21 julho 2020
Cursos gratuitos: inscrições se encerram na próxima sexta
Vão até 24 de julho as inscrições para os cursos de aprimoramento profissional, com 60 horas de duração, oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). São 75 mil vagas disponíveis para três capacitações: Português, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As aulas são gratuitas e 100% a distância.
Podem participar estudantes de graduação, concluintes do Ensino Médio e alunos matriculados na Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições são feitas pela plataforma virtual da CAPES, no link: http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/capes onde o interessado preencherá um formulário com dados pessoais e, em seguida, terá acesso ao sistema para se matricular no curso desejado. Na conclusão do curso os participantes receberão um certificado da CAPES.
Em sua primeira edição, no ar desde abril, o sistema registrou mais de 45 mil inscrições. “A iniciativa é uma grande oportunidade para que os alunos se capacitem com conhecimentos complementares aos estudos regulares, sobretudo neste tempo de pandemia onde muitos tiveram as aulas interrompidas”, explica Benedito Aguiar, presidente da CAPES. A ação estimula o aprendizado e fortalece o ensino a distância. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 21/07/20
Tecnologias baseadas em microbioma devem movimentar mercado de bilhões de dolares
Um novo campo de estudos dentro da microbiologia está transformando a forma como os cientistas veem fungos, bactérias e outros microrganismos. O estudo do chamado microbioma é tão promissor que tem atraído a atenção de pesquisadores, órgãos de fomento e da indústria. Apenas nos Estados Unidos, estima-se que produtos agrícolas baseados em microbioma movimentem um mercado de mais de US$ 10 bilhões até 2025. Na área médica, foram investidos apenas na última década US$ 1,7 bilhão em pesquisas nesse campo.
As pesquisas na área, que têm crescido exponencialmente, abrangem tópicos que vão da influência da microbiota intestinal no funcionamento do cérebro humano até o impacto das bactérias marinhas nas mudanças climáticas. Para lidar com tamanha diversidade de temas e guiar investimentos em pesquisa, a União Europeia, por meio da iniciativa Microbiome Support, reuniu um painel de especialistas de 28 instituições de diferentes países para definir o conceito de microbioma.
As pesquisas na área, que têm crescido exponencialmente, abrangem tópicos que vão da influência da microbiota intestinal no funcionamento do cérebro humano até o impacto das bactérias marinhas nas mudanças climáticas. Para lidar com tamanha diversidade de temas e guiar investimentos em pesquisa, a União Europeia, por meio da iniciativa Microbiome Support, reuniu um painel de especialistas de 28 instituições de diferentes países para definir o conceito de microbioma.
O resultado dos debates foi publicado em um artigo na revista Microbiome. O Brasil é representado no painel pelo Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC).
Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 20/07/2020 julho 2020
Dicas para manter uma horta em casa
Alface, rúcula, salsinha, manjericão sempre fresquinhos e ao alcance da mão. Não importa se você mora em um apartamento ou em uma casa com um grande quintal. Para fazer uma pequena horta, basta algumas ferramentas, recipientes, substrato e a semente ou muda que desejar. Estudantes da USP, em Piracicaba, elaboraram um passo a passo com dicas para fazer a horta.
Eles integram a Esalq Júnior Florestal, uma empresa júnior que realiza projetos na área florestal, social e ambiental para empresas, pequenos produtores e pessoas físicas. Um desses projetos é ministrar aulas de saúde mental que envolvem hortas em casa. Confira as dicas dos alunos da Esalq Júnior Florestal. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 17/07/20
CAPES apoia plataforma de dados de Fundações de Pesquisa
Previsto para 2021, Confap-CRIS tem objetivo de centralizar informações sobre as ações executadas em todo o país
Um sistema online aberto ao público para consulta de dados das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o país está prevista para o primeiro semestre de 2021. Trata-se do Confap-CRIS, programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O programa faz parte das ações do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti Brasil) e nasceu após os integrantes do consórcio identificarem a necessidade de maior integração entre as FAPs que, apesar de presentes em 25 estados e no Distrito Federal — Roraima ainda não tem uma Fundação — não possui um sistema central de informações.
