30 julho 2020

SBPC disponibiliza calendário com grandes feitos da ciência brasileira

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) disponibiliza para download gratuito o calendário 2020-2021, de 18 meses, “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”.
A iniciativa destaca em 40 páginas personalidades e instituições históricas que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. O calendário apresenta e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.
De janeiro de 2020 a julho de 2021, o calendário resgata em com fotos e textos histórias de cientistas renomados brasileiros, como os físicos Jayme Tiomno e Elisa Frota Pessoa, Otto Richard Gottlieb, Milton Santos, Ana Maria Primavesi, Paulo Freire e Johanna Döbereiner, entre outros. Ressalta também os oito cientistas mais brasileiros citados no mundo no presente, de acordo com a lista publicada no final de 2019 pela consultoria britânica Clarivate Analytics e o matemático Artur Ávila, primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar, em agosto de 2014, a Medalha Fields. A publicação celebra ainda a geração futura, os jovens cientistas brasileiros que brilham nas feiras científicas internacionais como a ISEF (International Science and Engineering Fair).
Entre as instituições, o calendário traz entre seus destaques a Estação Antártica que no dia 15 de janeiro deste ano inaugurou a nova Estação Antártica Comandante Ferraz, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que em 25 de maio comemorou 120 anos de contribuição para a saúde pública do País, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que celebra em setembro seu centenário.
Faça aqui o download do calendário.    Fonte: Jornal da Ciência - 30/07/20

ProQuest implementa melhorias em sua plataforma

A partir de hoje, 30 de julho de 2020, usuários do Portal de Periódicos CAPES que utilizam os conteúdos da ProQuest terão acesso a novos aprimoramentos implementados à plataforma da editora. As melhorias, segundo o editor, fazem parte da iniciativa contínua de agregar valor às soluções oferecidas, expandir caminhos para apoiar bibliotecas e aumentar o uso dos recursos.
Entre as novidades, os pesquisadores terão mais conteúdo de acesso aberto nos resultados da pesquisa. Isso significa que, além do conteúdo sob assinatura da CAPES – e, portanto, disponível no Portal de Periódicos –, usuários autenticados em instituições com pelo menos uma base de dados ProQuest agora verão o conteúdo de acesso aberto do 
Publicly Available Content Database nos resultados da pesquisa – recurso antes disponível apenas para clientes da ProQuest Central. 
Dessa forma, a comunidade acadêmica pode consultar milhares de fontes de texto completo confiáveis e avaliadas em acesso aberto em várias disciplinas, de mais de 70 países. O conteúdo de acesso aberto é identificado por um ícone nos resultados da pesquisa.   Saiba mais.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 30/07/20

29 julho 2020

Coursera for Campus | Prorrogação de prazo

O Coursera prorrogou a duração do programa Coursera for Campus, que dá acesso aos cursos e certificados sem custo para os estudantes das universidades afiliadas como a USP. Com este novo prazo, as inscrições nos cursos agora poderão ser feitas até dia 30 de setembro de 2020, e os cursos poderão ser concluídos até o final deste ano.Milhares de estudantes da USP já se matricularam, estão participando ou já concluíram um ou mais cursos, e lembramos que, para se beneficiar do programa Coursera for Campus - Covid Response, o interessado deve acessar a página exclusiva da USP no programa, por meio do link (https://www.coursera.org/programs/universidade-de-sao-paulo-br-on-course...), fazer o cadastro no programa utilizando o seu email USP e se matricular em um dos 3.800 cursos da lista disponibilizada dentro dessa área restrita, pois são estes que estão com o certificado gratuito.   Fonte: ESALQNet - 29/07/20

AUCANI Idiomas - Nota sobre os cursos online da plataforma Universia

A AUCANI comunica que por motivos de força maior a Universia Brasil encerrará a operação da Plataforma de Aprendizagem Virtual de Idiomas (https://aprendizagemvirtual.universia.com.br), que estará disponível para o acesso aos cursos até o dia 31/07/2020.
Até essa data os alunos poderão concluir os cursos e emitir seus certificados. A partir de 01/08/2020 a plataforma será desativada e não será possível acessá-la seja para realizar os cursos ou emitir certificados.
Lamentamos pelos inconvenientes causados por esta descontinuidade inesperada, e contamos com a compreensão de todos.
A Universia Brasil  permanece à  disposição  para  apoiá-los  em  suas  jornadas  acadêmica, profissional e empreendedora, através do Portal da Universia e de nossas redes sociais: FacebookYoutubeTwitter e Instagram.   Fonte: AUCANI - 29/07/20

