A avaliação por pares tem uma péssima fama nas mídias sociais e na imprensa. Digite “avaliação por pares é…” na pesquisa do Google e entre os primeiros resultados encontrados está “a avaliação por pares está falida”. Parece que a avaliação por pares é agora um dos meios mais populares através do qual a frustração acadêmica encontra uma maneira de se expressar. A hipercompetição e a cultura dominante de “publique ou pereça” (publish or perish) na academia não ajudam. Isso também revela um profundo mal-entendido sobre o que realmente é esta instituição. Por exemplo, a visão geral é de que a avaliação por pares é um mecanismo de triagem de qualidade para os periódicos acadêmicos e é frequentemente estudada como tal. Em resumo, se os manuscritos tivessem uma qualidade objetiva intrínseca, pareceristas e editores precisariam ser suficientemente inteligentes, desinteressados e imparciais para reconhecê-la. Os manuscritos de alta qualidade apareceriam em periódicos de prestígio, os de qualidade média encontrariam o caminho nos menos prestigiosos, enquanto a ciência sinistra simplesmente não passaria pelo filtro ou alimentaria periódicos predatórios on-line. Muitas pesquisas medem a qualidade do processo em termos de desacordo com o parecerista: quanto maior a discordância, maior a evidência do viés subjetivo destes. Três especialistas não podem ter opiniões diferentes sobre um manuscrito porque a qualidade é uma propriedade intrínseca do manuscrito, ele fala por si. A opinião de especialistas deve ser consistente. Isso é o que todos esperam de uma avaliação por pares robusta e sólida. Há alguma verdade nesta visão, pelo menos é coerente com a natureza organizacional hierárquica estratificada de prestígio e valor acadêmico. Leia mais. Fonte: SciELO em Perspectiva - 15/01/20
21 janeiro 2020
20 janeiro 2020
Laboratórios multiusuários da USP em Piracicaba
Esta iniciativa reúne laboratórios multiusuários da USP em Piracicaba, cujos serviços de sequenciamento de DNA e RNA, Genômica Funcional, Genotipagem, Proteômica, Metabolômica, Lipidômica, Microscopia Eletrônica e Bioquímica e Análise Instrumental, estão disponíveis a empresas, instituições de pesquisa públicas e privadas, e demais setores da sociedade que necessitem desses serviços.
Laboratório de Bioquímica e Análise Instrumental
Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição
Docente Responsável: Severino Matias de Alencar
Áreas: análise, identificação e quantificação de compostos nas áreas de Ciências dos Alimentos e produtos naturais.
Site: http://www.lan.esalq.usp.br/lab/multi-usuario-de-bioquimica-e-analise-in...
Telefone: (19) 3447-8677
Áreas: análise, identificação e quantificação de compostos nas áreas de Ciências dos Alimentos e produtos naturais.
Site: http://www.lan.esalq.usp.br/lab/multi-usuario-de-bioquimica-e-analise-in...
Telefone: (19) 3447-8677
Laboratório de Biotecnologia Animal
Centro de Genômica Funcional
Departamento de Zootecnia
Centro de Genômica Funcional
Departamento de Zootecnia
Docente Responsável: Luiz Lehmann Coutinho
Áreas: sequenciamento de DNA, genotipagem e expressão gênica.
Site: http://biotecnologia.esalq.usp.br
Telefone: (19) 3429-4434
Áreas: sequenciamento de DNA, genotipagem e expressão gênica.
Site: http://biotecnologia.esalq.usp.br
Telefone: (19) 3429-4434
Laboratório de Proteômica, Metabolômica e Lipidômica
Departamento de Genética
Departamento de Genética
Docente Responsável: Carlos Alberto Labate
Áreas: genômica funcional, integração de dados de multiômicas, biologia de sistemas.
Site: https://sites.usp.br/multiomicas
Telefone: (19) 3429-4248
Áreas: genômica funcional, integração de dados de multiômicas, biologia de sistemas.
