11 fevereiro 2020

Nova página da Biblioteca Virtual da FAPESP facilita acesso a equipamentos de uso compartilhado

Serviço possibilita a pesquisadores do Brasil e do exterior buscar  os equipamentos multiusuários mais próximos; prática favorece projetos colaborativos e uso racional de recursos públicos


Em 2015, o pesquisador Hudson Wallace Pereira de Carvalho, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), obteve recursos da FAPESP, na modalidade de apoio Equipamento Multiusuário (EMU), para a compra de um sistema de microanálise por fluorescência de raios X.
“Hoje, recebemos desde alunos de pós-graduação em odontologia, interessados em verificar a absorção de materiais existentes em próteses dentárias, até pesquisadores da indústria de fertilizantes”, disse Carvalho, que graças ao aparelho firmou parcerias no Brasil e no exterior.
Para facilitar o acesso aos equipamentos multiusuários distribuídos pelas diversas universidades e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo, a FAPESP criou uma página que permite localizá-los de acordo com uma classificação de três níveis e com foco no objeto de uso do equipamento.
“Havia uma dificuldade para encontrar os equipamentos disponíveis e contatar quem faz o agendamento. O site vai ajudar bastante nesse sentido. Quando há mais de um equipamento, o usuário pode comparar a distância, o valor da taxa, a disponibilidade e assim por diante”, disse Luiz Nunes de Oliveira, membro da Coordenação Adjunta para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa da FAPESP.
O site parte de uma classificação em seis grandes categorias. Cada uma delas pode ser expandida, revelando subcategorias. O interessado pode ainda alimentar o campo de buscas com termos que identifiquem o equipamento ou a técnica ou preencher o quadro de palavras-chave.  Leia mais.  
Fonte: Agência FAPESP - 11/02/20

10 fevereiro 2020




A Ciência Aberta para a Implementação da Agenda 2030 da ONU

A primeira Conferência de Ciência Aberta foi organizada pela Biblioteca Dag Hammarskjöld da ONU em colaboração com a Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC) e realizada em 19 de novembro de 2019 na sede da ONU, em Nova York. O tema da conferência: “Rumo à ciência aberta global: facilitador essencial da agenda das Nações Unidas para 2030” (do original em inglês: Towards Global Open Science: Core Enabler of the UN 2030 Agenda) teve o objetivo de incrementar a discussão sobre ciência e pesquisa abertas em âmbito mundial e o papel da mesma no avanço da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 
A conferência reuniu representantes de iniciativas de Ciência Aberta de todo o mundo (OpenAIRE, Hindawi, LA Referencia, SciELO, AfricanLII e outros), pesquisadores iniciantes, diretores de bibliotecas e formuladores de políticas. 
Leia maisFonte: AGUIA - 10/02/20

Internet das Coisas é chave para o futuro do Brasil

A Internet das Coisas oferece soluções para diversas áreas: do planejamento urbano à produção agrícola, passando por logística, produção industrial e até a preservação do meio ambiente. O Brasil certamente tem demandas em todos esses campos. E tem à frente a oportunidade de tornar-se uma liderança internacional.
Apesar de honrosas exceções, entretanto, nossa história recente coloca o país em posição passiva, de mero consumidor de equipamentos eletroeletrônicos e de alta tecnologia. Quando muito, plantas industriais localizadas no Brasil produzem, integram ou montam equipamentos que foram projetados fora do país. Participamos pouco daquela que é justamente a etapa mais transformadora: a criação das soluções tecnológicas.
"O futuro da computação em nuvem / Internet das Coisas precisa adaptar-se para conectar pessoas, dispositivos e suas redes de forma otimizada, segura e dinâmica”, afirma Jon “maddog” Hall, CEO da OptDyn. “O Brasil tem plenas condições de utilizar sua criatividade, talento e força de vontade para assumir um papel central nestes campos.”
Em tempos hiperconectados, a própria natureza da inovação tecnológica transcende fronteiras, e é aí que estão as oportunidades. Um exemplo significativo é um projeto que vem sendo desenvolvido há quatro anos em cooperação transnacional, e agora começa a colher resultados.
O Subutai Blockchain Router é um produto de novíssima geração que reúne funcionalidades de roteador doméstico, servidor de nuvem P2P (peer-to-peer), gateway de Internet das Coisas e minerador de criptomoedas, com baixo consumo de energia.
Anunciado recentemente, o equipamento foi desenvolvido de forma cooperativa entre o LSI-TEC, uma design house brasileira; o CITI-USP, centro interdisciplinar localizado na Universidade de São Paulo (USP); e a OptDyn, empresa cujas equipes de desenvolvimento estão distribuídas entre Brasil, Turquia, Quirguistão, China e Malásia. O equipamento será fabricado em solo brasileiro, com data estimada de entrega a partir do segundo semestre de 2018. O roteador terá diferentes versões: residencial, comercial, industrial e de missão crítica.
“Estamos muito entusiasmados com o Subutai Blockchain Router”, afirma o Dr. Marcelo Zuffo, que lidera o Projeto de Internet das Coisas no CITI-USP. “O Subutai Blockchain Router, como gateway seguro de Internet das Coisas, pode possibilitar desde a Indústria 4.0 até projetos de Cidades Inteligentes no Brasil. Estamos muito empolgados de completar esta última parte do quebra-cabeça junto à OptDyn”.
São desenvolvimentos como este que iluminam os caminhos da Internet das Coisas e permitem ao setor de tecnologia brasileiro sonhar com a superação de barreiras históricas que nos colocam em relação assimétrica com os países centrais. Que estas iniciativas se desenvolvam e multipliquem!  Leia maisFonte ABINC - 09/02/20

