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01 agosto 2021
31 julho 2021
Fealq lança Portal do Coordenador e consolida marco na história
A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) lançou
oficialmente em junho o Portal do Coordenador FEALQ, consolidando um marco na
história da entidade. Com acesso pela página inicial do site da Fundação, a plataforma amplia
a transparência e facilita o controle dos recursos financeiros
pertencentes a cada projeto realizado com o apoio da Fealq, seja de pesquisa,
cursos, eventos ou outra modalidade.
Segundo o diretor-presidente da Fundação,
Nelson Sidnei Massola Júnior, o Portal representa uma importante inovação no
relacionamento com os clientes. “Estamos dando um passo muito grande. O Portal
pode ser considerado um divisor de águas no sentido de aproximar nossa equipe
aos coordenadores a partir de dados robustos e confiáveis”, destaca o professor
Nelson. Pela plataforma, os coordenadores podem acompanhar as movimentações financeiras dos seus projetos, consultar a evolução de saldos, receitas e despesas, além de gerar extratos para períodos diversos. Os dados disponíveis no Portal referem-se às informações processadas até um dia antes da data da consulta realizada pelo usuário. A ferramenta também permite ao coordenador habilitar novos usuários para terem acesso à totalidade ou a parte das informações referentes especificamente aos projetos que gerencia, respeitando as regras indicadas no Termo de Responsabilidade. O coordenador pode, ainda, contar com a Fealq para divulgação de vagas em aberto nos projetos mantidos junto à Fundação.
EXTRATOS DE PROJETOS – A Fealq informa que os dados sobre as entradas de recursos dos projetos coordenados por professores da ESALQ, CENA e FZEA, referentes ao mês de maio de 2021, já estão concluídos e disponíveis para emissão, incluindo os FPAs. Em relação a junho, os relatórios já se encontram em processamento e a expectativa é que os dados estejam consolidados até meados de julho. Saiba mais. Fonte: FEALQ - 31/07/21
Professor da ESALQ/USP lança livro ‘Microclimatologia agrícola’
O
livro “Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação
planta-atmosfera”, escrito pelo professor Fábio Ricardo Marin, do Departamento
de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de
Queiroz” (Esalq/USP), aborda um dos ramos do conhecimento mais relevantes para
obtenção de bons resultados nas diferentes culturas agrícolas, mas que ainda é
muito pouco explorado em língua portuguesa, segundo o autor.
Publicado com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz
(FEALQ), a obra apresenta conteúdos que podem ajudar profissionais da área e
produtores a minimizarem drasticamente os riscos climáticos que afetam
diretamente e com grande frequência as lavouras e florestas, tratando das bases
biofísicas que explicam as influências da variação do atmosférica nas plantas,
mas em escala microclimatológica.
O autor explica que os conhecimentos apresentados na obra, quando
aplicados, permitem prever os impactos do clima nas cultivares e com isso
minimizar os danos ou até mesmo remediar algumas situações. “Ao entender melhor
a interação planta-atmosfera, é possível mudar a data de semeadura de uma
cultivar, evitando prejuízos e até o sofrimento causado ao produtor e a sua
família por essas perdas”.
Os capítulos foram concebidos e organizados para nivelamento
mínimo dos leitores quanto aos conceitos necessários e, em seguida, os
conteúdos ganham profundidade ao tratar de diferentes aspectos interação
atmosfera-planta, como processos de fotossíntese e produção de biomassa,
evapotranspiração, necessidade de irrigação e efeito da seca nas culturas,
variabilidade dos biomas naturais brasileiros em resposta às condições
atmosféricas, entre outros.
Mais
informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de
Estudos Agrários Luiz de Queiroz ou clique aqui. Ou, ainda, entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br. Fonte: FEALQ - 31/07/21
Pilares da educação impulsionam estudantes a serem agentes transformadores
A premissa de que a educação é
a base na formação de uma sociedade é consenso entre pesquisadores da área. O
relatório "Educação,
um Tesouro a Descobrir", criado entre os anos
1992 e 1996 pelo professor, político e economista francês Jacques Lucien Jean
Delors, conhecido também como Relatório Delors, aponta os Quatro Pilares da
Educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
De acordo com o relatório de Jacques Delors, o ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante dos professores deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo. Ser socialmente competente.
O pesquisador afirma que é possível desenvolver no estudante um olhar crítico e questionador a partir de uma educação baseada nos quatro pilares. O que o torna capaz de ser um agente transformador e não um mero observador. Da educação infantil à acadêmica, a aplicação dos quatro pilares desenvolverá nos alunos a capacidade de análise e interpretação, características que auxiliam na formação profissional em qualquer área de atuação.