Site: https://sites.usp.br/multiomicas
Telefone: (19) 3429-4248
Laboratório de Microscopia Eletrônica
Departamento de Fitopatologia e Nematologia
Departamento de Fitopatologia e Nematologia
Colaborador responsável: Elliot Watanabe Kitajima
Áreas: microscopia eletrônica aplicada à agropecuária (microscópios eletrônicos de transmissão e varredura).
Site: http://www.lfn.esalq.usp.br/NAP
Telefone: (19) 3429-4405
Áreas: microscopia eletrônica aplicada à agropecuária (microscópios eletrônicos de transmissão e varredura).
Site: http://www.lfn.esalq.usp.br/NAP
Telefone: (19) 3429-4405
18 janeiro 2020
Treinamento Elsevier SciVal na USP
A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus. Acesso aberto a toda a comunidade da USP.
O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com e registro preferencialmente com login e senha cadastrados na base de dados Scopus: http://www.scopus.com.
Consulte também o SciVal_Flyer Primeiros Passos.
Consulte também o SciVal_Flyer Primeiros Passos.
O SciVal permite:
- Obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição ou país;
- Analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição;
- Identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional;
- Acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.
17 janeiro 2020
Curso online de Pesquisa Científica
Está na fase de escrita de seu trabalho de conclusão de curso? Muitas dúvidas sobre o que fazer? Aprenda a elaborar um trabalho e saiba como selecionar um tema, definir objetivos, identificar e descrever um problema, fundamentar sua argumentação com base em trabalhos de outros autores, coletar e analisar dados e como apresentar resultados e conclusões de forma concisa e clara. Trata-se de um curso bem sugestivo e com muitas dicas importantes! Acesse: bit.do/fps3m
Acontece formação do acervo do Portal de Periódicos da Capes: saiba mais!
Escolher, analisar, contratar e manter o acervo do Portal de Periódicos da CAPES são tarefas importantes e que requerem muita atenção. Além da equipe técnica por trás da biblioteca virtual, existem outros grupos de profissionais especializados que se dedicam a garantir o acesso dos melhores conteúdos científicos para a comunidade acadêmica. Entre os comitês que compõem essa pirâmide, estão o Grupo de Trabalho (GT) e o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).
PAAP e GT: conheça as formações para o período 2019-2021
As portarias n° 218 e nº 219 (ambas de 16 de setembro de 2019), respectivamente, designaram os novos membros do GT e do PAAP que acompanharão os trabalhos até 2021.
O Grupo de Trabalho – GT é responsável por avaliar de forma qualitativa e quantitativa a coleção disponível na biblioteca virtual da CAPES. Além da análise recorrente do acervo, o grupo é responsável por subsidiar o Conselho Consultivo do PAAP com estudos específicos e informações necessárias para a tomada de decisão do comitê. Outras atribuições dos membros são: indicação de conteúdo para fins de renovação, interrupção ou substituição; elaboração de notas técnicas relativas às avaliações; realização de priorizações do conteúdo avaliado; e análise do conteúdo ofertado à CAPES pelos editores científicos.
O Conselho Consultivo do PAAP, por sua vez, é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores, trabalhadores e usuários de instituições de ensino e pesquisa brasileiras para a regulamentação e a operacionalização das ações do PAAP. É composto por representantes da CAPES, das instituições federais de ensino superior, das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas não federais de ensino superior com pós-graduação, das instituições privadas de ensino superior com doutorado, das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, das entidades parceiras do PAAP e da sociedade civil. Fonte: AGUIA - 17/01/20Nova chamada do concurso FameLab recebe inscrições até o fim de janeiro
A FAPESP anuncia nova chamada de propostas para apoiar a participação de estudantes brasileiros no concurso internacional FameLab de comunicação científica. A chamada é lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Britânico, que organiza o concurso. O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em dezenas de países. A primeira edição do FameLab no Brasil ocorreu em 2016, como iniciativa da FAPESP em parceria com o British Council. O concurso consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de 3 minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis. Os principais objetivos do FameLab são promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral. Leia mais. Fonte: Agência FAPESP - 17/01/20
16 janeiro 2020
Capes e Natura lançam prêmio para estimular a pesquisa científica
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC e a multinacional brasileira de cosméticos Natura lançam a terceira edição do Prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa. O prazo para as inscrições se encerra em 28 de fevereiro. O edital pode ser consultado no endereço pcn.capes.gov.br. Os vencedores serão anunciados em junho de 2020 pelo Diário Oficial da União.
