17 março 2021

Por que o ScienceOpen é útil ao pesquisador?


ScienceOpen
 
é uma plataforma de descoberta com recursos interativos para que os acadêmicos aprimorem suas pesquisas abertamente, causem impacto e recebam crédito por isso.  As funções avançadas de pesquisa e descoberta, combinadas com revisão por pares pós-publicação, recomendação, compartilhamento social e recursos de criação de coleção, tornam o ScienceOpen uma plataforma de pesquisa de que você realmente precisa. Fornece uma ampla gama de ferramentas para apoiar sua pesquisa.
Além de tudo isso, o ScienceOpen pode promover a visibilidade do pesquisador e de suas atividades.
REGISTRE-SE agora gratuitamente, preencha seu perfil, adicione suas publicações.

Publicar

  • Publique seu artigo mais recente como uma pré-impressão no ScienceOpen Preprints  para compartilhar seus resultados com colegas imediatamente, aberto e citável com um Crossref DOI. Bastam alguns cliques para ser publicado e aumentar a visibilidade do seu trabalho e iniciar um discurso acadêmico com seus pares.
  • Envie seu pôster para ScienceOpen Posters gratuitamente e deixe seus colegas comentarem e discutirem seu trabalho – em qualquer lugar e a qualquer hora, não apenas limitado a algumas horas em uma sala de conferências superlotada e barulhenta.
  • Visualize seu Perfil público.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 17/03/21

Como transformar pesquisas em negócios? Novo núcleo da USP vai capacitar cientistas empreendedores

Como a maior parte dos dilemas da vida acadêmica, o Núcleo de Formação de Empresas e Empreendedores da USP (Nidus) surgiu de uma questão: que fazer com doutores, mestres e até mesmo graduados, recém-titulados, que possuem uma pesquisa com potencial de inovação, mas se formaram em um grupo sem a cultura necessária para levar produtos e serviços ao mercado?

Para estimular a inovação e criar pontes entre a academia e empresas, a Universidade dispõe de uma série de ações e programas que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário, como parques tecnológicos, aceleradoras e incubadoras. Atualmente, as incubadoras têm permitido acelerar o processo de aplicação de tecnologias, mas a seleção exige um certo grau de maturidade do produto ou serviço. Uma característica que, muitas vezes, não permite o enquadramento do portador da ideia em sistemas estabelecidos de modelagem de um negócio. Falta uma etapa anterior.

Vendo nesta lacuna uma oportunidade de estimular a criação de serviços, produtos e negócios inovadores, o InovaUSP – Centro de Pesquisa e Inovação da USP -, através do Nidus, quer atuar capacitando profissionais e abrigando suas ideias em um hostel de projetos. Aliando formação técnica e visão empreendedora, o núcleo deve iniciar suas atividades no próximo mês de abril, na construção de um programa de residência em inovação com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 16/03/21



16 março 2021

USP desenvolve ferramenta de correção automática de redações

Corrigir redações de forma automática a fim de aprimorar as habilidades dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse é o principal objetivo de uma ferramenta criada por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Disponível por meio de um aplicativo para smartphones com sistema Android e de um site, a solução possibilita identificar erros gramaticais, de pontuação, de digitação e de concordância nas redações. Para criar a ferramenta, que recebeu o nome de Corretor Inteligente de Redações Automático (CIRA), o estudante Gabriel Nogueira, que cursa Bacharelado em Ciências de Computação no ICMC, empregou técnicas da área de inteligência artificial.

Como funciona – Para ter sua redação corrigida, basta o usuário fazer o download do aplicativo na Google Play Store ou acessar o site da CIRA. Depois, é só o usuário digitalizar a redação e submetê-la à ferramenta. “No futuro, pretendemos ter um sistema de leitura óptica de caracteres, de forma que o usuário poderá digitalizar sua redação de forma automática, bastando apontar a câmera do celular para o texto escrito no papel”, revela Gabriel.

