01 julho 2020

Pró-Reitoria de Pesquisa lança edital para financiar eventos científicos on-line

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) lançou um edital para apoiar a realização de eventos científicos on-line, em qualquer área do conhecimento, com temática de pesquisa avançada e que visem discutir temas de pesquisas na fronteira do conhecimento. Os eventos poderão ser organizados por unidades, museus e institutos especializados da Universidade, em conjunto ou isoladamente.
Os projetos contemplados receberão ajuda financeira de até R$ 10 mil, que podem ser utilizados para a edição de vídeos, design visual, divulgação em mídias eletrônicas e desenvolvimento de materiais e publicação de proceedings on-line e páginas web.
As propostas podem ser enviadas para a PRP até o dia 7 de julho. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.
Os eventos científicos on-line deverão ocorrer durante o ano de 2020 e a gravação deverá ser disponibilizada em plataforma on-line de livre acesso após sua realização, bem como os resumos dos trabalhos apresentados e as discussões realizadas.
Para mais informações, a íntegra do edital está disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.   Fonte: Jornal da USP - 30/06/20

Estadão Incentiva dará assinatura para estudantes de cursos superiores

Fonte: O Estado de S. Paulo - 01/07/20

Grupo de divulgação científica da USP mostra anatomia das fake news

Manual criado pelo Vidya Academics traz as principais fake news que estão circulando durante a pandemia e a explicação do porquê elas estão erradas

Além de se proteger do novo coronavírus, é preciso também se prevenir das inúmeras informações e explicações erradas que circulam, principalmente pelas redes sociais. Para adquirir imunidade informativa o grupo de divulgação científica Vidya Academicscriada por alunos e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, em parceria com o Pretty Much Science, criou o Coronavírus – Manual das Fake News.
A iniciativa começou com algumas postagens desmitificando mensagens e publicações no Facebook e no Whatsapp que desinformavam a população em suas redes sociais. “Havia muitas publicações que afirmavam que a doença não apresentava perigo aos jovens, que o vírus havia sido criado em laboratório e ensinavam inúmeras curas com chás e outras pseudociências” afirma Artur Acelino Queiroz, doutorando em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e colaborador do Vidya Academics. Após obterem um grande material, os organizadores decidiram compilá-lo em uma publicação, que é disponibilizada em duas versões, português e inglês. 
Além de oferecer os conteúdos checados, a produção reuniu alguns dos elementos mais encontrados nas fake news. Semelhantemente a um check-list, o material permite que os usuários observem se o conteúdo recebido em suas redes sociais se enquadra à estrutura que as informações falsas costumam ter. Caso se enquadre, existe uma grande possibilidade dele ser falso ou impreciso, conforme explica Queiroz.
Para o pós-graduando, que também é um dos autores do conteúdo, o manual pode ajudar no combate às fake news sobre diversos temas, não apenas sobre a covid-19. “A partir das dicas e etapas que listamos, fake news de outras áreas – como política e história – podem ser checadas ou pelo menos identificadas antes de serem disseminadas. Essa é mais uma ferramenta para instrumentalizar tanto a comunidade acadêmica quanto a população em geral sobre como combater a disseminação de notícias falsas.”   Fonte: Jornal da USP - 30/06/20 

Laboratório da UFSCar produz série de vídeos para crianças sobre a COVID-19


O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou a série de vídeos “Coronaoquê?”, que aborda temas relacionados à COVID-19 para crianças.
A série, que utiliza a linguagem do desenho, parte de temas em evidência no debate público sobre a pandemia para compartilhar explicações que possam ser compreendidas pelas crianças.
O primeiro episódio, por exemplo, explica o que é o novo coronavírus e por que ele recebe esse nome, apresenta as hipóteses para o seu surgimento e faz recomendações de proteção pessoal, como a higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento físico.
A série “Coronaoquê?” se soma a uma série de outros esforços do LAbI na divulgação de informações confiáveis sobre a COVID-19, apoiados pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e pelo Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).
O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar. O CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e Shell, com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A série de vídeos pode ser vista no canal do LAbl no Youtube.    Fonte: Agência FAPESP - 01/07/20

