10 abril 2021

Nova plataforma facilita acesso de empresas às pesquisas da USP

Inédita no Brasil, uma plataforma on-line da USP oferece num só lugar informações sobre patentes, pesquisas, laboratórios, programas e incubadoras da Universidade que podem promover a inovação e o empreendedorismo, facilitando o contato entre empresas e pesquisadores. A 
Hub USP Inovação está disponível na internet a partir desta sexta, dia 9 de abril. A cerimônia de lançamento, transmitida pelo Youtube, contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan.  Além de apresentar as funcionalidades da ferramenta, os participantes do evento falaram sobre a formação de profissionais inovadores e empreendedores.
A plataforma é uma iniciativa da Agência USP de Inovação (Auspin), liderada pela vice-coordenadora Geciane Porto, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), com envolvimento de vários setores da comunidade universitária. A simplicidade no processo de busca e a concentração de informações a respeito de inovação e empreendedorismo num único local são os pontos fortes que a professora destaca no Hub USP Inovação. “Tanto um estudante de graduação ou de pós pode buscar a sua jornada de empreendedorismo, entender quais disciplinas quer fazer ao longo do tempo, quanto uma empresa pode encontrar um professor especialista em um assunto tecnológico para desenvolver um projeto de parcerias”, destaca Geciane.
A busca pode ser feita por meio de palavras-chave que, mediadas por uma ferramenta computacional, acessa todas as informações indexadas a respeito das competências e habilidades dos professores, os serviços tecnológicos que os laboratórios têm disponíveis, os equipamentos que estão acessíveis, as patentes que foram desenvolvidas ao longo de toda a história da USP, além das disciplinas acadêmicas e empresas com DNA USP, que são as startups ou empresas de grande porte que foram criadas por alunos, ex-alunos e pesquisadores da Universide.     Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21

Orçamento 2021 compromete o futuro da ciência brasileira

A ciência brasileira terá que sobreviver em 2021 com um orçamento pífio. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi o que sofreu o maior corte no orçamento federal aprovado em 25 de março pelo Congresso Nacional, com uma redução de 29% dos seus recursos, em comparação com 2020. O orçamento de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — que é vinculado ao MCTI — será de apenas R$ 23,7 milhões; uma quantia absolutamente irrisória para a sustentação da produção científica nacional.
O orçamento total previsto para o MCTI neste ano é da ordem de R$ 8,3 bilhões, comparado a R$ 11,8 bilhões em 2020. O valor reservado para “despesas discricionárias” (ou seja, efetivamente disponível para investimentos em pesquisa), porém, é de apenas R$ 2,7 bilhões, 15% a menos do que em 2020 e 58% a menos do que em 2015 (quando o orçamento já estava em queda), segundo dados apresentados pelo ministro Marcos Pontes em uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 7 de abril.
Considerando o crescimento da comunidade científica ao longo das últimas décadas, o orçamento pode ser considerado o menor da história, em termos da sua capacidade de atender às demandas do setor. O outros dois ministérios que mais perderam recursos no orçamento foram Educação e Meio Ambiente.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21

09 abril 2021

Tutorial da plataforma Minha Biblioteca


Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que reúne as quatro principais editoras acadêmicas do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

A Universidade de São Paulo (USP)  adquiriu a coleção de e-books das áreas de Medicina e Saúde da MINHA BIBLIOTECA, uma plataforma que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. 

A plataforma Minha Biblioteca oferece muita praticidade pra você.   Saiba mais.   

Fonte: AGUIA - 09/04/21


Uma nova ferramenta de mapeamento de excelência baseada em citações e pontuações de leitores

Há cinco anos atrás, Bornmann, Stefaner, de Moya Anegon e Mutz (2014) e Bornmann, Stefaner, de Moya Anegon e Mutz (2014, 2015) lançaram a ferramenta "Mapping Scientific Excellence" que revelam grupos de instituições de excelência ao redor do mundo, com base na citação de dados. Com a nova versão, a ferramenta foi totalmente revisada e relançada. Ela não se baseia apenas em dados de citação (bibliometria), mas também em dados de Mendeley (altmetria). 
Portanto, a medição do impacto institucional da ferramenta foi ampliada, concentrando-se em grupos de status adicionais, além de pesquisadores, como estudantes e bibliotecários. Além disso, a visualização dos dados foi totalmente atualizada, melhorando a operacionalidade para o usuário e incorporando novas funcionalidades, como as páginas de perfis institucionais. Este artigo descreve os conjuntos de dados para a ferramenta atual e os indicadores aplicados. Além disso, as estatísticas subjacentes da ferramenta e o uso do aplicativo da web são explicados.  
Acesse o site da ferramenta em http://www.excellencemapping.net.
Fonte: AGUIA - 09/04/21

 