Após fazer a submissão, o sistema apresenta ao usuário uma tela de resultados, em que constam a nota atribuída à redação e estatísticas sobre o texto (número de palavras, por exemplo). Caso erros sejam encontrados, eles são marcados em vermelho. Ao clicar em cima deles, abre-se uma janela contendo informações sobre o erro e sugestões de como remediá-lo. Gabriel preparou um vídeo para demonstrar como funciona o aplicativo na prática: clique aqui para assistir.    Saiba mais.    Fonte: ICMC-USP - 10/03/21


Mais de oito mil eBooks da Pearson estão disponíveis para a comunidade USP

Biblioteca Virtual Pearson acaba de ser assinada por completo pela Universidade de São Paulo. São mais de 8.000 livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). Informações atualizadas em 16 de março de 2021
É composta pelos selos editoriais da Pearson Education (editoras Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e pelas editoras parceiras: Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, EDUCS, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.
O acesso é individualizado. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USP.
: : Orientações para acesso : :
A Biblioteca Virtual está disponível para Desktop, Tablets e Smartphones. Suas funcionalidades exclusivas, agilidade e navegação intuitiva oferecem aos leitores a melhor experiência de usuário. Um sistema completo, desenvolvido para promover a leitura e potencializar a jornada do conhecimento.
Ganhe tempo em suas pesquisas com a ferramenta de busca avançada da Biblioteca Virtual. Procure por palavras-chaves, temáticas, assuntos ou conteúdos específicos. Refine sua busca utilizando os filtros especiais disponíveis e explore apenas as obras mais acertadas e focadas em seus objetivos.
Continue a ler de onde parou. Com a Biblioteca Virtual suas notas, destaques, marcações, a última página lida e todas as suas interações com os e-books estarão sincronizadas em todos os seus dispositivos, facilitando a sua leitura, seus estudos e a produção de artigos e trabalhos científicos.   Fonte: AGUIA - 16/03/21

          

 

O que é má conduta de pesquisa? Países europeus nem sempre concordam...

Esta é uma tradução livre da matéria originalmente publicada por Cathleen O’Grady na Science Magazine e intitulada What is research misconduct? European countries can’t agree.
Os especialistas em ética em pesquisa dizem que as diferenças ameaçam criar confusão e disputas por colaborações científicas internacionais. As equipes geralmente incluem membros que trabalham em diferentes países; se um membro da equipe é acusado de má conduta de pesquisa, que regras do país devem ser aplicadas? A decisão afeta quem pode ser responsabilizado e quais comportamentos são considerados antiéticos. “É realmente uma questão difícil”, diz Nicole Föger, diretora-gerente da Agência Austríaca para Integridade em Pesquisa.   Saiba mais.    Fonte: AGUIA - 16/03/21


Jovens cientistas de todo o país mostram inovação e criatividade em feira virtual da USP

Febrace 2021 apresenta até 26 de março mais de 300 projetos de iniciação científica de estudantes de ensino básico e técnico; é possível ver todos os trabalhos na plataforma virtual do evento

Maior feira de ciências e engenharia do País, a Febrace 2021 começou nesta segunda-feira com eventos e uma mostra virtual dos projetos finalistas. É possível conferir na Plataforma Febrace Virtual, até o dia 26 de março, os trabalhos selecionados que envolveram 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de vários Estados, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos.
A plataforma simula um evento presencial onde o visitante chega a um hall principal de entrada com estandes dos patrocinadores do evento. Ao clicar num dos estandes, é possível ter acesso a informações e concorrer a prêmios participando de questionários on-line. Também há na entrada um telão principal onde é possível acompanhar a abertura do evento e conferir as mensagens dos organizadores e gestores da Universidade.
Depois, o visitante pode escolher entre duas entradas: uma é do auditório, que apresenta atividades, lives e palestras em vários horários durante todo o evento – a programação completa fica disponível no púlpito central. A outra porta leva à mostra de projetos, dividida por área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Saúde, Engenharias, Humanas, Biológicas e Sociais Aplicadas.
Cada projeto possui uma página com resumo, dados dos autores, professor orientador e instituição, além de um vídeo de apresentação. Também constam da programação as bancas de avaliação dos trabalhos. Os projetos escolhidos participam da cerimônia de premiação com transmissão pelo Canal do Youtube da Febrace no dia 27 de março, a partir das 15 horas.
Confira alguns projetos que estão em exposição na Febrace Virtual e visite a plataforma do evento neste link.    Fonte: Jornal da USP - 15/03/21