30 junho 2020

Web of Science 2020 Journal Citation Reports (JCR) acaba de ser publicado

Este ano marca o 60º aniversário desde que o Dr. Eugene Garfield fundou o  Institute for Scientific Information - ISI™, que se tornou o próprio alicerce da especialização, experiência e pensamento profundo que impulsiona o rigor editorial, a política e parcerias, classificações e análises para ajudar a resolver os problemas da comunidade científica. Esta é uma tradução livre da matéria intitulada The 2020 Journal Citation Reports: Helping you make better-informed decisions with confidence e publicada por Keith Collier da Clarivate Analytics.
O JCR possui uma riqueza de informações, incluindo o total de artigos, total de citações, dados de periódicos citados e citantes, dados de meia-vida de citados e citantes, Eigenfactor score, um índice de Imediaticidade e, é claro, o Web of Science Journal Impact Factor ™ (JIF). Embora muita coisa tenha mudado ao longo dos anos, à medida que as revistas passaram da impressão para a digital e o número de revistas no mundo inteiro explodiu, a missão do JCR permanece inalterada: 

“Para fornecer uma visão completa, neutra ao editor e multifacetada do desempenho da revista, refletindo a literatura científica e acadêmica da mais alta qualidade do mundo“.

Hoje, lançamos a edição 2020 do JCR, que marca a evolução mais recente em nossa rica variedade de indicadores de citação de periódicos, dados descritivos e visualizações extraídos dos dados de 2019 na Web of Science Core Collection ™.
É indiscutível que o Journal Impact Factor se tornou um dos mais populares e controversos dados fornecidos; foi desenvolvido para auxiliar o ISI na seleção de periódicos, bibliotecários no desenvolvimento de coleções e cientistas da informação e outros pesquisadores na compreensão dos padrões de comunicação entre os periódicos. O próprio Dr. Garfield apontou em público e por escrito o uso indevido do Fator de Impacto da Revista. Continuamos enfatizando que o JCR fornece aos perfis de periódicos um rico contexto de dados e não deve ser aplicado de forma irresponsável a um gerenciamento de pesquisa mais amplo.

Novidades para 2020, temos o prazer de apresentar:

Novos dados descritivos sobre modelos de acesso aberto: Novos dados mostram os artigos de cada periódico por modelo de acesso. Isso fornece à comunidade de pesquisa informações transparentes e neutras sobre a contribuição relativa de artigos publicados gratuitamente para leitura e reutilização sob licenças Creative Commons (‘acesso aberto de ouro’) ao volume geral de conteúdo e citações de uma revista. Para periódicos híbridos, os leitores agora podem identificar rápida e facilmente.   Saiba mais.    Fonte: AGUIA - 30/06/20

Impacto da Pesquisa: valores CiteScore 2019-2020 da Base Scopus são divulgados e metodologia é modificada