O Portal de Periódicos da CAPES é um canal de informação que ampara os estudantes, pesquisadores e professores em seus estudos e pesquisas. Conteúdos das áreas do conhecimento em Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar contemplam o tema educação e assuntos afins. O usuário poderá escolher a opção Buscar assunto, digitar a palavra “educação”, “relatório Delors”, “Jaccques Delors” ou outro assunto relacionado à temática e explorar todo o conteúdo disponível no acervo.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 30/07/21
De acordo com o relatório de Jacques Delors, o ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante dos professores deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo. Ser socialmente competente.
O pesquisador afirma que é possível desenvolver no estudante um olhar crítico e questionador a partir de uma educação baseada nos quatro pilares. O que o torna capaz de ser um agente transformador e não um mero observador. Da educação infantil à acadêmica, a aplicação dos quatro pilares desenvolverá nos alunos a capacidade de análise e interpretação, características que auxiliam na formação profissional em qualquer área de atuação.
O Portal de Periódicos da CAPES é um canal de informação que ampara os estudantes, pesquisadores e professores em seus estudos e pesquisas. Conteúdos das áreas do conhecimento em Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar contemplam o tema educação e assuntos afins. O usuário poderá escolher a opção Buscar assunto, digitar a palavra “educação”, “relatório Delors”, “Jaccques Delors” ou outro assunto relacionado à temática e explorar todo o conteúdo disponível no acervo.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 30/07/21
30 julho 2021
Fapesp, um patrimônio da população paulista
A comemoração dos 60 anos da Fapesp é
uma oportunidade para examinar criticamente o passado e planejar o futuro.
Vivemos um tempo de transformações; as mudanças globais foram bruscamente
aceleradas pela pandemia que tomou o mundo. Transformações, nem sempre positivas,
comprimiram um decênio em alguns meses. O mundo mudou e não voltará atrás. E a Fapesp, também mudou? Certamente,
sim! Mudanças fazem parte da vida das instituições vigorosas porque aquelas que
não evoluem morrem ou tornam-se obsoletas.
Em seis décadas, a agência expandiu seu
espectro de atuação, modificou e ampliou programas afinados com as
transformações da sociedade e com o avanço da ciência e da tecnologia. A
realidade é, pois, muito distante do estereótipo de uma organização voltada
apenas à ciência acadêmica, sem preocupação com o mundo real e com os temas
urgentes da sociedade.
No seu primeiro decênio, predominaram a
atenção com a ciência básica e com a infraestrutura de pesquisa, ainda muito
incipiente nas universidades e nos institutos, e um esforço para atualizar o
conhecimento e a pesquisa no Estado, favorecendo o contato com o exterior, a
vinda de pesquisadores reconhecidos e a organização de reuniões científicas.
Desde
seus primórdios, as bolsas para a formação de recursos humanos representaram um
claro diferencial em relação ao restante do País, fortalecendo a renovação de
uma elite de especialistas que garantem a qualidade da ciência, da educação e
da gestão do Estado. Contamos com uma comunidade de 74 mil pesquisadores em
instituições acadêmicas, governo e empresas inovadoras. Foram os pesquisadores
jovens apoiados por bolsas e auxílios da Fapesp que lideraram a mudança
significativa da ciência paulista a partir da metade dos anos 1990. Veja mais. Leia também: Livro celebra contribuições da Fapesp para o desenvolvimento da ciência nacional. Fonte: Jornal da USP - 20/07/21
Informe CNPq 5 – Indisponibilidade dos sistemas
Dando continuidade à atualização diária sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, informamos:
1. Foi concluída a transferência do backup dos dados da Plataforma Lattes para o novo equipamento, garantindo a integridade de todas as informações.
2. Está em andamento a restauração do equipamento que apresentou problemas, para operacionalização das aplicações. A perspectiva é de retorno do funcionamento na segunda-feira pela manhã, com o restabelecimento do acesso aos sistemas do CNPq.
3. Reforçamos que todos os prazos do CNPq, tais como submissão de chamadas e prestação de contas, serão prorrogados. As novas datas serão divulgadas assim que os sistemas se normalizarem.
Lembramos que todos os comunicados serão feitos exclusivamente pelos canais oficiais do CNPq. Acompanhem as informações pelo site ou pelas redes sociais. Fonte: CNPq - 30/07/21
Ranking Google das Revistas do Portal de Revistas USP
As métricas acadêmicas fornecem uma maneira fácil para os
autores e editores avaliarem rapidamente a visibilidade e a influência de
artigos recentes em publicações acadêmicas e o Scholar Metrics resume citações recentes de muitas
publicações, para ajudar os autores a considerarem onde publicar suas novas
pesquisas. Nesta matéria, apresentamos a lista de classificação das revistas do Portal
de Revistas USP. De qualquer forma, caso algum editor possua informações adicionais,
a lista pode ser atualizada sempre que necessário.