15 março 2021

Aplicativo do Web of Science My Research Assistant

A pesquisa moderna não se limita ao laboratório ou à mesa.
Esteja você em movimento ou confie em redes sem fio para realizar seu trabalho, você precisa se manter atualizado com as pesquisas líderes do mundo e ser capaz de se conectar e colaborar remotamente com facilidade.
Web of Science™ My Research Assistant é um novo aplicativo móvel que traz o poder da Web of Science para o seu telefone ou dispositivo móvel, para que você esteja equipado onde quer que a inspiração surja.
Leve o poder da Web of Science para o seu celular ou dispositivo, para que você esteja equipado onde quer que a inspiração surja.
Fonte: Clarivate Analytics - mar. 2021



Eventos acontecem na 2ª quinzena de março

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Coleção JSTOR: acesso disponível na USP até 31 de dezembro de 2021

Assinatura USP da Coleção JSTOR é renovada. As coleções estão disponíveis para a comunidade USP até 31 de dezembro de 2021

JSTOR fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos acadêmicos, livros e fontes primárias em 75 disciplinas. As coleções temáticas do JSTOR se concentram em áreas emergentes de pesquisa e contêm vários tipos de conteúdo, incluindo periódicos e relatórios de pesquisa. 
Explore esta ampla variedade de conteúdo acadêmico e científico por meio dessa poderosa plataforma de pesquisa: https://www.jstor.org/.
Informamos que o acesso está disponível apenas ao público da USP, sendo necessária a conexão remota via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP, de modo a permitir que o equipamento da residência do usuário seja identificado com um IP da USP.   
Fonte: AGUIA - mar. 2021


13 março 2021



Trial para acesso às revistas SIAM vai até 10 de junho


A Accucoms e a SIAM – Society for Industrial and Applied Mathematics ativaram 90 dias de acesso gratuito aos 18 periódicos da SIAM mediante acesso remoto (VPN) aos computadores da USP. Com sede na Filadélfia, a SIAM é uma sociedade dos Estados Unidos para a matemática aplicada. Foi fundada em 1951 por matemáticos atuantes na indústria. Tem atualmente mais de 11 mil membros, e organiza conferências científicas, publica livros e ebooks além dos seus 18 journals científicos todos eles revisados por pares sendo a principal fonte de conhecimento para as comunidades de matemática aplicada e ciência computacional do mundo.  Fonte: AGUIA - 12/03/21
                                         Período de acesso: 10 de março a 10 de junho