Fruto da parceria entre a CAPES, o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a plataforma possibilitará pesquisas de dados sobre financiamento, parcerias, programas, chamadas, editais, relatórios e prestação de contas das Fundações em um único endereço eletrônico. O programa está em fase piloto, com extração de dados das FAPs.
“O Confap-CRIS é uma organização dos dados das FAPs para permitir uma análise gerencial dos dados de fomento dos estados e para integrá-los com as informações federais”, explica Talita Oliveira, coordenadora-geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação da Diretoria de Avaliação da CAPES.
Para Fábio Guedes Gomes, presidente do Confap, o programa é importante para construir uma base de dados e de informações mais sólidas e “na contribuição ao fomento de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, com o apoio fundamental da CAPES e da RNP”.
A adesão das fundações ao programa será gradual. Segundo Fabiano Valentim, coordenador do grupo de trabalho criado pelo Confap, a centralização dos dados trará maior transparência ao financiamento em cada FAP. “Ao disponibilizar dados sobre todas as áreas do conhecimento, conseguiremos identificar onde e como é preciso investir mais”, disse.
Conecti Brasil
O Conecti Brasil é um consórcio formado pela CAPES com as seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Confap, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), RNP e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciElo). O objetivo do grupo é criar uma plataforma nacional de integração de dados relacionados à educação, ciência, tecnologia e inovação. Fonte: CCS/CAPES - 20/07/20
19 julho 2020
Divulgação científica: para enriquecer o debate
Três iniciativas buscam subsidiar a cobertura jornalística com estudos científicos e participação de pesquisadores
O jornal eletrônico Nexo associou-se a alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do exterior para municiar discussões sobre temas estruturais da agenda nacional. Lançada no início de julho, a plataforma Nexo Políticas Públicas divulga conteúdos em vários formatos e em linguagem jornalística sobre saúde, educação, desigualdade, entre outros temas, a partir de estudos produzidos pelos pesquisadores de cada instituição parceira. “A produção acadêmica brasileira é profícua e de alto nível e deve ser explorada no debate desses e de outros assuntos, bem como subsidiar a formulação de políticas públicas e o processo de tomada de decisão”, destaca a antropóloga Paula Miraglia, diretora-geral e cofundadora do Nexo.
A plataforma trabalha em colaboração com oito centros de pesquisa que atuam em diferentes áreas do conhecimento, entre eles o Centro de Economia Energética e Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cenergia-UFRJ), o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (Biota), financiado pela FAPESP, e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela FAPESP, sediado no Cebrap e na Universidade de São Paulo (USP).
Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 17/07/2018 julho 2020
Ciência em casa: Royal Society apoia professores e estudantes durante pandemia
A Royal Society Publishing – editora que faz parte do Portal de Periódicos CAPES – reuniu uma série de recursos, atividades e vídeos para apoiar professores de vários níveis acadêmicos durante o período de pandemia. A ideia é que os docentes compartilhem o conteúdo com pais e responsáveis para maximizar o aprendizado em casa. As ferramentas são gratuitas e estão disponíveis por tempo indeterminado, a ser definido pelo editor. Não é necessária inscrição para consultar e fazer downloads.
“É importante que os pais sigam as orientações do corpo docente que os acompanha e reconheçam que não se espera que eles substituam seus conhecimentos. Além disso, pode ser útil que os pais estabeleçam metas para seus filhos, criem rotinas e, para crianças mais novas, se concentrem na promoção de habilidades de leitura e matemática, em particular”, detalha a sociedade.
