08 junho 2020

Informe-se também sobre o coronavírus pelo openDataSUS


O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.
A mensuração do estado de saúde da população é uma tradição em saúde pública. Teve seu início com o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência (Estatísticas Vitais – Mortalidade e Nascidos Vivos). Com os avanços no controle das doenças infecciosas (informações Epidemiológicas e Morbidade) e com a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus determinantes populacionais, a análise da situação sanitária passou a incorporar outras dimensões do estado de saúde.
Dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais passaram a ser métricas utilizadas na construção de Indicadores de Saúde, que se traduzem em informação relevante para a quantificação e a avaliação das informações em saúde.
Nesta seção também são encontradas informações sobre Assistência à Saúde da população, os cadastros (Rede Assistencial), das redes hospitalares e ambulatoriais, o cadastro dos estabelecimentos de saúde, além de informações sobre recursos financeiros e informações Demográficas e Socioeconômicas.
Além disso, em Saúde Suplementar, são apresentados links para as páginas de informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).   Fonte: DATASUS - 08/06/20 


07 junho 2020

Leia os posts sobre a covid-19

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Fiocruz ensina a lavar as mãos corretamente


De maneira lúdica, jogo idealizado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)  ensina a lavar as mãos corretamente.A medida continua sendo uma das principais ações para prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
Saiba mais sobre o jogo e como fazer o download gratuito: bit.ly/373xEwYFonte: Fiocruz - 05/06/20

Fiocruz lança Guia de Recursos Educacionais Abertos

O que é educação aberta? Para o que serve? Como utilizar recursos educacionais abertos? Como empregá-los na área de educação? Essas e muitas outras questões são abordadas e debatidas no Guia de Recursos Educacionais Abertos: Conceitos e Práticas, que acaba de ser lançado pelo Campus Virtual Fiocruz. No contexto da pandemia, está cada vez mais necessário e urgente a utilização de materiais didáticos digitais. O Guia tem como finalidade apresentar conceitos, princípios e práticas sobre REA, ou Open Educational Resources (OER, na sigla em inglês), e contou com a contribuição de parceiros da Rede REA/OER- um projeto da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), do Campus Virtual de Saúde Pública/OPAS e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).
O material é dividido em duas grandes partes. A primeira aborda os conceitos, princípios e práticas sobre REA, o cenário internacional dos Recursos Educacionais Abertos, seus formatos e padrões. A segunda seção trata de questões de criação, avaliação da qualidade dos REA, seus aspectos legais e um glossário com os principais termos utilizados.
O Guia conta com uma versão navegável online, mas também pode ser baixado em pfd para impressão na Plataforma Educare.   Fonte: Fiocruz - 03/06/20

06 junho 2020

Vacina em spray, com aplicação no nariz, será testada contra a covid-19

Empresa farmacêutica desenvolverá os protótipos; testes em camundongos devem começar em até três meses

Uma vacina por spray nasal é a nova aposta da USP contra a covid-19. O modelo de imunização, já testado em camundongos contra hepatite B, foi redirecionado para tentar frear a disseminação do SarS-Cov-2.
A equipe, coordenada pelo médico veterinário Marco Antonio Stephano, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, desenvolveu uma nanopartícula a partir de uma substância natural. Dentro dela, foi colocada uma proteína do vírus. Uma vez administrada, dentro das narinas, espera-se que o corpo produza a IgA secretora – anticorpos presentes na saliva, na lágrima, no colostro e em superfícies do trato respiratório, intestino e útero. “Além de inibir a entrada do patógeno na célula, a vacina impedirá a colonização deles no local da aplicação”, explica Stephano ao Jornal da USP.
A nanopartícula criada pelos pesquisadores possui propriedade muco-adesiva, ou seja, permite que o material permaneça nas narinas de 3 a 4 horas até ser absorvido pelo organismo e ativar a resposta imune. Essa especificidade impede, também, que o antígeno seja expelido pelo organismo por meio de espirros.
A imunização nasal traz vantagens em relação às vacinas injetáveis. É bem aceita por crianças e idosos, não é invasiva e tem menos reações ou efeitos colaterais. “Sempre que se pensa em infecções respiratórias, acreditamos que uma vacina com esse tipo de abordagem é melhor, pois ela gera imunidade no local da aplicação e produz IgA”, explica ao Jornal da USP a imunologista Cristina Bonorino, da Sociedade Brasileira de Imunologia e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Virologistas e imunologistas do Instituto de Ciências Biomédicas, especialistas em nanotecnologia do Instituto de Química da USP, pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP, da Unicamp, além de uma startup estão envolvidas no projeto. Para garantir a imunização, serão necessárias quatro doses – duas em cada narina, a cada 15 dias.
Os pesquisadores estimam que o produto seja repassado ao público a um custo de R$ 100 reais. “Temos todos os atores necessários para que ele se torne realidade”, finaliza Stephano.  
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP -05/06/20 

