22 novembro 2018

III Simpósio de Pós-Doutorandos do CENA-USP


No dia 22 de novembro de 2018, acontece no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), a 3ª edição do Simpósio dos Pós-Doutorandos do CENA (III SIMPOSDOC) abordando o tema ciência, negócio e diversidade. O evento visa proporcionar um espaço de integração e diálogo entre pós-doutorandos, pesquisadores e alunos da pós-graduação privilegiando o debate e a troca de experiências sobre as diferentes possibilidades de carreira científica no Brasil.  Para mais informações, acesse o site do evento.

21 novembro 2018

Treinamentos online do Portal de Periódicos da Capes: aproveite as últimas turmas de 2018


O ano está próximo de acabar e nesta reta final ainda é possível buscar meios para que o semestre letivo seja concluído com êxito. Em meio a produções de trabalhos acadêmicos, é mais fácil do que se imagina localizar autores e referências com credibilidade para a finalização de pesquisas.
Nesse aspecto, o Portal de Periódicos da CAPES tem muito a contribuir: além de oferecer conteúdo científico de alta qualidade – em todas as áreas do conhecimento e para qualquer nível acadêmico – oferece gratuitamente treinamentos on-line para capacitar os usuários no uso dos recursos disponíveis.
A capacitação oferecida pela CAPES para que os usuários conheçam os recursos do Portal de Periódicos é gratuita e acessível a todos os interessados. Entre janeiro e outubro de 2018, foram realizadas 578 turmas e o número de alunos capacitados chega à marca de quase 9.300 usuários no período.
Quem quiser conhecer melhor a biblioteca virtual da CAPES tem até o dia 15 de dezembro para participar da capacitação. A agenda de treinamentos disponível contempla as seguintes áreas do conhecimento:
                                :: 19 a 24/11: Ciências Agrárias
                                :: 26 a 01/12: Ciências Ambientais
                                :: 03 a 08/12: Ciências Biológicas

Para realizar inscrição, é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de Treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. O usuário recebe três e-mails até a data da capacitação: na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição; o segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido; por fim, o usuário recebe o link da sala de aula virtual e instruções para acesso.
Sempre que se forma uma turma do curso, os participantes da sessão têm direito ao certificado com informações da capacitação, acessível pelo Meu espaço. Os certificados são autenticados. Cada documento emitido contém a URL de origem – única para cada registro – inserida no rodapé. A autenticação visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade.
A capacitação ocorre de segunda-feira a sábado, em horários variados. Cada sessão tem duração de aproximadamente três horas.
Em 2019 haverá nova agenda disponível para os usuários do Portal de Periódicos. Acompanhe a divulgação da programação a partir de janeiro, por meio do link de Treinamentos. 
Fonte: Portal de Periódicos da CAPES


16 novembro 2018

As bibliotecas universitárias do futuro

A antropóloga Nancy Fried Foster se pergunta como seria projetar bibliotecas universitárias não baseadas em precedentes, mas em tudo o que se pode aprender neste momento sobre as práticas de trabalho das pessoas que já as utilizam. Os edifícios eram tradicionalmente destinados, em primeiro lugar, aos livros e, em segundo lugar, às pessoas, e isso está mudando, isto é, primeiro as pessoas e depois os livros; Além disso, com o advento da digitalização, os espaços destinados a livros estão se tornando menos importantes. As pessoas já estão exigindo de suas bibliotecas serviços que lhes permitam desenvolver melhor suas atividades como espaço de trabalho, aprendizado e convivência.
Neste momento, o ensino superior está em um ponto de virada, e as bibliotecas são um dos sinais mais visíveis dessa mudança. A biblioteca da universidade está se tornando rapidamente um centro multifacetado projetado para apoiar uma ampla e variada gama de atividades de pesquisa e aprendizado para estudantes e pesquisadores. A biblioteca como uma coleção de livros e revistas impressos é uma ideia que está perdendo peso à medida que a digitalização dos conteúdos progride, já que suas principais atividades se concentram cada vez menos na organização e acesso à informação, e mais em responder positivamente a um desafio que é adaptar-se ao ambiente de informação em mudança. Assim, parece evidente que a biblioteca universitária do futuro será tão eficaz quanto sua capacidade de entender e apoiar as necessidades de informação que emergem de seu campus.
Essas bibliotecas de pesquisa e aprendizagem fornecem mais e mais informações em formato digital, o que significa mais espaços disponíveis para oferecer aos alunos, mais áreas para trabalho coletivo, reuniões e lugares para promover a criatividade e a aprendizagem com base no pesquisa Quando perguntados sobre uma recente renovação do que a biblioteca significava para eles, os estudantes disseram que queriam um lugar para descobrir informações, que tivessem recursos culturais e tecnológicos abundantes e espaços onde pudessem trabalhar com seus colegas e professores.  Leia mais