5G no Brasil

Até o final de 2020, grandes cidades dos Estados Unidos, da China e de alguns países da Europa experimentarão os avanços trazidos pela rede 5G. São avanços tais que analistas do setor de telecomunicações – e não só eles, como também psicólogos e outros estudiosos do comportamento humano – chegam a afirmar que o modo de vida das pessoas tocadas por essa nova tecnologia mudará radicalmente já na próxima década.
A tecnologia 5G proporciona muito mais do que acesso mais rápido à internet por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets, por exemplo) ou TVs inteligentes. Em uma rede 5G será possível assistir a vídeos e trafegar arquivos pesados em velocidade impressionante – sob determinadas condições, a velocidade da rede 5G pode chegar a 1 gigabit por segundo (Gbps), cerca de 20 vezes mais rápido do que a 4G. Esta velocidade aliada à redução da latência – o tempo entre um comando dado em um site ou aplicativo e a sua execução – dos atuais 10 milissegundos para 4 milissegundos é fundamental para o funcionamento da internet das coisas, ou seja, a comunicação entre equipamentos de uso doméstico ou industrial. Eis um dos pontos mais relevantes dessa revolução.
Enquanto o mundo desenvolvido já está com um dos pés no futuro projetado pela chegada da rede 5G, que amplia enormemente o rol de possibilidades para as pessoas e para as empresas, o Brasil vem patinando. No entanto, um importante passo foi dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quinta-feira passada. A agência finalmente aprovou a proposta de edital do leilão da rede 5G no País após divergências entre os membros do Conselho Diretor. Sucessivos pedidos de vista atrasaram muito o início do prazo de 45 dias para consulta pública e, consequentemente, a definição da data do leilão.  Leia mais.  
Fonte: O Estado de S. Paulo - 09/02/20



07 fevereiro 2020

Após manifestação das entidades científicas, MEC revoga portaria 2.227

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nessa quinta-feira, 6 de fevereiro, uma nova portaria sobre os procedimentos relativos ao afastamento da sede e do País e à concessão de diárias e à emissão de passagens, nacionais e internacionais, realizadas no interesse da Administração Pública. A Portaria 204/2020 revoga a anterior, a Portaria 2.227, publicada no dia 31 de dezembro de 2019, que, entre outras medidas, restringia o número de pesquisadores que poderiam receber financiamento para participação em eventos nacionais e internacionais.
Na prática, a nova portaria traz poucas mudanças em relação à anterior, mas o artigo 55, que provocou imensa preocupação na comunidade científica foi suprimido. O tal artigo restringia a  participação de servidores em feiras, fóruns, seminários, congressos, simpósios, grupos de trabalho e outros eventos a, no máximo, dois representantes para eventos no País e apenas um representante para eventos internacionais, por unidade, órgão singular ou entidade vinculada.  Leia mais.  
Fonte: Jornal da Ciência - 07/02/20

Portal de Livros da USP - Atualização dos critérios de submissão

Informamos atualização dos critérios de submissão de livros para publicação no Portal de Livros Abertos da USP, listados abaixo e disponíveis no link: http://bit.do/fsajP. Como parte do processo de submissão, é necessário que os conteúdos atendam aos seguintes requisitos:

· Conteúdos para análise devem ser encaminhados pela Comissão de Publicação da Unidade se houver ou, em sua ausência, pelo próprio autor, para a equipe responsável pelo Portal de Livros Abertos da USP no e-mail:
 atendimento@aguia.usp.br;
· De acordo com a ABNT NBR 6029 vigente desde 2006, Livro é uma publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN);
· Deverão ser enviados dois arquivos: (a) arquivo do livro em pdf, ePUB ou Daisy e (b) arquivo da imagem da capa, em JPG;
· Os arquivos devem ser enviados devidamente formatados e padronizados em relação a margens, tamanho e orientação das páginas. Para exemplos, verifique outros livros no Portal de Livros Abertos da USP;
· A obra deve ter conteúdo científico ou acadêmico concernente à área de atuação do autor na Universidade;
· A autoria do todo ou parte, organizador ou tradutor da obra é professor ou funcionário técnico-administrativo da Universidade de São Paulo;
· O autor é o detentor dos direitos autorais e/ou já fez o licenciamento da obra em acesso aberto, permitindo a divulgação/reprodução da obra no Portal de Livros Abertos da USP;
· Sugere-se utilizar Licenças Creative Commons e respectivos ícones. Adicionalmente, pode-se inserir a frase "É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e autoria, e uso não comercial";
· O livro deve possuir ISBN digital registrado na Agência Brasileira do ISBN em nome da faculdade ou instituto da USP;
· O nº DOI deve constar na página de rosto (abaixo do título) e na ficha catalográfica com a sintaxe: prefixo USP 10.11606 + barra (/) + sufixo ISBN eletrônico sem hífens. Ex.: Ex.:10.11606/xxxxxxxxxxxxx;
· Poderão ser aceitas séries monográficas ou coleções de livros. Ex. Cadernos NEHiLP;
· Não serão incluídos no Portal: anais ou trabalhos de eventos, relatórios, capítulos de livros, anuários, teses ou dissertações, trabalhos de conclusão de cursos, produção literária de interesse pessoal;
· Não serão publicados conteúdos que possam infringir quaisquer aspectos relacionados a direitos autorais, propriedade intelectual e conduta ética;
· Os casos omissos serão analisados pela presidência da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).   Fonte: AGUIA - 07/02/20


Open science: os caminhos da produção científica aberta no Brasil

Para melhorar a reprodutibilidade e retomar a confiança da sociedade nas pesquisas acadêmicas, um movimento vem tomando força nos últimos anos: o movimento da Open Science (Ciência Aberta).
Além de objetivar o aumento da reprodutibilidade, o movimento da Open Science (OS) tem como objetivos aumentar a transparência e o compartilhamento de dados e demais materiais utilizados em pesquisas científicas. Esse movimento tem o apoio de diversas organizações supra-nacionais, por exemplo, a União Europeia, e tem como pilares principais um conjunto de atividades e práticas relacionadas.
Os benefícios da OS são diversos e contemplam virtualmente todos os stakeholders da comunidade científica. Para pesquisadores, OS aumenta a visibilidade das suas pesquisas, a possibilidade de encontrar novas parcerias, a probabilidade de obter financiamentos e aumenta o número de citações de suas pesquisas. Para a comunidade científica, diminui os custos operacionais de coleta, tabulação e manipulação de dados de pesquisas e aumenta a possibilidade de se replicar pesquisas publicadas. Para financiadores de pesquisa, ajuda a entender e a controlar a alocação dos recursos destinados à pesquisa e a avaliar o retorno econômico dos investimentos em pesquisa. Finalmente, para o público em geral, aumenta a possibilidade de acesso ao conhecimento e aos resultados de pesquisas científicas.  Leia maisFonte: AGUIA - 07/02/20



06 fevereiro 2020

Metas: um importante processo de aprendizagem

Por Fábio Augusto Reis Gomes, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP)

A definição de metas é fundamental para qualquer pessoa atingir seu potencial pois, se bem elaboradas, elas nos tiram da zona de conforto e nos impulsionam rumo a novas conquistas. Como disse o filósofo Sêneca: “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.” Se sabemos em qual porto desejamos atracar, conseguimos identificar quais são os ventos favoráveis e os aproveitamos içando as velas. Identificamos, também, os ventos desfavoráveis e os enfrentamos. Mas, se não sabemos aonde queremos chegar, como identificamos os ventos? Sem dúvida, corremos o risco de viver à deriva ou de chegarmos a um porto que não contribuirá para o nosso desenvolvimento.
Convencido da importância de definir metas, como alguém pode estabelecê-las para sua carreira profissional? O primeiro passo é identificar oportunidades de crescimento. Para tanto, demande feedbacks de seus superiores sobre a sua performance e o que você poderia fazer para aprimorar sua performance na empresa. Além disso, fique atento às tendências e às inovações do mercado. Nesse processo, poderia ficar evidente a importância de você se atualizar por meio de um MBA ou um curso de idiomas, por exemplo. Ingressar em um desses cursos poderia, então, ser sua meta para o ano de 2020. Além de atingir a meta em si, você sinalizaria para seus superiores sua disposição em se aprimorar para atingir novos e melhores resultados.  Leia maisFonte: Jornal da USP - 05/02/20

05 fevereiro 2020

Levantamento inédito sobre mulheres cientistas será lançado dia 12

Evento apresenta também novo serviço para jornalismo científico: a Agência Bori, plataforma que leva o nome da primeira presidente mulher da SBPC, Carolina Bori, e que irá fornecer a jornalistas dados sobre estudos inéditos de pesquisadores brasileiros. Os dois projetos são apoiados pelo Instituto Serrapilheira


Quem são as cientistas brasileiras? O projeto Open Box da Ciência mergulhou em bases de dados oficiais para identificar mulheres com contribuições importantes para a pesquisa em cinco áreas do conhecimento. O levantamento sobre mulheres na ciência será lançado na quarta-feira (12), em São Paulo, junto com a Agência Bori, plataforma que vai fornecer  a jornalistas dados sobre estudos inéditos de pesquisadores brasileiros. Os dois projetos de divulgação científica receberam recursos do Serrapilheira, instituição privada que apoia a ciência no Brasil.
Iniciativa da Gênero e Número, o Open Box da Ciência mapeou 250 mulheres das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. As pesquisas e os perfis das pesquisadoras estão reunidos em uma plataforma digital, de conteúdo aberto e interativo, com visualizações de dados e reportagens que narram suas trajetórias a partir de um recorte de gênero, indicando referências femininas para chegar a esse lugar de destaque e revelando desafios vencidos.
Aumentar a visibilidade da ciência brasileira também é o objetivo da Agência Bori. Em média, 230 novos artigos científicos são publicados por dia, mas muitos não chegam ao público por falta de divulgação eficiente. “A divulgação faz parte da atividade científica. A comunicação com a sociedade é uma etapa fundamental depois do resultado científico”, Ana Paula Morales, uma das coordenadoras da Bori.  Leia mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 05/02/20

Oxford University Press disponibiliza conteúdo gratuito através do Portal de Periódicos CAPES


O Portal de Periódicos CAPES disponibiliza para instituições participantes do programa ferramentas de consulta produzidas pela Oxford University Press (OUP). A plataforma Oxford Journals, por exemplo, oferece aos usuários CAPES acesso a 293 títulos em texto completo, com abrangência não somente em ciências da saúde e biológicas, mas também em outras áreas, como ciências exatas e da terra, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e linguística, letras e artes. A cobertura do conteúdo varia de 1995 até o presente.
A OUP possui mais de 100 anos de experiência na produção de periódicos, que acompanham as novas tendências e estão em constante evolução. As publicações contabilizam mais de três milhões de downloads por mês, com acessos de quase todos os países do mundo. Para facilitar a navegação, o conteúdo é responsivo, de forma que todos os títulos são otimizados para visualização em dispositivos móveis.
Pelo Portal de Periódicos CAPES, as revistas científicas podem ser localizadas na opção buscar periódico, a partir do nome ou código ISSN do título, ou ainda pela seleção do editor/fornecedor Oxford University Press. As publicações também estão acessíveis pelo link buscar base, na plataforma Oxford Journals.  
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 05/02/20

Alumni USP - uma plataforma para reunir ex-alunos da Universidade

No final de 2016, foi ao ar o portal Alumni USP, com o intuito de reunir os antigos alunos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade. Podem se cadastrar todos os antigos alunos da Universidade, mas apenas os graduados a partir de 1974 e os titulados de Pós-Graduação a partir de 1986 terão aprovação automática do cadastro. Os que estiverem fora dessa faixa serão validados pela sua Unidade de origem, pois os dados anteriores a esses anos ainda não estão digitalizados.
A missão é criar uma rede de antigos alunos de graduação e pós-graduação para proporcionar o contato entre os colegas, networking, mostrar e oferecer oportunidades de trabalho, educação continuada e demais vantagens que serão constantemente oferecidas.  Fonte: USP

