19 agosto 2021

Cultura Wiki ajuda no acesso à produção das universidades

Eventos e iniciativas na USP promovem atividades para ampliar participação em plataformas Wiki; testes de abertura de dados sobre a produção intelectual docente estão previstas para este semestre

No Brasil, desde 2016, mais de 200 atividades universitárias foram realizadas em projetos dentro das plataformas Wiki. A USP, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade Cásper Líbero e a Universidade Estadual de Santa Cruz, destaca-se nessa produção. É um esforço da comunidade universitária em ampliar o acesso a tudo que se faz no mundo acadêmico.
“Para dar uma dimensão, principalmente dessas quatro universidades, vieram 4.679 editores da wiki desde 2016, que adicionaram 120 milhões de palavras dentro dos projetos Wikimedia e essas palavras têm, desde 2019, 85,2 milhões de visualizações. E é nesse contexto que surgem, por exemplo, conteúdos sobre ecologia, matemática, arquitetura, enfim, cinema, que hoje estão dentro da Wikipedia”, explica João Alexandre Peschanski, coordenador do Wiki Movimento Brasil, afiliado à Fundação Wikimedia. 
Glam é a sigla em inglês para galerias, bibliotecas, arquivos e museus e que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia. O grupo da USP pretende utilizar o conteúdo dos acervos dessas unidades da USP para estruturar e melhorar a qualidade das informações educacionais e bibliográficas disponíveis das plataformas Wikimedia, principalmente nos projetos em português na Wikipédia, Wikimedia Commons e Wikidata.
“A partir do segundo semestre, vai começar o planejamento para fazer os primeiros testes de abertura de dados sobre a produção intelectual docente dessas três unidades que estão envolvidas no momento”, conta a bibliotecária da FAU. O IME e a ECA já cadastraram o perfil de todos os seus docentes ativos. A FAU já tem essas informações preparadas para fazer a inserção na base.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 19/08/21


Informe CNPq – Prorrogação do prazo para indicação de bolsistas


Tendo em vista a indisponibilidade da Plataforma Integrada Carlos Chagas – PICC no período de 23/07/2021 a 16/08/2021 e os compromissos assumidos pelo CNPq, informamos que será prorrogado o prazo para implementação de bolsas, com início de vigência previsto para o mês de agosto. O novo prazo vai até o dia 31/08/2021.
Em razão dos trâmites internos necessários de formalização e de execução das despesas, essas novas bolsas serão pagas, excepcionalmente, até o dia 15/09/2021, em folha suplementar. Qualquer dúvida, entrem em contato com a Central de Atendimento do CNPq pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail atendimento@cnpq.br.    Fonte: CNPq - 19/08/21


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Como as empresas podem ter acesso às tecnologias desenvolvidas na USP?

Universidade possui uma equipe que atua ativamente na prospecção de parcerias entre empresas e os laboratórios de P&D e o ecossistema de inovação da USP

Diariamente você lê aqui no Jornal da USP inúmeras notícias de pesquisas da USP em todas áreas do conhecimento. Para que parte dessas descobertas científicas, sobretudo as tecnologias, possam chegar até a sociedade é preciso desenvolvimento, produção, distribuição. São etapas que não estão no escopo da Universidade, mas sim do setor produtivo do País, ou seja das empresas. Agência USP de Inovação possui uma equipe que atua como facilitadora de parcerias entre a Universidade e empresas. Desde outubro do ano passado, foi iniciado um trabalho de levantamento das competências da USP nas áreas de Energia e Saúde, com contatos de laboratórios e grupos de pesquisa.
Há também uma busca ativa pelas empresas, com reuniões e identificação das áreas de interesse delas. “Realizamos uma análise dentro da USP com o que os professores estão desenvolvendo de pesquisa, o que está mais avançado, o que nós já temos pronto, ou foi gerado de patente na instituição. E apresentamos para as empresas”, explica Fernanda Basso, analista de negócios da Agência USP de Inovação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 18/08/21

E-books gratuitos da USP ensinam italiano para brasileiros

Elaborados por especialistas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, materiais didáticos ajudam quem quer estudar a língua e conhecer mais sobre a cultura italiana

