25 março 2021

Guias e informações da USP em Inglês

              
              

Aucani recebe inscrições para a 2ª edição do programa USP Virtual iFriends

Em tempos de restrição de mobilidade e cooperação internacional presencial, a AUCANI fortalece suas estratégias de aproximação entre os membros de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais e a comunidade USP. Uma delas é a continuação do programa USP Virtual iFriends, um grupo de estudantes, docentes e funcionários da USP e de Instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras. Essa oportunidade, adaptada do USP iFriends presencial, objetiva estimular a troca de experiências acadêmicas e a prática da língua portuguesa e das seguintes línguas estrangeiras: inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. Para participar do grupo, basta estar vinculado a uma instituição e ter interesse em praticar outro idioma!
As salas serão compostas, por até 30 participantes (com a possibilidade de divisão em grupos), sendo preferencialmente 5 de Instituições de Ensino Superior nacionais, 10 da Comunidade USP e 15 da Comunidade Internacional. As atividades serão realizadas por e-mail e pelo Google Meet.  Para os participantes que não conseguirem uma vaga, será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser solicitadas para o e-mail ifriends@usp.br.  Para realizar sua inscrição, clique aqui.    Fonte: AUCANI - 25/03/21    

Ferramenta computacional permite avaliar e melhorar a qualidade de genomas virais

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma ferramenta computacional que permite avaliar e melhorar a qualidade de genomas virais obtidos por meio de metagenômica – técnica que consiste em sequenciar todo o material genético presente em amostras ambientais (de solo ou de água, por exemplo) e depois identificar por bioinformática a quais organismos pertencem as sequências geradas.
Divulgado na revista Nature Biotechnology, o trabalho foi conduzido no Instituto Conjunto do Genoma do Departamento de Energia dos Estados Unidos, sob a coordenação de Nikos Kyrpides e Stephen Nayfach. Um dos coautores é Antônio Pedro Camargo, doutorando no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) e bolsista da FAPESP.
A ferramenta, nomeada “CheckV”, está disponível para download gratuito no endereço http://bitbucket.org/berkeleylab/CheckVA CheckV também é capaz de indicar o quão completa está a sequência obtida. De acordo com Camargo, isso é possível porque o tamanho do genoma é relativamente conservado entre vírus similares, pois é limitado pelo capsídeo – invólucro proteico que protege o material genético desses microrganismos.    Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 25/03/21

24 março 2021

Alerta de segurança

A Superintendência de Tecnologia da Informação da USP identificou uma nova variante do golpe de clonagem do WhatsApp onde os golpistas se passam por funcionários do SUS fazendo uma pesquisa com um grupo de pessoas vinculadas à USP. Os golpistas muitas vezes possuem informações pessoais, obtidas a partir dos recentes mega-vazamentos de dados ocorridos no Brasil.
Ao fim da suposta pesquisa o entrevistador diz que é necessário registrar os resultados no sistema e, para tanto, o sistema irá enviar um código de 6 dígitos via SMS e que deve ser repassado ao entrevistador para validação.
Atenção! É neste momento que seu WhatsApp será clonado. Este código é o código de autorização para ativação do WhatsApp em outro aparelho. Não repasse esta informação em hipótese alguma. Para sua própria proteção, ative assim que possível a autenticação de 2 fatores no seu WhatsApp como forma de reduzir o risco neste tipo de golpe. Consulte as FAQs e a documentação do WhatsApp.  Caso desconfie da abordagem, não prossiga a conversação.

CNPq anuncia retorno do ciclo bienal para Chamadas dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica


CNPq anuncia retorno do ciclo bienal para Chamadas dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica -
#PIBIC e #PIBITI - e estendeu as Chamadas realizadas em 2020 para o período compreendido entre setembro de 2021 a agosto de 2022.
Tal decisão abrange, respectivamente, as seguintes ações:
  • Chamada Pública PIBITI nº 08/2020 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;
  • Chamada Pública PIBIC nº 10/2020 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica;
  • Chamada Pública PIBIC-EM nº 13/2020 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio;
  • Chamada Pública PIBIC-Af nº 14/2020 - Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas.
O CNPq adotará as medidas necessárias para essa alteração, não sendo requerida qualquer ação por parte dos Representantes de Iniciação Científica (RICs) e coordenadores das Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Pesquisa (IPs).     Fonte: CNPq - 24/03/21