05 junho 2020

Japan House São Paulo mostra a arte e a cultura japonesa

Nas redes sociais, instituição disponibiliza diariamente atividades que abordam tradições e costumes do Japão

A Japan House São Paulo (JHSP) oferece uma boa oportunidade para o público conhecer a cultura japonesa de forma didática, atraente e convidativa. Nas suas redes sociais, a instituição disponibiliza uma série de atividades, através do projeto JHSPOnline.  Entre as atividades estão lives, posts, exposições e dicas de livros, que ficam disponíveis no site da Japan House e em suas páginas no Facebook, Youtube, Instagram (@japanhousesp) e Twitter.
Entre os posts já disponíveis está uma série sobre tradições nipônicas ligadas ao mês de junho, que é um período de chuvas no Japão – chamado de minazuki, ou “mês das águas” -, fundamental para as plantações de arroz do país. “A precipitação contínua alaga os arrozais da zona rural do Japão, uma etapa essencial para o cultivo desse grão, que é a principal matéria-prima da agricultura do país e que será colhido apenas por volta de setembro, quando as plantações já estiverem secas”, informa o post. “Outro termo usado nesse período é tsuyu, que pode ser entendido como ‘estação chuvosa’ ou ainda ser relacionado a um fato desse momento: as ameixas asiáticas, ume, estão em pleno amadurecimento e podem, por vezes, cair das árvores, provocando uma simbólica ‘chuva de ameixas’.”   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 04/06/20

SBPC lança vídeo sobre a biodiversidade amazônica


Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança o vídeo “Biodiversidade da Floresta Amazônica“, o quinto da série #SomosTodosCiencia.  A produção destaca, de forma didática, a riqueza e o potencial da biodiversidade da maior floresta tropical do mundo e ressalta a importância de cuidar desse patrimônio e preservá-lo. Lançado pela SBPC em seu canal no YouTube, o vídeo contou com a colaboração do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat).
Responsável pela maior bacia hidrográfica do Brasil e 60% dos recursos hídricos do País, a floresta ajuda a controlar os índices de chuva através da evapotranspiração, que é a água transpirada e evaporada da vegetação. A Amazônia influencia o clima e a agricultura até do sudeste e sul do Brasil. As plantas da região contribuem na redução dos níveis de gás carbônico, ajudando a manter a pureza do ar.
Conforme ressalta o vídeo, a floresta Amazônica é uma das maiores jóias do mundo. A floresta é um patrimônio complexo, formado por diversos ecossistemas, com florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas e áreas de cerrado. Com tanta biodiversidade, ela pode contribuir para a descoberta de inúmeras substâncias ativas para o combate de doenças. Sua preservação é fundamental.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU). Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.   Fonte: Jornal da Ciência - 05/06/20

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho



04 junho 2020

Os desafios do ensino superior depois da covid-19

O cenário pós-pandemia impõe novos desafios que irão demandar muito esforço das instituições de ensino superior.  Artigo de Vahan Agopyan, reitor da USP

A pandemia fortaleceu a percepção da sociedade sobre a necessidade e a importância da ciência para o combate aos problemas com que ela convive e a proposição de novas soluções. Aqui no país também ficou patente a primordialidade do controle do conhecimento, em situações emergenciais, como a que estamos vivendo.
As melhores universidades do mundo estão empenhadas em combater o novo coronavírus e contribuir para minimizar os danos dessa crise, que é sanitária, mas está se tornando econômica e política. Com isso, a denominada “Terceira Missão” das universidades, além do ensino e da pesquisa, ganhou uma nova dimensão e a interação das instituições com a sociedade e os governos se intensificou. No Brasil, minha percepção é que está ocorrendo o mesmo e, com isso, a população está compreendendo melhor a função, notadamente, de uma universidade de pesquisa.
A Universidade de São Paulo, além de se adequar rapidamente e conseguir ministrar, de forma remota, 90% das disciplinas teóricas ou teórico-práticas de graduação, tem mais de 200 grupos de pesquisa que se adaptaram ou começaram estudos relacionados ao combate da covid-19. Somado a isso, vários laboratórios juntaram esforços e criaram uma rede de diagnósticos, entre outras ações que estão sendo desenvolvidas.  Leia mais.   Fonte: Jornal da USP - 03/06/20

E-books da Pearson - Trial gratuito até 26/06

Encaminhamos informações sobre trial para acesso gratuito aos e-books da Pearson. O prazo foi prorrogado até o dia 26 de junho de 2020. Um trial nada mais é do que um teste de um produto ou serviço por um período de tempo determinado. Seu objetivo é simples: ele serve para dar ao usuário uma oportunidade de experimentar um produto ou serviço e avaliar sua utilidade e qualidade.Dessa forma, sugerimos que realize o acesso para conhecer a plataforma e seu conteúdo, e que realize ampla divulgação a docentes, alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados. Seguem os dados para acesso: 
Também está disponível o Portal TEACHER Flix - Plataforma online com +de 40 cursos para formação de docentes liberados nesse período de quarentena, abaixo link para acesso: http://teacherflix.com.br/cadastro.
O Teacherflix, o streaming de cursos para educadores, está com acesso gratuito para todo o Brasil. Nesse momento em que a sociedade está criando novos hábitos para se adequar a uma rotina de trabalho remoto, #FiqueEmCasae aproveite vídeos, textos, podcasts, animação e infografia para se qualificar e seguir.    Fonte: AGUIA - 03/06/20