Novos valores de impacto de revistas científicas acabam de ser divulgados. O índice CiteScore™ de 2019-2020 é a mais recente avaliação de milhares de periódicos de pesquisa com revisão por pares, séries de livros, anais de conferências e publicações comerciais cobertas pela base de dados bibliográficos Scopus. Além dos dados, uma metodologia de cálculo aprimorada foi introduzida para fornecer um indicador mais robusto, justo e mais rápido do impacto da pesquisa. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no blog da Elsevier.
Este ano, mais de 25.000 títulos de fontes, cobrindo 330 disciplinas, foram classificados em oito indicadores, que fazem parte das métricas do CiteScore. Eles incluem: CiteScore, CiteScore Tracker, CiteScore Percentile, CiteScore Quartiles, CiteScore Rank, Citation Score, Citation Count, Document Count e Percentage Cited. Calculando valores para todos os títulos incluídos no Scopus, o CiteScore cobre quase 13.000 títulos a mais que o fator de impacto. O acesso aos dados subjacentes das métricas da CiteScore é gratuito para todos, incluindo assinantes que não sejam da Scopus, para que os valores possam ser recalculados, oferecendo transparência a pesquisadores, editores e à comunidade acadêmica em geral.
Uma nova metodologia foi usada para calcular os valores do CiteScore de 2019 e foram feitas quatro alterações claras:
·  Somente os tipos de publicação revisada por pares (artigos, resenhas, documentos de conferências, capítulos de livros e documentos de dados) serão incluídos no numerador de citações e no denominador da publicação, tornando a comparação entre os periódicos mais robusta. Anteriormente, todas as publicações eram incluídas nos cálculos (tipos de artigos sem revisão por pares, como editoriais, notícias, cartas, notas).
·  As citações serão contadas cumulativamente, desde o ano da publicação até o final da janela de cálculo, que é de até quatro anos. Isso significa que todas as citações recebidas pelas publicações nesse período são contabilizadas nos valores do CiteScore, permitindo uma avaliação mais robusta. No passado, as citações eram contadas apenas no ano anterior.
·  Publicações nos quatro anos anteriores ao ano de cálculo serão incluídas. Isso significa que o CiteScore pode ser calculado para periódicos com apenas um ano de publicação, fornecendo aos novos periódicos – incluindo muitos periódicos Open Access (OA) e focados na China – uma primeira indicação de seu impacto de citação um ano antes.
·  Os valores do CiteScore serão exibidos com uma casa decimal, para evitar uma impressão de precisão, de acordo com as melhores práticas do setor. Anteriormente, os valores do CiteScore eram exibidos com duas casas decimais. Saiba mais.  Fonte: AGUIA - 30/06/20

Evento on-line discute papel da ciência no combate à desinformação


Vivemos em um mar de desinformação na atualidade, com notícias falsas inundando a internet e sendo compartilhadas amplamente. Com a pandemia, o impacto de informações falsas é ainda maior, colocando o bem-estar e saúde das pessoas em risco e prejudicando a eficácia de políticas públicas. E qual é o papel da ciência nesse contexto? Seria a ciência a terra firme nesse mar de desinformação?
Esse é o tema de debate promovido pelo Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento será on-line, no próximo dia 3, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube no canal do grupo de estudos e também pelo Canal USP. Não é necessário fazer inscrições.
Para discutir a questão, estarão presentes Aline Martins de Carvalho, do Projeto Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que divulga informações sobre alimentação saudável e sustentável baseada em evidências científicas; Daniela Vianna, doutora em Ciência Ambiental e jornalista; Luiza Caires, editora de ciências do Jornal da USP; e Mayara Floss, médica pela Universidade Federal do Rio Grande e membro da Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA). A conversa será mediada por Herton Escobar, repórter de ciências do Jornal da USP. O evento é público e gratuito. Para mais informações, acesse o site do IEA.   
Fonte: Jornal da USP - 30/06/20

Fiocruz abre inscrições para curso online de Introdução à Divulgação Científica


Está aberta nova turma para o curso online “Introdução à Divulgação Científica (MOOC)”, desenvolvido pela Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação com apoio do Campus Virtual, e pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
O curso, autoinstrucional, é um introdutório sobre temas de divulgação científica, voltado para qualquer pessoa que se interesse pela área. O objetivo não é esgotar as amplas discussões sobre teoria e prática da divulgação científica, mas propor reflexões sobre a importância de aproximar ciência e sociedade e, também, oferecer dicas práticas de como fazer isso. O curso é gratuito e disponibiliza certificado aos participantes que cumprirem as atividades. As inscrições estão abertas até dia 31 de agosto.   Fonte: Fiocruz - 30/06/20

Editora da USP participa de feira virtual de livros

Com livros vendidos com até 50% de desconto, começa nesta semana a 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias. De 1º a 8 de julho, mais de 60 editoras ligadas a universidades  públicas e privadas vão oferecer suas publicações em papel e também eletrônicas. Promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), o evento vai acontecer no site da feira e também nos sites das editoras participantes.
Entre as casas publicadoras presentes na feira estará a Editora da USP (Edusp). Além dela, confirmaram presença as editoras das outras duas universidades públicas paulistas – a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Universidades Federais como a de Minas Gerais, da Paraíba, de Santa Maria, de São Carlos, de Santa Catarina e do Paraná, entre outras, também vão estar representadas no evento. Entre as  instituições de ensino confessionais estarão as editoras da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Universidade Católica de Santos (Unisantos). As particulares estão representadas pelas editoras da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, pelo Centro Universitário Lasalle, de Canoas (RS), e pela Universidade Tiradentes, de Aracaju (SE), entre outras.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 29/06/20

