16 março 2021

 

O que é má conduta de pesquisa? Países europeus nem sempre concordam...

Esta é uma tradução livre da matéria originalmente publicada por Cathleen O’Grady na Science Magazine e intitulada What is research misconduct? European countries can’t agree.
Os especialistas em ética em pesquisa dizem que as diferenças ameaçam criar confusão e disputas por colaborações científicas internacionais. As equipes geralmente incluem membros que trabalham em diferentes países; se um membro da equipe é acusado de má conduta de pesquisa, que regras do país devem ser aplicadas? A decisão afeta quem pode ser responsabilizado e quais comportamentos são considerados antiéticos. “É realmente uma questão difícil”, diz Nicole Föger, diretora-gerente da Agência Austríaca para Integridade em Pesquisa.   Saiba mais.    Fonte: AGUIA - 16/03/21


Jovens cientistas de todo o país mostram inovação e criatividade em feira virtual da USP

Febrace 2021 apresenta até 26 de março mais de 300 projetos de iniciação científica de estudantes de ensino básico e técnico; é possível ver todos os trabalhos na plataforma virtual do evento

Maior feira de ciências e engenharia do País, a Febrace 2021 começou nesta segunda-feira com eventos e uma mostra virtual dos projetos finalistas. É possível conferir na Plataforma Febrace Virtual, até o dia 26 de março, os trabalhos selecionados que envolveram 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de vários Estados, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos.
A plataforma simula um evento presencial onde o visitante chega a um hall principal de entrada com estandes dos patrocinadores do evento. Ao clicar num dos estandes, é possível ter acesso a informações e concorrer a prêmios participando de questionários on-line. Também há na entrada um telão principal onde é possível acompanhar a abertura do evento e conferir as mensagens dos organizadores e gestores da Universidade.
Depois, o visitante pode escolher entre duas entradas: uma é do auditório, que apresenta atividades, lives e palestras em vários horários durante todo o evento – a programação completa fica disponível no púlpito central. A outra porta leva à mostra de projetos, dividida por área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Saúde, Engenharias, Humanas, Biológicas e Sociais Aplicadas.
Cada projeto possui uma página com resumo, dados dos autores, professor orientador e instituição, além de um vídeo de apresentação. Também constam da programação as bancas de avaliação dos trabalhos. Os projetos escolhidos participam da cerimônia de premiação com transmissão pelo Canal do Youtube da Febrace no dia 27 de março, a partir das 15 horas.
Confira alguns projetos que estão em exposição na Febrace Virtual e visite a plataforma do evento neste link.    Fonte: Jornal da USP - 15/03/21

15 março 2021

Aplicativo do Web of Science My Research Assistant

A pesquisa moderna não se limita ao laboratório ou à mesa.
Esteja você em movimento ou confie em redes sem fio para realizar seu trabalho, você precisa se manter atualizado com as pesquisas líderes do mundo e ser capaz de se conectar e colaborar remotamente com facilidade.
Web of Science™ My Research Assistant é um novo aplicativo móvel que traz o poder da Web of Science para o seu telefone ou dispositivo móvel, para que você esteja equipado onde quer que a inspiração surja.
Leve o poder da Web of Science para o seu celular ou dispositivo, para que você esteja equipado onde quer que a inspiração surja.
Fonte: Clarivate Analytics - mar. 2021



Eventos acontecem na 2ª quinzena de março

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Coleção JSTOR: acesso disponível na USP até 31 de dezembro de 2021

Assinatura USP da Coleção JSTOR é renovada. As coleções estão disponíveis para a comunidade USP até 31 de dezembro de 2021

JSTOR fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos acadêmicos, livros e fontes primárias em 75 disciplinas. As coleções temáticas do JSTOR se concentram em áreas emergentes de pesquisa e contêm vários tipos de conteúdo, incluindo periódicos e relatórios de pesquisa. 
Explore esta ampla variedade de conteúdo acadêmico e científico por meio dessa poderosa plataforma de pesquisa: https://www.jstor.org/.
Informamos que o acesso está disponível apenas ao público da USP, sendo necessária a conexão remota via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP, de modo a permitir que o equipamento da residência do usuário seja identificado com um IP da USP.   
Fonte: AGUIA - mar. 2021


