65% caso eles pertençam ao campo das ciências agrárias, exatas e da Terra.
Leia mais: http://migre.me/tp9Mv
Leia mais: http://migre.me/tp9Mv
23 março 2016
Lançamento do Portal de Livros Abertos da USP
O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBiUSP anuncia o lançamento do Portal de Livros Abertos da USP, no dia 18 de março de 2016, com o objetivo de agregar, divulgar e conferir maior visibilidade e acessibilidade aos livros publicados em acesso aberto, por docentes e funcionários técnico-administrativos da USP e dispersos em páginas pessoais, blogs e sites da Universidade.
Para o lançamento do Portal de Livros Abertos da USP serão disponibilizadas mais de 40 obras, mas esse número deverá crescer nos próximos meses. Há livros em fase de análise, mas também com o lançamento da plataforma os autores poderão solicitar a inclusão de suas obras no Portal. Para que o livro fique disponível é necessário que o detentor dos direitos autorais efetive o pedido que passará por uma análise pela equipe do Portal.
O Portal de Livros Abertos da USP reúne livros de todas as áreas do conhecimento, o acesso aos seus conteúdos é gratuito e dispensa o uso de senha. Outra característica é que cada livro apresenta o Identificador de Objeto Digital (DOI), o qual permite sua identificação e localização precisa em sistemas diversos, tal como o registro, na Plataforma Lattes, de currículos de pesquisadores brasileiros e outros catálogos e bases de dados. Acesso através do link: livrosabertos.sibi.usp.br.
03 março 2016
A luta pela visibilidade - Divulgar um artigo científico é tão importante quanto publicá-lo
A possibilidade de aumentar a ressonância das produções científicas de modo a alcançar um público mais amplo tem feito com que muitos pesquisadores adotem as mídias sociais como ferramenta de divulgação de seus estudos. Não por acaso, a integração dessas plataformas à rotina do trabalho em laboratório é crescente, em parte porque elas permitem identificar o alcance e a influência dos artigos por meio da análise de menções em sites, redes sociais, número de downloads e de compartilhamentos no Twitter e Facebook. Hoje, 13% dos cientistas do mundo usam o Twitter como plataforma para a divulgação e discussão de estudos científicos, segundo um artigo publicado pela revista científica PLoS One. Leia mais: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2016/02/096-097_Carreiras_240.pdf?f7171d
02 março 2016
Google Docs: crie documentos de texto apenas usando o recurso de reconhecimento de voz
Um recurso pouco conhecido no Google Docs, disponível há cerca de 6 meses, é a ferramenta de digitação através do reconhecimento por voz. Através desse recurso é possível capturar toda a narração e transformá-la em texto. Esse tipo de funcionalidade é excelente como ferramenta de acessibilidade, estudo, ou em reuniões de trabalho. A digitação por voz está disponível somente para o navegador Google Chrome, ou para os aplicativos em dispositivos móveis.
Existem dezenas de idiomas suportados pelo reconhecimento de voz, porém para poder formatar o texto e inserir pontuação, por enquanto, só é possível através de comandos narrados em inglês. O idioma do usuário também precisa estar configurado na língua americana. Não foi divulgada uma previsão de data para o lançamento do recurso de formatação de texto através do comando de voz em outros idiomas.
Para usar a digitação por voz, siga os passos descritos abaixo:
Existem dezenas de idiomas suportados pelo reconhecimento de voz, porém para poder formatar o texto e inserir pontuação, por enquanto, só é possível através de comandos narrados em inglês. O idioma do usuário também precisa estar configurado na língua americana. Não foi divulgada uma previsão de data para o lançamento do recurso de formatação de texto através do comando de voz em outros idiomas.
Para usar a digitação por voz, siga os passos descritos abaixo:
1 - Verifique se o microfone está funcionando.
2 - Abra um documento no Google Drive usando o navegador Google Chrome.
3 - Clique em Ferramentas > Digitação por voz. Será exibida uma janela com o controle do microfone.
4 - Quando você estiver preparado para falar, clique no ícone em formato de microfone.
5 - Fale claramente, em volume e ritmo normais.
6 - Ao terminar, clique novamente no microfone.
Corrigir erros durante a digitação por voz
Corrigir erros durante a digitação por voz
Se você cometer um erro durante a digitação por voz, posicione o cursor no erro e corrija-o sem desativar o microfone. Depois de corrigir o erro, mova o cursor para a posição de onde você deseja continuar.
O ideal é que o ambiente seja o mais silencioso possível para evitar interferências durante a captura da narração. É possível realizar a digitação por voz por meio de uma gravação de som que for executada próxima ao microfone do computador.
17 fevereiro 2016
Treinamentos do Portal de Periódicos serão online em 2016
Em 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a ministrar os treinamentos do Portal de Periódicos via web. O principal objetivo é atender cada vez mais usuários da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores ou da logística necessária para se colocar usuários e multiplicadores em um mesmo local e hora. A previsão é de que a agenda do ano seja iniciada no dia 15 de fevereiro.
A tecnologia utilizada será o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real. As inscrições continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a área de Treinamentos do Portal para garantirem a participação. Além da capacitação promovida pelo Portal de Periódicos, haverá também treinamentos dos editores com os quais a Capes assina contrato. Ambos os tipos de sessões seguirão os mesmos padrões para inscrições, acessos e realização do curso.
Requisitos básicos
Para receber o certificado, é imprescindível que o usuário realize a inscrição no Portal, uma vez que o documento que atesta a participação no treinamento ficará disponível no “Meu Espaço”. O curso terá turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrências no acesso à sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf – que será enviado para o e-mail cadastrado – pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.
Resultados
Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadêmica – docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Em comparação com 2014, o número de turmas dobrou. A expectativa é de que cresça ainda mais em 2016, devido à facilidade proporcionada pelo Mconf para a prática das aulas.
Por meio da capacitação é possível verificar qual é o conteúdo que está disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa que estão disponíveis e com isso facilitar o processo de busca pela informação desejada no menor tempo possível. Ou seja, essa oportunidade permite aos usuários reconhecer a informação que precisam e melhorar a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação.
Contato
Em caso de dúvidas sobre os treinamentos online, o e-mail de contato para atendimento aos usuários é treinamento.periodicos@capes.gov.br.
16 fevereiro 2016
Aplicativo do Portal de Periódicos da Capes ganha novas funcionalidades
A plataforma móvel do Portal de Periódicos, biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, que pode ser acessada por celulares e tablets desde 2014, ganhou uma nova versão, mais moderna e com mais opções de interação para a comunidade acadêmica.
Entre as novidades, estão a integração com a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e a possibilidade de criar uma biblioteca offline. Há ainda uma área para destaque do conteúdo de interesse e a implantação do sistema de push, com notificações feitas ao usuário. Ainda em fase de desenvolvimento, estão o serviço de edição de trabalhos de pesquisa dentro da própria plataforma e a opção de criação de grupos de interação entre pesquisadores.
Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o aplicativo permite realizar buscas rápidas por assunto, a mais de 38 mil periódicos, 12 bases de patentes, 130 bases referenciais, mais 120 mil e-books, enciclopédias, dicionários, teses, dissertações, bases de dados estatísticos normas técnicas e redes de e-prints.
Segundo o gerente de Projetos da RNP, Cláudio Fabrício da Silva, a ideia é que a plataforma se destaque ainda mais como uma importante ferramenta para compartilhar conhecimento e aproximar estudantes e pesquisadores. “Um professor poderá criar um grupo de estudo para que os alunos possam participar e trocar informações. Não existe esse tipo de mídia na comunidade acadêmica. Mesmo nas redes sociais existentes, não há potencial de compartilhamento de conteúdo de interesse científico como a plataforma proporciona”, ressalta.
Desde 2014, já foram contabilizados mais de 25 mil downloads dos aplicativos para as plataformas móveis (iOS, Android e Windows Mobile), atualmente um terço dos acessos do portal é realizado por plataforma móveis. O acesso também pode ser feito por outros sistemas operacionais e todos são integrados com a CAFe. Em 2015, o Portal de Periódicos teve mais de 100 milhões de visitas, contabilizando o acessos a bases referenciais e downloads de textos completos.
03 fevereiro 2016
Emerging Sources Citation Index está disponível para instituições participantes do Portal da Capes
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) colocou à disposição de seus usuários um novo conteúdo da editora Thomson Reuters – o Emerging Source Citation Index (ESCI). O acesso ao conteúdo deve ser feito pela Web of Science – Coleção Principal, sendo considerado uma sub-coleção da plataforma.
O novo índice foi desenvolvido para atender as necessidades dos usuários, que vinham solicitando mais dados para suportar a avaliação e a análise das pesquisas, maior cobertura de conteúdo local, com importância regional significativa, abrangência de estágios iniciais de campos e tendências emergentes.
De acordo com Deborah Dias, Solution Specialist da Thomson, o ESCI contém periódicos de todo o mundo e disciplinas, que foram identificados como de importância dentro de suas áreas e regiões e que passaram na primeira etapa de avaliação para que sejam indexados nas sub-coleções padrão da Web of Science – Sciences Citation Index, Social Sciences Citation Index e Arts & Humanities Citation Index.
“Os periódicos que compõem o Emerging Sources, embora façam parte da Coleção Principal da Web of Science, ainda não estão incluídos nas sub-coleções padrão e, portanto, não fazem parte do Journal Citation Reports (JCR) e do Essential Science Indicators (ESI). Como estão em contínuo processo de avaliação, os conteúdos podem, assim que cumprirem todos os quesitos, fazer parte das sub-coleções mencionadas e, assim, serem elegíveis ao JCR ou ao ESI”, explica Dias.
Para fazer parte do ESCI, as publicações têm que somente atender aos critérios de seleção mínimos, de primeiro nível. Entre as exigências, estão: o material deve ser revisado por pares e ter interesse acadêmico; deve estar de acordo com os padrões éticos da editora; deve apresentar meta-dados em inglês; e conteúdo disponível eletronicamente (PDF ou XML). A plataforma contabiliza até agora mais de 2400 periódicos indexados, sendo que o objetivo é adicionar aproximadamente 5000 títulos nos próximos dois anos.
Para auxiliar os usuários, a Thomson Reuters disponibilizou um vídeo no YouTube e uma explicação em sua página que detalham o novo recurso.
O novo índice foi desenvolvido para atender as necessidades dos usuários, que vinham solicitando mais dados para suportar a avaliação e a análise das pesquisas, maior cobertura de conteúdo local, com importância regional significativa, abrangência de estágios iniciais de campos e tendências emergentes.
De acordo com Deborah Dias, Solution Specialist da Thomson, o ESCI contém periódicos de todo o mundo e disciplinas, que foram identificados como de importância dentro de suas áreas e regiões e que passaram na primeira etapa de avaliação para que sejam indexados nas sub-coleções padrão da Web of Science – Sciences Citation Index, Social Sciences Citation Index e Arts & Humanities Citation Index.
“Os periódicos que compõem o Emerging Sources, embora façam parte da Coleção Principal da Web of Science, ainda não estão incluídos nas sub-coleções padrão e, portanto, não fazem parte do Journal Citation Reports (JCR) e do Essential Science Indicators (ESI). Como estão em contínuo processo de avaliação, os conteúdos podem, assim que cumprirem todos os quesitos, fazer parte das sub-coleções mencionadas e, assim, serem elegíveis ao JCR ou ao ESI”, explica Dias.
Para fazer parte do ESCI, as publicações têm que somente atender aos critérios de seleção mínimos, de primeiro nível. Entre as exigências, estão: o material deve ser revisado por pares e ter interesse acadêmico; deve estar de acordo com os padrões éticos da editora; deve apresentar meta-dados em inglês; e conteúdo disponível eletronicamente (PDF ou XML). A plataforma contabiliza até agora mais de 2400 periódicos indexados, sendo que o objetivo é adicionar aproximadamente 5000 títulos nos próximos dois anos.
Para auxiliar os usuários, a Thomson Reuters disponibilizou um vídeo no YouTube e uma explicação em sua página que detalham o novo recurso.
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