01 setembro 2021


Informamos que o Dedalus está temporariamente indisponível para realização de atualizações necessárias. A equipe da Área de Informática da Coordenação da AGUIA está trabalhando para restabelecer o sistema. Ainda não temos uma previsão de normalização do acesso.  
Fonte: AGUIA - 31/08/21

Para além do Lattes: identificador digital serve como RG e currículo de pesquisadores

Fapesp adotou o ORCiD para submissão de propostas; simples e prático, registro integra bases de dados e sistemas identificadores, além de validar informações em nível mundial

Teses reprovadas, formações falsas em universidades de renome, doutorados que nunca foram defendidos. Estes foram alguns dos escândalos envolvendo desde governadores até ministros da Educação que passaram pelo comando do Brasil. A valorização da atividade científica perante a sociedade se encontra diante de dilemas éticos: quem valida as informações inseridas pelo pesquisador nas bases de dados? A situação também pode prejudicar acadêmicos em casos de ambiguidade, semelhanças e nomes idênticos.
Desde 2016, a USP é membro institucional do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID), um identificador digital mundial capaz de tornar única a identidade de cada pesquisador, pois utiliza um código alfanumérico que evita os problemas de ambiguidade ou semelhança entre autores. Ele facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções acadêmicas.
O registro é uma tendência mundial e tem a vantagem de validar os dados informados pelo autor, verificando sua autenticidade, caso a instituição de pesquisa seja vinculada. Quando não há vínculo, os dados inseridos pelo pesquisador não são autenticados, como acontece com a plataforma Lattes – sistema de currículo virtual mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente, grandes revistas científicas como ScienceNature e PLOS exigem a identificação ORCiD para legitimar a publicação de artigos.
“Há casos de publicações da USP que não são reconhecidas e às vezes atribuídas a outras universidades, gerando distorções de dados. É muito importante que todos os docentes e pesquisadores tenham seu ORCiD e a Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica tem feito um grande esforço nessa direção”, reconhece.
A  agência elaborou um tutorial para auxiliar no registro e uso do identificador e realizará um webinar no dia 17 de setembro sobre criação, preenchimento e integração de dados com outros identificadores. A inscrição para o evento on-line é gratuita.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 31/08/21

31 agosto 2021


A pressão pelo acesso aberto está tornando a ciência menos inclusiva

É difícil argumentar contra a visão de que a pesquisa desenvolvida predominantemente com financiamento público deve ser acessível a todos.
Claro, sempre foi possível solicitar uma cópia de um artigo aos autores. Mas se por um lado isso facilitava o contato entre leitores e autores, por outro inconveniente. Nem os preprints são substitutos adequados. Sua qualidade é altamente variável e sua quantidade absoluta é tal que mesmo um trabalho sólido normalmente atrai a atenção somente após ser revisado por pares e publicado em um periódico reconhecido.
Mas a remoção de paywalls tem um custo para cientistas e instituições — e, em países em desenvolvimento, esse custo ameaça ser proibitivo. À medida que os mandatos de acesso aberto proliferam, fica cada vez mais claro que nós, cientistas do mundo em desenvolvimento, provavelmente seremos cada vez mais excluídos da publicação em um grande subconjunto de periódicos.
As taxas de processamento de artigos (APCs — Article Processing Charges) têm subido bem acima da inflação e dos custos estimados de serviços do acesso aberto — variando entre US$ 200 (£146) e US$ 1.000 por artigo. Existem provedores de acesso aberto que operam nessa faixa de preço, como o SciELO (Scientific Electronic Library Online), biblioteca digital latino-americana com mais de 1.000 periódicos. No entanto, as revistas científicas nas quais pretendemos publicar cobram pelo menos US$ 2.500, enquanto APCs de US$ 4.000 são considerados dentro da “faixa normal”. A Springer Nature anunciou recentemente que cobrará US$ 11.390 por mais de 30 de seus prestigiosos periódicos Nature.   Leia o texto na íntegra
Fonte: Jornal da Ciência - 31/08/21