Muitos dos links relacionados são de palestras e vídeos que fornecem aprendizado adicional sobre questões atuais em torno de ciências, matemática e computação. A Royal Society também incluiu outras atividades, que incluem direcionamentos para o aprendizado STEM (ou seja, de ciência, tecnologia, engenharia e matemática), a Associação para o Ensino de Ciências (Association for Science Education) e o Ensino de Confiança de Ciências Primárias (Primary Science Teaching Trust). Há ainda a opção de explorar a lista de reprodução no YouTube para acessar materiais audiovisuais ligados à iniciativa ou buscar outros recursos nas páginas de educação primária, secundária e estendida.
Usuários de instituições brasileiras têm acesso, por meio do Portal de Periódicos CAPES, a uma coleção da Royal Society que contempla referencial com resumos e textos completos. A plataforma Royal Society Journals contempla mais de 20 revistas científicas revisadas por pares que cobrem o amplo espectro das Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências Interdisciplinares.
O conteúdo por ser acessado por meio da opção buscar base com o termo de pesquisa “Royal Society Journals”. Também é possível consultar revistas científicas individualmente pelo link buscar periódico – a partir do nome da publicação, do código ISSN ou da seleção do editor/fornecedor Royal Society Publications. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 18/07/20
17 julho 2020
Exposição virtual apresenta pujança da pesquisa da Universidade
O dia 15 de julho marcou a “abertura” da exposição virtual “Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida”, uma parceria da Universidade e com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que tem como objetivo apresentar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira.
A cerimônia de lançamento da exposição foi realizada virtualmente e transmitida pelo Canal USP. Participaram do evento o reitor Vahan Agopyan; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, Sérgio Luiz Victor Junior; além de dirigentes da Universidade.
“O trabalho que mostramos na exposição é resultado de um esforço de décadas, que conta com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo do Estado. É um patrimônio do povo paulista, que foi construído com muito empenho e muita dedicação de várias gerações de acadêmicos e de políticos. É muito bom que uma exposição dessas consiga relembrar ao povo paulista de que somos um patrimônio da sociedade”, destacou Agopyan.
Na exposição, o visitante tem a oportunidade de “caminhar” virtualmente pelo hall monumental da Alesp e, ao clicar nos ícones correspondentes, pode acessar 44 painéis com informações e imagens sobre cerca de 40 pesquisas desenvolvidas na USP nas áreas de Materiais Sustentáveis e Energia Limpa, Saúde, Campo e Meio Ambiente e Cidades. Além dos painéis, há também 22 vídeos legendados.
A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e teve como curadoria um grupo de trabalho formado por representantes da PRP, do Gabinete do Reitor, do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e da Superintendência de Comunicação Social (SCS). Fonte: Jornal da USP - 15/07/20
16 julho 2020
Calendário da graduação e retomada das atividades são temas de novo comunicado do reitor
Oitavo comunicado à comunidade acadêmica
Prezada(o) colega,
Acabamos de encerrar o primeiro semestre letivo e já estamos há quatro meses em confinamento, mantendo intensamente as atividades da Universidade e realizando a maioria dos trabalhos de forma remota. Se, por um lado, as ações de distanciamento têm sido importantes para conter o avanço do nível de contaminação pela covid-19, ainda que em um patamar bem prolongado, por outro, para a maioria de nós, esse longo período de isolamento tem provocado ansiedade, angústia e insegurança, além de cansaço bem maior, pois estamos trabalhando, de fato, mais horas.
No dia 23 de junho, a 1002ª reunião do Conselho Universitário ocorreu, pela primeira vez em sua história, de forma remota. Com isso, mantivemos a estrutura decisória da Universidade em atividade, evitando que eu tenha de administrar por meio de decisões ad referendum do órgão máximo da USP.
Duas importantes definições, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, foram estabelecidas. Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada. Leia a íntegra do texto. Fonte: Jornal da USP - 16/07/20
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Redes 5G chegam ao País sem o potencial total da tecnologia
O 5G é o termo usado para descrever a próxima geração de redes de dados móveis. Apesar de ser apenas tecnicamente uma evolução natural das redes 4G existentes, essa nova tecnologia marcará um ponto de inflexão no futuro das comunicações, trazendo conectividade instantânea de alta potência para bilhões de dispositivos.
Precisamos entender que o 5G não é uma revolução, mas sim uma evolução na oferta de conexão da internet. As redes 5G serão integradas com o 4G e com tecnologias de rede alternativas (banda larga fixa) para fornecer conectividade generalizada. Essa tecnologia permitirá conectividade em localidades com múltiplos dispositivos navegando com altas taxas de troca de dados.
À medida que a demanda por conectividade aumenta, o 5G surge como uma oportunidade para criar uma rede de transmissão de dados ágil e adaptada às diferentes necessidades dos cidadãos e da economia. Nos próximos dez anos, as redes wi-fi precisarão lidar com até 10 mil vezes mais tráfego de dados do que costumavam ter em 2010. Tecnicamente, o objetivo do 5G é entregar velocidades de 1GB com uma latência menor que 10 ms (milissegundos). Para se ter uma ideia, hoje a latência média da conexão 4G é 100 ms com velocidade média de 50 Mega.
Apesar de não termos uma data para a chegada do 5G ao Brasil, podemos dizer que a era 5G será caracterizada como a era da conectividade ilimitada para todos e da automatização inteligente. Enriquecendo nossas vidas, transformando os processos industriais e mudando o jeito que nos relacionamos com as máquinas.
Operadoras de telecomunicações começam neste mês a ativar o 5G nas maiores capitais, usando um “pedaço” da frequência do 4G. O acesso total à tecnologia ainda vai demorar de dois a três anos. As operadoras de telecomunicações estão dando largada à corrida pela liderança na cobertura da internet móvel de quinta geração (5G) no País, com a ativação do sinal a partir deste mês nas maiores capitais. Este é um passo importante para se avançar na digitalização da sociedade, com uma conexão que promete ser cerca de dez vezes mais veloz que o 4G.
Fonte: TechTudo - 16/07/20
Fonte: TechTudo - 16/07/20
15 julho 2020
Seres vivos ganham nova classificação após 285 anos
O universo científico criou uma nova forma de classificar os organismos vivos 285 anos após a invenção do Systema Naturae pelo botânico sueco Carlos Lineu. A nova proposta, publicada nos livros PhyloCode e Phylonym, leva em consideração a Teoria da Evolução de Charles Darwin e foi organizada por cerca de 200 especialistas.
Entre os responsáveis pela nova classificação, o professor Max Cardoso Langer, do Departamento de Biologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, explica que a modificação foi necessária porque a invenção de Lineu é anterior à teoria de Darwin e, naquela época, classificou os organismos pelas características anatômicas. Lineu não sabia que “os organismos mudam morfologicamente ao longo do tempo”, mas, apesar disso, “o sistema de denominação permanece sendo como o daquela época”. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 15/07/20
Homem Virtual da USP promove educação cidadã sobre corpo e saúde
Entender anatomia, fisiologia e outros tópicos sobre saúde nem sempre é tarefa fácil pois os termos científicos utilizados tendem a dificultar a compreensão. Foi justamente para quebrar as barreiras comunicativas desses conteúdos que o Homem Virtual foi criado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. O projeto utiliza computação gráfica 3D para criar imagens, vídeos e peças tridimensionais com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem sobre corpo humano e saúde.
O projeto Homem Virtual pode ser utilizado ainda no ensino superior, especialmente em cursos sobre saúde, cursos técnicos e centros culturais, por exemplo. No site do programa, é possível encontrar kits de estudo, sequências temáticas e dicas sobre o uso da ferramenta. Também existe um acervo específico com arquivos para quem pretende realizar a impressão em 3D de estruturas do corpo humano. Séries narrativas sobre temas de saúde são outro recurso disponível e, para finalizar, materiais específicos produzidos para smartphones e tablets. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 15/07/20
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