ORCID para Autores


1. A visão da ORCID é a de um mundo no qual todos os que participam da pesquisa, geração de conhecimento e inovação estão identificados e conectados inequivocamente às suas contribuições e afiliações, para além do tempo, disciplinas e fronteiras.
2. Identificadores do Autor USP
3. O Autor USP cria ou associa seu ORCID em: http://www.usp.br/orcid
4. O Autor USP autentica seu ORCID com a instituição
5. O Autor USP confirma seu ORCID no e-mail @usp.br
6. Nome, Sobrenome 0000-0002-0123-208X
7. Insira as variantes do seu nome e sobrenome em todas as formas como já foi citado ou indexado. Adicione todos os seus e-mails, inclusive os passados, pessoais e profissionais
8. Afiliação: registrar na sequência Universidade/Unidade, em português e por extenso, para garantir a recuperação uniforme e precisa da produção científica, evitando criar micro perfis;
9. Endereço: registrar na sequência Universidade/Unidade, Laboratório, etc. Exemplo: Universidade de São Paulo - USP. Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA.
Acesse o Guia rápido para criação e atualização do ORCID em: http://bit.do/fG369.
Fonte: Divisão de Biblioteca da Esalq - 29/07/20

28 julho 2020

Acesso Aberto 2020 – Relatório de progressos

Open Access 2020 Initiative (OA2020) é uma aliança global de organizações acadêmicas e de pesquisa comprometidas em acelerar a transição do atual sistema de assinaturas de publicações acadêmicas para novos modelos de acesso aberto, para garantir que os artigos de pesquisa sejam publicados imediatamente e que os custos associados à sua divulgação sejam transparentes, equitativos e economicamente sustentáveis.
Aproveitando a alavancagem financeira de nossos investimentos em publicações acadêmicas, o OA2020 adota estratégias para retirar sistematicamente o suporte financeiro de locais de publicação paywalled e reinvestir esses fundos para apoiar a publicação em acesso aberto. O presente relatório fornece um resumo dos progressos alcançados desde que delegações de 37 países emitiram a Declaração Final da 14ª Conferência de Acesso Aberto de Berlim. Este documento é uma tradução livre do Relatório da OA2020.
OA2020 obteve consenso e forjou alinhamentos entre as principais partes interessadas do mundo
Até o momento, a manifestação de interesse do OA2020 na implementação em larga escala do Acesso Aberto a Revistas Científicas foi assinada por mais de 140 organizações de pesquisa, representando mais de 4600 instituições de todas as regiões.  Saiba MaisFonte: AGUIA - 28/07/20

Inscrições abertas para treinamentos on-line de setembro

Montar um plano de estudos é essencial para garantir o bom desempenho em qualquer fase acadêmica, seja na graduação, na pós-graduação ou em níveis básicos e técnicos. Ter uma rotina organizada, com etapas bem definidas, aumenta o rendimento e reflete diretamente na performance. O Portal de Periódicos CAPES colabora com esse processo ao disponibilizar com antecedência sua agenda de treinamentos on-line. Ter acesso ao cronograma é relevante para quem busca conciliar a rotina de pesquisas com o trabalho e/ou outras atividades.
A capacitação está com inscrições abertas para turmas até setembro. As sessões permitem aos participantes explorar ferramentas e bases de dados oferecidas para a comunidade brasileira pelo Portal de Periódicos. É possível escolher entre turmas de segunda-feira a sábado em diversos horários. A cada semana, os usuários têm uma área do conhecimento à disposição e podem selecionar a sessão de acordo com suas necessidades.

Recomenda-se que os interessados verifiquem as opções disponíveis e efetuem a inscrição o quanto antes, pois, devido à grande procura decorrente do período, as salas virtuais tendem a atingir sua capacidade máxima. O cronograma anual está disponível no menu treinamentos – ou diretamente neste link. Para se inscrever, é preciso seguir os passos:
            - Realizar login no 
Meu Espaço;
            - Entrar na área de 
treinamentos;
            - Selecionar a turma que se encaixe melhor no perfil do interessado;
            - Clicar em “Solicitar inscrição”;
            - Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 28/07/20

25 julho 2020

Manutenção do Portal de Periódicos CAPES


Hoje, 25 de julho de 2020, a partir das 15h, o Portal de Periódicos CAPES passará por manutenção. A empresa HP Enterprise, acompanhada pela equipe técnica responsável pela modernização tecnológica do Portal, fará a atualização do sistema operacional do storage, responsável por armazenar com segurança os dados do Portal. A página continuará no ar, mas poderá apresentar lentidão e intermitência durante quatro horas. Após o período estimado, o acesso voltará ao normal. 
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 24/07/20

Ensino remoto na USP mostra esforço coletivo para manter qualidade

Com 92% das aulas ministradas on-line, foram necessárias infraestrutura e adaptação de métodos, prazos e formas de avaliação para auxiliar alunos em dificuldades, garantindo continuidade do ensino durante a pandemia