O prêmio busca estimular a produção de pesquisa científica focada em sustentabilidade e biodiversidade, temas estratégicos para o desenvolvimento econômico do país. Os artigos submetidos devem tratar de assuntos relacionados a “Ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas” e “Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais”.
O mecanismo de seleção e reconhecimento consiste na avaliação, pela Capes, de artigos publicados em veículos de alto impacto científico.
Premiação: Será selecionado um artigo em cada uma das duas temáticas. O prêmio consiste em R$ 25 mil para cada um dos vencedores, passagem aérea e diária para que os autores compareçam à cerimônia de premiação. O local da premiação será divulgado em breve. Os premiados receberão certificado de premiação para o programa de pós-graduação e pesquisa de onde se originou o artigo premiado. Segunda e terceira colocação também receberão certificados durante a solenidade.
Inscrições: A partir de 15 de janeiro até 28 de fevereiro de 2020
Fonte: Assessoria de imprensa Natura - 16/01/20
Aplicativo .periodicos. permite acesso a acervo completo do Portal de Periódicos
A plataforma digital está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android
Que tal começar 2020 consultando o acervo do Portal de Periódicos da CAPES de uma forma diferente? O aplicativo .periodicos. passou por melhorias exatamente para proporcionar aos usuários mais uma alternativa para realizar pesquisas científicas. O aprimoramento foi disponibilizado em julho de 2019 e trouxe para a comunidade brasileira um serviço completamente repaginado. O principal foco dessa versão é a usabilidade. Outro ponto de destaque é a busca unificada por materiais de todos os tipos, o que permite ao usuário maior fluidez e uma melhor experiência durante as pesquisas. A atualização conta ainda com outras funcionalidades:
- Visualização das instituições participantes do Portal de Periódicos no mapa, contendo dados de localização e contato, além da possibilidade de traçar rota até o local;
- Atribuição de tags (etiquetas) e anotações aos conteúdos salvos como favoritos;
- Recuperação dos materiais baixados pelos termos inseridos nas etiquetas, tornando os materiais mais acessíveis.
A primeira versão da plataforma móvel do Portal de Periódicos foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e lançada em 2014. A partir da experiência dos usuários foi possível aperfeiçoar a ferramenta ao longo dos anos. Dessa forma, o aplicativo atual foi repensado para oferecer recursos mais modernos e com mais opções de interação. Tudo isso com uma interface atrativa e amigável.
O aplicativo .periodicos. permite a realização de pesquisas no acervo completo do Portal de Periódicos da CAPES, de forma que todo o conteúdo acessível pelo site tradicional também pode ser consultado por meio da plataforma móvel, desde que a rede seja autorizada.
O reconhecimento de IP é feito automaticamente quando o usuário utiliza o app na rede da instituição à qual é vinculado. Em caso de acesso remoto, é possível fazer login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Além disso, usuários com ou sem vínculo a instituições participantes do Portal têm à disposição um vasto acervo em acesso aberto.
Desde o lançamento da nova versão, o app contabiliza mais de 76 mil downloads, somando os sistemas operacionais iOS e Android. A plataforma digital está disponível nas duas lojas de aplicativos. Acesse aqui o Guia do Portal de Periódicos, que inclui um tópico com tutorial para uso do aplicativo. Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 15/01/2020
- Atribuição de tags (etiquetas) e anotações aos conteúdos salvos como favoritos;
- Recuperação dos materiais baixados pelos termos inseridos nas etiquetas, tornando os materiais mais acessíveis.