CNPq lança Chamada Universal 2021

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou na manhã desta terça-feira (31) a Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Universal, que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.
Dos R$ 250 milhões previstos no edital, R$ 200 milhões são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT) e R$ 50 milhões do CNPq.
O presidente do CNPq, Evaldo Vilela, ressaltou que a chamada vem com R$ 50 milhões a mais. “Temos uma ciência robusta no nosso País e que necessita muito do edital Universal para se renovar e revelar talentos. Por isso, a chamada é dividida em ‘grupos emergentes’ e ‘grupos consolidados'”, explica.
Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o lançamento da Chamada Universal é importante porque contribui científica e tecnologicamente para o desenvolvimento intelectual, social e econômico do País. Mesmo assim, a SBPC continuará se esforçando para a recomposição do orçamento para educação, ciência, tecnologia e inovação que o Brasil necessita. Ele ressaltou ainda que espera a liberação total dos recursos, principalmente dos não reembolsáveis, do FNDCT. “Esses valores são fundamentais para todo o setor”, afirma.
O edital da Chamada Universal está disponível na página do CNPq e os pesquisadores têm até 30 de setembro para apresentar suas propostas.
Assista aqui o lançamento na íntegra: Canal do MCTI no Youtube. Veja aqui a Chamada na íntegra.   Fonte: Jornal da Ciência - 31/08/21

30 agosto 2021

Elsevier Convida | Palestra: "Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável e a Pesquisa Química"

Inscrição

Webinar: Como escrever e publicar artigos de alto impacto – Sessão 2

Devido à grande demanda pelo treinamento, uma nova oportunidade será oferecida no dia 22 de outubro de 2021. Sessão 2
Webinar: Como escrever e publicar artigos de alto impacto – Sessão 2
Data: 22 de outubro de 2021
Horário: 10h30-12h30 (a confirmar)
Inscrições:
 http://bit.do/fRKmw


CNPq lança Chamada 2021 do Programa Editorial

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) destinará R$ 3 milhões para apoiar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento. A seleção será feita por meio da Chamada 2021 do Programa Editorial do CNPq lançada esta semana.    
A diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Adriana Tonini, destaca que "o incentivo à editoração e publicação de periódicos é uma ação tradicional do Conselho e que o lançamento desta Chamada corresponde a demandas significativas das instituições e associações envolvidas com a política editorial no Brasil".  A data limite para submissão das propostas é dia 4 de outubro de 2021.  Saiba mais.   Fonte: CNPq - 30/08/21

Conheça o Repositório Cruesp


O Repositório Cruesp é um marco nacional importante que influenciará de maneira decisiva a política paulista e nacional de informação.
O Repositório da Produção Científica do Cruesp tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.
A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituiçôes nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando compartilhada e cooperativamente sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).   Fonte: CRUESP - 30/08/21

Agenda de treinamentos e webinars para pesquisadores e alunos no 2º semestre de 2021

Ao realizar suas pesquisas e publicar artigos e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas em seus levantamentos, bem como estruturar adequadamente as estratégias de busca. Também é importante conhecer e utilizar ferramentas de organização das informações e referências. Escrita e publicação científica são pontos essenciais, além de manter e unificar seus perfis de Autor.
Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.
Participe conosco destas reuniões online gratuitas e abertas. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente.
Público-alvo: docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, bibliotecários e demais interessados.  Confira a agenda de treinamentos e webinars.    Fonte: AGUIA - 30/08/21


Portal de Periódicos da CAPES apresenta calendário de treinamentos de setembro


A comunidade acadêmica tem a oportunidade de se inscrever nos treinamentos que serão realizados no mês de agosto pelo Portal de Periódicos da CAPES. Com o início do segundo semestre acadêmico, os interessados em aprimorar a navegação e entender sobre os conteúdos disponíveis contam com treinamentos diários durante todo o mês.