FAPESP lança página com chamadas de propostas para pesquisa em colaboração

A FAPESP tem estimulado fortemente a pesquisa em colaboração por meio de convênios e acordos de cooperação com universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. “A estratégia se baseia no reconhecimento de que essas parcerias ampliam as fronteiras do conhecimento, potencializam os resultados das investigações, consolidam grupos de pesquisa no Estado de São Paulo, além de multiplicar, por meio de cofinanciamento, os recursos disponíveis para a ciência e tecnologia”, afirma Cristóvão de Albuquerque, gerente de Colaboração em Pesquisa da FAPESP.
Os resultados são positivos. Os pesquisadores paulistas são responsáveis por mais de 40% dos artigos de autores brasileiros publicados em revistas científicas indexadas. E boa parte desses artigos tem como coautores pesquisadores de outros países.
A pesquisa em colaboração é uma via de mão dupla. No caso dos Países Baixos, por exemplo, o número de publicações conjuntas com pesquisadores brasileiros cresceu 16% entre 2008 e 2017 – acima da média da dos demais parceiros –, junto com o impacto científico das pesquisas, de acordo com estudos realizado pela Netherlands Enterprise Agency. Com base na análise de 6.136 publicações, a FAPESP ficou entre as quatro maiores agências de fomento parceiras.
Com o objetivo de reforçar a cooperação, a Fundação criou uma página em seu portal com informações sobre as oportunidades de colaboração nacional e internacional (chamadas vigentes e em negociação e editais em fluxo contínuo), acessível no endereço https://fapesp.br/chamadas/colaboracao.   Saiba mais.  
Fonte: Agência FAPESP - 09/04/21

08 abril 2021

Lançamento da Plataforma Hub USP Inovação

A plataforma será lançada com o propósito de reunir as mais diversas informações sobre empreendedorismo e inovação da Universidade de São Paulo. Por meio da conectividade entre os atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação, aproximaremos pesquisadores, docentes, alunos, organizações, empresas e instituições de pesquisa. Oferecemos também acesso a tecnologias, competências, serviços tecnológicos, empresas DNA USP, disciplinas e iniciativas realizadas pelos mais de 5.000 professores e 90.000 alunos de graduação e pós da melhor universidade latino-americana e uma das melhores universidades do mundo.
O evento ocorrerá no dia 9 de abril, às 11 horas, por meio de uma transmissão online via Youtube, e contará com a presença do Magnífico Prof. Dr. Vahan Agopyan, onde serão apresentadas as funcionalidades da plataforma e diversas oportunidades de fomento ao empreendedorismo e à inovação.    Fonte: AUSPIN - 08/04/21

07 abril 2021

Estão abertas as inscrições para o curso Lattes Descomplicado, que será pelo realizado grupo de pesquisa "Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes" no dia 13 de abril, às 19h. O curso será ministrado por Naira Christofoletti Silveira e Diogo Xavier da Mata e está estruturado como uma oficina sobre o preenchimento e a estrutura do Currículo Lattes. O evento é livre, aberto e gratuito

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se em: https://bit.ly/2PSJvJL.
Fonte: IBICT - 07/04/21    
              

Campus de Piracicaba inaugura Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP

Fonte: ESALQNet - 07/04/21

Orquestra de Sopros da USP realiza concerto on-line

Nesta quinta-feira, dia 8, às 20 horas, a Orquestra de Sopros do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP exibe seu primeiro concerto on-line. Com transmissão através de seu canal no Youtube, o grupo apresentará Romanza, peça da Suíte para Instrumentos de Sopro (Opus 4), do compositor alemão Richard Strauss (1864-1949).
A Orquestra de Sopros é formada por estudantes do Departamento de Música da ECA e faz parte das atividades obrigatórias dos dois primeiros anos da habilitação em instrumentos de sopro. Estudantes de regência também participam da orquestra, com a direção sob responsabilidade dos professores Alexandre Ficarelli, na parte dos instrumentos de sopro, e Gil Jardim, na regência.    Fonte: Jornal da USP - 06/04/21

Programa USP iFriends promove intercâmbio sem sair de casa

Já pensou em fazer um intercâmbio sem sair de casa? Estudantes, docentes e funcionários da USP e de instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras podem ter essa oportunidade.
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição virtual do programa USP iFriends, promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). A iniciativa, que é uma adaptação do USP iFriends presencial, tem como objetivo integrar os estudantes estrangeiros à Universidade, mesmo em tempos de pandemia. O programa busca estimular a troca de experiências acadêmicas e a prática de diferentes línguas, como o inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.
As atividades do iFriends serão realizadas por e-mail e pelo Google Meet, em salas compostas de até 30 participantes, que podem ser divididos em grupos menores. As turmas serão formadas preferencialmente por cinco membros de instituições de ensino superior nacionais, dez da comunidade USP e 15 da comunidade internacional. O programa contará com uma lista de espera para os participantes que não conseguirem uma vaga.
Para participar, basta estar vinculado a uma instituição de ensino superior e ter interesse em praticar outro idioma. As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 15 de abril, por meio deste formulário.    Fonte: Jornal da USP - 06/04/21

USP Vida: doações financiando pesquisas que salvam

Há um ano, quando a pandemia da covid-19 começava a avançar pelo mundo, a USP deu início a uma grande força-tarefa para combater a doença em diversas frentes.

Mais de 250 projetos da Universidade foram elaborados para o enfrentamento do vírus e suas consequências, procurando novos tratamentos e medicamentos, definindo protocolos de atendimento, criando modelos estatísticos para entender a propagação do vírus, produzindo e testando máscaras, criando novos equipamentos, inclusive ventiladores mecânicos, desenvolvendo testes e vacinas, estudando os diferentes efeitos adversos causados pela pandemia.
Não foi só a Universidade que se mobilizou. A sociedade rapidamente entendeu a importância e o potencial dessas pesquisas e, tanto empresas quanto pessoas físicas, começaram a realizar doações para viabilizar projetos. Com o propósito de sistematizar essas doações e ampliar a captação de recursos, foi lançado o Programa USP Vida, no dia 6 abril de 2020.
O USP Vida é a primeira grande campanha da Universidade para arrecadação de recursos destinados ao desenvolvimento de pesquisas. Neste primeiro ano, a campanha já recebeu mais de R$ 4,3 milhões, que foram aplicados, por exemplo, no desenvolvimento de um equipamento de suporte respiratório emergencial, na realização de testes de covid-19 pela Rede USP para o Diagnóstico de Coronavírus e na pesquisa de uma vacina por spray nasal.    Saiba  mais.  
Fonte: Jornal da USP - 06/04/21

06 abril 2021



CAPES lança edital para doutorado pleno nos Estados Unidos

A CAPES e a Comissão Fulbright divulgaram no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 05, o Edital nº 05/2021, do Programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos (EUA). O documento traz as diretrizes para duas chamadas com a oferta de até 10 bolsas em cada. Uma delas vai atender a estudantes brasileiros das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), Saúde e Ciências da Vida.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explica que o Programa forma profissionais de alto nível nos EUA, “como alternativa complementar às ofertas da pós-graduação brasileira, para candidatos com excelente desempenho acadêmico”. Além disso, as ofertas são uma opção para projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil.
O CAPES/Fulbright incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no País e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O Programa também amplia o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do País.
As bolsas terão duração de até seis anos e serão financiadas pela CAPES, a Fulbright e as universidades americanas. Cada bolsista deste Programa será apoiado financeiramente pela CAPES e pela Fulbright com o valor anual de até US$ 55 mil.
Cronograma
As inscrições para a primeira chamada podem ser feitas até o dia 17 de maio e os resultados preliminares serão divulgados até 02 de julho. Em outubro começa o processo seletivo das universidades americanas, cujo resultado será anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem se iniciar entre agosto e dezembro de 2022. 
Fonte: CCS/CAPES - 06/04/21

Comunicado nº 10 sobre a COVID-19: Prestação de Contas

Em função do agravamento da pandemia de COVID-19 e dos questionamentos que estão sendo encaminhados à Fundação, a FAPESP comunica que foi concedida nova prorrogação dos compromissos de Prestação de Contas.
Foram prorrogados até 29/04/2021 os prazos para todas as Prestações de Contas parciais e Complementos de Prestações de Contas, de Auxílios e Bolsas, anteriormente devidos entre 01/02/2021 e 28/04/2021. Esta prorrogação de compromissos altera parcialmente o item 1 do Comunicado n° 8, de 24 de setembro de 2020.
Caso haja necessidade de nova prorrogação de prazo, o Pesquisador Responsável poderá submeter solicitação justificada para análise da Fundação.
A FAPESP informa que em breve serão divulgadas à comunidade instruções para que as Prestações de Contas possam ser enviadas em formato eletrônico.    
Fonte: Agência FAPESP - 06/04/21

05 abril 2021

Máscara que inativa o vírus

Em março, começou a ser avaliada em um teste clínico no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, uma máscara contendo um composto biocompatível capaz de inativar o novo coronavírus. Desenvolvida pela equipe da engenheira biomédica Suélia Fleury Rosa, da Universidade de Brasília (UnB), a máscara é um modelo N95 e contém nanofibras de quitosana, um polissacarídeo extraído da casca descartada de crustáceos. Barato, atóxico e não alergênico, o composto inativou partículas do Sars-CoV-2 em testes no laboratório do engenheiro Marcus Vinicius Lia Fook, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Financiado por doações on-line, o ensaio clínico foi registrado na Anvisa e está avaliando o desempenho da máscara, que recebeu o nome de Vesta, em 60 profissionais da saúde que atendem pacientes com Covid-19.“Se aprovada pela Anvisa, a Vesta será fabricada sob licença não exclusiva”, conta Rosa. “Queremos oferecer a tecnologia a todas as empresas interessadas.”     Fonte: Pesquisa FAPESP - abr. 2021