14 novembro 2018

Relatório da Clarivate Analytics sobre perfil da USP revela dados importantes

Todos os anos, a Clarivate Analytics gera um relatório do perfil institucional de cada Universidade, baseado em dados da Web of Science e em informações fornecidas pelas próprias universidades. Confira o Relatório da USP 2018. 


Desde 2009, a Clarivate Analytics tem elaborado o perfil das principais universidades e instituições de pesquisa do mundo, usando um conjunto exclusivo de indicadores-chave de desempenho para essa iniciativa denominada Perfis Institucionais (em inglês Institutional Profiles).
Os perfis institucionais facilitam a comparação multidimensional e imparcial de todos os aspectos do desempenho de uma universidade, independentemente da missão, tamanho, localização geográfica ou combinação de assuntos da universidade. A combinação de informações bibliométricas com dados exclusivos sobre reputação, dados demográficos de funcionários, alunos e financiamentos cria uma visão de 360 ​​graus de todos os aspectos do desempenho de uma instituição.
Os perfis são utilizados por universidades, agências de financiamento, governos e agências de classificação como uma ferramenta valiosa para identificar pontos fracos e fortes, encontrar instituições parceiras, comparar com referências globais ou regionais e promover realizações para os seus stakeholders. O projeto Institutional Profiles (Perfis Institucionais) coleta, valida e analisa dados das três fontes exclusivas: (a) Dados demográficos da própria instituição, (b) Pesquisa de Reputação, e (c) Dados de publicação e citação, em seis grandes Áreas de Conhecimento: (1) Clinical, pré-clinical and health; (2) Life sciences; (3) Physical sciences; (4) Engineering & technology; (5) Arts & humanities; (6) Social sciences.  Leia mais

Quanto as principais editoras comerciais cobram por ter um artigo em acesso aberto?


Os quatro maiores atores da indústria editorial, Elsevier, Springer, Wiley e Taylor & Francis, adotaram o acesso aberto (Open Access, OA), através da modalidade "O autor paga", embora em diferentes graus. Eles também usaram estratégias muito diferentes em termos de quanto eles cobram de seus autores. Para qualquer autor que queira publicar sua pesquisa de Acesso Aberto em qualquer um desses periódicos, eles provavelmente precisam saber o que o mercado editorial tem a oferecer e qual faixa de preço existe. Os dados primários vêm das listas de preços oficiais dos editores disponíveis em seus sites.
No entanto, as semelhanças terminam aí, uma vez que as duas principais editoras têm estratégias de preços muito diferentes para seus periódicos OA. As tarifas de processamento de artigos (APC) da Elsevier variam de US $ 65 a quantias insignificantes para o que poderia ser chamado de somas "ultrajantes" de US $ 5.000 para a The Lancet Global Health, sua principal revista da OA. No entanto, se considerado com mais cuidado, a maioria dos periódicos OA da Elsevier não impõe nenhuma APC aos seus autores. 40% das revistas da Elsevier têm uma distribuição notavelmente simétrica. Menos de 10% das revistas OA da Elsevier cobram de US $ 1.000 a US $ 1.000, enquanto quase o mesmo número cobra mais de US $ 3.000. Enquanto isso, os 20% restantes de seus periódicos estão com preços entre 1.000 e 3.000 dólares em termos de APC. Leia mais

MEC destinará R$ 20 milhões a programa de bolsas para pesquisadores em energia nuclear