                                         Link de acessohttps://epubs.siam.org/


CAPES incentiva melhoria da pós-graduação

“A internacionalização da pós-graduação é imprescindível para se alcançar a excelência acadêmica em todas as áreas do conhecimento”. A afirmação foi feita por Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), durante o II Encontro de Internacionalização PrInt-UFSCar, promovido pela Universidade Federal de São Carlos.
Aguiar usou dados levantados pela CAPES para mostrar a relação entre as Citações Por Publicação (CPP) e a internacionalização dos países pela sua pós-graduação: “O Brasil, por exemplo, de cada 100 publicações internacionais, 34,5 contam com colaboradores estrangeiros e o seu índice de citação está em 2,4”, contou.
O presidente ainda comparou os indicadores brasileiros aos de outros países e citou a Índia, cujo índice CPP é 2,14 e a internacionalização inferior ao Brasil, com 18,39%. Contudo, países como Israel (com CPP em 4,25 e 50,59% de participação internacional), Singapura (CPP em 5,5 e 63%) e Suíça (CPP em 5,32 e 70% de internacionalização), sendo esse último “um dos maiores países de inovação do mundo”, mostram que “o Brasil precisa melhorar sua internacionalização, para aumentar o seu fator de impacto global”.
O gestor lembrou que o País tem empreendido um grande esforço para consolidar seu Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e “só alcançará o desenvolvimento social e econômico que almejamos ao promover o conhecimento científico e tecnológico, que é a base do avanço sustentável de qualquer país”.
O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) incentiva a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições selecionadas, além da formação de redes de pesquisas internacionais para melhorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação. O Programa também promove a mobilidade acadêmica de professores e estudantes de doutorado e pós-doutorado.
Fazem parte do PrInt 614 programas de pós-graduação (PPGs) – o que corresponde a 29% do total dos programas com notas 4, 5, 6 e 7 do SNPG – com 581 projetos, em 190 temas estratégicos e 77 países parceiros. “Esperamos que o Programa contribua para alcançar a excelência acadêmica, com fatores de impacto representativos do potencial que o Brasil tem, e ajude a consolidar o SNPG”, concluiu Benedito Aguiar.    Fonte: CCS/CAPES - 12/03/21

12 março 2021

Ciência de impacto: lista de pesquisadores com trabalhos altamente citados contém mais brasileiros em 2020

Cresceu o número de pesquisadores brasileiros entre os mais citados do mundo. Foram 19 em 2020, quatro a mais que no ano anterior, destacando-se em áreas como epidemiologia e saúde pública. Os dados constam de um levantamento divulgado em novembro pelo Institute for Scientific Information (ISI), serviço de bases bibliométricas da Clarivate Analytics. Todos os anos a empresa lista os cientistas responsáveis por 1% dos artigos mais citados em 21 áreas do conhecimento. O relatório de 2020 se baseou em trabalhos publicados em periódicos indexados na Web of Science (WoS) entre janeiro de 2009 e dezembro de 2019, e nas citações que receberam no período. Ao todo, 6.389 pesquisadores figuram na relação.

O Brasil, um dos 15 países que mais produzem artigos científicos, ficou na 26ª posição no ranking das nações com mais cientistas altamente citados, consolidando uma tendência de crescimento que ganhou força em 2018, quando a Clarivate adotou uma nova metodologia para contabilizar o impacto dos pesquisadores. Até então, o contingente de brasileiros entre os mais citados restringia-se a, em média, quatro nomes – nem sempre os mesmos. Em 2018, esse número subiu para 13 e, em 2019, para 15. O desempenho do Brasil é tímido quando comparado ao de nações como Estados Unidos e China, mas se destaca na América Latina. O país ficou à frente do México, com quatro pesquisadores na lista de 2020, e da Argentina, com apenas um – desde que a Clarivate passou a fazer esse levantamento, em 2014, o vizinho do Brasil nunca emplacou mais do que três pesquisadores na listagem.   Saiba mais.    

Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2021


                     
                       Aula 1 – Possibilidades para escrever de forma fluente e confortável
                       Aula 2 – O bloqueio da escrita como categoria histórica
                       Aula 3 – A interminável falta de tempo para escrever
                       Aula 4 – A regularidade da escrita como regra de ouro
                       Aula 5 – Escrita livre: como criar antes de criticar
                       Aula 6 – A pré-escrita ou como escrever errado antes de escrever certo
                       Aula 7 – O valor da escrita em primeira pessoa
                       Aula 8 – O diário como meio de amenizar o controle social da escrita
                       Aula 9 – O medo da crítica
                       Aula 10  Como começar e quando parar de escrever
                       Aula 11 – O perene sentimento de incompletude da escrita
                       Aula 12 – Como gerar senso de avanço da escrita
                       Aula 13 – Há ambiente perfeito para escrever?
                       Aula 14 – Não torne a escrita o objetivo número 1 da sua vida
                       Aula 15 – Escrita e sofrimento psicológico
                       Aula 16 – Sobre a desistência e abandono da escrita