Como se inscrever:
- Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.

Fique atento! O usuário inscrito só recebe o e-mail de confirmação uma semana antes da data da aula. Os treinamentos são gratuitos e os participantes têm direito ao certificado digital com informações da capacitação, acessível pelo Meu Espaço, no menu “Suporte”, seção “Meus certificados”. Os certificados são autenticados e contêm a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. O modelo visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade. Acesse aqui o cronograma completo do mês de agosto.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 30/08/21

Turnitin software anti-pláigo: gravação e slides já disponíveis

Gravação e slides

Plataforma de Métodos de Pesquisa Sage: gravação disponível


Gravação

27 agosto 2021

ORCiD USP - um identificador digital único e gratuito

ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como "0000-0002-0123-208X.". Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc.).
Em 15 de setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) passou a ser oficialmente membro institucional da ORCID. A afiliação permitirá à USP gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos). Todo docente e pesquisador da USP deve ter seu registro ORCID autenticado. 
Atenção: Adicione também o seu número ORCiD ao DataUSP

              

Aplicativo "Bibliotecas USP" permite a consulta de publicações disponíveis nas bibliotecas da USP


A Biblioteca do CENA-USP, por meio da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), disponibiliza um aplicativo que permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.   

O app Portal de Periódicos Capes está de cara nova

 

O aplicativo .periodicos. permite ao usuário ter acesso ao acervo do Portal de Periódicos da CAPES, uma fundação do Ministério da Educação (MEC). É uma biblioteca virtual que disponibiliza conteúdo científico internacional de alto nível, com acesso a periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints. Com o aplicativo .periodicos. você pode:

  • Realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro;
  • Acessar remotamente via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe);
  • Navegar em websites referenciados pelos resultados de busca;
  • Ler e exportar artigos em formato PDF.     

Seminários CIÊNCIA em CENA


Sua mais nova opção para ficar bem informado sobre as novidades da tecnologia, inovação e ciência na produção agropecuária e meio ambiente. O ciclo de seminários "Ciência em CENA" do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo traz para você o que há de mais moderno na pesquisa nestas áreas.   Fonte: CENA-USP - 26/08/21

Treinamento explica e dá dicas de como escrever artigos científicos de alto impacto

O evento será no dia 10 de setembro e terá como palestrante o professor da USP Valtencir Zucolotto, especialista em comunicação científica

No dia 10 de setembro, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) organiza um webinar para quem quer aprofundar os conhecimentos e aplicar dicas de escrita científica para publicar artigos científicos de alto impacto. O evento é on-line, gratuito e aberto a qualquer interessado, o horário é das 10h30 às 12h30. Para participar, é necessário se inscrever neste link. Na véspera do webinar será enviado por e-mail um lembrete e o link da transmissão.
O palestrante será o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Ele desenvolveu e ministra o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês, além de organizar cursos on-line e DVDs em Escrita Científica. Com vídeos que possuem mais de 600 mil visualizações, Zucolotto é editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology – Springer-Nature.    Fonte: Jornal da USP - 26/08/21                            

                           Webinar: Como escrever e publicar artigos de alto impacto
                            Data: 10 de setembro
                            Horário: 10h30 às 12h30
                              

Novo prazo de empréstimos das Bibliotecas USP

Informamos que a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA, em consonância com a Portaria GR nº 7670, de 12 de agosto de 2021, que dispõe sobre o retorno às atividades presenciais na Universidade de São Paulo, a partir do dia 4 de outubro de 2021 para alunos de graduação, definiu que os empréstimos serão mantidos até a mencionada data.
Solicitamos, por gentileza, ampla divulgação aos usuários a respeito dessa deliberação, orientando que os materiais emprestados poderão ser renovados de forma on-line por três vezes consecutivas, após a data de 04.10.2021, desde que o item não esteja atrasado ou reservado para outro usuário, antes de sua efetiva devolução ou renovação no Balcão da Biblioteca.
Destacamos a importância dessa instrução para evitar aglomerações nas Bibliotecas no início do mês de outubro.   Fonte: AGUIA - 26/08/21