O Ministério da Educação, em parceria com o Comando da Marinha, lançará até o final deste ano um edital que destinará R$ 20 milhões para a criação de um programa de incentivo à formação com bolsas para pesquisadores na área de energia nuclear. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, após a 3ª Reunião Plenária do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, que ocorreu nesta segunda-feira, 12, em Brasília.
De acordo com o ministro, as pesquisas nucleares vão muito além do uso militar e podem ser aproveitadas para o desenvolvimento de tecnologias em outras áreas que beneficiem diretamente a população, como saúde e agricultura. “Quando colocamos investimentos nesse segmento, a chance de chegar à saúde pública é gigantesca, o que beneficia especialmente os mais pobres, pois os tratamentos de saúde com essas tecnologias são muito caros”, destacou Rossieli.
O ministro também comentou que o MEC, a Marinha e o Ministério da Ciência e Tecnologia estão discutindo a criação de cursos de graduação e pós-graduação no complexo de Aramar, localizado em Iperó, município na Região Metropolitana de Sorocaba (SP), que faz parte do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). “Hoje temos um grande número de pesquisadores civis e militares lá, mas com a criação de cursos também poderemos formar pessoas na área de energia nuclear. Isso é fundamental e estratégico para que o Brasil possa trazer cada vez mais os benefícios para a população, especialmente na área da saúde”, disse o ministro sobre o que será o primeiro curso de graduação da área no Brasil.  Fonte: MEC

Cientistas criticam plano de dar verba pública só para estudos em acesso aberto

Já conta com pouco mais de mil assinaturas de cientistas de 35 países um manifesto contra o Plano S, uma iniciativa para acabar com o “paywall” de publicações científicas, lançada no início de setembro pelas agências nacionais de fomento à pesquisa de 11 nações europeias. Entre os signatários estão dois ganhadores do Prêmio Nobel de Química, o israelense Arieh Warshel, premiado em 2013, e o holandês Bernard Feringa, laureado em 2016.
Anuncaida em setembro, a decisão de só financiar estudos publicados em periódicos de acesso aberto envolveu a Áustria, Eslovênia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido e Suécia.
Em carta aberta publicada em 5 de novembro, os pesquisadores declaram apoio ao modelo Open Access – no qual não há cobrança pelo acesso aos conteúdos dos periódicos acadêmicos – como forma de deixar os artigos disponíveis gratuitamente para os leitores na internet, mas consideram o Plano S “arriscado demais para a ciência”. Divulgado inicialmente por sites acadêmicos, o manifesto foi repercutido pela revista Science.
Os signatários da carta criticam a decisão dos 11 países europeus de não liberar recursos para que os cientistas publiquem nas chamadas revistas híbridas, que cobram pela assinatura, mas dispõem de algumas seções de acesso totalmente gratuito. Nesse modelo, as editoras faturam tanto com as assinaturas das revistas, como com as taxas que os pesquisadores pagam para publicar nas seções de acesso aberto Leia mais

Concluída a primeira etapa do Sirius, a nova fonte síncrotron

Claudia Izique  |  Agência FAPESP – O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), concluiu a primeira etapa do Sirius, a nova fonte brasileira de luz síncrotron. Serão inaugurados nesta quarta-feira (14/11) o edifício de 68 mil m² de área e 15 metros de altura em formato circular e dois dos três aceleradores de elétrons que compõem o projeto.
A previsão é que o primeiro feixe de elétrons comece a circular no anel de armazenamento no primeiro semestre de 2019 e que as 6 primeiras estações experimentais – conhecidas como linhas de luz – estejam abertas a pesquisadores de todo o Brasil.
Concebido no estado da arte da tecnologia, Sirius é um equipamento de quarta geração. Entre as cerca de 50 fontes síncrotrons em operação em todo o mundo, o Sirius se compara apenas ao MAX IV, inaugurado em junho de 2016 na Suécia. Futuramente, ambos deverão ter a concorrência do European Synchrotron Radiation (ESRF), na França, que planeja um upgrade para o seu síncrotron de terceira geração.
“Sirius permitirá a realização de pesquisa competitiva, impossível de ser realizada hoje no Brasil com o síncrotron atual ou em vários dos países do mundo que têm acesso a tecnologia semelhante”, disse Antonio José Roque da SIlva, diretor-geral do CNPEM e responsável pelo projeto Sirius desde 2009, quando ocupava o cargo de diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
A exemplo da atual fonte síncrotron em operação no LNLS, Sirius será um laboratório nacional, aberto a usuários ligados às universidades, instituições de pesquisa e a empresas. Tanto que as seis primeiras estações experimentais de pesquisa do Sirius – nanoscopia de raios X, espalhamento coerente de raios X, micro e nanocristalografia macromolecular, por exemplo –, acessíveis a partir do próximo ano, foram selecionadas para atender tanto à demanda “da nova ciência e da tecnologia avançadas” e às tecnologias mais utilizadas pelo usuário, como para permitir o avanço de investigações em áreas estratégicas como óleo e gás, saúde, entre outras, ressalta Roque da Silva.  Fonte: Agência Fapesp.  Leia mais