Google Metrics
De acordo com as informações fornecidas pelo Google Scholar, para começar, o usuário pode navegar pelas 100 principais publicações em vários idiomas, ordenadas por suas métricas de índice h de cinco anos e mediana h. Para ver quais artigos em uma publicação foram mais citados e quem os citou, clique no número do índice h para ver os artigos, bem como as citações subjacentes às métricas.
O usuário também pode explorar publicações em áreas de pesquisa de seu interesse. Para navegar por publicações em uma ampla área de pesquisa, selecione uma das áreas na coluna da esquerda. Por exemplo: Engenharia e Ciência da Computação ou Saúde e Ciências Médicas.
Para explorar áreas específicas de pesquisa, selecione uma das áreas amplas, clique no link “Subcategorias” e selecione uma das opções. Por exemplo: Bancos de Dados e Sistemas de Informação ou Economia do Desenvolvimento.
A navegação por área de pesquisa está, ainda, disponível apenas para publicações em inglês. O usuário pode, é claro, pesquisar publicações específicas em todos os idiomas por palavras em seus títulos. Atualmente, as métricas acadêmicas são baseadas no índice atualizado em julho de 2021. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 30/07/21
Google Metrics
De acordo com as informações fornecidas pelo Google Scholar, para começar, o usuário pode navegar pelas 100 principais publicações em vários idiomas, ordenadas por suas métricas de índice h de cinco anos e mediana h. Para ver quais artigos em uma publicação foram mais citados e quem os citou, clique no número do índice h para ver os artigos, bem como as citações subjacentes às métricas.
O usuário também pode explorar publicações em áreas de pesquisa de seu interesse. Para navegar por publicações em uma ampla área de pesquisa, selecione uma das áreas na coluna da esquerda. Por exemplo: Engenharia e Ciência da Computação ou Saúde e Ciências Médicas.
Para explorar áreas específicas de pesquisa, selecione uma das áreas amplas, clique no link “Subcategorias” e selecione uma das opções. Por exemplo: Bancos de Dados e Sistemas de Informação ou Economia do Desenvolvimento.
A navegação por área de pesquisa está, ainda, disponível apenas para publicações em inglês. O usuário pode, é claro, pesquisar publicações específicas em todos os idiomas por palavras em seus títulos. Atualmente, as métricas acadêmicas são baseadas no índice atualizado em julho de 2021. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 30/07/21
29 julho 2021
Como a universidade pode melhorar o mundo? Jogos vão mostrar em nova disciplina da USP
Em Game ON: Ciência, Fake News e Sustentabilidade,
estudantes produzirão games que articulam todas as áreas do conhecimento
pensando soluções para problemas complexos da sociedade; alunos da USP podem se
inscrever até o dia 2 de agosto
Para a Agenda 2030 ser cumprida
no Brasil, ainda há um longo caminho pela frente. O compromisso assumido por líderes de 193
Países, incluindo o Brasil, com coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), envolve 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem atingidas até 2030, que
buscam efetivar os direitos humanos, a promoção do desenvolvimento sustentável
e diminuição das desigualdades nos países e também entre eles. Esses objetivos
não são simples, afinal, “acabar com a pobreza” ou “alcançar a igualdade de
gênero” no mundo de hoje são conquistas que exigirão grandes mudanças para se
concretizarem.
A mais nova disciplina optativa livre da USP, que permite a inscrição de alunos de todos os cursos, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação, quer mostrar a importância da ciência e dos conhecimentos produzidos na Universidade para ajudar a promover mudanças e construir um mundo melhor, além de disseminar esses conhecimentos de forma didática e acessível.
Para isso, os alunos deverão criar, ao longo do curso, uma plataforma interativa que leve a discussão à USP e à comunidade externa, em um formato de jogo muito instigante, o escape game. Os jogos deverão articular diversas áreas do conhecimento para mostrar como situações-problema complexas da realidade podem ser solucionadas, pensando ainda no combate às fake news que permeiam cada uma. Essas situações-problema partem dos ODS para abordar temas sociais importantes, como violência doméstica, pobreza, desmatamento, depressão, etc.
A mais nova disciplina optativa livre da USP, que permite a inscrição de alunos de todos os cursos, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação, quer mostrar a importância da ciência e dos conhecimentos produzidos na Universidade para ajudar a promover mudanças e construir um mundo melhor, além de disseminar esses conhecimentos de forma didática e acessível.