29 junho 2020

Webinários apresentam dicas para aprender inglês acadêmico

Confira a programação e os links de acesso

No mês de julho, a AUCANI promove uma série de webinários sobre Inglês Acadêmico, com Jamila Barton, Especialista em língua inglesa do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Em organização com a FFLCH e em parceria com Embaixada e Consulado Geral dos Estados Unidos, serão 5 sessões sempre às sextas-feiras, entre 3 e 31 de julho de 2020, das 14h às 15h15, para o público USP em geral.
Confira aqui a programação e o conteúdo detalhado de cada webinário, com os links de transmissão pelo YouTube. Os webinários serão em inglês, com perguntas e respostas ao final. Perguntas podem ser feitas em português ou inglês. Os inscritos receberão certificados por webinário. O link de inscrição ficará disponível durante cada transmissão.  AUCANI Idiomas - aucani.idiomas@usp.br.    Fonte: AUCANI - 29/06/20

Nota sobre a suspensão do resultado da Chamada de Bolsas Especiais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acompanha atentamente e com a devida preocupação, desde o início, as restrições às atividades acadêmicas e de pesquisa impostas pela pandemia do novo coronavírus a todos os países. A pandemia foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020 e no dia 17 março foi publicado o primeiro informe do CNPq, orientando os pesquisadores sobre a avaliação, caso a caso, das dificuldades apresentadas. Na seqüência, a instituição divulgou outros cinco comunicados com decisões sobre prorrogação de prazos e outras orientações (27 de março, com retificação em 3 de abril, 23 de abril6 de maio e 12 de junho).
Além disso, essas restrições exigiram do CNPq a adequação de suas atividades para a nova realidade, como julgamentos virtuais, prazos de submissão de propostas estendidos e, ainda, a avaliação sobre resultados de chamadas cuja implementação dos projetos aprovados dependem das perspectivas futuras quanto ao cenário que o mundo enfrenta.
A evidência das incertezas ainda presentes sobre quando as atividades acadêmicas serão retomadas, não só no Brasil como em outros países, e quando as viagens nacionais e internacionais voltarão a acontecer normalmente, está no grande número que o CNPq recebeu de pedidos de prorrogação de bolsas de todas as modalidades. Para exemplificar, apenas as bolsas de mestrado e doutorado, cujas solicitações foram feitas em lote, por Programas de Pós-Graduação, dos cerca de 1400 programas, 1043 enviaram solicitação de prorrogação dos bolsistas.
Assim, considerando a impossibilidade de saber quando as atividades de pesquisa poderão voltar a ser realizadas plenamente e a mobilidade retomará à normalidade, a Diretoria Executiva do CNPq entendeu que não era adequado concluir, neste momento, o 2º cronograma da Chamada Nº 08/2019, com a divulgação do resultado. Essa chamada prevê a concessão de bolsas em dez modalidades, divididas em Bolsas no País e no Exterior que seriam implementadas entre os meses de setembro/2020 a fevereiro/2021.
Foram submetidas 2.664 propostas de bolsas no país e 1.607 propostas de bolsas no exterior, totalizando 4.271 propostas, e todo o processo de julgamento das bolsas está concluído. No entanto, como a implementação das bolsas depende da viabilidade de sua execução e, considerando que, neste momento, não há como prever quando e se essa execução será possível devido à pandemia, decidiu-se aguardar um momento mais oportuno, quando teremos um cenário mais concreto sobre a situação.    Fonte: CCS/CNPq - 26/06/20

CAPES prorroga mais de 20 mil bolsas de mestrado e doutorado

Portaria permite que programas de pós-graduação estendam por até três meses bolsas de mestrado e doutorado devido à pandemia

Benedito Aguiar reforçou a importância de manter os bolsistas estimulados para que consigam concluir com sucesso esta etapa da carreira. "Nos esforçamos para que os contratempos causados pela COVID-19 não interfiram no resultado das pesquisas. Dessa forma, conseguimos incentivar nossos pesquisadores a manter a qualidade dos estudos".