13 março 2021



Trial para acesso às revistas SIAM vai até 10 de junho


A Accucoms e a SIAM – Society for Industrial and Applied Mathematics ativaram 90 dias de acesso gratuito aos 18 periódicos da SIAM mediante acesso remoto (VPN) aos computadores da USP. Com sede na Filadélfia, a SIAM é uma sociedade dos Estados Unidos para a matemática aplicada. Foi fundada em 1951 por matemáticos atuantes na indústria. Tem atualmente mais de 11 mil membros, e organiza conferências científicas, publica livros e ebooks além dos seus 18 journals científicos todos eles revisados por pares sendo a principal fonte de conhecimento para as comunidades de matemática aplicada e ciência computacional do mundo.  Fonte: AGUIA - 12/03/21
                                         Período de acesso: 10 de março a 10 de junho

                                         Link de acessohttps://epubs.siam.org/


CAPES incentiva melhoria da pós-graduação

“A internacionalização da pós-graduação é imprescindível para se alcançar a excelência acadêmica em todas as áreas do conhecimento”. A afirmação foi feita por Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), durante o II Encontro de Internacionalização PrInt-UFSCar, promovido pela Universidade Federal de São Carlos.
Aguiar usou dados levantados pela CAPES para mostrar a relação entre as Citações Por Publicação (CPP) e a internacionalização dos países pela sua pós-graduação: “O Brasil, por exemplo, de cada 100 publicações internacionais, 34,5 contam com colaboradores estrangeiros e o seu índice de citação está em 2,4”, contou.
O presidente ainda comparou os indicadores brasileiros aos de outros países e citou a Índia, cujo índice CPP é 2,14 e a internacionalização inferior ao Brasil, com 18,39%. Contudo, países como Israel (com CPP em 4,25 e 50,59% de participação internacional), Singapura (CPP em 5,5 e 63%) e Suíça (CPP em 5,32 e 70% de internacionalização), sendo esse último “um dos maiores países de inovação do mundo”, mostram que “o Brasil precisa melhorar sua internacionalização, para aumentar o seu fator de impacto global”.
O gestor lembrou que o País tem empreendido um grande esforço para consolidar seu Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e “só alcançará o desenvolvimento social e econômico que almejamos ao promover o conhecimento científico e tecnológico, que é a base do avanço sustentável de qualquer país”.
O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) incentiva a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições selecionadas, além da formação de redes de pesquisas internacionais para melhorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação. O Programa também promove a mobilidade acadêmica de professores e estudantes de doutorado e pós-doutorado.
Fazem parte do PrInt 614 programas de pós-graduação (PPGs) – o que corresponde a 29% do total dos programas com notas 4, 5, 6 e 7 do SNPG – com 581 projetos, em 190 temas estratégicos e 77 países parceiros. “Esperamos que o Programa contribua para alcançar a excelência acadêmica, com fatores de impacto representativos do potencial que o Brasil tem, e ajude a consolidar o SNPG”, concluiu Benedito Aguiar.    Fonte: CCS/CAPES - 12/03/21

12 março 2021

Ciência de impacto: lista de pesquisadores com trabalhos altamente citados contém mais brasileiros em 2020

Cresceu o número de pesquisadores brasileiros entre os mais citados do mundo. Foram 19 em 2020, quatro a mais que no ano anterior, destacando-se em áreas como epidemiologia e saúde pública. Os dados constam de um levantamento divulgado em novembro pelo Institute for Scientific Information (ISI), serviço de bases bibliométricas da Clarivate Analytics. Todos os anos a empresa lista os cientistas responsáveis por 1% dos artigos mais citados em 21 áreas do conhecimento. O relatório de 2020 se baseou em trabalhos publicados em periódicos indexados na Web of Science (WoS) entre janeiro de 2009 e dezembro de 2019, e nas citações que receberam no período. Ao todo, 6.389 pesquisadores figuram na relação.

O Brasil, um dos 15 países que mais produzem artigos científicos, ficou na 26ª posição no ranking das nações com mais cientistas altamente citados, consolidando uma tendência de crescimento que ganhou força em 2018, quando a Clarivate adotou uma nova metodologia para contabilizar o impacto dos pesquisadores. Até então, o contingente de brasileiros entre os mais citados restringia-se a, em média, quatro nomes – nem sempre os mesmos. Em 2018, esse número subiu para 13 e, em 2019, para 15. O desempenho do Brasil é tímido quando comparado ao de nações como Estados Unidos e China, mas se destaca na América Latina. O país ficou à frente do México, com quatro pesquisadores na lista de 2020, e da Argentina, com apenas um – desde que a Clarivate passou a fazer esse levantamento, em 2014, o vizinho do Brasil nunca emplacou mais do que três pesquisadores na listagem.   Saiba mais.    

Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2021


                     
                       Aula 1 – Possibilidades para escrever de forma fluente e confortável
                       Aula 2 – O bloqueio da escrita como categoria histórica
                       Aula 3 – A interminável falta de tempo para escrever
                       Aula 4 – A regularidade da escrita como regra de ouro
                       Aula 5 – Escrita livre: como criar antes de criticar
                       Aula 6 – A pré-escrita ou como escrever errado antes de escrever certo
                       Aula 7 – O valor da escrita em primeira pessoa
                       Aula 8 – O diário como meio de amenizar o controle social da escrita
                       Aula 9 – O medo da crítica
                       Aula 10  Como começar e quando parar de escrever
                       Aula 11 – O perene sentimento de incompletude da escrita
                       Aula 12 – Como gerar senso de avanço da escrita
                       Aula 13 – Há ambiente perfeito para escrever?
                       Aula 14 – Não torne a escrita o objetivo número 1 da sua vida
                       Aula 15 – Escrita e sofrimento psicológico
                       Aula 16 – Sobre a desistência e abandono da escrita


CAPES lança revista de divulgação de pesquisas científicas

A pós-graduação brasileira na luta contra a COVID-19 é o tema do primeiro número da revista CAPES em Focoque já pode ser acessada em sua versão digital. A edição mostra pesquisas financiadas pelo Programa de Combate a Epidemias destinadas ao enfrentamento do novo coronavírus. O lançamento oficial foi realizado no Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 12 de março.

A publicação, idealizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), traz 42 matérias abordando um dos estudos de cada instituição de ensino superior selecionada nos três editais do Programa. Ao todo, são 109 projetos que envolvem 1.300 pesquisadores. Os textos tratam de diferentes aspectos das pesquisas, seja em relação à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento ou à vacina.

Milton Ribeiro, ministro da Educação, que escreve um texto de apresentação da revista, lembrou que em 2021 a CAPES completa 70 anos e falou do papel das instituições. “Uma das lutas que a universidade tem é transformar o conhecimento em algo que possa ter impacto na sociedade. Prestamos contas à sociedade de uma ação que visa transformar o conhecimento que os nossos pesquisadores possuem em algo que possa trazer benefício para a sociedade”, afirmou.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explicou o objetivo da publicação. “A Revista CAPES em Foco surge com o propósito de divulgar projetos de pesquisa de grande relevância para o País”, explicou. Em sua apresentação, destacou um dos temas presentes nas pesquisas: “Oito projetos são diretamente ligados ao desenvolvimento de vacina. A tão almejada, esperada e desejada vacina brasileira!”.   Saiba mais.    Fonte: CCS/CAPES - 12/03/21

Navegue pela plataforma de museus universitários

Recém-lançada, plataforma digital busca oferecer maior visibilidade a coleções e museus universitários do país


A relação profissional do historiador Mauricio Candido da Silva com museus universitários remonta à década de 1990. Desde então, ele já trabalhou em espaços como os museus de Zoologia (MZ) e o de Arqueologia e Etnologia (MAE), ambos da Universidade de São Paulo (USP). “Em geral, os museus universitários possuem coleções científicas, artísticas, arqueológicas e históricas de grande importância”, afirma o atual coordenador técnico do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (MAV-FMVZ), também da USP. “Entretanto, uma grande parcela deles permanece desconhecida até mesmo dentro das instituições de ensino e pesquisa que os abrigam. Entre outras coisas, precisam de visibilidade para ser valorizados.”

Foi pensando nisso que Silva coordenou o desenvolvimento da recém-lançada plataforma digital da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU), entidade sem fins lucrativos que ajudou a articular em 2017 e que hoje conta com cerca de 300 integrantes, entre técnicos, professores universitários, pesquisadores e estudantes de museologia. De livre acesso, a plataforma estruturada ao longo dos últimos quatro anos reúne artigos científicos, agenda de eventos e um banco de dados com ferramenta de busca que mapeia cerca de 500 museus, coleções e outros espaços de memória situados em instituições de ensino superior, públicas e privadas, de todo o país. “A ideia é não apenas oferecer subsídios para pesquisadores interessados no tema, como também contribuir para a elaboração de políticas públicas relacionadas a esses espaços no país”, explica.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2021

20 anos da Wikipédia: como a USP colabora com a enciclopédia mais famosa do mundo?

Iniciativas utilizam a enciclopédia digital para difundir e revisar conhecimentos científicos, além de disponibilizarem parte dos acervos de museus e bibliotecas mantidos pela Universidade

Como difundir a produção científica, democratizar o conhecimento, tornar possível o acesso a acervos históricos e aproximar a Universidade da população? Participar de um dos sites mais visitados do mundo, acessado por mais de 1,5 bilhões de computadores e smartphones por mês, segundo dados do Global Digital Report de 2019, é uma das soluções. Este site é a Wikipédia, enciclopédia virtual mantida de forma colaborativa, que completou 20 anos de existência e hoje é referência em pesquisa na internet, conhecida por ser um repositório aberto de conteúdos diversos, explicando termos e conceitos em verbetes. 

Observando a potencialidade dessa ferramenta, universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a integrarem o “movimento wiki”, rede de colaboradores que criam e revisam artigos do site.  Na USP, a ferramenta é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia -, o Glam de Bibliotecas da USP, e o Cepid Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site. 

Ligado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, o Neuromat tem uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores e estudantes de diversas instituições brasileiras com diferentes áreas de atuação, como pesquisa, inovação e difusão. A equipe de difusão é a que atua diretamente com a Wikipédia com o principal objetivo de democratizar o acesso a informações de qualidade produzidas pelas universidades.

Por meio da plataforma on-line, a iniciativa trabalha com a criação de artigos sobre os temas pesquisados no Cepid, principalmente com probabilidade e estatística, e revisão de conteúdos já postados, complementando com novas informações e adicionando referências bibliográficas e equações matemáticas, por exemplo. O Neuromat também disponibiliza arquivos em formato audiovisual, como vídeos didáticos explicando o funcionamento do cérebro e o Podcast A matemática do Cérebro.

Ao todo, a iniciativa produziu aproximadamente 60 mil artigos, tendo quase 30 milhões de acessos. Além disso, outros 97,5 mil conteúdos foram editados e mais de 40 mil arquivos foram disponibilizados pela plataforma Wikimedia Commons.   Saiba mais.    
Fonte: Jornal da USP - 11/03/21

11 março 2021

Lançado Prêmio Capes de Tese 2021

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o Prêmio CAPES de Tese 2021, regido pelo Edital nº 03/2021. A 16ª edição da premiação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 10, e vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em 2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecida pela Fundação.

Entre os trabalhos selecionados, três serão agraciados com o Grande Prêmio, divididos em três grupos de grandes áreas: a) Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, b) Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar e c) Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

A escolha dos trabalhos será feita por comissões de premiação, que vão considerar sua originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso são avaliadas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto.   Saiba mais.    

Fonte: Ascom Capes - 11/03/21

CNPq lança nova chamada para apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou nesta quarta-feira, 10, no seu portal, a Chamada CNPq n° 02/2021 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2021.

Com abertura de submissão de propostas na data de 18 de março, a Chamada visa dar continuidade à transição do antigo modelo de quotas de bolsas de mestrado e de doutorado para o novo modelo de concessão por meio do apoio a projetos institucionais de pesquisa propostos pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Essa transição foi iniciada em 2020, com o lançamento da Chamada CNPq nº 25/2020, cujo resultado final foi divulgado em janeiro de 2021.

Nesse sentido, a Chamada CNPq nº 02/2021 concederá bolsas de mestrado e de doutorado no País aos PPGs que possuem bolsas do antigo modelo de quotas do CNPq, com vigência a encerrar entre:

                         – 1º de janeiro a 30 de junho de 2021: 1º Semestre/2021 e

                         – 1º de julho a 31 de dezembro de 2021: 2º Semestre/2021.


Assim, somente PPGs com quotas de mestrado e de doutorado vencendo em 2021 poderão participar dessa seleção.

A Chamada CNPq nº 02/2021 mantém as linhas gerais da Chamada CNPq nº 25/2020. Os critérios de transição e os percentuais de manutenção são os mesmos aplicados na Chamada anterior.

O PPG com proposta(s) para bolsa(s) de mestrado e/ou de doutorado reconhecida(s) quanto ao mérito técnico-científico na Chamada CNPq Nº 25/2020, tendo recebido bolsa(s) ou não, e que tenha interesse em participar desta Chamada, é dispensado do envio de nova proposta à Chamada CNPq nº 02/2021.

Clique aqui e acesse o texto completo da Chamada CNPq nº 02/2021 – Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2021.    Fonte: CNPq - 11/03/21