Para isso, os alunos deverão criar, ao longo do curso, uma plataforma interativa que leve a discussão à USP e à comunidade externa, em um formato de jogo muito instigante, o escape game. Os jogos deverão articular diversas áreas do conhecimento para mostrar como situações-problema complexas da realidade podem ser solucionadas, pensando ainda no combate às fake news que permeiam cada uma. Essas situações-problema partem dos ODS para abordar temas sociais importantes, como violência doméstica, pobreza, desmatamento, depressão, etc.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 29/07/21
Quais as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial na sociedade?
Pode parecer surpreendente, mas
já na década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial, alguns cientistas
começaram a desenvolver estudos sobre um ramo da ciência da computação, hoje
assunto dos mais discutidos, a Inteligência Artificial (IA). Em 1956, no evento Darthmouth
College Conference, pesquisadores reconhecidos como “pais da área, como John MacCarthy,
Marvin Minsky, Alan Newell e Herbert Simon” determinaram pontos de referência que deram início a
estudos e pesquisas “nesse
fascinante domínio da Computação”, afirma Jaime Sichman, autor de um artigo sobre o tema
publicado na revista Estudos Avançados. O artigo tem como intuito esclarecer
as características da IA, as diferenças desta com a computação tradicional,
como pode ser inserida nas sociedades, ressaltando, por um lado, os benefícios
e, por outro lado, os riscos e danos possíveis que essa tecnologia pode
ocasionar.
Para evitar as consequências negativas da IA, é preciso que se ponha em pauta a discussão apropriada sobre “produção, utilização e regulação” dessa tecnologia, salientando-se que assim se pode evitar errôneas definições e explicações que as mídias sociais divulgam normalmente sobre o assunto, o que gera oscilações entre grandes expectativas e investimentos e grandes frustrações e quase nenhum investimento. Porém, atualmente, as grandes expectativas são justificadas pelo barateamento do custo de processamento e de memória, a presença “de novos paradigmas, como as redes neurais profundas”, e a existência de poderosos instrumentos de captação e divulgação de dados cujo montante na internet é assombroso. Ao invés de definir a IA, o artigo busca estabelecer quais as finalidades e propósitos dessa área intrigante.
Veja o texto na íntegra. Fonte: Jornal da USP - 29/07/21
Para evitar as consequências negativas da IA, é preciso que se ponha em pauta a discussão apropriada sobre “produção, utilização e regulação” dessa tecnologia, salientando-se que assim se pode evitar errôneas definições e explicações que as mídias sociais divulgam normalmente sobre o assunto, o que gera oscilações entre grandes expectativas e investimentos e grandes frustrações e quase nenhum investimento. Porém, atualmente, as grandes expectativas são justificadas pelo barateamento do custo de processamento e de memória, a presença “de novos paradigmas, como as redes neurais profundas”, e a existência de poderosos instrumentos de captação e divulgação de dados cujo montante na internet é assombroso. Ao invés de definir a IA, o artigo busca estabelecer quais as finalidades e propósitos dessa área intrigante.
Veja o texto na íntegra. Fonte: Jornal da USP - 29/07/21
Em 95% dos artigos científicos, inglês cria ‘ditadura da língua’. Apenas 1% está em português e espanhol
Relatório sobre diversidade linguística na academia mostra que mais de 8 em cada 10 pesquisadores ibero-americanos escrevem no idioma anglo-saxão e não em suas línguas maternas
Do total de artigos publicados em revistas científicas em 2020,
95% foram escritos em inglês e somente 1% em espanhol e português. É o que
revelou o pesquisador principal do Real Instituto Elcano, Ángel Badillo,
durante a apresentação das primeiras conclusões de um relatório sobre
diversidade linguística na ciência em Espanha, Portugal e América Latina
realizado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) em colaboração com
o instituto. As descobertas da pesquisa, que será
oficialmente lançada no Brasil em novembro, mostram que no ano passado 84% dos
pesquisadores ibero-americanos publicaram em inglês em detrimento de suas
línguas maternas espanhola e portuguesa. “Somente 13% dos cientistas na Espanha
apresentaram seus trabalhos em espanhol, 12% no México, 16% no Chile, e com
porcentagens por volta de 20% na Argentina, Colômbia e Peru”, conclui o
relatório. A situação do português é um pouco mais complexa: 3% dos
pesquisadores portugueses e 12% dos brasileiros escolheram sua língua para
publicar seus trabalhos, ao passo que os outros o fizeram em inglês.