== Prorrogação das bolsas ==
CAPES recomenda que as instituições de ensino superior prorroguem o auxílio dos bolsistas ativos que tiveram suas pesquisas afetadas durante a pandemia pelo prazo máximo de três meses. A solicitação pode ser feita a qualquer momento, durante a vigência da bolsa, e deve ser registrada no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).
A prorrogação é indicada aos programas que cancelaram ou adiaram as atividades. Os cursos que estão com restrições de acesso às instalações necessárias à execução das pesquisas ou outros contratempos ligados à COVID-19 também podem estender o tempo das bolsas da CAPES.
As cotas continuarão ocupadas no período de prorrogação e os  programas não poderão substituir os bolsistas durante este prazo. Confira  a  Portaria nº 55.   Fonte: CCS/CAPES - 24/06/20

25 junho 2020

Bibliotecas da USP continuam atuando a distância para apoiar os usuários

Atendendo às determinações do Governo do estado de São Paulo e da Reitoria da USP, as atividades presenciais estão suspensas na Universidade. Dessa forma, as equipes das Bibliotecas estão trabalhando em home office. No caso de empréstimos já efetuados, temos realizado a renovação de forma automática, cujo prazo atual é 24 de agosto de 2020.
Ainda não há uma previsão de retorno às atividades presenciais nas Bibliotecas. Isso vai depender da flexibilização das normas de isolamento social para evitar o contágio e propagação da doença COVID-19 em vigor.
Esclarecemos ainda que, em conjunto com as Bibliotecas da USP, a Coordenadoria da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), adotará diretrizes de trabalho visando à segurança dos indivíduos (alunos, docentes, funcionários e público em geral), dos acervos (desinfecção) e dos ambientes físicos das Bibliotecas (limpeza e higienização), em tempo hábil para organização das equipes e reabertura, quando a Reitoria assim autorizar.   Fonte: AGUIA – 24/06/20
Recursos e Fontes de Informação disponíveis:

Kopernio é opção para acessar artigos em formato PDF

Usuários do Portal de Periódicos CAPES têm como opção de pesquisa diversos conteúdos da Clarivate Analytics, a exemplo da coleção principal da plataforma Web of Science. Para acesso e visualização de textos completos desse e de outros conteúdos, a editora disponibiliza um plug-in que não faz parte do acervo do Portal, mas é acessível gratuitamente por todos os interessados: o Kopernio.
Utilizado por pesquisadores, o Kopernio combina automaticamente o conteúdo oferecido pelo Portal de Periódicos e por repositórios institucionais, além de artigos de acesso aberto de vários editores. O objetivo do recurso é proporcionar, com poucos cliques, a visualização em formato PDF da última versão de trabalhos de pesquisa, de forma a reduzir os redirecionamentos de links e a necessidade de múltiplos logins.
A partir do endereço www.kopernio.com, é possível adicionar a extensão da ferramenta aos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox. Para uma experiência otimizada, o usuário deve realizar cadastro, onde informará seu nome, e-mail e instituição à qual está vinculado.


Após o registro, há ainda a opção de personalizar o Kopernio para o fluxo de trabalho desejado. Para isso, é preciso selecionar a função que mais se encaixa no perfil (entre estudante, assistente de pesquisa, pesquisador não acadêmico, docente, bibliotecário ou outras) e indicar o gerenciador de referências mais utilizado (EndNote, Mendeley, Zotero ou outros).
Por fim, o plug-in permite acessar a qualquer momento os PDFs baixados por meio dele ou exportá-los para um gerenciador de referências. O Kopernio funciona em qualquer ambiente, sem a necessidade de reconhecimento de IP. Entretanto, para visualização de conteúdos assinados fora do campus, o usuário deve utilizar a forma de acesso remoto oferecida por sua instituição. Clique aqui para mais informações.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 25/06/20