A atividade de pesquisa é muito desgastante, gerando
para o pesquisador um alto nível de stress. Conseguir verba para projeto,
monitorar os prazos, gerenciar pessoas, etc. são exemplos de desafios que o
pesquisador tem de lidar para prosseguir com seu trabalho. Saber administrar os
diversos aspectos que envolvem a atividade de pesquisa e, ao mesmo tempo, ser
um pesquisador produtivo não é uma tarefa fácil. Então veja aqui algumas dicas
que talvez possam lhe ajudar.
Seja
organizado
Atualmente ninguém pode dizer que não tem uma agenda para
organizar seu dia a dia. São vários aplicativos disponíveis no celular, sites
na internet ou mesmo a “velha” agenda de papel que ajudam na organização do
nosso dia. Esqueceu de uma reunião, não prestou conta dos gastos, não sabe que
dia é hoje.... se você já se viu em algumas dessas situações, com certeza, seu
trabalho de pesquisa foi impactado.
Defina
metas realistas
Definir metas realistas a serem alcançadas, com certeza, irá lhe
ajudar, como pesquisador, porque você estará consciente sobre quais serão os
objetivos que devem ser atingidos, e quando isso deverá acontecer. Mas seja
realista!!! Avalie os recursos disponíveis.
Gerencie
seu tempo
Os pesquisadores geralmente são apaixonados por suas pesquisas e
frequentemente trabalham longas horas, perdendo a noção do tempo. Se você
tentar realizar muitas tarefas simultaneamente, o resultado mais provável é que
ao final do dia você ficará com a impressão de que sua pesquisa não
"caminhou" como esperado. Fazer um bom planejamento, saber dizer não,
e tomar cuidado com as distrações são algumas dicas para que seu tempo
realmente seja usado de forma mais inteligente.
Faça
pequenos intervalos
Fazer pausas é bom para a sua mente. Você terá um desempenho
melhor se fizer uma pausa e tiver outras atividades na sua vida sem ser a
pesquisa. As soluções para problemas aparentemente insolúveis podem vir de uma
mente renovada.
Mantenha-se
informado
Manter-se informado é uma questão crítica para o pesquisador.
Mas como fazer isso tendo de lidar com esse fenômeno da hiperinformação? A
primeira coisa a ser feita é definir com clareza o foco de seu interesse. A
seguir, identificar as melhores fontes de informação (sites, periódicos,
pesquisadores, etc.) e criar uma rotina para monitorar o que está acontecendo
na sua área.
Seja
proativo
Pense em todos os requisitos da pesquisa para garantir que eles sejam atendidos em tempo e antecipe quaisquer desafios que seu projeto de pesquisa possa enfrentar ao longo do tempo. Em outras palavras, é imprescindível preparar-se adequadamente para enfrentar esses desafios. Fonte: Academique - 09/07/21