Projeto Corredor Caipira premia fotos da biodiversidade do interior paulista

Iniciativa de reflorestamento com participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP valoriza a agrobiodiversidade e busca a conexão entre paisagens e pessoas de regiões de São Paulo inseridas nos biomas mata atlântica de interior e cerrado paulista

Com o objetivo de valorizar a agrobiodiversidade e fortalecer as relações entre a cultura e a região de Piracicaba, em São Paulo, o projeto Corredor Caipira, realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, premiou imagens que destacassem a biodiversidade do interior paulista. 
Realizado entre os meses de junho e julho, o concurso de fotos Conectando Paisagens e Pessoas considerou os seguintes subtemas: agroecologia; relações entre cultura e meio ambiente; relações entre o ser humano e a natureza; e biodiversidade nativa regional (flora e fauna). Foram inscritas 343 fotos produzidas por 71 pessoas, entre fotógrafos profissionais e amadores. Fauna caipira, de Eduardo Kiehl, foi a fotografia escolhida como vencedora pelo Júri Técnico. Já Olhos amarelos, de Rodrigo Borges Missano, foi a imagem mais votada pelo público e a vencedora do Prêmio Júri Popular. Ambos os autores ganharão um passeio de balão pela região de Piracicaba, com direito a um acompanhante.
O projeto Corredor Caipira tem como objetivo fazer a restauração florestal em 45 hectares nos municípios de Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Anhembi, localizados no interior paulista, formando corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 26/08/21

26 agosto 2021

10 Dicas para você conservar os seus livros

1. Mantenha-os na vertical. Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.
2. Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Se você possui estante ou prateleira, pode utilizar o aspirador para eliminar a poeira de uma só vez.
Não use o famoso espanador, ele é a alternativa mais fácil, porém espalha a poeira de um livro para o outro. Você pode até não enxergar a sujeira após o uso, mas ela estará lá.
3. Duas vezes ao ano, no mínimo, utilize uma escova grande de cerdas macias para varrer a parte superior dos livros. A tática elimina a poeira que fica nos cantinhos. Para uma limpeza mais eficiente, você pode dividir o livro em três partes e escová-las separadamente.
4. Tenha sempre as mãos limpas! O suor e a sujeira prejudicam o papel, acelerando sua decomposição. Além disso, você já sabe que mãos sujas são uma fonte de bactérias, portanto, mantenha-as bem longe dos seus livros!
5. Não abra os livros totalmente. Quando isso ocorre, a lombada é forçada e fica com marcas de manuseio. Com o passar do tempo, a lombada cede e rasga. O resultado é um livro arrebentado.
6. Não faça suas refeições enquanto lê. Restos de alimentos e saliva, quando respingados no livro, mancham o papel. Além disso, ao longo dos anos, fazem com que as folhas amarelem e se despedacem.
7. Não embale seus livros com plástico, papel pardo, contact ou embalagens de presentes. Livro não é comida para ser embalado. O uso dos materiais citados acima só piora a conservação, pois eles não permitem que o papel “respire” da maneira adequada. Além disso, o papel pardo é ácido e com o passar dos anos transmite a acidez para a capa e páginas do livro, deixando-as amareladas e quebradiças.
8. Não utilize clipes como marcadores de página. O clipe é feito de metal e enferruja. Quando isso ocorre, a ferrugem é passada para as páginas do livro, deixando sérias marcas de oxidação.
9. Deixe seus livros armazenados longe do sol. A exposição solar frequente deixa as capas e lombadas tortas.
10. Não retire os livros da prateleira pelas partes superior ou inferior, isso danifica a encadernação e deixa seu livro torto. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.   Fonte: Livro & Café - 26/08/21