Como pesquisar eBooks em ScienceDirect

As editoras têm apostado no oferecimento de eventos virtuais para suprir a necessidade da comunidade acadêmica por conteúdos científicos. Uma dessas iniciativas é o webinário “eBooks: Descubra os conteúdos de referência em ScienceDirect”, que será promovido pela
editora Elsevier no dia 24/03/2021, às 14 horas. Faça sua inscrição aqui.
Na sessão, serão compartilhados os elementos que destacam o conteúdo para diferentes tipos de usuários: pesquisadores, estudantes de graduação ou pós-graduação, mostrando como ScienceDirect apoia o processo de pesquisa e a educação a distância. 
A base de dados ScienceDirect contém artigos e mais de 37.000 títulos de livros, muitas de suas publicações são aprimoradas com elementos interativos fornecidos por autores, como áudio, vídeo, gráficos, tabelas e imagens. Os artigos também possuem links incorporados para conjuntos de dados externos, como Scopus®, PANGEA ® e Reaxys®.

28º SIICUSP - Votação Flash Talks

Os Flash Talks são vídeos curtos, de até 1min30seg de duração, que têm o objetivo de comunicar os trabalhos científicos apresentados no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) para o público leigo.  
Você pode encontrar todos os Flash Talks, divididos por área, em: bit.do/fPXZEA planilha na pasta contém o nome dos participantes que enviaram seu projeto, sua instituição de ensino, título do seu trabalho e sua respectiva área. Para votar, você usará o nome do participante.  Para saber mais sobre o SIICUSP, acesse: http://siicusp.prp.usp.br/pt/home/.
O prazo para votação é até o dia 26 de março, não esqueça. Acesse e vote.   
Fonte: ESALQNet - 23/03/21

Novo site do CIN/CNEN está no ar

Conheça o site


23 março 2021

Para iniciar as comemorações do seu aniversário de 70 anos, a CAPES apresenta nesta terça-feira, 23, o logotipo criado para homenagear a Fundação, que surgiu no dia 11 de julho de 1951. Responsável pelo fomento e avaliação da pós-graduação 
stricto sensu, além da  execução de uma série de iniciativas de qualificação de professores da educação básica, a Agência é a maior financiadora, no Brasil, da pesquisa científica e formação de recursos humanos de alto nível, no País e no exterior.
Ao longo dos próximos 111 dias, serão divulgados depoimentos de bolsistas atendidos pela CAPES e autoridades que contribuíram para a formulação das políticas de desenvolvimento da pós-graduação brasileira. Também serão destacadas as cooperações nacionais e estrangeiras que ajudam na estruturação dos programas que beneficiaram estudantes da graduação ao pós-doutorado.   Saiba mais.    
Fonte: CCS/CAPES - 23/03/21


Vídeos da plataforma Biblioteca Virtual Pearson

Orientações para acesso à Biblioteca Virtual Pearson




22 março 2021

Pesquisadores prevêem corte de bolsas em edital do CNPq

Chamada lançada pela agência de fomento impõe teto para renovação de bolsas que estão vencendo em 2021

O primeiro edital deste ano para concessão de bolsas de mestrado e doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deixou pesquisadores preocupados. Pelas regras da chamada, divulgada em 10 de março, apenas programas de pós-gradução que têm bolsas a vencer neste ano podem concorrer e, ainda assim, limitados a um teto máximo de renovação. Por exemplo: programas pequenos, com até duas bolsas de mestrado ou doutorado, poderão renovar até 100% de suas bolsas; enquanto que programas grandes, com mais de 20 bolsas, só poderão manter até 60% delas.

