01 setembro 2021
Para além do Lattes: identificador digital serve como RG e currículo de pesquisadores
Fapesp adotou o ORCiD para submissão de propostas; simples e prático, registro integra bases de dados e sistemas identificadores, além de validar informações em nível mundial
Teses reprovadas, formações falsas em universidades de renome, doutorados que nunca foram defendidos. Estes foram alguns dos escândalos envolvendo desde governadores até ministros da Educação que passaram pelo comando do Brasil. A valorização da atividade científica perante a sociedade se encontra diante de dilemas éticos: quem valida as informações inseridas pelo pesquisador nas bases de dados? A situação também pode prejudicar acadêmicos em casos de ambiguidade, semelhanças e nomes idênticos.
Desde 2016, a USP é membro institucional do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID), um identificador digital mundial capaz de tornar única a identidade de cada pesquisador, pois utiliza um código alfanumérico que evita os problemas de ambiguidade ou semelhança entre autores. Ele facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções acadêmicas.
O registro é uma tendência mundial e tem a vantagem de validar os dados informados pelo autor, verificando sua autenticidade, caso a instituição de pesquisa seja vinculada. Quando não há vínculo, os dados inseridos pelo pesquisador não são autenticados, como acontece com a plataforma Lattes – sistema de currículo virtual mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente, grandes revistas científicas como Science, Nature e PLOS exigem a identificação ORCiD para legitimar a publicação de artigos.
“Há casos de publicações da USP que não são reconhecidas e às vezes atribuídas a outras universidades, gerando distorções de dados. É muito importante que todos os docentes e pesquisadores tenham seu ORCiD e a Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica tem feito um grande esforço nessa direção”, reconhece.
A agência elaborou um tutorial para auxiliar no registro e uso do identificador e realizará um webinar no dia 17 de setembro sobre criação, preenchimento e integração de dados com outros identificadores. A inscrição para o evento on-line é gratuita. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 31/08/21
Desde 2016, a USP é membro institucional do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID), um identificador digital mundial capaz de tornar única a identidade de cada pesquisador, pois utiliza um código alfanumérico que evita os problemas de ambiguidade ou semelhança entre autores. Ele facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções acadêmicas.
O registro é uma tendência mundial e tem a vantagem de validar os dados informados pelo autor, verificando sua autenticidade, caso a instituição de pesquisa seja vinculada. Quando não há vínculo, os dados inseridos pelo pesquisador não são autenticados, como acontece com a plataforma Lattes – sistema de currículo virtual mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente, grandes revistas científicas como Science, Nature e PLOS exigem a identificação ORCiD para legitimar a publicação de artigos.
“Há casos de publicações da USP que não são reconhecidas e às vezes atribuídas a outras universidades, gerando distorções de dados. É muito importante que todos os docentes e pesquisadores tenham seu ORCiD e a Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica tem feito um grande esforço nessa direção”, reconhece.
A agência elaborou um tutorial para auxiliar no registro e uso do identificador e realizará um webinar no dia 17 de setembro sobre criação, preenchimento e integração de dados com outros identificadores. A inscrição para o evento on-line é gratuita. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 31/08/21
31 agosto 2021
A pressão pelo acesso aberto está tornando a ciência menos inclusiva
Claro, sempre foi possível solicitar uma
cópia de um artigo aos autores. Mas se por um lado isso facilitava o contato
entre leitores e autores, por outro inconveniente. Nem os preprints são
substitutos adequados. Sua qualidade é altamente variável e sua quantidade
absoluta é tal que mesmo um trabalho sólido normalmente atrai a atenção somente
após ser revisado por pares e publicado em um periódico reconhecido.
Mas a remoção de paywalls tem um custo para
cientistas e instituições — e, em países em desenvolvimento, esse custo ameaça
ser proibitivo. À medida que os mandatos de acesso aberto proliferam, fica cada
vez mais claro que nós, cientistas do mundo em desenvolvimento, provavelmente
seremos cada vez mais excluídos da publicação em um grande subconjunto de
periódicos.As taxas de processamento de artigos (APCs — Article Processing Charges) têm subido bem acima da inflação e dos custos estimados de serviços do acesso aberto — variando entre US$ 200 (£146) e US$ 1.000 por artigo. Existem provedores de acesso aberto que operam nessa faixa de preço, como o SciELO (Scientific Electronic Library Online), biblioteca digital latino-americana com mais de 1.000 periódicos. No entanto, as revistas científicas nas quais pretendemos publicar cobram pelo menos US$ 2.500, enquanto APCs de US$ 4.000 são considerados dentro da “faixa normal”. A Springer Nature anunciou recentemente que cobrará US$ 11.390 por mais de 30 de seus prestigiosos periódicos Nature. Leia o texto na íntegra.
Fonte: Jornal da Ciência - 31/08/21
CNPq lança Chamada Universal 2021
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) lançou na manhã desta terça-feira (31) a Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 –
Universal, que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que
contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e
a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.
Dos R$ 250 milhões previstos no edital, R$ 200 milhões são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT) e R$ 50 milhões do CNPq.
O presidente do CNPq, Evaldo Vilela, ressaltou que a chamada vem com R$ 50 milhões a mais. “Temos uma ciência robusta no nosso País e que necessita muito do edital Universal para se renovar e revelar talentos. Por isso, a chamada é dividida em ‘grupos emergentes’ e ‘grupos consolidados'”, explica.
Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o lançamento da Chamada Universal é importante porque contribui científica e tecnologicamente para o desenvolvimento intelectual, social e econômico do País. Mesmo assim, a SBPC continuará se esforçando para a recomposição do orçamento para educação, ciência, tecnologia e inovação que o Brasil necessita. Ele ressaltou ainda que espera a liberação total dos recursos, principalmente dos não reembolsáveis, do FNDCT. “Esses valores são fundamentais para todo o setor”, afirma.
O edital da Chamada Universal está disponível na página do CNPq e os pesquisadores têm até 30 de setembro para apresentar suas propostas.
Dos R$ 250 milhões previstos no edital, R$ 200 milhões são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT) e R$ 50 milhões do CNPq.
O presidente do CNPq, Evaldo Vilela, ressaltou que a chamada vem com R$ 50 milhões a mais. “Temos uma ciência robusta no nosso País e que necessita muito do edital Universal para se renovar e revelar talentos. Por isso, a chamada é dividida em ‘grupos emergentes’ e ‘grupos consolidados'”, explica.
Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o lançamento da Chamada Universal é importante porque contribui científica e tecnologicamente para o desenvolvimento intelectual, social e econômico do País. Mesmo assim, a SBPC continuará se esforçando para a recomposição do orçamento para educação, ciência, tecnologia e inovação que o Brasil necessita. Ele ressaltou ainda que espera a liberação total dos recursos, principalmente dos não reembolsáveis, do FNDCT. “Esses valores são fundamentais para todo o setor”, afirma.
O edital da Chamada Universal está disponível na página do CNPq e os pesquisadores têm até 30 de setembro para apresentar suas propostas.
Assista aqui o lançamento na íntegra: Canal do MCTI no Youtube. Veja aqui a Chamada na íntegra. Fonte: Jornal da Ciência - 31/08/21
30 agosto 2021
Webinar: Como escrever e publicar artigos de alto impacto – Sessão 2
Devido à grande demanda
pelo treinamento, uma nova oportunidade será oferecida no dia 22 de outubro de
2021. Sessão 2
Webinar: Como escrever e publicar artigos de alto impacto – Sessão 2
Data: 22 de outubro de 2021
Horário: 10h30-12h30 (a confirmar)
Inscrições: http://bit.do/fRKmw
Webinar: Como escrever e publicar artigos de alto impacto – Sessão 2
Data: 22 de outubro de 2021
Horário: 10h30-12h30 (a confirmar)
Inscrições: http://bit.do/fRKmw
CNPq lança Chamada 2021 do Programa Editorial
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) destinará R$ 3 milhões para apoiar a editoração e publicação de
periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de
conhecimento. A seleção será feita por meio da Chamada 2021 do Programa
Editorial do CNPq lançada esta semana.
A diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Adriana Tonini, destaca que "o incentivo à editoração e publicação de periódicos é uma ação tradicional do Conselho e que o lançamento desta Chamada corresponde a demandas significativas das instituições e associações envolvidas com a política editorial no Brasil". A data limite para submissão das propostas é dia 4 de outubro de 2021. Saiba mais. Fonte: CNPq - 30/08/21
A diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Adriana Tonini, destaca que "o incentivo à editoração e publicação de periódicos é uma ação tradicional do Conselho e que o lançamento desta Chamada corresponde a demandas significativas das instituições e associações envolvidas com a política editorial no Brasil". A data limite para submissão das propostas é dia 4 de outubro de 2021. Saiba mais. Fonte: CNPq - 30/08/21
Conheça o Repositório Cruesp
O Repositório Cruesp é um marco nacional importante que influenciará de maneira decisiva a política paulista e nacional de informação.
O Repositório da Produção Científica do Cruesp tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.
A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituiçôes nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando compartilhada e cooperativamente sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Fonte: CRUESP - 30/08/21
Agenda de treinamentos e webinars para pesquisadores e alunos no 2º semestre de 2021
Ao realizar suas pesquisas e publicar
artigos e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e
bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas em seus
levantamentos, bem como estruturar adequadamente as estratégias de busca.
Também é importante conhecer e utilizar ferramentas de organização das
informações e referências. Escrita e publicação científica são pontos
essenciais, além de manter e unificar seus perfis de Autor.
Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.
Participe conosco destas reuniões online gratuitas e abertas. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente.
Público-alvo: docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, bibliotecários e demais interessados. Confira a agenda de treinamentos e webinars. Fonte: AGUIA - 30/08/21
Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.
Participe conosco destas reuniões online gratuitas e abertas. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente.
Público-alvo: docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, bibliotecários e demais interessados. Confira a agenda de treinamentos e webinars. Fonte: AGUIA - 30/08/21
Portal de Periódicos da CAPES apresenta calendário de treinamentos de setembro
A comunidade acadêmica tem a oportunidade de se
inscrever nos treinamentos que serão realizados no mês de agosto pelo Portal de
Periódicos da CAPES. Com o início do segundo semestre acadêmico, os
interessados em aprimorar a navegação e entender sobre os conteúdos disponíveis
contam com treinamentos diários durante todo o mês.
Como se inscrever:
- Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua
identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo
usuário”);
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
Fique atento! O usuário inscrito só recebe o e-mail de confirmação uma semana
antes da data da aula. Os treinamentos são gratuitos e os
participantes têm direito ao certificado digital com informações da capacitação,
acessível pelo Meu Espaço, no menu
“Suporte”, seção “Meus certificados”. Os certificados são autenticados e contêm
a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. O modelo visa
à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro
quando houver necessidade. Acesse aqui o cronograma completo do mês de
agosto. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 30/08/21
Turnitin software anti-pláigo: gravação e slides já disponíveis
Gravação e slides |
Plataforma de Métodos de Pesquisa Sage: gravação disponível
Gravação |
27 agosto 2021
ORCiD USP - um identificador digital único e gratuito
O ORCiD (Open
Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único gratuito e
persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o
problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos,
substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como
"0000-0002-0123-208X.". Dessa forma, facilita o registro de
informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos,
trabalhos, etc.).
Em 15 de setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) passou
a ser oficialmente membro institucional da ORCID. A afiliação permitirá à USP
gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os
integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores
técnico-administrativos). Todo docente e
pesquisador da USP deve ter seu registro ORCID autenticado.
Atenção: Adicione também o seu número ORCiD
ao DataUSP.
