25 maio 2021
24 maio 2021
UNESCO publica recomendações sobre Ciência Aberta
Em sua 40ª sessão em novembro de 2019, a Conferência Geral da UNESCO decidiu elaborar um projeto de Recomendação sobre Ciência Aberta. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 24/05/21
Treinamentos de junho estão com inscrições abertas no Portal de Periódicos
Os treinamentos são apresentados em tempo real e contam com a participação mútua dos inscritos e ministrantes do início ao fim. É importante ressaltar que os treinamentos são gratuitos. Os participantes têm direito ao certificado digital com informações da capacitação, acessível pelo Meu Espaço, no menu “Suporte”, seção “Meus certificados”. Os certificados são autenticados e contêm a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. O modelo visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade. Acesse o cronograma completo do mês de junho aqui.
Como se inscrever:
- Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
19 maio 2021
18 maio 2021
Sancionada lei do Governo Digital, que amplia serviços pela internet
Museus da USP promovem tour virtual e atividades pela internet
“Reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”, destaca a divulgação da 19ª Semana Nacional de Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus. A programação da semana está disponível neste link.
É nesse contexto que os museus da USP têm se reinventado desde o início da pandemia, buscando manter seus acervos e atividades disponíveis ao público no formato virtual, seja com tours virtuais, exposições interativas ou promovendo atividades em redes sociais e outros espaços on-line. Faça um tour virtual pelos museus. Fonte: Jornal da USP - 17/05/21
Ex-diretor da FAPESP integrará conselho que visa apoiar o uso da ciência na implementação da Agenda 2030
O UN Technology Facilitation Mechanism foi criado para apoiar a implementação dos ODS, facilitando parcerias, colaboração e o compartilhamento de melhores práticas no uso de ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável. É constituído pelo United Nations Inter-agency Task Team (IATT), do qual fazem parte 45 entidades; pelo Multi-stakeholder Forum on Science, Technology and Innovation for the SDGs; e pela plataforma on-line 2030 Connect, que funciona como um portal para informações sobre iniciativas, mecanismos e programas existentes.
Formado por cientistas, pesquisadores e ativistas reconhecidos, o grupo trabalhará em estreita colaboração com a comunidade acadêmica e de pesquisa, empresas, jovens, crianças e outros grupos de interesse. A primeira reunião está agendada para o final de maio de 2021.
Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 18/05/21
Ensino, pesquisa e extensão são a essência das universidades estaduais paulistas
No atual contexto de crise sanitária, o entrelace do ensino, pesquisa e extensão de qualidade, como ocorre na USP, na Unicamp e na Unesp, mostrou seu potencial em responder rapidamente às sucessivas demandas e fornecer à sociedade informações seguras, desenvolvimento de ações para mitigar o sofrimento de famílias, gerando inovação tecnológica, garantindo quadros de profissionais de alto nível, formulando e executando políticas públicas essenciais.
A Universidade de São Paulo tem dado exemplos de como pesquisa e inovação podem ser determinantes na solução de problemas complexos. Em um intervalo curto de tempo, a USP mobilizou cerca de 250 grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, capazes de contribuir com a gestão da pandemia. A Universidade manteve atuação relevante e direta com a sociedade. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 17/05/21
Videoaulas com matérias do ensino médio ajudam alunos a se adaptar ao curso universitário
O projeto “A USP te espera” apresenta ao ingressante os conceitos fundamentais que serão usados durante o curso
O conteúdo foi desenvolvido por professores da USP, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e deve passar por constante revisão e aperfeiçoamento. Quando estiver completa, a plataforma terá videoaulas das oito disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): matemática, física, química, biologia, português, histórica, geografia e inglês.
“A ideia é oferecer aos alunos ingressantes a possibilidade de rever e reforçar alguns assuntos que serão muito utilizados nos cursos de graduação, antes mesmo que eles comecem as frequentar as aulas. Além disso, embora o projeto ‘A USP te espera’ faça parte do Programa de Acolhimento da Pró-Reitoria, direcionado ao aluno ingressante, é importante destacar que o conteúdo é aberto e as videoaulas podem ser muito úteis e interessantes para os alunos veteranos e também para os estudantes do ensino médio”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As videoaulas começaram a ser produzidas ainda no ano passado, mas as gravações tiveram de ser temporariamente interrompidas por causa da pandemia. Por isso, nessa primeira etapa do projeto, apenas estão disponíveis os conteúdos de matemática, física, química e biologia. Assista os vídeos. Fonte: Jornal da USP - 17/05/21
17 maio 2021
Campanha nas redes sociais mostra importância das frutas, legumes e verduras na nutrição
Instituído pela Assembleia Geral
das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional das Frutas, Legumes
e Verduras (AIFV) é
celebrado em 2021 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o
papel das frutas, legumes e verduras na nutrição humana, segurança alimentar e
saúde, além de promover dietas e estilos de vida diversificados, equilibrados e
saudáveis, e reduzir as perdas e desperdícios em sistemas alimentares.
O curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de
Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP participa das ações no País em
parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura
(FAO), produzindo e divulgando conteúdos nas redes sociais a respeito do Ano
Internacional.
As postagens serão feitas ao longo de todo o ano na página do Instagram e do Facebook do Grupo de Extensão em Divulgação do Curso de Ciências dos Alimentos (Gedcal) e no perfil do Twitter da FAO no Brasil (@FAOBrasil). A intenção é levar informações confiáveis sobre o tema de forma simples e descontraída por meio de textos, imagens e vídeos para alcançar o maior número possível de pessoas. Entre os tópicos a serem abordados estão: o desperdício, a higienização adequada e a importância do aumento no consumo de frutas, legumes e verduras. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 14/05/21
16 maio 2021
14 maio 2021
Estado prepara criação de novo instituto de pesquisas ambientais
Está para nascer nos próximos dias a instituição que vai unificar os
três institutos centenários de pesquisa ambiental do Estado de São Paulo: o
Instituto Geológico (IG), o Instituto Florestal (IF) e o Instituto de Botânica
(IBt). O governo do Estado tem até a próxima quarta-feira, 19 de maio, para
publicar o decreto de criação da nova entidade, que irá se chamar Instituto de
Pesquisa Ambiental (IPA).
A fusão dos três institutos é
uma ideia antiga da administração pública paulista, aventada desde a década de
1990, que se concretizou de forma inesperada em outubro do ano passado, com a
promulgação da Lei 17.293, um grande pacote de ajustes fiscais que modificou impostos e
extinguiu diversas entidades vinculadas ao poder público, como a Companhia de
Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), a Superintendência
de Controle de Endemias (Sucen) e a Fundação Parque Zoológico do São Paulo.
A lei determinou a “extinção” do IF e a “unificação, em uma única unidade administrativa”, do IG e IBt; com prazo de 180 dias para implementação das medidas. Desde então, pesquisadores de todo o Estado — não só dos próprios institutos, mas também das universidades, empresas e outros órgãos públicos que trabalham em parceria com eles — aguardam para saber o que será feito dessas instituições centenárias. O Geológico tem 135 anos; o Florestal, 125; e o de Botânica foi formalmente constituído em 1938, mas suas origens remontam a 1917. Juntos, eles têm atualmente 727 funcionários, incluindo 140 pesquisadores. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 14/05/21
Cerca de 200 línguas podem estar em circulação nos campi da USP
CAPES divulga diretrizes para Comissões de Avaliação
À comissão caberá a elaboração de pareceres baseados na análise de dados sobre as atividades dos programas de pós-graduação (PPGs). Os requisitos estabelecidos pelas Áreas de Avaliação, já foram aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
Os coordenadores de área serão responsáveis por indicar os consultores temporários que farão parte do grupo e seus suplentes, com as devidas justificativas. Entre os requisitos, estão: reconhecida competência técnico-científica, conclusão de doutorado há pelo menos cinco anos – para avaliação de cursos de modalidade acadêmica –, experiência profissional na área há pelo menos dez anos – para avaliação de curso modalidade profissional – e vínculo como professor permanente em PPG regular.
Os membros das comissões e a equipe técnica da DAV farão encontros remotos, restritos, em ambiente específico proporcionado pela CAPES.
A manutenção da Avaliação Quadrienal como um instrumento de qualidade dos programas de pós-graduação é um dos compromissos firmados por Cláudia de Toledo, presidente da CAPES, em sua Carta de Intenções, publicada ao assumir o cargo. Fonte: CCS/CAPES - 14/05/21
CAPES cria grupo para agilizar prestação de contas de benefícios
O Ponto 5 da carta estabeleceu o compromisso de criar “uma força-tarefa para simplificar e desburocratizar os procedimentos de prestação de contas de benefícios, bolsas e outras formas de fomento, cuja demora e insegurança têm sido prejudiciais a bolsistas e pesquisadores”.
Cláudia de Toledo ressalta a importância da CAPES priorizar os pesquisadores. “O protagonista da ciência é o pesquisador. É preciso facilitar o acesso à continuidade do benefício. Além de facilitar o trabalho da CAPES, que acompanhará o andamento dos auxílios com mais precisão”, afirma.
Caberá ao grupo descrever de forma detalhada os procedimentos relacionados à prestação de contas da CAPES. Além disso, deve indicar os problemas encontrados, suas causas e providências necessárias. Deste modo, a Fundação dará maior efetividade e segurança jurídica a bolsistas e pesquisadores. Tudo deverá ser registrado em um relatório final, a ser entregue à presidente.
A equipe será composta por quatro representantes do gabinete da presidente da CAPES, um do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e um de cada Colégio do conhecimento (Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar). Fonte: CCS/CAPES - 13/05/21