14 novembro 2020
Portal de Periódicos tem recorde de acessos
Foram 7,3 milhões em 2020. Com 49 mil títulos, atende estudantes de 435 instituições
O Portal de Periódicos científicos, nacionais e internacionais, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e considerado como a mais importante fonte de pesquisa da ciência brasileira, registrou 7,3 milhões de acessos entre março e setembro de 2020. É um recorde para o período nos seus 20 anos de existência, comemorados no dia 11 de novembro.
Tour virtual pelo Museu Republicano de Itu permite conhecer período decisivo da história do Brasil
Sem sair de casa, é possível percorrer todos os espaços do museu e ver informações sobre exposições, objetos e demais itens do acervo relacionado ao período inicial do regime republicano
O Museu Republicano não só reúne o acervo referente ao período inicial do regime republicano no Brasil como seu edifício tem um significado especial. Foi naquele local que representantes de clubes republicanos de várias cidades de São Paulo, e até do Rio de Janeiro, políticos, cafeicultores e advogados, se reuniram em 1873 para discutir o contexto político do país. Eles iniciaram uma campanha que forneceu as bases para a fundação do Partido Republicano Paulista, numa trajetória que terminaria em 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República e o fim da monarquia. O Museu foi criado em 1923, exatamente 50 anos depois da Convenção Republicana de Itu e, por isso, o Museu recebe esse nome. Saiba mais.
Graduação da USP vai se reinventar em 2021
O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, fala sobre o planejamento para o próximo ano letivo na última matéria da série Desafios 2021
13 novembro 2020
Pós-graduação - Desafios para 2021
Em mais uma matéria da série Desafios 2021, o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destaca que um dos desafios da área será aliar as atividades presenciais com o ensino remoto
FAPESP apresenta resultados de levantamento sobre o Sistema Paulista de CT&I
12 novembro 2020
Vídeos premiados da Pós-Graduação serão exibidos na programação da TV Cultura
Neste ano, o concurso conta com a parceria da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), que exibirá os vídeos vencedores e as menções em sua programação diária.
Foram premiadas as melhores produções em cada uma das dez grandes áreas de conhecimento (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; Multidisciplinar), que receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil. Para participar, os vídeos deviam ter a duração exata de três minutos e apresentar o tema e o impacto das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação.
O orientador do aluno premiado em cada grande área do conhecimento receberá como prêmio recursos disponibilizados através do orçamento da unidade para custeio de até R$ 1 mil.
Os vídeos vencedores serão apresentados no primeiro Encontro da Pós-Graduação da USP, que será promovido entre os dias 16 e 18 de novembro. No evento, que será realizado on-line, também será escolhido o vídeo de maior destaque entre os ganhadores das dez categorias e seu autor receberá um prêmio adicional de R$ 5 mil.
Menção honrosa:
Título: Metodologias analíticas alternativas para análise de alimentos e bebidas
Autora: Anna Flavia de Souza Silva
Unidade e programa: CENA - Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)
Orientador: Prof. Dr. Fabio Rodrigo Piovezani Rocha
Clique aqui e assista aos dez vídeos premiados. A relação completa, incluindo as menções honrosas, pode ser acessada no site da PRPG. Fonte: ESALQNet – 10/11/20
11 novembro 2020
USP é a melhor universidade brasileira segundo o ranking QS Latin American
Do total de 94 universidades brasileiras ranqueadas, 13 delas estão entre as 50 melhores da região. Em relação às universidades estaduais paulistas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na quinta colocação e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) está na 12ª posição.
Publicado desde 2011 pela QS, o ranking classificou as 410 melhores universidades da América Latina. A USP obteve a pontuação máxima e ficou na liderança em cinco dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, quantidade de professores com doutorado, publicações por faculdade, rede de pesquisa internacional e impacto na internet.
