Fonte: ESALQNet - 13/12/20 |
16 dezembro 2020
Ciência, educação e o futuro da sociedade brasileira
É preciso discutir qual projeto educacional necessitamos para reduzir iniquidades históricas e fazer frente a novos desafios globais.
Embora os investimentos em educação tenham variado nos últimos 50 anos, é possível dizer, de modo geral, que houve melhoria significativa nas condições educacionais do Brasil ao longo do tempo, em todos os níveis, conforme demonstram diversos indicadores educacionais e da atividade científica comparando nossos resultados com os de outros países.
Em geral, os programas educacionais nos diferentes níveis se mantiveram ao longo de diferentes gestões, podendo ser, nesse sentido, caracterizados como políticas de Estado e não de governo, pelo menos em princípio. Como consequência, observamos um enorme crescimento da educação superior pública e na formação de professores, da ciência e da pesquisa, associado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), grandes investimentos especialmente na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além da consolidação das fundações estaduais de apoio à pesquisa (FAPs).
Repositório da produção científica do CRUESP
Cruesp divulga comunicado em defesa da manutenção dos recursos da Fapesp
Com base nesse dispositivo legal, a Fapesp repassa à comunidade científica de São Paulo um expressivo montante de auxílios e bolsas para pesquisa, contribuindo de forma decisiva para a estruturação de nossas universidades, em particular das instituições públicas estaduais e federais reconhecidas no cenário nacional e internacional pela excelência no ensino e na pesquisa.
Adicionalmente, a Fapesp tem sido protagonista na implantação de bem-sucedidas parcerias entre universidades e empresas nas áreas de aeronáutica, energia, petróleo e gás, indústria agropecuária, medicamentos e fármacos, água e efluentes, dentre outras, com resultados significativos na transferência tecnológica e na formação de recursos humanos qualificados no ambiente das empresas.
Nesse contexto, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) foi surpreendido com a notícia de que, apesar de compromisso do governo do Estado, anunciado no mês passado, de assegurar os recursos da Fapesp em sua integralidade, a Fundação poderá perder, em 2021, R$ 454,6 milhões do total de repasses de recursos do tesouro estadual à entidade caso o PL 627/2020, que define as receitas e despesas do Estado para o exercício do próximo ano, aprovado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, seja aprovado em plenário nesta semana.
Retirar receitas da Fapesp é, além de alterar preceitos constitucionais consolidados, capaz de produzir um retrocesso sem precedentes no mais avançado e bem-sucedido sistema de financiamento à pesquisa do País. O prejuízo para a produção de conhecimento no Estado e no País será incalculável. Fonte: Jornal da USP - 15/12/20
15 dezembro 2020
BIOTA FAPESP 20 Anos - Políticas para a natureza
Todas essas áreas de conservação resultam do trabalho do programa Biota-FAPESP, que comemora 20 anos de existência em 2020, embora tenha sido criado há 21 anos. Os decretos que estabeleceram essas unidades justificaram a implantação dos parques com base em estudos do programa e citaram um trabalho publicado em 2008, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, antecessora da atual Sima. Trata-se do documento intitulado Diretrizes para conservação e restauração da biodiversidade do estado de São Paulo. Também foi com base nessa publicação que o governo paulista definiu o zoneamento da expansão da cultura canavieira, por meio da Resolução nº 88, de 2008. A normativa definiu as diretrizes técnicas para o licenciamento de empreendimentos do setor sucroalcooleiro no estado utilizando estudos de biodiversidade do Biota. As áreas foram classificadas em quatro níveis de uso (adequadas, adequadas com limitação ambiental, adequadas com restrições ambientais e inadequadas). Os 18 instrumentos legais produzidos com suporte do programa estão disponíveis na internet. Veja mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - dez. 2020
14 dezembro 2020
Carnathon USP contempla projetos de sustentabilidade para a gestão dos campi
Webinário sobre ensino superior e desenvolvimento sustentável
O Magna Charta Observatory e a International Associate Universities (IAU) promovem webinário Fostering sustainable development: the Role of higher education – plans, progress and values, no próximo dia 15 de dezembro de 2020, às 10h30 (horário de São Paulo). As universidades desempenham um papel de liderança na promoção de sociedades mais sustentáveis e, em particular, no engajamento com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos no contexto da Agenda 2030 da ONU: Transformando nosso mundo. Fonte: AUCANI - 09/12/20
USP é a 13ª universidade mais sustentável do mundo
Evento on-line reúne especialistas da USP para discutir as vacinas contra a covid-19
O encontro, que será transmitido pelo Canal USP, a partir das 8h, reunirá especialistas da Universidade que irão abordar a questão das vacinas contra o coronavírus sob a ótica de cinco áreas do conhecimento: sociologia, medicina, economia, logística e direito.
Serão seis sessões em que se discutirão os aspectos científicos, epidemiológicos, sociais, econômicos, jurídicos e relacionados à distribuição da vacina para a população. A mediação será feita pelo jornalista da SCS, Herton Escobar.
“A Universidade tem de estar presente nos momentos em que a população e o setor público precisam de informações qualificadas e apresentadas por especialistas nas diferentes áreas. A reunião foi planejada para responder perguntas objetivas, mas embasadas por conteúdo científico”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Assista ao vídeo do evento. Fonte: Jornal da USP - 10/12/20
13 dezembro 2020
12 dezembro 2020
Portal de Serviços USP - Novas informações
Precisando de um romance? Laboratório da USP indica 14 livros para se aventurar no gênero
Há dez anos estudando o tema, Laboratório de Estudos do Romance mantém encontros virtuais e oficinas no YouTube
11 dezembro 2020
O que você quer saber sobre a Idade Média? Guia da USP ajuda a encontrar
Site interativo criado pelo Laboratório de Estudos Medievais da USP possui mais de 600 conteúdos sobre o período elaborados por pesquisadores latino-americanos
Um indexador de materiais didáticos e bibliográficos sobre o período medieval, produzido por especialistas da América Latina. A ideia era agrupar conteúdos on-line sobre a história medieval, como artigos, livros, conferências e videoaulas. “Constatamos a necessidade de melhor divulgar a produção científica sobre o período medieval realizada por pesquisadores latino-americanos”, conta Marcelo Cândido, coordenador do Laboratório de Estudos Medievais (Leme) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Como usá-lo?
Quem acessa o site, encontra as informações divididas em diferentes categorias, como cronologia, regiões geográficas e temas de pesquisa. Entre as formas de navegação, há a busca por assuntos de interesse, viagem por séculos ou espaços geográficos. O guia pode ser usado por pesquisadores e demais interessados em história medieval. Além dos materiais escritos, há conteúdo audiovisual na plataforma, como podcasts e videoaulas.
O que você encontra no Guia?
Atualmente são 600 documentos entre artigos, livros, podcasts, teses e videoaulas.
São informações do século 5 ao 16, mas também há materiais sobre o pós-Idade Média, como o “Neomedievalismo”. O termo é usado para se referir à interpretação que jogos e séries, como Game Of Thrones, fazem sobre o período medieval . “É a reflexão sobre que tipo de Idade Média se produz nesse tipo de apropriação”, explicou Thiago Ribeiro, pesquisador que lidera o projeto do guia. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 10/12/20