Um conjunto de material didático distribuído em mais de 1.700 páginas formulado para servir de apoio ao estudo da língua e da cultura italiana acaba de ser lançado no Portal de Livros Abertos da USP. A publicação é dividida em dois volumes: Dire, fare, partire! e Dire, fare, arrivare!, e são totalmente escritos em italiano para habituar o estudante com a língua. Os e-books são gratuitos e têm como autoras a professora Paola Baccin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com a colaboração de Sandra Gazzoni, doutora em Língua e Literatura Italiana pela FFLCH.
O primeiro volume traz 16 exercícios acompanhados de informações sobre a geografia da Itália, estudos da língua e da cultura, além das dificuldades linguísticas e culturais típicas de um aluno brasileiro que estuda italiano no Brasil. Ao final do livro, há as respostas das questões.
O segundo volume tem 17 exercícios acompanhados da história de um personagem, Tarcísio, durante a sua primeira experiência na Itália. Ele se encontra com Elisa na cidade de Bologna e os textos apresentam as dificuldades que naturalmente emergem quando há o encontro de duas culturas. As respostas a todos os exercícios também acompanham a obra.   Saiba mais.    
Fonte: Jornal da USP - 18/08/21


Jogo eletrônico mostra acervo do Instituto de Estudos Brasileiros

O público jovem está cada vez mais habituado ao espaço on-line e a uma linguagem virtual. Nesse cenário, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP enxergou a oportunidade de divulgar seu acervo de maneira lúdica para um novo público, através de um videogame, conta Pedro de Meneses Bolle, chefe técnico da Divisão de Apoio e Divulgação do IEB e coordenador do projeto. 
Bolle explica que a iniciativa juntou seu interesse e estudos pessoais relacionados aos videogames com os resultados da edição de 2020 da Feira USP e as Profissões. Esse evento foi promovido pela primeira vez em formato virtual no ano passado, e seus conteúdos foram visualizados mais de 1 milhão de vezes, conforme noticiado pelo Jornal da USP. A partir disso, o coordenador passou a trabalhar na produção do jogo IEB Minecraft, que será lançado na edição deste ano da feira, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro. “Depois do lançamento, o jogo ficará disponível 24 horas por dia por pelo menos um ano. Também vamos fazer vídeos explicativos e lives na feira”, diz Bolle.
Para ele, apesar de o IEB não ser uma unidade de ensino em que os alunos ingressam através do vestibular, trata-se de um instituto multidisciplinar, e quem estuda na USP tem a possibilidade de cursar matérias optativas no instituto, além de desenvolver pesquisas. “Gostaríamos de mostrar o que temos: mais de 500 mil documentos, 250 mil livros, 8 mil obras de arte. E também mostrar que fazemos a divulgação disso, além da possibilidade de realizar pesquisas”, diz. Sob essa premissa foi concebida a ideia de uma visita virtual, que permitisse conhecer o IEB de forma educativa e interessante. Com a aprovação da diretoria do instituto, Bolle começou a desenvolver o jogo a partir de dezembro do ano passado, de forma voluntária e com custo zero.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 18/08/21


18 agosto 2021

Informações


CNPq divulga resultado final da Chamada Nº 02/2021

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da  Chamada nº 02/2021 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Essa Chamada visa dar seguimento à diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq, por meio de uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas para o novo modelo de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa, via Chamadas Públicas. 
Conforme previsto, a Chamada CNPq nº 02/2021 visa conceder bolsas de mestrado e de doutorado no País aos Programas de Pós-Graduação que possuem bolsas do antigo modelo de quotas do CNPq, com vigência a encerrar entre janeiro e dezembro de 2021.
Foi aprovada a concessão de 4.715 bolsas, sendo 3.047 de mestrado e 1.668 de doutorado. Essas bolsas estão previstas nas 1.618 propostas aprovadas, sendo 989 de mestrado e 629 de doutorado.    Fonte: CNPq - 18/08/21

17 agosto 2021

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TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame será aplicado online no dia 28 de agosto de 2021 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ no link 
https://fealq.org.br/eventos/toefl-itp-test-of-english-as-a-foreign-language-28-08-8hrs/, até o dia 24/08/21. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da “Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP” terão taxas especiais, ou seja, R$240,00.    Fonte: CEL-ESALQ - 17/08/21

Novo modelo de Súmula Curricular da FAPESP busca favorecer a equidade de gênero na pesquisa

