24 junho 2021

Por que o registro ORCiD é importante para a USP e para o mundo?

O registro ORCiD – Open Researcher and Contributor ID (em português Identificador Digital Aberto de Pesquisador e Contribuidor) é um código alfanumérico gratuito para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos e contribuidores. É também um currículo internacional. O identificador ORCiD é mantido pela organização global sem fins lucrativos de mesmo nome, a ORCID, sustentada por taxas das organizações membros e apoiada por uma equipe profissional. A visão da ORCID é um mundo onde todos os que participam da pesquisa, financiamentos e inovação sejam exclusivamente identificados e conectados às suas contribuições através de disciplinas, fronteiras e tempo. Para concretizar nossa visão, a ORCID se esforça para permitir conexões transparentes e confiáveis ​​entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador único e persistente para os indivíduos usarem enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, financiamentos e inovação. Interface também disponível em Português.

Benefícios para os Pesquisadores

Imagine um mundo em que seus pesquisadores possam passar mais tempo fazendo contribuições para a pesquisa e ficar menos frustrados ao gerenciar ou preencher diversos currículos? Pense em uma ferramenta que permite a todos e a você mesmo acompanhar mais facilmente suas atividades profissionais ao longo de sua carreira.

O ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital e importante recurso para docentes, pós-doutorandos, alunos, gestores de pesquisa, financiadores, bibliotecários e profissionais em geral. Ele fornece uma identidade persistente, uma espécie de RG para os pesquisadores, e conecta sua informações profissionais com as editoras de revistas, financiadores, suas próprias instituições, aumentando a visibilidade e a possibilidade de colaboração internacional.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 24/06/21


Publicação acadêmica: abrindo o registro da Ciência

O acesso eficiente ao registro da ciência – para autores e leitores – é essencial para a ciência e a sociedade. Entretanto, até que ponto os sistemas contemporâneos de publicação científica e acadêmica atendem às necessidades dos pesquisadores, do público e dos desafios da própria ciência?
Relatório intitulado Abrindo o registro da ciência: fazendo um trabalho de publicação acadêmica para a ciência na era digital (em inglês Opening the record of science: making scholarly publishing work for science in the digital erado International Science Council (ISC) examina o panorama atual da publicação acadêmica, explora as tendências futuras e propõe sete princípios para a publicação científica e acadêmica.
Dirigido à comunidade científica e suas instituições o Relatório busca estabelecer uma visão compartilhada dos princípios e prioridades do sistema de publicação científica. Ele propõe uma série de princípios normativos que devem fundamentar o funcionamento da publicação científica e acadêmica; descreve o panorama editorial atual e sua trajetória de evolução; analisa em que medida os princípios são observados na prática; e identifica questões problemáticas que precisam ser abordadas na realização desses princípios.

Princípios da publicação científica

I. O acesso aberto e universal ao registro da ciência deve ser garantido, tanto para autores como para leitores.
II. As publicações científicas devem ter licenças abertas que permitam a reutilização e texto e dados de mineração.
III. A revisão rigorosa e contínua por pares é essencial para a integridade do registro da ciência.
IV. Os dados / observações subjacentes a uma publicação devem ser publicados simultaneamente.
V. O registro da ciência deve ser mantido para garantir o acesso aberto às gerações futuras.
VI. As tradições de publicação de diferentes disciplinas devem ser respeitadas.
VII. Os sistemas devem se adaptar a novas oportunidades, em vez de incorporar infraestruturas inflexíveis.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 24/06/21


Transmissão

23 junho 2021

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Avaliação quadrienal da CAPES - Módulo Destaque é tema de transmissão pelo YouTube

A Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV) fará uma transmissão ao vivo pelo canal oficial da Fundação no YouTube, para explicar o módulo Destaque, dentro do Coleta, na Plataforma Sucupira. O evento acontece na próxima sexta-feira, 25, das 16h às 18h,  e tem como público-alvo os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).
Na ocasião, os técnicos da DAV vão mostrar como os coordenadores devem selecionar as produções mais relevantes e preencher as informações no Módulo. Haverá espaço para perguntas e, ao término da apresentação, as dúvidas serão esclarecidas.
Durante a transmissão via YouTube, o modo para comentários estará desabilitado. As perguntas podem ser encaminhadas, com antecedência, pela ferramenta Slido, no seguinte endereço: https://app.sli.do/event/iszawxi1. Basta clicar no campo Type Your Question para digitar a pergunta e, em seguida,  enviá-la clicando no botão SEND.
O módulo Destaque foi criado para evidenciar a importância das ações de cada PPG e dar visão aos seus produtos de maior relevância. As áreas de avaliação prepararam individualmente um documento com diretrizes específicas, chamado ‘Orientações, Registro de Resultados e Produções Intelectuais’, para nortear seus coordenadores.   Assista ao vídeo.  
Fonte: CCS/CAPES - 23/06/21