No item reputação entre os empregadores, a Universidade obteve pontuação 99,1 (de um total de 100); no critério, citações científicas a pontuação foi de 79,9 e, na proporção de professor para estudante, a pontuação foi de 46,8. No cômputo geral, a média da USP foi 99,66.
Atividades itinerantes devem aumentar a visibilidade da USP em 2021
Na série de matérias sobre os desafios da USP para 2021, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária fala sobre os projetos para o próximo ano
Maria Aparecida revela que uma das principais iniciativas para o ano que vem é o lançamento do edital Carretas USP na Comunidade, que selecionará os projetos que utilizarão as duas carretas da PRCEU que serão preparadas para levar atividades de saúde, ciências, cultura e educação para comunidades da capital e de cidades próximas aos campi da USP. As atividades serão realizadas em parceria com outros órgãos da Universidade, com o programa USP Municípios e com as prefeituras locais.
“As carretas são um sonho que delineamos desde que iniciamos a gestão. Elas serão um ponto forte de integração da Universidade com a comunidade. Podemos oferecer cursos de capacitação, por exemplo, agregando valor à economia local e mostrando que a USP é uma parceira dos municípios”, afirma a pró-reitora. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 10/11/20
USP vai investir R$ 1,5 milhão na criação de consórcios acadêmicos
Os consórcios acadêmicos desenvolverão atividades integradas e inovadoras voltadas para novos modelos de ensino de Graduação
Como explica o pró-reitor, “os CAEG
também poderão viabilizar a realização de projetos integrados e inovadores, que
seriam difíceis de serem executados isoladamente em uma unidade
ou campus”.
10 novembro 2020
Software gratuito facilita trabalho de melhoramento genético de plantas
Programa de computador usa dados sobre clima e solo para simular desempenho de novas variedades de cultivos agrícolas
09 novembro 2020
Livro digital reúne pesquisa e registro fotográfico de aves do Cerrado Paulista
São mais de 900 imagens de 213 espécies encontradas na Estação Ecológica de Itirapina, no interior de São Paulo
Science of Synthesis comemora seu aniversário de 20 anos
Unicamp cria spray que inativa o novo coronavírus
Produto, já patenteado, impede o vírus de se replicar e oferecer proteção também para eliminar o vírus em máscaras e equipamentos
As informações são da pesquisadora Marisa Masumi Beppu, professora titular da Faculdade de Engenharia Química da universidade. "É uma tecnologia que impede o vírus de se replicar e que pode ser usada na produção dos chamados EPIs (equipamentos de proteção individual)", explicou a especialista, que lidera o Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (Lequip).
Em entrevista ao Estadão, ela contou que a eficácia foi comprovada em laboratório e está disponível para interessados na fabricação de máscaras, que hoje são descartáveis e têm duração limitada. O SprayCov, como foi patenteado, não é um sanitizante, esclareceu a pesquisadora. O produto é um composto de íons de cobre que aderem às superfícies de materiais têxteis.
"As máscaras hoje são barreiras físicas contra as gotículas que podem conter o vírus e a ideia é que, com esta tecnologia, possam oferecer proteção também para eliminar o vírus", disse Marisa. Ela confirmou que já há empresas interessadas na produção, mas alerta que a oferta de EPIs com a tecnologia depende da capacidade do investimento e adaptação de uma planta de produção industrial. Saiba mais. Fonte: O Estado de S. Paulo - 09/11/20
Dados PLOS de “indicadores de citação padronizados” para autores brasileiros e da USP
Desde sua criação, os objetivos da PLOS não mudaram: (a) Quebrar limites – Para avançar a pesquisa com mais rapidez, compartilhar de forma mais ampla e aumentar a colaboração (b) Capacitar pesquisadores – Para transformar a ciência por meio da inclusão, escolha, crédito e transparência (c) Redefinir qualidade – Para avaliar e comunicar todo o arco de pesquisa de forma mais justa e precisa (d) Ciência Aberta – Para construir uma base de conhecimento a partir da qual todos nós avançamos. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 09/11/20