A FAPESP atualizou no fim de julho o modelo da Súmula Curricular que deve acompanhar todas as solicitações de bolsas e auxílios submetidas à Fundação. A principal novidade é a orientação para que o pesquisador responsável pelo projeto relate, no campo “outras informações biográficas”, eventuais interrupções na carreira decorrentes de licenças médicas – incluindo licença-maternidade ou paternidade – ou da necessidade de cuidar de terceiros, como familiares enfermos, com deficiência ou idosos.
Segundo o diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello, as mulheres possivelmente serão as principais beneficiárias da mudança.
“O cuidado da prole está culturalmente mais associado com as mulheres do que com os homens. Elas também se dedicam com muito mais frequência a parentes que, por algum motivo, demandam cuidado especial. No momento em para esses fatores, evidentemente também está orientando os avaliadores para que esses aspectos sejam levados em consideração”, afirma.
Como explica Mello, por retratar toda a trajetória profissional do pesquisador – incluindo suas publicações, premiações, parcerias e experiências, a Súmula Curricular configura-se no principal documento usado pela assessoria científica ad hoc, pelas Coordenações de Área e as Coordenações Adjuntas da Diretoria Científica durante a avaliação de um projeto.
“As mudanças que estão sendo implementadas se inserem num conjunto de políticas e práticas institucionais – genericamente chamadas de ações afirmativas – que buscam promover a inclusão e a participação equilibrada de diferentes grupos da sociedade. O objetivo é colocar a FAPESP em sintonia com o mundo de hoje. Há evidências de que, quanto mais diversa é uma comunidade, mais rica é a contribuição que ela consegue fazer. E o equilíbrio de gênero é um dos principais aspectos a serem considerados em qualquer sociedade”, diz Mello.   Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 17/08/21 

O que é literatura cinzenta?

Ao contrário do que pode parecer, a literatura cinzenta nada tem a ver com a cor. O termo Literatura Cinzenta vem do original em inglês gray ou grey literature. É “informação produzida por todos os níveis de governo, acadêmicos, negócios e indústria em formatos eletrônicos e impressos não controlados pela publicação comercial”. (GreyNet *). Esta é uma compilação de informações sobre esse tema, que não pretende ser completa, tampouco exaustiva. Contribuições e alertas são sempre bem-vindos. Em termos gerais, uma “Literatura Cinza” é qualquer documento que geralmente não é formal ou comercialmente publicado, o que torna sua recuperação, reprodução ou citação um trabalho difícil.

A literatura cinzenta inclui:

Teses e dissertações, anais de conferências, boletins informativos, relatórios, documentos governamentais e parlamentares, comunicações informais, traduções, dados de censo, relatórios de pesquisa, relatórios técnicos, padrões, patentes, vídeos, ensaios clínicos e diretrizes práticas, eprints, preprints, artigos wiki, e-mails, blogs, arquivos de dados de pesquisa e dados científicos, levantamentos geológicos e geofísicos, mapas, conteúdo de repositórios.

A literatura cinzenta pode apresentar uma série de desafios para o pesquisador:

  •     Difícil de recuperar
  •     Muitos documentos não estão publicados na web
  •     Documentos mais antigos não foram arquivados nem armazenados
  •     Pequenas tiragens podem levar à falta de disponibilidade
  •     As informações de formato e citação podem ser inconsistentes
  •     O volume do material pode ser excessivo e desgastante
  •     A preservação dos materiais cinzentos é incerta 
Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 16/08/21

16 agosto 2021





Mais ciência e tecnologia por e-mail

Mais conhecida por sua edição mensal impressa, a revista Pesquisa Fapesp, publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), também publica em seu site conteúdo exclusivo e traduções em inglês e espanhol, além de vídeos no canal do YouTube.
Para se manter a par de reportagens, vídeos, podcasts e mais, interessados em todas as áreas da pesquisa científica, tecnologia e política de ciência e tecnologia podem inscrever-se em um ou mais dos modelos de newsletters: semanais com conteúdo veiculado apenas on-line ou incluindo destaques da edição impressa, mensal com sumário da edição recém-lançada ou uma seleção centrada em inovação e empresas – também uma vez ao mês. No final de agosto um novo modelo trará seleções pessoais de integrantes da equipe. A inscrição é gratuita e pode ser facilmente cancelada a qualquer momento. Receba a newsletter e fique a par das novidades.    Fonte: Jornal da Ciência - 16/08/21

CAPES mantém sistema Linha Direta aberto para vacinar bolsistas com mobilidade internacional

Estudantes precisam preencher formulário enviado pelo Linha Direta com indicação do município para receber a imunização

A CAPES decidiu manter aberto o sistema de resposta ao formulário, encaminhado via Linha Direta, para que 2.263 bolsistas selecionados para mobilidade internacional prevista a partir de setembro indiquem o nome do município onde receberão a vacina contra a COVID-19. A resposta à essa informação é urgente, pois é a partir dela que o Ministério da Saúde fará a organização da imunização.
No dia 10 de agosto, Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, anunciou a vacinação para os bolsistas que irão para o exterior. A decisão foi tomada após reunião com os ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Saúde, Marcelo Queiroga. Os estudantes foram incluídos na lista do grupo prioritário para a imunização conta a COVID-19 e receberão a vacina de dose única, em data a ser definida em breve.  
 Fonte: CCS/CAPES - 16/08/21