Cursos básicos de italiano e francês serão ministrados na ESALQ

Cursos básicos de italiano e de francês terão início nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020, respectivamente, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). O curso de italiano será ministrado às terças e quintas, das 13h05 às 13h55, e o de francês às quartas e sextas, no mesmo horário, ambos no Anfiteatro de Fisiologia Vegetal, no Pavilhão de Horticultura.
Os cursos, de duração de sete meses, são destinados ao público geral com o objetivo de oferecer uma base sobre as línguas francesa e italiana, promovendo um primeiro contato com os idiomas e as culturas em questão. A realização é do Grupo de Estudos Walter Accorsi (GeWa) e as inscrições serão realizadas nas quatro primeiras aulas.
Nas aulas de francês, o livro “Le Français sans Peine” será utilizado e, nas aulas de italiano, as lições do livro “O Novo Italiano Sem Esforço” serão seguidas. Espera-se que no final dos cursos o aluno tenha uma base para traduzir textos não extremamente complexos, identificar os tempos verbais e entender seu contexto geral, além de ter uma comunicação básica oralmente.   
Mais informações: lindolpho.capellari@gmail.comFonte: ESALQnet - 04/02/20

04 fevereiro 2020

Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos pelo Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ


Esta é a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 
1º semestre de 2020:

Introdução à Língua Inglesa (A1)    - 10h às 11h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (10 vagas)
Introdução à Língua Inglesa (A1+)  - 17h às 18h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Básica I (A2+)         - 17h às 18h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (4 vagas)
Língua Inglesa Básica I (A2+)         - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (2 vagas)   
Língua Inglesa Básica IB (A2++)    - 10h  às 11h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Básica 2C (A2++)   - 17h  às 18h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (8 vagas)

Língua Inglesa Pré-Intermediária I (B1)      - 17h às 18h30 - 2ªs e 4ªs-feiras 
Língua Inglesa Pré-Intermediária IB (B1+)  - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Intermediária IC (B1++)   - 17h às 18h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (5 vagas)
Língua Inglesa Intermediária IC (B1++)   - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (3 vagas)
Língua Inglesa Intermediária II B (B2++) - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Intermediária IIB (B2++)  - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (2 vagas)

Língua Inglesa Avançada I (C1+)      - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Avançada I (C1+)      - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (3 vagas)
Língua Inglesa Avançada I (C1+)      - 17h às 18h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (4 vagas)
Língua Inglesa Avançada IC (C1++) - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)

Preparação para o TOEIC - 9h às 10h30 - 6ªs-feiras (10 vagas)

Chatting in English - 12h às 13h30 - 6ªs-feiras (2 vagas)
Chatting in English - 12h às 13h30 - 6ªs-feiras (2 vagas)

Os alunos interessados em participar dos cursos deverão fazer sua inscrição presencial e submeterem-se a um pré-teste no ato no período de 10 a 27 de fevereiro de 2020 no Centro de Estudos Linguísticos, no horário das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16h.  Fonte: CEL-ESALQ - 04/02/20

Capes lança edital para doutorado pleno nos Estados Unidos

A Capes lançou o Edital nº 8/2020, referente ao Programa CAPES/Fulbright de doutorado pleno nos Estados Unidos, em parceria com a Comissão Fulbright. Os interessados podem se candidatar até o dia 11 de março, preenchendo o formulário eletrônico disponível na página do Programa, conforme documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 3.
Com a concessão de até 20 bolsas em oito áreas do conhecimento – Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística (Letras e Artes), o Programa forma recursos humanos de alto nível nos EUA. Assim, pretende aumentar a visibilidade internacional sobre a produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As bolsas terão duração de até seis anos e o início das atividades está previsto para agosto de 2021.
O resultado final será divulgado após processo seletivo dividido em análises técnica e de mérito, entrevista com os candidatos, seleção da parte americana e identificação da universidade. Cada bolsista do Programa será apoiado pela CAPES com até US$ 165 mil por ano. A Comissão Fulbright cobrirá os custos administrativos referentes à alocação acadêmica e acompanhamento dos selecionados durante a vigência da bolsa.  Fonte: CAPES - 04/02/20