08 março 2021
15 de abril de 2021 – novo prazo para os empréstimos
eBook "Sob a lente da ciência aberta: olhares de Portugal, Espanha e Brasil"
A isso soma-se a crescente preocupação do envolvimento da sociedade e dos desafios globais que enfrentamos, tão tristemente espelhados na pandemia, a qual, em simultâneo, constitui uma oportunidade única para demonstrar o poder acelerador da Ciência Aberta na procura de soluções, quando a via de resolução se dá à escala global de um modo intensamente partilhado. Neste sentido, para responder aos desafios que a humanidade enfrenta, desafios globais, complexos e cheios de incerteza, há que assumir que a ciência nos pode ajudar a encontrar as soluções. Para isso há que mudar a forma de entender a geração do conhecimento. A ciência aberta oferece-nos caminhos para o fazer, abrindo processos de colaboração com distintas comunidades e partilhando dados e recursos.
A obra que apresentamos não esgota de modo algum o tema da Ciência Aberta, visa tão somente apresentar algumas visões de Portugal, Espanha e Brasil sobre este objeto complexo e multifacetado e se encontra em processo de reconfiguração. Constituída por dezoito capítulos pretende fazer-nos refletir sobre esta forma de fazer ciência que convoca interlocutores variados, sendo cada um de nós, nos distintos papéis que vamos assumindo, como cidadãos, como leitores, como autores, como avaliados ou como avaliadores, uma parte profundamente interessada neste processo dialógico que a Ciência Aberta convoca."
E-Book "Sob a lente da ciência aberta: olhares de Portugal, Espanha e Brasil (Conferências e debates interdisciplinares)" (2021) está disponível em acesso aberto em texto completo, obra organizada por Maria Manuel Borges e Elias Sanz Casado. Acesse em: bit.do/fPpmj.
Cronograma define prazos de avaliação da pós-graduação
Na primeira fase, os Programas preenchem o Coleta com suas informações de desempenho, referentes aos anos que serão avaliados. O prazo vai até 23 de abril e os pró-reitores deverão homologá-los até dia 30 do mesmo mês. Em seguida, os programas devem apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação.
A próxima etapa ficará a cargo das áreas de avaliação, que organizarão os itens a serem avaliados pelas comissões, dividindo-os em três grupos. O Grupo A, trabalhará com itens qualitativos da ficha da avaliação, como programas e impacto na sociedade – que não dependem da classificação da produção e geração e análise de indicadores. Essa parte deve ser concluída até 31/8. No Grupo B, até 16/7, serão classificadas as produções intelectuais dos PPGs. Por fim, o Grupo C, usará indicadores para subsidiar o processo avaliativo. Esse deverá ser executado entre 19/7 e 10/9.
Avaliação
As comissões farão a análise global dos programas baseadas nos trabalhos preparatórios. Para preenchimento da Ficha de Avaliação atribuirão notas de 1 a 7, considerando Programas, Formação e Impacto na Sociedade. Essa etapa acontece de 13/9 a 8/10. As relatorias terão de 11/10 a 19/11 para deliberarem sobre o processo.
O resultado da Avaliação, está previsto para ser divulgado entre 22/11 e 3/12. Em seguida, no dia 6 terá início o período de reconsideração, quando os programas de pós-graduação poderão recorrer dos resultados, até dia 24 do mesmo mês. Em janeiro de 2022, as áreas de avaliação farão a análise desses pedidos, entre os dias 17 e 28.