Apagão digital do CNPq foi problema técnico, diz agência
Falha em equipamento derrubou acesso às
plataformas Lattes e Carlos Chagas, mas presidente da instituição garante que
não houve perda de informações
O “apagão” das plataformas
digitais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) foi causado por uma falha técnica pontual e não haverá perda de
informações, segundo um vídeo divulgado pela agência nesta quarta-feira (28 de
julho) para prestar esclarecimentos à comunidade científica — que depende
largamente dessas plataformas para uma série de procedimentos burocráticos
essenciais à atividade de pesquisa. A expectativa é que os sistemas voltem a
funcionar nos próximos dias. “Foi uma questão técnica; a falha de uma peça que pode ser
substituída”, disse, no vídeo, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela (assista
abaixo). “Já temos as opções de aquisição (da peça) e, assim que
identificarmos a possibilidade de troca desse dispositivo, o equipamento será
restaurado e os acessos restabelecidos. Devemos ter esse posicionamento de hoje
para amanhã”, completou o diretor de gestão e tecnologia da informação, Thales
Marçal.
O problema ocorreu numa peça chamada “controladora de storage”, que é, essencialmente, um microprocessador que controla o acesso aos discos rígidos onde ficam guardados os dados do sistema — equivalente a um gerente de estoque de mercadorias numa fábrica. Por conta disso, as plataformas Lattes e Carlos Chagas do CNPq estão fora do ar desde a última sexta-feira (23 de julho). Segundo Marçal, a falha ocorreu justamente no momento em que se fazia a migração das plataformas para um novo equipamento, comprado no início do ano. “É um processo lento, e foi no meio desse processo que o equipamento antigo apresentou o seu problema”, disse. “Como é uma base de dados imensa — são quase sete milhões de currículos — isso demora alguns dias, mas já foi iniciado, e ainda faltam cerca de 40 a 48 horas para finalizar.”
O problema ocorreu numa peça chamada “controladora de storage”, que é, essencialmente, um microprocessador que controla o acesso aos discos rígidos onde ficam guardados os dados do sistema — equivalente a um gerente de estoque de mercadorias numa fábrica. Por conta disso, as plataformas Lattes e Carlos Chagas do CNPq estão fora do ar desde a última sexta-feira (23 de julho). Segundo Marçal, a falha ocorreu justamente no momento em que se fazia a migração das plataformas para um novo equipamento, comprado no início do ano. “É um processo lento, e foi no meio desse processo que o equipamento antigo apresentou o seu problema”, disse. “Como é uma base de dados imensa — são quase sete milhões de currículos — isso demora alguns dias, mas já foi iniciado, e ainda faltam cerca de 40 a 48 horas para finalizar.”
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 28/07/21
Uso da ferramenta SciVal para análise dos dados da pós-graduação da USP
Vídeo 1 | Apresentação de ferramentas e resultados - Scopus
Vídeo 2 | Criação e Análise de um Conjunto de Publicações
Vídeo 3 | Análise de dados de um Programa de Pós-Graduação
Vídeo 4 | Análise de dados de uma CPG
Vídeo 5 | Compartilhando um Grupo
Vídeo 6 | Criação de um Novo Grupo
Vídeo 2 | Criação e Análise de um Conjunto de Publicações
Vídeo 3 | Análise de dados de um Programa de Pós-Graduação
Vídeo 4 | Análise de dados de uma CPG
Vídeo 5 | Compartilhando um Grupo
Vídeo 6 | Criação de um Novo Grupo
28 julho 2021
Sítio Burle Marx se torna patrimônio mundial da Unesco por sua paisagem
Assista ao vídeo |
Reconhecendo a inegável importância socioeducativa de Roberto Burle Marx para
o mundo, a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a
Ciência e a Cultura, tombou o Centro Cultural Sítio Roberto
Burle Marx (SRBM) como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Localizado na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, o local foi sua morada por
21 anos, e foi nele que o paisagista – uma das suas muitas profissões
artísticas – estudou diversas plantas de diferentes biomas, criando um
acervo botânico com mais de 3,5 mil espécies.
A decisão foi baseada no valor universal e
excepcional da obra de Burle Max, que, por meio da inventividade do
movimento modernista associada ao trabalho de catalogação de espécies, criou o
conceito do jardim
tropical moderno. "O Sítio Roberto Burle Marx foi o
'laboratório de criação' onde foram desenvolvidos o repertório botânico e a
experimentação paisagística que viabilizaram a produção do novo paradigma no
campo do paisagismo, o jardim tropical moderno", declarou Claudia Storino,
diretora do espaço, em comunicado à imprensa.
Fonte: Casa e Jardim - 27/07/21
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