Encontre a pesquisa certa: dicas essenciais para os pesquisadores, professores e alunos

Pesquisadores de todo o mundo estão unidos para ajudar no combate a COVID-19. Para muitos é uma nova área de pesquisa. As dicas e os recursos essenciais deste mês ajudam os professores e os alunos a pesquisarem de maneira mais eficiente, procurando rapidamente a pesquisa certa para entender qualquer novo tópico.
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Encontre a pesquisa certa: cinco dicas que todo o pesquisador deveria saber
Descobrir pesquisas relevantes pode ser um dos desafios mais difíceis e demorados.
Seguem cinco dicas que todo o pesquisador deve saber para aproveitar o poder da rede de citações e procurar a pesquisa certa em uma determinada área.
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Passo a passo de como encontrar e avaliar com rapidez os periódicos para utilizar na sua pesquisa
Encontrar periódicos relevantes pode ser um desafio para qualquer pesquisador. Os títulos da Coleção Principal da Web of Science são cuidadosamente selecionados quanto à qualidade, e os recursos descritos neste guia ajudarão os pesquisadores a avaliar com rapidez os periódicos para depois utilizá-los nas suas próprias pesquisas.
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Rádio USP promove o “Festival Manhã com Bach”

Ouvintes poderão enviar mensagens e sugestões de músicas de Bach para serem tocadas no programa

Começa neste fim de semana o Festival Manhã com Bach, promovido pelo programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz). No evento, pela primeira vez na história do programa – transmitido desde dezembro de 2014 – serão lidas mensagens enviadas pelos ouvintes, com suas opiniões e comentários sobre a música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), tema exclusivo do programa. Os ouvintes poderão também sugerir músicas de Bach para serem tocadas durante o festival. As mensagens devem ser enviadas para o e-mail ouvinte@usp.br ou para a página de Manhã com Bach no Facebook.
O festival ocorrerá nos quatro finais de semana de junho. Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet (www.jornal.usp.br/radio). O programa fica disponível na forma de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 03/06/20

Osesp apresenta obras de Mignone e Vaughan Williams

A Sala São Paulo, onde a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) fez os concertos mostrados na série Acervo Osesp, uma das iniciativas do projeto Sala São Paulo Digital.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) vai disponibilizar nesta semana mais dois concertos. Os vídeos fazem parte da série Acervo Osesp, do projeto Sala São Paulo Digital, que oferece ao público, nas plataformas digitais, apresentações da Osesp feitas na Sala São Paulo. O objetivo é contribuir para o isolamento social nesta época de pandemia de covid-19.
Nesta quinta-feira, dia 4, às 11 horas, a Osesp apresentará Burlesca e Toccata, do compositor paulista Francisco Mignone (1897-1986). A regência é de Robert Treviño, com Cristian Budu ao piano. Já no sábado, dia 6, também às 11 horas, a Osesp vai trazer a Sinfonia nº 6 em Mi Menor, do compositor inglês Vaughan Williams (1872-1958), sob a regência de Sir Richard Armstrong.
Os concertos serão apresentados na página da Osesp no Youtube.
A programação completa da série Acervo Osesp – onde ficam disponíveis todos os concertos já apresentados – pode ser acessada neste linkMais informações sobre o projeto Sala São Paulo Digital estão disponíveis neste link.  Fonte: Jornal da USP - 03/06/20

Museu da Imagem e do Som traz filmes e conversas ao vivo

Museu oferece nesta semana uma extensa programação cultural, que aborda cinema, vídeos e fotografia

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo realiza a cada semana uma extensa programação cultural. Através do projeto #misemcasa, filmes, debates, bate-papos e podcasts estarão à disposição nos próximos dias, com o objetivo de ajudar as pessoas a permanecer em casa nesta época de pandemia.
Uma das atividades do MIS ligadas à sétima arte é a Mostra Cinema de Acervo – Um Brasil de Artistas, evento inédito que divulga filmes pertencentes ao acervo do museu, tanto curtas como médias-metragens. Desta quinta-feira, dia 4, até domingo, dia 7, sempre às 20 horas, a mostra vai exibir três obras, uma após a outra: Semeador de Alegria, dirigido por Paulo Sá Vieira (1981, 13 minutos), Teatro Passarela, de Rosina Leser Schwarz (11 minutos) e Brasil ou Aquarela do Brazil, com direção de Abrão Berman (1973, 12 minutos). Os filmes estarão disponíveis na página do MIS no Youtube.   Fonte: Jornal da USP - 03/06/20

03 junho 2020

Como a tecnologia moldará a pesquisa na próxima década?

                                                  Leia também o artigo na íntegra