13 novembro 2018

Sabia que a partir de 2019 o quilograma vai mudar?

Até agora, o quilograma era definido pela massa de um pequeno cilindro de metal guardado a sete chaves em Paris. Mas isto vai mudar. Cientistas votam a decisão nesta semana

O quilograma é uma das quatro unidades básicas do Sistema Internacional de Unidades (SI), que conjuntamente com o ampere, o kelvin e a mole serão redefinidas em termos de constantes naturais, devendo entrar em vigor a partir do segundo semestre de 2019. As suas novas definições serão então baseadas nos valores numéricos fixos da constante de Planck (h), da carga eléctrica elementar (e), da constante de Boltzmann (kB), e da constante de Avogadro (NA), respectivamente.
Das sete unidades básicas do SI, apenas o quilograma continua a ser definido em termos de um artefacto material, denominado de protótipo internacional do quilograma (IPK, do inglês International Prototype of the Kilogram) guardado no Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), em Sèvres, França, onde se encontra desde 1889. Este possui forma cilíndrica e um diâmetro e altura de aproximadamente 39 mm, sendo constituído por uma liga de 90% de platina e 10% de irídio. Actualmente existem seis cópias oficiais do IPK, sendo que o acesso quer ao IPK, quer a qualquer uma das cópias tem um acesso bastante restrito, estando sobre supervisão do Comité Internacional para Pesos e Medidas (CIPM, do francês Comité International des Poids et Mesures).
Protótipo Internacional do Quilograma (IPK). Crédito: BIPM
As cópias oficiais são comparadas com o IPK em intervalos de aproximadamente 40 anos, sendo que na terceira verificação periódica realizada entre 1988 e 1992 se verificaram diferenças de 50 ug na massa das cópias relativamente ao IPK. Isto demonstra uma das desvantagens da actual definição do quilograma, uma vez que o IPK não é completamente estável.  Leia mais

12 novembro 2018

Portal de Periódicos: 18 anos de apoio a educação, ciência e tecnologia


Ao longo desse percurso de sucesso, a biblioteca virtual se consolidou como um dos maiores recursosdigitais de conhecimento científico do mundo, sempre com foco em facilitar e democratizar o acesso à informação para a comunidade acadêmica brasileira.
Com mais de 1 bilhão de acessos nesse percurso de 18 anos, o Portal de Periódicos revolucionou o acesso à informação científica e se consagrou como instrumento importante para a atividade científica, tecnológica e acadêmica, reduzindo as desigualdades regionais e contribuindo significativamente para a internacionalização da produção brasileira.
O Portal reúne e disponibiliza conteúdo científico de editoras nacionais e internacionais renomadas em um único ambiente, com acervo diversificado e atualizado em todas as áreas do conhecimento.
O acervo inclui mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas, conteúdo audiovisual e tantos outros recursos para uma pesquisa completa em fonte 
confiável.

Disponível para usuários de mais de 400 instituições de ensino e pesquisa em todo o país, o Portal contempla ainda diversas fontes de acesso aberto, que podem ser consultadas por qualquer usuário independentemente do vínculo com entidades participantes.
Uma história de sucesso merece ser compartilhada e comemorada com todos os usuários
Parabéns ao Portal de Periódicos da CAPES!


