26 agosto 2020

"Pocket Book" destinados à comunicação de procedimentos para o enfrentamento à Covid-19


Clique aqui

Fonte: Artes Gráficas  |  Chefia de Gabinete da Reitoria-USP

Uma rede de ciência: 150 anos de artigos da Nature


“Diário da Obra” mostra nova cobertura para exposições no Museu do Ipiranga

Clique na foto
As obras no Museu do Ipiranga, um dos mais tradicionais aparelhos de cultura de São Paulo, estão avançando. No terceiro episódio da série de vídeos Diário da Obra, é possível acompanhar a execução de uma sobrecobertura provisória, construída para proteger o edifício-monumento enquanto a telha original é cuidadosamente removida para ser reutilizada. O local receberá um pavimento adicional, com salas de exposição e uma passarela que deverá ligar os dois torreões da fachada.
Enquanto uma equipe conduz as obras de ampliação, outros trabalhadores realizam testes de pintura nas paredes e esquadrias do edifício. As obras de infraestrutura estão de acordo com o cronograma, seguindo protocolos de segurança exigidos pela pandemia. A reabertura do novo museu está programada para setembro de 2022, quando será celebrado o bicentenário da Independência do Brasil.  Confira também os dois primeiros episódios da série Diário da Obra.  Fonte: Jornal da USP - 26/08/20







USP oferece curso gratuito e a distância sobre bioética e pesquisa

Mais tempo em casa significou para algumas pessoas maior tempo para investir em atividades a distância, tais como cursos on-line. Essa procura gerou maior oferecimento de projetos remotos e a USP é uma das instituições que promovem iniciativas nesse formato. Um exemplo é o curso sobre Bioética, oferecido pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade, em São Paulo.
Bioética para Pesquisa em Ciências da Vida é aberto a toda a comunidade. O foco é uma formação voltada para a área de pesquisa em ciências biológicas, além de sensibilizar os participantes sobre os dilemas éticos envolvidos na prática.
Será realizado de maneira remota entre os dias 3 de setembro e 23 de outubro. As aulas ocorrerão às quintas e sextas-feiras, das 17 às 19 horas. Para participar, os candidatos precisam estar inscritos ou ter concluído algum curso de graduação na área de Ciências Biológicas ou áreas correlatas como, por exemplo, Biologia, Bioquímica, Medicina e Nutrição.
As inscrições serão pelo Sistema Apolo por meio do endereço on-line entre os dias 24 e 28 de agosto. Basta selecionar o Instituto de Biociências no local indicado e selecionar o curso. Deve-se apresentar Registro de Identidade (RG) e comprovante de matrícula ou diploma para concluir o cadastro. As inscrições serão por ordem de preenchimento do formulário e os selecionados receberão e-mail de confirmação no dia 31 de agosto.
Mais informações: ccex@ib.usp.br.    Fonte: Jornal da USP - 24/08/20





25 agosto 2020

Biochemical Society: conteúdo de bioquímica disponível no Portal de Periódicos CAPES

Bioquímica é um campo de estudo interdisciplinar, que abrange as áreas de química e biologia, além de permear também as ciências exatas por requerer o uso de cálculos. A especialidade busca entender as reações que ocorrem na estrutura molecular, ligadas tanto à formação quanto à degradação de compostos e, a partir daí, desenvolve trabalhos nos setores científico, industrial, clínico, educacional, analítico, ambiental, entre outros.
A Biochemical Society é um dos recursos que o Portal de Periódicos CAPES oferece dentro do segmento. A sociedade é centenária, sem fins lucrativos e voltada para a aprendizagem da bioquímica em diversos contextos. O conteúdo tem o objetivo de promover a melhor compreensão dos desafios da área para futuros cidadãos, além de atuar também como catalisador da investigação científica, do ensino e da formação de pesquisadores.
Pelo Portal de Periódicos, os usuários têm acesso em texto completo aos títulos Biochemical Journal (ISSN 0264-6021), Biochemical Society Transactions (ISSN 0300-5127), Bioscience Reports (ISSN 0144-8463), Clinical Science (ISSN 0143-5221), Essays in Biochemistry (ISSN 0071-1365) e Neuronal Signaling (ISSN 2059-6553).
O acesso à base de dados é feito pela opção buscar base. Também é possível localizar os títulos no campo buscar periódico, a partir do nome, do código ISSN ou da seleção do editor/fornecedor “Biochemical Society”. Entre as publicações, a comunidade brasileira encontra opções de materiais em acesso aberto (sinalizados com o símbolo de cadeado aberto na cor laranja). 
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 25/08/20

Pesquisa quer saber como professores lidam com desafios da pandemia

Desde o início da pandemia, não só muitas modalidades de trabalho passaram a ser desenvolvidas em casa, como também a educação precisou passar por adaptações. Nesta transição, professores precisaram aprender a desenvolver atividades remotas, utilizando ferramentas digitais e on-line. Para entender como essa mudança afetou os docentes, o Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo, está desenvolvendo a pesquisa Ser professor em tempos de pandemia: o impacto da atividade laboral na saúde mental. 
O estudo é direcionado a professores de todas as categorias de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior). O objetivo é compreender o impacto da pandemia no momento atual dos professores brasileiros para assim tentar promover a saúde mental desses profissionais por meio de posts, lives e outras atividades.
Para participar, o educador deve possuir mais de 18 anos e estar trabalhando durante a pandemia. E então, acessar o formulário on-line e responder às questões. Elas estão relacionadas com o ensino remoto, dificuldades enfrentadas e impressões acerca do isolamento, por exemplo.
A participação é voluntária, mas a contribuição é essencial para o estudo que está sendo desenvolvido. Os dados disponibilizados serão utilizados somente com fins acadêmicos e científicos.
A pesquisa é conduzida pelas professoras Luciana Maria Caetano e Betânia Alves Veiga Dell’ Agli, e também pelos pesquisadores Jackeline Maria de Souza e Rodney Querino Ferreira da Costa. Mais informações: lmcaeano@usp.br e betaniadellagli@gmail.com.     Fonte: Jornal da USP - 25/08/20