“É um edital que só prevê perdas, basicamente”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. “Não há possibilidade de ganhar bolsas. Um pequeno grupo de programas poderá manter as que já tem, mas a grande maioria vai perder.”
Trata-se do segundo edital lançado pelo CNPq dentro de um processo de transição do antigo modelo de quotas — em que os programas de pós-graduação recebiam um número fixo de bolsas para distribuir entre seus alunos — para um novo modelo em que as bolsas são concedidas a projetos de pesquisa institucionais. Consequentemente, o processo seletivo passa a ser baseado no mérito dos projetos, em vez do mérito dos programas, e uma vez concluído o período de vigência das bolsas (dois anos para mestrado e três anos para doutorado), elas retornam ao CNPq para serem redistribuídas em novos editais, em vez de permanecerem à disposição dos programas. O primeiro edital realizado dentro desse modelo foi a Chamada 25/2020, concluída em dezembro.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 22/03/21

Qualidade dos programas é prioridade na ficha de avaliação

Uma das novidades da Avaliação Quadrienal 2017-2020 é a estrutura da ficha de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu. Houve redução de cinco para três no número de quesitos. Assim, a partir de agora, serão avaliados Programa, Formação e Impacto. O objetivo é  enfatizar a formação e a avaliação de resultados. 

No quesito Programa, serão avaliados o funcionamento, a estrutura e o planejamento do programa de pós-graduação em relação ao seu perfil e seus objetivos. Quanto à Formação, a análise abrangerá aspectos como qualidade das teses, dissertações e produção intelectual de alunos e professores e das atividades de pesquisa, bem como o desempenho do egresso. Já em Impacto na Sociedade, serão verificados o caráter inovador da produção intelectual, os efeitos econômicos e sociais do programa bem como sua internacionalização e visibilidade.
Em cada item dos três quesitos, as áreas devem propor definições e indicadores que sejam adequados às suas características específicas, tanto na modalidade acadêmica quanto na profissional. “A avaliação é responsável pelo controle de qualidade da pós-graduação. Portanto, precisa dar ênfase à qualidade. Por esta razão, a nova ficha é voltada para isso”, disse Flávio Camargo, diretor de Avaliação da CAPES.
Outra mudança apresentada diz respeito à autoavaliação e o planejamento estratégico da pós-graduação realizado pela instituição: eles agora passarão a ser considerados no processo de julgamento. O novo documento foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) em dezembro de 2018.
A Avaliação Quadrienal e a coleta de dados
A primeira fase da Avaliação Quadrienal está em andamento. Nela, os programas preenchem o Coleta com suas informações de desempenho, referentes aos anos que serão avaliados. O prazo vai até 23 de abril e os pró-reitores deverão homologá-los até o dia 30 do mesmo mês. Em seguida, os programas devem apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação.  Confira os outros prazos da Avaliação Quadrienal aqui.   Fonte: CCS/CAPES - 22/03/21

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 2020

Informamos que a versão atual das Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 2020 encontra-se publicada no Portal de Livros Abertos da USP em acesso aberto e texto completo disponível em http://bit.do/fPTz7.

O Manual de orientação para normalização da documentação de Teses e Dissertações da USP, atendendo às demandas e necessidades da comunidade USP, é a versão atualizada e composta por quatro partes distintas, elaboradas de acordo com padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da International Organization for Standardization (ISO), American Psychological Association (APA) e Vancouver Style. Esse documento apresenta a 4ª edição revisada, ampliada e modificada das Diretrizes, de acordo com a norma ABNT atualizada. 
Para orientações adicionais e suporte específico, entre em contato com a biblioteca em sua unidade: https://www.aguia.usp.br/bibliotecas/fisicas.    Fonte: AGUIA - 22/03/21

Coursera Partner Consortium

Informamos que a USP aderiu ao programa Coursera Partner Consortium, que substituiu o Coursera for Campus - covid response, encerrado em 28/02/21.
Essa adesão permitirá que estudantes, docentes e servidores da USP continuem tendo acesso a diversos conteúdos disponibilizados tanto pela USP como por outras instituições que participam do Coursera Partner Consortium, com certificado gratuito.
Quem já se cadastrou no Coursera for Campus e se inscreveu em cursos continua acessando a plataforma da mesma maneira. 
Quem ainda não fez cadastro poderá se beneficiar do Coursera Partner Consortium acessando a página exclusiva da USP no programa, por meio do link (http://bit.do/fPTwf), fazer o cadastro no programa utilizando o email USP e se matricular em um dos cursos da lista disponibilizada dentro dessa área restrita, pois são estes que estão com o certificado gratuito. O programa está vigente, e por hora não possui prazo para encerramento.   Fonte: PRP-USP - 22/03/21