10 novembro 2018

Simpósio Internacional de Produção Digital


A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em comemoração ao décimo aniversário do Portal de Publicações Eletrônicas realizará nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o Simpósio Internacional de Produção Digital. O objetivo do Simpósio é versar sobre o âmbito da difusão e comunicação científica no meio acadêmico e englobando todos os atores que o compõe, o evento trará o debate acerca de temáticas importantes para a elaboração de e-books e periódicos científicos eletrônicos, um plano de metas com foco na produção editorial digital. Dentre as áreas que serão focadas no evento estão: os desafios para indexar periódicos em bases de dados; os formatos de publicação de revistas científicas; como selecionar textos de qualidade para a publicação; qual a taxa ideal para rejeição de textos submetidos às revistas; divulgação científica, marketing de periódicos e livros nas redes sociais e os impactos para as publicações; experiência da editoração na academia; além do debate sobre o direito autoral e quem tem direito a obra publicada.
Além da acessibilidade na disseminação científica, outra questão relevante é a qualificação dos veículos desta disseminação, por conta disso o evento será um fator primordial para a capacitação nos diversos quesitos editoriais para os participantes, que são atores importantes para as publicações técnicas científicas. Saiba mais sobre o evento clicando em goo.gl/v9tJmX

09 novembro 2018

Escrevendo uma carta de apresentação

A carta de apresentação (cover letter), solicitada por algumas publicações, acompanha a submissão do seu artigo e é a sua oportunidade de argumentar a favor dele. Essencialmente, a carta de apresentação tem o objetivo de influenciar a decisão do editor de enviar o seu artigo para a revisão por pares. Ela argumentará que o seu artigo é adequado para o periódico ao qual você o está enviando, e destacará os seus achados mais importantes. Este post contém algumas dicas para lhe ajudar nesta tarefa.


5 ações para aumentar o foco nos estudos

Tem problema pra manter a atenção totalmente direcionada aos estudos? Conheça alguns passos diretos e objetivos que podem trazer bons resultados para o foco


Começa mais um longo dia de preparação e estudo. Você senta na sua mesa favorita, empunha a sua caneta predileta e abre o caderno novinho, com o livro didático do lado. Lá se vão cinco minutos e, quando percebe, você passou todo esse tempo olhando uma fenda na parede ou checando mensagens no celular.
A atenção baixa e a falta de foco são problemas mais comuns do que você imagina. Na era em que vivemos, com distrações de todos os lados, o problema pode ficar ainda maior.
Fique calmo, existe solução! Com alguns passos e com firmeza, você é capaz de aumentar a sua concentração.
 1. Antecipe as interrupções
Sabia que algumas das interrupções que quebram o ritmo dos estudos e aumentam a chance de perda de foco podem ser antecipadas? Uma pausa para comer ou beber, por exemplo, pode ser evitada deixando alimentos e bebidas próximos ao local.
Roupas confortáveis e ambiente agradável (arejado e iluminado) também vão evitar a quebra no ciclo.
No entanto, os intervalos de descanso também fazem parte da rotina de estudos e devem ser estimulados e programados, uma vez que ajudam o cérebro a absorver mais conteúdo.
 2. Encare a inquietação
Muitas vezes uma inquietação ou ansiedade interior podem afetar o resto, especialmente na produtividade. Boa parte delas precisam ser abordadas de maneira direta.
Experimente responder para si mesmo aquela pergunta que não parou de se fazer mentalmente nas últimas horas.
Escrever em forma de tópicos ou lista as preocupações também pode ajudar a deixá-las de lado por um tempo, o bastante para não ter efeito no foco para os estudos.
3. Evite a perspectiva negativa

Quem nunca começou a estudar para uma prova pensando que não vai conseguir ir bem? Esse tipo de perspectiva negativa acaba por distraí-lo do estudo em si, além de evidentemente desmotivar a continuidade do processo.
 4. Bloqueie as distrações
É viciado em checar as notificações do celular? Não pode ver um notebook por perto que já quer checar o seu e-mail? Nesses casos, tome providências para afastar as fontes de distração e perda de foco. Deixe os aparelhos eletrônicos a uma distância segura e crie metas para si mesmo. Fique calmo, mais tarde as mensagens ainda estarão lá.
 5. Gaste energia
A atenção curta e o foco perdido podem ser sinais de energia e disposição mal distribuídas. Algumas atividades e acessórios podem ajudar. Sair para uma boa e velha caminhada matinal, uma sessão na academia ou usar elásticos e bolas para direcionar a energia normalmente funcionam. Experimente.  Fonte: Shutterstock