O fim do primeiro semestre letivo deste ano é uma oportunidade para repensar formas de ensino e aprendizagem num momento em que a educação presencial não é possível. Na USP, desde que as atividades presenciais foram suspensas, a continuidade das aulas num contexto de ensino remoto emergencial foi possível graças ao esforço de dirigentes, professores e alunos que puderam contar com uma infraestrutura tecnológica computacional, duas plataformas de cursos e ferramentas de educação a distância que já existiam na Universidade antes da pandemia. Além disso, tutoriais para disponibilizar aulas on-line e um curso específico sobre aprendizagem em ambientes virtuais também já estavam disponíveis para os professores da instituição, por meio de um trabalho iniciado em 2016 pela Comissão de Acompanhamento e Atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da USP. 
As atividades remotas continuam na USP no segundo semestre, conforme anunciado no dia 16 de junho no plano de readequação das atividades acadêmicas, documento apresentado durante a Reunião de Dirigentes, que contou com cerca de 130 diretores da Universidade. De acordo com o documento, as aulas e atividades práticas de 2020 deverão ser repostas no período de janeiro a março do próximo ano.  Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 24/07/20 

Caio Graco Prado, o editor como agitador cultural

Livro reúne textos que contextualizam e explicam a trajetória de sucesso da Editora Brasiliense nos anos 1980

Em finais dos anos 1970, a Editora Brasiliense estava em situação quase falimentar. Fundada em 1943 pelo intelectual Caio Prado Júnior e pelos empresários Arthur Neves e Leandro Dupré como polo de oposição ao Estado Novo de Getúlio Vargas, a editora ganhou muito prestígio ao editar as obras completas de Monteiro Lobato – que se associaria à editora em 1944 – e assim se manteve até o Golpe de 64, quando o governo militar recém-empossado passou a perseguir todos aqueles que tivessem discursos com tonalidades avermelhadas. Caio Prado Júnior e seu filho Caio Graco Prado ficaram uma semana presos em 1964, com base na Lei de Segurança Nacional. A partir daí, a editora começou a claudicar de vez e a cassação de Caio Prado Júnior, em 1969, não ajudou em nada na tentativa de reverter esse quadro. Quando Caio Graco Prado assumiu a Brasiliense em 1975, a situação parecia irreversível. Então, em 1979, ele teve um insight: por que não deixar de lado os livros massudos que a Brasiliense publicava e investir em um novo público, aqueles jovens universitários que começavam a respirar um pouco mais de liberdade depois do “verão da anistia”? Com esta visão e muita disposição para virar o jogo, criando coleções inéditas no mercado até então, Caio Graco Prado transformou a Editora Brasiliense em um ícone editorial dos anos 1980.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 24/07/20

Conselho Técnico e Científico da Capes discute calendário de avaliação

Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) debateu, em reunião virtual nesta quarta-feira, 22, as etapas preparatórias (calendário) para a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu do país, e o Qualis Referência, sistema de classificação de periódicos de produção científica da pós-graduação.
Entre as questões pendentes, e para atender aos pedidos de muitas instituições, foi deliberado que ao longo do segundo semestre deste ano será permitido aos PPG o reenvio dos dados referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019 (Recoleta). Esta ação possibilitará rever, inserir e complementar informações requeridas para a avaliação quadrienal, tornando assim mais fidedigno o desempenho de cada programa. O uso de informações mais acuradas tornará o processo de avaliação em curso mais efetivo e representativo da sua realidade.
O fim do prazo para a coleta referente ao ano de 2020 (homologação pelas pró-reitorias das instituições de ensino superior) será em março de 2021. Após o envio destes dados, os programas de pós-graduação terão uma nova data-limite para efetuar a seleção e a justificativa dos seus produtos de destaque do quadriênio. Os procedimentos são feitos pelo sistema Coleta na Plataforma Sucupira da CAPES.  Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 24/07/20

23 julho 2020

Habilidades linguísticas deverão ser incrementadas na pós-graduação

A comissão que fará a proposta foi criada por meio de portaria publicada hoje, no DOU. A finalidade é melhorar a comunicação de estudantes e professores em outras línguas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou uma comissão especial que fará estudos técnicos para o oferecimento de cursos que aumentem a competência linguística de alunos e professores da pós-graduação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 23, pela Portaria n° 103/2020.
Em apoio à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) a comissão debaterá com especialistas e definirá metas de acompanhamento na criação de programas-piloto de línguas específicos para a pós-graduação, de modo a desenvolver competências linguísticas, midiáticas e científicas deste grupo.A partir dessa iniciativa, serão iniciadas ações cujo objetivo é ajudar alunos e professores a se comunicarem em outros idiomas que facilitem a produção de pesquisas acadêmicas, mobilidade e outras práticas, no contexto de internacionalização e acolhimento. Em 60 dias, a comissão deverá apresentar um relatório final dos trabalhos, sendo admitida uma única prorrogação deste prazo por igual período.    Fonte: CCS/CAPES - 23/07/20