USP é premiada por suas iniciativas relacionadas aos objetivos sustentáveis da ONU

A Universidade foi premiada por seu desempenho nos ODS “Erradicação da pobreza”, “Energias renováveis” e “Vida sobre a terra”

A USP foi uma das vencedoras do Prêmio RELX SDG Customer por seus programas e iniciativas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nomeadamente nos objetivos “Erradicação da pobreza”, “Energias renováveis” e “Vida sobre a terra”.
Concedido pelo grupo RELX, o prêmio foi entregue pela diretora de estratégia da RELX, Jelena Sevo, durante o evento virtual RELX SDG Inspiration Day 2021, que aconteceu ontem, dia 22 de junho.
“Consciente de sua responsabilidade como instituição de ensino superior pública brasileira em contribuir para o desenvolvimento social e econômico de nosso país e região, a USP tem se envolvido ativamente na promoção de programas educacionais, pesquisas inovadoras e engajamento em iniciativas de divulgação alinhadas aos ODS. Receber esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo. Temos o dever de nos mantermos comprometidos com o papel institucional de contribuir para um mundo mais justo e sustentável”, afirmou o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Aluisio Cotrim Segurado, que recebeu o prêmio em nome da Universidade.
Para o vice-presidente sênior da Elsevier Research Networks, Carlos Henrique de Brito Cruz, “a USP é a principal universidade de pesquisa do Brasil e seu desempenho é bastante forte em tópicos relacionados aos ODS da ONU, não apenas na produção de pesquisa, mas também na qualidade e quantidade dos alunos por eles formados. O trabalho da USP na pesquisa sobre bioenergia e na compreensão e proposição de maneiras para reduzir a desigualdade social e a pobreza no Brasil, por exemplo, deriva de estratégias construídas por professores para responder aos desafios brasileiros e se encaixam muito bem com relevantes ODS”.   
Fonte: Jornal da USP - 22/06/21


22 junho 2021

Webinar “USP e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” acontece em 23 de junho


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Participe dos treinamentos da Clarivate em junho

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Treinamentos do Portal de Periódicos CAPES - 2021


Guia orienta investidores sociais privados comprometidos com temas da agenda pública

A pandemia de COVID-19 acentuou ainda mais a discrepância entre o conhecimento científico e tecnológico gerado nas instituições brasileiras e as informações que chegam à sociedade: num país que figura entre os 15 com maior número de publicação de artigos científicos em todo o mundo, 60% da população não consegue identificar uma notícia falsa. E ainda mais grave: muitas das decisões políticas adotadas durante a pandemia não têm respaldo em evidências baseadas em pesquisa.
A busca de solução para esse gap é o foco do documento Ciência & Informação, produzido pelo Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), com a colaboração do Instituto Serrapilheira e da Agência Bori. O documento, lançado em 10 de junho, é um guia para investidores sociais privados e organizações filantrópicas comprometidos com temas da agenda pública contemporânea.  Saiba mais 
Fonte: Agência FAPESP - 22/06/21



Pesquisadores da USP integram iniciativa inglesa Vaccine Luminaries

Plataforma lançada durante reunião do G7 lista cientistas em todo o mundo que atuam na divulgação de informações sobre vacinas em redes sociais

Seis brasileiros integram os Vaccine Luminaries, uma relação de pesquisadores em todo o mundo que se dedicam a esclarecer dúvidas sobre vacinas e ampliar a confiança nos imunizantes contra a covid-19 e contra outras doenças. A plataforma que reúne essas importantes vozes foi lançada no Global Vaccine Confidence Summit (em português, Cúpula Global pela Confiança nas Vacinas), promovido durante o encontro dos líderes do G7, os sete países mais industrializados do mundo, na semana passada.
Formada por um mosaico de imagens interativo, a plataforma reúne vídeos mostrando o trabalho de 57 cientistas que publicam conteúdos sobre vacinas em seus perfis nas redes sociais. Esse número deve aumentar, já que a iniciativa tem planos de agregar mais integrantes ao longo do próximo ano.
Representando o Brasil estão o integrante da União Pró-Vacina e farmacêutico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, Wasim Syed; a presidente do Instituto Questão de Ciência e pesquisadora da USP, Natália Pasternak; a pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da USP Jaqueline Góes; o pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da USP Gustavo Cabral; a chefe do departamento de ciências clínicas da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, Daniela Ferreira; o docente da Universidade Federal de Santa Catarina André Báfica; e o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro Rômulo Néris.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 21/06/21


18 junho 2021

Você conhece o Repositório da Produção Científica do Cruesp?