08 novembro 2018

CAB Abstracts contém recursos de Ciências da Vida Aplicada


Usuários do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a uma base de dados referencial que reúne conteúdo científico de Ciências da Vida Aplicada, com abordagens relacionadas a Agricultura, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição. A CAB Abstracts, do Centre for Agriculture and Biosciences International (CABI Publishing), está disponível por meio da opção buscar base.
O CABI é uma organização internacional sem fins lucrativos, que beneficia a sociedade fornecendo informações e aplicando conhecimentos científicos para resolver problemas na agricultura, no meio ambiente e em áreas relacionadas. A entidade iniciou sua história em 1910, como um Comitê de Pesquisa Entomológica na África Tropical para lutar contra “um dos inimigos da humanidade”, que, à época, eram pragas e doenças em homens, animais e culturas.
Com a criação da área editorial do CABI anos depois, diversos produtos foram criados e colocados à disposição, como compêndios, portais, plataforma própria, bases de dados e arquivos retrospectivos. Dentre os tópicos abrangidos, estão engenharia agrícola, economia aplicada, saúde, nutrição e produção animal, aquicultura, biocombustíveis, manejo de colheitas e pastagens, ecoturismo, ciência ambiental, parasitologia, gestão de resíduos, entre outras abordagens correlacionadas.

A base de dados bibliográficos CAB Abstracts oferece acesso a mais de 8,9 milhões de referências e resumos desde 1973 até o presente, com mais de 350 mil registros adicionados no último ano. Embora seja caracterizada como uma base referencial, pode apresentar conteúdo em texto completo de artigos de periódicos, trabalhos apresentados em congressos e relatórios, uma vez que compõe a plataforma CAB Direct (que reúne todas as ferramentas da editora).
A atual agenda do Plano Nacional de Pós-Graduação da CAPES (PNPG) – documento que tem como objetivo definir diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no país – contempla a agricultura sem degradação do meio ambiente, de forma a atender a demanda da sociedade de consumo. A disponibilidade do conteúdo da CAB Abstracts para a comunidade acadêmico-científica tende a contribuir nesse sentido.  Fonte: Portal de Periódicos da CAPES

07 novembro 2018

Pai da Internet, Berners-Lee lança "Magna Carta para a Web"

Tim Berners-Lee, o inventor da Internet, continua com a demanda para consertar a sua criação. Por isso, no palco da Web Summit, apresentou a convenção internacional “Magna Carta para a Web”
“Em 2019, pela primeira vez, mais de metade do mundo vai estar conectado e é preciso olhar com mais atenção para a Internet”, disse Sir Tim Berners-Lee, o inventor da Internet, quando subiu ao palco principal da Web Summit. “Pela Web [For the Web]” é o slogan para o projeto que quer criar uma convenção internacional com princípios e valores que tornem a “Internet mais segura” e que a “mantenham livre”.
“Vamos falar na Web Summit sobre como mais de metade da humanidade está online e os desafios que isso levanta”, começou por dizer o cientista informático, acrescentando que todos “temos a obrigação de olhar para os dois lados do mundo” e “ajudar outros a ligarem-se”. O criador da Web afirmou que “a ideia, a partir de agora, é a de todos serem responsáveis por fazer da Web um lugar melhor”.
O objetivo desta “Magna Carta [o documento com os princípios jurídicos basilares do Reino Unido] para a Web”, como descreveu ao o The Guardian, é o de chegar a um consenso internacional entre governos, empresas tecnológicas e todos os que utilizam a Internet para criar princípios base para esta invenção. Segundo Berners-Lee, ao criar esta espécie de constituição para a Internet, vai ser possível resolver problemas como as ‘fake news’ [notícias falsas], o abuso de privacidade e de dados de utilizadores na Web. É assim que se pode “manter a Internet livre e aberta”, disse o cientista informático. Leia mais: goo.gl/5H2CrV.   Fonte: Observador

06 novembro 2018

CNPq lança rádio para divulgar informações cientificas

A Rádio CNPq é mais um canal de divulgação de nossas ações para a sociedade. Agora você pode ouvir as principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação com um simples clique. Acompanhe os boletins periódicos e fique sintonizado com as informações mais relevantes sobre pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico, bolsas, chamadas públicas, prêmios, eventos, parcerias, programas e projetos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Confira: