16 março 2021

Jovens cientistas de todo o país mostram inovação e criatividade em feira virtual da USP

Febrace 2021 apresenta até 26 de março mais de 300 projetos de iniciação científica de estudantes de ensino básico e técnico; é possível ver todos os trabalhos na plataforma virtual do evento

Maior feira de ciências e engenharia do País, a Febrace 2021 começou nesta segunda-feira com eventos e uma mostra virtual dos projetos finalistas. É possível conferir na Plataforma Febrace Virtual, até o dia 26 de março, os trabalhos selecionados que envolveram 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de vários Estados, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos.
A plataforma simula um evento presencial onde o visitante chega a um hall principal de entrada com estandes dos patrocinadores do evento. Ao clicar num dos estandes, é possível ter acesso a informações e concorrer a prêmios participando de questionários on-line. Também há na entrada um telão principal onde é possível acompanhar a abertura do evento e conferir as mensagens dos organizadores e gestores da Universidade.
Depois, o visitante pode escolher entre duas entradas: uma é do auditório, que apresenta atividades, lives e palestras em vários horários durante todo o evento – a programação completa fica disponível no púlpito central. A outra porta leva à mostra de projetos, dividida por área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Saúde, Engenharias, Humanas, Biológicas e Sociais Aplicadas.
Cada projeto possui uma página com resumo, dados dos autores, professor orientador e instituição, além de um vídeo de apresentação. Também constam da programação as bancas de avaliação dos trabalhos. Os projetos escolhidos participam da cerimônia de premiação com transmissão pelo Canal do Youtube da Febrace no dia 27 de março, a partir das 15 horas.
Confira alguns projetos que estão em exposição na Febrace Virtual e visite a plataforma do evento neste link.    Fonte: Jornal da USP - 15/03/21