O objetivo do repositório é reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp


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Repositório da Produção Científica do CRUESP (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.
A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).  

17 junho 2021

Quer saber o que os cientistas da USP estão pesquisando?

No dia 24 de junho, começa uma série de três encontros on-line em que os pesquisadores contam sobre os estudos da Universidade

Neste momento em que você está lendo este texto, há inúmeros pesquisadores da USP estudando sobre a nossa sociedade, buscando soluções para melhorar o nosso dia a dia, desenvolvendo tratamento para doenças, entre tantas outras atividades. A Universidade é a nona que mais produz pesquisa no mundo, segundo ranking elaborado pelo CWTS. Para divulgar uma parte desse trabalho e estimular a colaboração entre os pesquisadores, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP organiza o Pesquisas na USP – Destaques Recentes.
São três eventos on-line, nos quais o público e outros cientistas podem conferir parte das pesquisas em andamento na Universidade. A apresentação será feita pelos presidentes das Comissões de Pesquisa das unidades da USP em linguagem acessível a todos. Essas comissões existem para estimular o desenvolvimento de pesquisas e integrá-las com outras áreas da Universidade, além de auxiliar os pesquisadores na busca de recursos financeiros junto às agências de fomento, órgãos públicos e privados.
“A USP valoriza as pesquisas que integram diferentes unidades e esse evento é uma oportunidade para conhecermos não apenas seus trabalhos de impacto, mas também permitir maior integração entre diferentes áreas, promovendo possibilidades multidisciplinares e ciência de maior impacto. Essa é, na verdade, uma tendência mundial”, destaca o pró-reitor de pesquisa da USP Sylvio Canuto.
Os encontros serão divididos por área de conhecimento: Saúde e Biológicas, Exatas e Agrárias, e Humanidades e Museus. Cada apresentação terá duração de 10 minutos. As pesquisas foram selecionadas pelos próprios presidentes das Comissões de Pesquisa, dando prioridade àquelas de caráter interdisciplinar e com potencial de colaboração.
O primeiro evento será na próxima quinta-feira, 24 de junho, às 14 horas, com transmissão pelo Canal USP no Youtube, aberto a qualquer pessoa interessada. As pesquisas apresentadas serão da área de saúde e biológicas. As datas dos próximos estão previstas para 30 de setembro, com estudos das áreas de Exatas e Agrárias; e no dia 25 de novembro, com pesquisas de Humanidades e Museus.   Confira a programação.   
Fonte: Jornal da USP - 17/06/21

Projeto da USP em Piracicaba vai informar como interagir com fauna silvestre local

Objetivo é divulgar impactos da interação com animais silvestres que circulam nos espaços urbanos e rurais da região; lançamento terá transmissão pela internet no dia 23 de junho

Interações entre humanos e fauna silvestre têm sido cada vez mais frequentes, resultando em impactos, negativos e positivos, a ambos os envolvidos na interação. Entender como fazer o manejo adequado dessa fauna e gerar informações sobre as espécies e seu habitat é o objetivo do Projeto Vizinhos Silvestres, iniciativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP que tem como foco a interação humano-fauna em espaços urbanos, periurbanos e rurais.
O projeto será apresentado no próximo dia 23 de junho, às 10 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube, neste link, como parte da programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira). Com o tema Vizinhos Silvestres e Coexistência Humano-Fauna, a apresentação será realizada pelos coordenadores do projeto, a professora Katia Ferraz, do Departamento de Ciências Florestais, e o biólogo Silvio Marchini, pesquisador do Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre (LEMaC), ambos da Esalq.
O município de Piracicaba foi escolhido para ser o primeiro município alvo do projeto, que tem início previsto em julho. O objetivo é divulgar à sociedade em geral e especificamente entre aqueles que frequentam o campus Luiz de Queiroz informações sobre as melhores práticas de interação com a fauna silvestre local, por exemplo, lidando com animais que estão mais próximos de nós do que geralmente pensamos, entre eles o morcego, gambá, ouriço, quati, jiboia e até a onça-parda. Outro exemplo é informar os produtores rurais sobre como evitar que seus animais domésticos sejam predados por onças.
O Projeto Vizinhos Silvestres é uma iniciativa do LEMaC em parceria com o Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS) e faz parte do Plano Diretor Socioambiental do campus Luiz de Queiroz, promovido pela Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Zoológico Municipal de Piracicaba e Departamento de Fauna (DeFau) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). As ações do projeto podem ser acompanhadas pelo Facebook: www.facebook.com/VizinhosSilvestres.
Confira a transmissão da palestra palestra Vizinhos Silvestres e Coexistência Humano-Fauna no link: http://bit.ly/vizinhossilvestres Fonte: Jornal da USP - 17/06/21

Gincana virtual ensina sobre a Mata Atlântica e dinâmicas climáticas

O que você sabe sobre a dinâmica climática da Terra? Pensando em ensinar este conceito e apresentar o ambiente natural onde foi construída a cidade de São Paulo, o Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec) da USP criou a Gincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais, em parceria com o Projeto Ecossistemas Costeiros e o Instituto de Biociências (IB).
Para participar da gincana, o usuário deve entrar na página do Parque e ler os textos apresentados. O roteiro da gincana envolve os seguintes conceitos: Composição da Atmosfera Terrestre, Mudança Climática Global, Fotossíntese, Ciclo do Carbono e Fluxo de Energia, Combustíveis Formados a Partir de Seres Vivos, e Mata Atlântica. 
Em seguida, há um formulário em que está a atividade — a intenção é testar os conhecimentos, fixar os novos aprendizados e aperfeiçoar o conteúdo que foi passado ao longo dos textos. Ao final do teste, o visitante recebe um link para um vídeo do YouTube com o fechamento da trilha, onde os conceitos abordados durante a atividade são revisados e aprofundados. Na mesma página, é possível ver a pontuação feita no questionário.
Os organizadores da gincana também divulgam lives sobre os temas abordados e convidam os participantes para complementar os aprendizados.
A gincana virtual está acontecendo durante a pandemia e é uma adaptação da atividade presencial feita em trilhas nas matas do Parque Cientec. Outros trabalhos e publicações do parque e do Projeto Ecossistemas Costeiros podem ser conferidos neste link, ou no site do Cientec: http://bit.do/fQ7uz.   Fonte: Jornal da USP - 17/06/21

USP reafirma seu compromisso com a Magna Charta Universitatum

A versão atualizada do documento foi lançada na reunião anual do Observatório Magna Charta Universitatum

O reitor Vahan Agopyan assinou a versão atualizada da Magna Charta Universitatum, da qual a USP é signatária desde 1988. O lançamento do novo documento MCU 2020 marcou o encontro anual do Observatório Magna Charta Universitatum (MCU), realizado virtualmente, nos dias 16 e 17 e junho. “Somente com uma robusta e bem estabelecida sistema de universidades será possível ter um desenvolvimento social e econômico, com sustentabilidade, responsabilidade e diversidade”, afirmou o reitor em vídeo enviado para o evento. O encontro é realizado anualmente para reafirmar os valores fundamentais das instituições de ensino superior e elencar os principais desafios enfrentados.
Neste ano, pela primeira vez, um brasileiro assumiu uma vaga no Conselho Deliberativo do Observatório Magna Charta Universitatum, que zela pelos compromissos públicos assumidos pelos signatários. O ex-reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, tornou-se membro do Conselho Deliberativo nesta semana e ajudou a redigir a versão em português da MCU 2020.
A Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088, é considerada a mais antiga do mundo ocidental. Em setembro de 1988, quando comemorou 900 anos de fundação, 388 reitores assinaram a Magna Charta Universitatum, dentre eles, o então reitor da USP, José Goldemberg.
O documento se tornou referência para os valores e princípios fundamentais das universidades e atualmente conta com mais de 900 instituições signatárias, de 88 países. Ao todo, treze universidades brasileiras assinaram a carta, incluindo as três estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp. Em 2018, teve início um projeto de revisão de valores institucionais e atualização da Magna Charta Universitatum, com o objetivo de adaptá-la ao contexto atual das universidades, com seus desafios e preocupações atuais, sem alterar os valores fundamentais originais do documento.    Fonte: Jornal da USP - 17/06/21

Descubra a importância da Integridade Acadêmica

O que Integridade Acadêmica significa para você?

Embora exista um consenso geral de que o termo signifique submeter um trabalho original desenvolvido por estudantes e investigadores, isso não exclui possibilidades de que, na prática, possam haver problemas de autenticidade não-intencionais na produção de conteúdo.

Pensando nisso, a Turnitin desenvolveu um eBook sobre Integridade Acadêmica para melhorar a abordagem de educadores e administradores junto aos alunos, auxiliar a experiência e resultados de aprendizagem e apoiar sua reputação institucional.    Fonte: Turnitin - 17/06/21