A primeira versão da plataforma móvel do Portal de Periódicos foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e lançada em 2014. A partir da experiência dos usuários foi possível aperfeiçoar a ferramenta ao longo dos anos. Dessa forma, o aplicativo atual foi repensado para oferecer recursos mais modernos e com mais opções de interação. Tudo isso com uma interface atrativa e amigável.
O aplicativo .periodicos. permite a realização de pesquisas no acervo completo do Portal de Periódicos da CAPES, de forma que todo o conteúdo acessível pelo site tradicional também pode ser consultado por meio da plataforma móvel, desde que a rede seja autorizada.
O reconhecimento de IP é feito automaticamente quando o usuário utiliza o app na rede da instituição à qual é vinculado. Em caso de acesso remoto, é possível fazer login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Além disso, usuários com ou sem vínculo a instituições participantes do Portal têm à disposição um vasto acervo em acesso aberto.
Desde o lançamento da nova versão, o app contabiliza mais de 76 mil downloads, somando os sistemas operacionais iOS e Android. A plataforma digital está disponível nas duas lojas de aplicativos. Acesse aqui o Guia do Portal de Periódicos, que inclui um tópico com tutorial para uso do aplicativo. Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 15/01/2020
15 janeiro 2020
Gestão de dados de pesquisa
A gestão adequada dos dados de pesquisa é parte essencial das boas práticas de pesquisa. Para tanto, é necessário que os dados resultantes de projetos sejam gerenciados e compartilhados de forma a garantir o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico. Além de racionalizar recursos, a gestão apropriada de tais dados facilita a reprodutibilidade da pesquisa e permite promover novas pesquisas, graças à possibilidade de reúso e compartilhamento. Além disto, ajuda a realização de novas análises, com execução de outros testes ou métodos de análise.
Como fazer uma resenha
As resenhas acadêmicas apostam em uma linguagem direta e objetiva, mesclando uma visão crítica sobre a obra com descrições. O resenhista tem margem para apresentar seu ponto de vista, desde que busque embasamento em argumentos consistentes. É fundamental que o texto tenha cientificidade, portanto, não adianta usar termos como “gostei” ou “não gostei”. A resenha acadêmica segue uma padronização de textos científicos, ou seja, tem um molde mais rígido do que uma resenha comum. Ela pode ser encontrada em três formatos: resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
14 janeiro 2020
Controle de qualidade terceirizado
Na Europa, instituições de pesquisa contratam empresas ou especialistas para examinar previamente sua produção científica e evitar acusações de má conduta
Para prevenir outros escândalos, a nova direção do centro criou comitês consultivos a fim de evitar que os alunos de doutorado fossem orientados por um único pesquisador e decidiu aplicar uma estratégia heterodoxa. Matthias Görlach, chefe dos laboratórios do FLI, pediu ajuda ao biólogo molecular italiano Enrico Bucci, fundador de uma empresa especializada em escrutinar trabalhos científicos. Desde abril de 2018, a Resis, empresa sediada na comuna italiana de Samone, passou a receber e submeter a uma checagem todos os artigos e teses produzidos pelo FLI — tarefa que, em geral, é executada pelos próprios autores e reforçada durante o processo de avaliação realizado por revistas científicas.
A Resis avalia se houve adulteração de imagens, fabricação de dados, manipulação ou má interpretação de estatísticas e evidências de plágio. A análise é feita em 24 horas após o recebimento do material — se houver sinal de algum problema, a empresa faz análises mais detalhadas, que podem levar até três dias. A FLI está gastando € 50 mil por ano, o equivalente a cerca de R$ 230 mil, para custear o serviço. Um em cada 17 artigos submetidos recebeu a checagem adicional, mas até agora só foram detectados problemas relacionados a inconsistências estatísticas. Leia mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2020
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