Por fim, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) vai deliberar entre 31 de janeiro e 18 de fevereiro, para que o resultado final seja divulgado entre 21 de fevereiro e 4 de março de 2022. Fonte: CCS/CAPES - 08/03/21
05 março 2021
Em busca de métricas mais refinadas
Novos indicadores procuram desvendar tendências e
estabelecer comparações mais precisas ao avaliar dados quantitativos de
produção científica
Um deles é o Field-Weighted Citation Index (FWCI), que avalia as citações de um artigo, comparando-as com as de outros papers com palavras-chave semelhantes e da mesma idade. O índice pondera o quanto esse trabalho foi mais ou menos citado em comparação com a média dos congêneres. Se o resultado for igual a 1, significa que está exatamente na média – se for superior, sua repercussão é maior. A vantagem da metodologia é que ela permite comparar estudos de qualquer área do conhecimento, ponderando sua posição em relação aos do mesmo assunto. Outros indicadores de impacto científico não permitem esse tipo de analogia, porque cada disciplina tem práticas de publicação peculiares e comunidades de tamanhos distintos, que influenciam a intensidade com que suas pesquisas são citadas sem que isso represente uma diferença de impacto e visibilidade. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2021
Como sobreviver ao veneno das revistas predatórias
04 março 2021
Entidades lançam hoje campanha ‘Vacina Salva’
A proposta da campanha é gerar
conscientização sobre a importância da vacinação, sobretudo no cenário da
pandemia da covid-19, evidenciando o papel da vacina na erradicação de doenças
e na saúde coletiva.
O presidente nacional da Abap, Mario D’Andrea, conta que as peças publicitárias fazem uma defesa da vacinação em massa para combater a covid-19 e serão veiculadas na internet, TVs e rádios de todo país. O enxoval conta com um filme de 1 minuto e 30 segundos, spots de rádio e placas de rua (OOH). Segundo ele, a Abap, como uma das entidades mais importantes da comunicação brasileira, tem como missão fundamental combater as fakes news. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 04/03/21
Leia também: Quais vacinas o Brasil tem hoje e quais podem chegar?
Vacinas x mutações: como fica a eficácia quando o vírus muda
Orquestra Sinfônica da USP apresenta seu primeiro festival on-line
Campi da USP entram em fase de restrição máxima devido ao agravamento da pandemia no Estado
De acordo com o documento, “considerando a situação epidemiológica do Estado de São Paulo, a fase crítica de oferta de assistência do sistema de saúde (público e privado) e a decisão do Centro de Contingência do Estado de colocar todos os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) na fase vermelha, o GT PRAA comunica o retorno imediato do Plano USP para a fase de máxima restrição (Fase A)”.
Isso significa que os campi voltam a ter restrição rigorosa de acesso e não serão permitidas atividades que possam resultar em aglomeração, mesmo em ambiente aberto.
As atividades presenciais nos campi também estão suspensas. Bibliotecas, restaurantes, centros esportivos, centros culturais, auditórios, salas de aula, salas de pós-graduandos, salas de pós-doutorandos e quaisquer outros ambientes internos com potencial de aglomeração devem permanecer fechados. A determinação valerá até o dia 26 de março de 2021, quando o grupo de trabalho emitirá um novo comunicado. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 03/03/21
A língua das universidades: laboratório da USP prepara alunos para a escrita acadêmica
Na escalada do conhecimento,
muitas vezes, apenas no final da graduação, alunas e alunos se dão conta:
escrever para a academia é uma habilidade que não dominam. As variedades de
publicação são inúmeras. Mas, junto das oportunidades de divulgação das
pesquisas, habitam também os desafios que cada área e tipo de público exigem.
Embora a escrita acadêmica seja permeada por certos códigos
linguísticos, o ingresso ao ensino superior amplificou uma deficiência que
estudantes já trazem desde o ensino médio. Na língua materna, a experiência de
escrita ficava restrita aos gêneros textuais mais comuns aos sistemas de
avaliação e vestibulares. Já na língua estrangeira, o ensino de um segundo
idioma no Brasil nunca esteve focado em uma escrita adequada.
A constatação é do Laboratório
de Letramento Acadêmico da USP. Ligado
ao Departamento de Letras Modernas, o LLAC foi fundado em 2011 pelas
professoras Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e
francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em
São Paulo. O objetivo do laboratório é contribuir para o letramento acadêmico
de graduandos e pós-graduandos por meio de um sistema de tutoria baseado em feedback.