- O que é ORCiD
- 30 segundos para criar seu ORCiD
- Tutorial Como vincular seu ORCiD à USP 2020
- Tutorial Como preencher seu Registro ORCID 2021
- Tutorial Completo ORCID 2018
- FAQ - Frequently Asked Questions
- Lista de Instituições afiliadas à ORCID
- Para orientações adicionais, contate sua Biblioteca ou envie mensagem ao e-mail da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica: atendimento@aguia.usp.br
Aplicativo "Bibliotecas USP" permite a consulta de publicações disponíveis nas bibliotecas da USP
A Biblioteca do CENA-USP, por meio da Agência USP de Gestão
da Informação Acadêmica (AGUIA), disponibiliza um aplicativo que permite aos usuários
a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O
recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras
de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da
USP.
O app Portal de Periódicos Capes está de cara nova
O aplicativo .periodicos. permite ao
usuário ter acesso ao acervo do Portal de Periódicos da CAPES, uma fundação do
Ministério da Educação (MEC). É uma biblioteca virtual que disponibiliza conteúdo
científico internacional de alto nível, com acesso a periódicos, referências
bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras
de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de
e-prints. Com o aplicativo .periodicos. você pode:
- Realizar
buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro;
- Acessar
remotamente via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe);
- Navegar em
websites referenciados pelos resultados de busca;
- Ler e exportar artigos em formato PDF.
Seminários CIÊNCIA em CENA
Sua mais nova
opção para ficar bem informado sobre as novidades da tecnologia, inovação e
ciência na produção agropecuária e meio ambiente. O ciclo de seminários
"Ciência em CENA" do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da
Universidade de São Paulo traz para você o que há de mais moderno na pesquisa
nestas áreas. Fonte: CENA-USP - 26/08/21
Treinamento explica e dá dicas de como escrever artigos científicos de alto impacto
O evento será no dia 10 de setembro e terá como palestrante o professor da USP Valtencir Zucolotto, especialista em comunicação científica
No dia 10 de setembro, a Agência
USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) organiza um webinar para quem
quer aprofundar os conhecimentos e aplicar dicas de escrita científica para
publicar artigos científicos de alto impacto. O evento é on-line, gratuito e
aberto a qualquer interessado, o horário é das 10h30 às 12h30. Para participar,
é necessário se inscrever neste
link. Na véspera do webinar será
enviado por e-mail um lembrete e o link da transmissão.
O palestrante será o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Ele desenvolveu e ministra o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês, além de organizar cursos on-line e DVDs em Escrita Científica. Com vídeos que possuem mais de 600 mil visualizações, Zucolotto é editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology – Springer-Nature. Fonte: Jornal da USP - 26/08/21
O palestrante será o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Ele desenvolveu e ministra o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês, além de organizar cursos on-line e DVDs em Escrita Científica. Com vídeos que possuem mais de 600 mil visualizações, Zucolotto é editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology – Springer-Nature. Fonte: Jornal da USP - 26/08/21
Webinar: Como escrever e publicar
artigos de alto impacto
Data: 10 de setembro
Horário: 10h30 às 12h30
Data: 10 de setembro
Horário: 10h30 às 12h30
Novo prazo de empréstimos das Bibliotecas USP
Informamos que a Agência USP de Gestão da
Informação Acadêmica – AGUIA, em consonância com a Portaria GR nº 7670, de 12
de agosto de 2021, que dispõe sobre o retorno às atividades presenciais na
Universidade de São Paulo, a partir do dia 4 de outubro de 2021 para alunos de
graduação, definiu que os empréstimos serão mantidos até a mencionada data.
Solicitamos, por gentileza, ampla divulgação aos
usuários a respeito dessa deliberação, orientando que os materiais emprestados
poderão ser renovados de forma on-line por três vezes consecutivas, após a data
de 04.10.2021, desde que o item não esteja atrasado ou reservado para outro
usuário, antes de sua efetiva devolução ou renovação no Balcão da Biblioteca.
Destacamos a importância dessa instrução para
evitar aglomerações nas Bibliotecas no início do mês de outubro. Fonte: AGUIA - 26/08/21
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