31 julho 2021

Pilares da educação impulsionam estudantes a serem agentes transformadores

A premissa de que a educação é a base na formação de uma sociedade é consenso entre pesquisadores da área. O relatório "Educação, um Tesouro a Descobrir", criado entre os anos 1992 e 1996 pelo professor, político e economista francês Jacques Lucien Jean Delors, conhecido também como Relatório Delors, aponta os Quatro Pilares da Educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
De acordo com o relatório de Jacques Delors, o ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante dos professores deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo. Ser socialmente competente.
O pesquisador afirma que é possível desenvolver no estudante um olhar crítico e questionador a partir de uma educação baseada nos quatro pilares. O que o torna capaz de ser um agente transformador e não um mero observador. Da educação infantil à acadêmica, a aplicação dos quatro pilares desenvolverá nos alunos a capacidade de análise e interpretação, características que auxiliam na formação profissional em qualquer área de atuação.
O Portal de Periódicos da CAPES é um canal de informação que ampara os estudantes, pesquisadores e professores em seus estudos e pesquisas. Conteúdos das áreas do conhecimento em Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar contemplam o tema educação e assuntos afins. O usuário poderá escolher a opção Buscar assunto, digitar a palavra “educação”, “relatório Delors”, “Jaccques Delors” ou outro assunto relacionado à temática e explorar todo o conteúdo disponível no acervo.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 30/07/21