Fonte: Jornal da USP - 03/03/21
Repositórios científicos buscam certificação
“A certificação promove a confiança, que está no cerne do armazenamento e compartilhamento dos dados”, disse Rorie Edmunds, diretor executivo do World Data System (WDS).
“De um lado, as agências de fomento querem ter a certeza de que os dados gerados nas pesquisas que financiam não serão desperdiçados e poderão ser reutilizados no futuro. Por outro lado, os pesquisadores desejam ter certeza de que seus dados estarão seguros, acessíveis e utilizáveis ao longo do tempo. Já os usuários, que têm interesse em reutilizar os dados, desejam saber se eles serão preservados de maneira adequada e se são de alta qualidade”, afirmou Edmunds.
Para ser certificado pelo CoreTrustSeal, o repositório científico precisa cumprir 16 requisitos. O primeiro deles é explicitar claramente que tem como missão fornecer acesso e preservar os dados armazenados. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 04/03/21
Nova edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica recebe inscrições
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe, até 22 de março de 2021, inscrições para a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O objetivo é estimular as instituições e bolsistas de iniciação científica e de iniciação tecnológica cujos relatórios finais se destacaram pela relevância e qualidade, e que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.
Para
cada uma das categorias, de bolsista de iniciação científica e bolsista de
iniciação tecnológica, serão premiados até três bolsistas nas seguintes grandes
áreas de conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenhaias;
e Ciências Humanas e Sociais.
Para
submeter as propostas, as coordenações dos Programas Institucionais de
Iniciação Científica e Tecnológica das universidades e das instituições de
pesquisa devem encaminhar para o e-mail pict@cnpq.br os
melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo
nas jornadas, salões ou seminários, realizados no 2º semestre de 2020.
Os
bolsistas vencedores receberão R$ 7 mil, bolsas de mestrado ou de doutorado e
diploma. A instituição vencedora na categoria Mérito Institucional receberá
cotas adicionais de bolsas e um troféu.
Além
disso, todos os premiados e o representante da instituição receberão passagens
aéreas e diárias para participar da próxima Reunião Anual da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência, que será realizada em julho e 2021, em
data a ser definida.
Mais
informações em: www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/.
Fonte: Agência FAPESP - 04/03/21
03 março 2021
Privacidade: como deixar de fornecer suas informações pessoais para o Google
Cortar totalmente o Google da sua rotina e desvincular todas as suas contas dele é bem difícil, mas fique calmo, pois existem outras opções menos drásticas de manter o mínimo da sua privacidade virtual. Confira algumas dicas que podem te ajudar a proteger parte das suas informações pessoais das garras do Google. Saiba mais em: 7 configurações de privacidade do Google que você deve rever. Fonte: Época Negócios - fev. 2021
Manifesto em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
Nós, ex-ministros de Estado,
manifestamos nossa profunda preocupação diante das ameaças à Educação, à
Ciência, Tecnologia e Inovação, decorrentes dos graves cortes orçamentários
propostos para 2021, com descontinuidade de programas estratégicos e risco de colapso
de instituições do Sistema Nacional de CT&I – retrocesso sem precedentes na
história das políticas nacionais.
Com enorme empenho, nas últimas décadas, qualificamos significativo corpo de pesquisadores, que tem atuado na fronteira do conhecimento e que projetou o Brasil como 14º maior produtor de ciência mundial, posição hoje ameaçada. Nem mesmo as piores previsões poderiam projetar tal cenário.
Nações mais desenvolvidas são aquelas que têm no avanço da pesquisa e inovação as bases para construção de uma sociedade do conhecimento. A centralidade dessa agenda nos países desenvolvidos, e em alguns países em desenvolvimento, nos últimos anos, instaurou estratégias industriais e de CT&I com status de políticas de Estado de longo prazo, apoiadas em incentivos à P&D, subvenções e uso do poder de compra governamental. Leia o texto na íntegra.
Fonte: Jornal da USP - 02/03/21